crise afeta lucros de lvmh

admin • 28/07/09, 09:49

O grupo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, número um mundial do luxo, divulgou nessa segunda-feira seus resultados do primeiro semestre. Apesar de um volume total de vendas praticamente estável, a empresa registrou uma queda de 23% em seu lucro líquido nessa primeira metade do ano. Enquanto as vendas ficaram na casa dos 7,81 bilhões de euros (contra 7,79 em 2008), os lucros caíram de 891 para 687 milhões de euros em comparação ao mesmo período do ano passado. O gigante do luxo estava habituado a um crescimento anual de mais de 10% que se repetia há várias temporadas na maioria de suas marcas.

De acordo com a direção do grupo a queda do primeiro semestre se concentra principalmente no setor de bebidas, jóias e relógios – que dependem de distribuidores externos - , enquanto os bons resultados vêm dos produtos de moda (roupas, bolsas e acessórios), que registraram um crescimento de 8% em suas vendas. O que mostra que a política de controle de sua rede de distribuição, como no caso de Louis Vuitton, vendida apenas em suas próprias boutiques, continua dando seus frutos.

Desde o início da crise econômica LVMH tem adotado uma estratégia de redução de custos no marketing e promoção (corte de 5%). Essa tendência deve continuar no segundo semestre e os investimentos publicitários serão mais concentrados nas marcas estrelas do grupo, como Louis Vuitton, Christian Dior et Guerlain. O gigante francês também deve investir ainda mais nos mercados emergentes, que já representam 30% de suas vendas no mundo e são vistos como importantes vetores de crescimento. No topo da lista: China, Rússia, India e … Brasil. Silvano Mendes

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.