texbrasil completa 9 anos
admin • 29/07/09, 11:21O programa Texbrasil, uma iniciativa da Abit em parceria com a Apex – agência de fomento a exportações do governo brasileiro -, acaba de completar 9 anos e com saldo positivo.
De 2000 até junho deste ano, as ações desenvolvidas pelo programa – como participações em feiras internacionais, prospecção de novos mercados, clínicas de produto e oficinas de processo criativo – registraram ótimo desempenho segundo a associação. Confira os principais indicadores.
• Participação de empresas em feiras internacionais: 1.275
• Vendas em feiras internacionais: US$ 134,4 milhões
• Compradores internacionais em feiras brasileiras: 716
• Prospecção de novos mercados: 31
• Participação em clínicas de produtos: 745
• Jornalistas internacionais em eventos brasileiros: 769
• Estimativa de geração de mídia espontânea no exterior: US 1,5 milhão
Daqui para frente, a ideia é ampliar as ações de capacitação de empresas e também a prospecção de novos mercados como Indonésia e Paquistão. A ABIT inaugura neste segundo semestre um escritório comercial em Pequim, China, para dar suporte às exportações brasileiras na Ásia. Mas o programa também concentra seu foco em outros mercados como Grécia, Angola e países do Leste Europeu.