ARTIGO - Nova Indústria Brasil pode alavancar o PIB

worldfashion • 31/01/24, 10:04

Por Fernando Valente Pimentel*
A Nova Indústria Brasil (NIB), lançada pelo governo, é uma política de Estado fundamental para recuperar a competitividade do setor, paulatinamente corroída nas últimas três décadas, nas quais a manufatura foi perdendo seu vigor e reduzindo sua participação no PIB nacional. O parque fabril tem, agora, clara oportunidade de recuperar seu protagonismo no contexto econômico nacional.
As perspectivas são positivas, considerando os investimentos previstos de R$ 300 bilhões no período de 2024 a 2026, no âmbito do Plano Mais Produção, integrante da NIB e gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que mobilizará a maior parte dos recursos (R$ 250 bilhões), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). É importante a identificação da origem das verbas, para que se possa acompanhar sua efetiva aplicação e até mesmo cobrar a efetividade do cronograma dos aportes, prerrogativa do setor privado legitimada por sua participação na concepção do programa, no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).
O dinheiro será fundamental para a viabilização dos investimentos previstos, cujas diretrizes contribuirão para o necessário movimento de retomada industrial em bases sustentáveis, com ganhos de produtividade, inovação e capacidade para conquistarmos os mercados mundiais, passando a exportar mais produtos com maior valor agregado. Esses impactos serão melhor dimensionados quando conhecermos as taxas de juros, carência, prazos de pagamento e garantias exigidas. Fator também importante é o foco na transição energética e digital, sustentabilidade socioambiental e fomento da pesquisa e ciência.
Medidas como linhas especiais de financiamento e utilização de créditos tributários para investimentos ajudarão a impulsionar a indústria e melhorar o seu grau de competitividade. Outros aspectos relevantes são a redução do tempo de análise dos pedidos de patentes e a racionalização de taxas portuárias e de procedimentos aduaneiros.
Cabe acentuar que o novo programa é baseado em práticas internacionais bem-sucedidas. Se implementado com eficácia e eficiência, contribuirá para que tenhamos manufatura sustentável, inovadora e capaz de concorrer em melhores condições no comércio global e no próprio mercado interno, cada vez mais disputado por empresas de todo o mundo. É uma iniciativa que tem potencial, ao longo de sua execução até 2033, não apenas para impulsionar a indústria, como também para aumentar o PIB nacional. Somente os países que promoveram o fortalecimento do seu parque fabril conseguiram crescer de modo robusto durante períodos longos.
Sem dúvida, o impulsionamento setorial é decisivo para que o País retome crescimento econômico sustentado e vigoroso, ascenda ao patamar de economia de renda alta, promova inclusão social em larga escala e proporcione mais bem-estar à população. Afinal, a indústria tem o maior fator de multiplicação dentre todos os segmentos, com índice de 2,15 pontos. Ou seja, cada real investido na atividade gera R$ 2,15 na economia. Por tudo isso, as entidades de classe do setor têm defendido sua modernização e fortalecimento como prioridade nacional.
É preciso somar forças para que a NIB concretize-se e produza os resultados há tempo esperados quanto à revitalização industrial. Para isso, porém, é crucial que se solucionem alguns gargalos persistentes há décadas, responsáveis pela desindustrialização e enfraquecimento da economia nacional. Todos esses obstáculos constituem o “Custo Brasil”. Um deles é o peso dos impostos, que começa a ser solucionado com a reforma tributária. Outro é a taxa de juros, invariavelmente alta durante longos períodos, que encarece o custo do dinheiro e inibe investimentos e o consumo. Não é sem razão, por exemplo, que cerca de 70% das empresas do setor têxtil e de confecção utilizem recursos próprios nos financiamentos, em vez de recorrer ao crédito.
Também é decisivo garantir isonomia tributária, pois não há indústria, por mais moderna e competitiva intramuros que seja, capaz de competir, inclusive no mercado interno, com empresas menos taxadas. Vivemos, neste exato momento, um exemplo tácito do problema, com a isenção de impostos federais para compras de até 50 dólares nas plataformas internacionais de e-commerce. Tal distorção, que se configura como concorrência desigual, já provoca danos nas fábricas e no varejo, em especial de roupas e acessórios, com impacto nos empregos e na produção.
Mitigar o “Custo Brasil” também implica a redução dos encargos trabalhistas do País, um dos mais elevados do mundo. Estamos em meio à discussão do prolongamento da desoneração da folha de pagamentos até 2027. Esta medida é necessária, mas é crucial encontrarmos modelo eficaz, mais amplo e definitivo para diminuir os ônus inerentes à contratação e manutenção de empregos formais.
Igualmente determinante é a segurança jurídica – para possibilitar a previsibilidade, o planejamento das empresas e mais confiança para investir –, bem como a pública, pois a criminalidade, além da inaceitável ameaça à vida, tem gerado despesas cada vez mais elevadas para os negócios e afugentado o capital. É preciso, ainda, recolocar a reforma administrativa na pauta do Congresso Nacional, para que concretizemos o propósito de racionalizar e modernizar o Estado, aumentando sua produtividade e capacidade de entregar melhor educação, saúde, segurança e habitação à sociedade.
Os desafios são muitos, mas a NIB, dado o seu potencial de proporcionar um salto no desenvolvimento brasileiro, estimula os setores público e privado a buscarem soluções mais amplas e integradas, essenciais para mudar a História. É hora de mostrarmos que somos capazes de conceber uma política industrial moderna e executá-la de maneira efetiva, com métricas e mecanismos de avaliação permanentes para corrigirmos o que for preciso e fortalecermos as ações que proporcionem o maior retorno possível ao capital alocado. O Brasil precisa, o Brasil merece!
*Fernando Valente Pimentel é diretor-superintendente e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

29ª edição - INSPIRAMAIS -

worldfashion • 29/01/24, 16:05

O salão abriu com a coletiva de imprensa e o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, ressaltou que, se a cadeia produtiva da moda brasileira é uma das mais fortes do mundo, é porque é integrada por associações que, unidas, lutam pelo desenvolvimento e competitividade do setor. “Os materiais aqui apresentados são os pilares da indústria da moda. A união, representada pelo INSPIRAMAIS, de diversos setores, demonstra toda a nossa força na luta por melhores condições de competitividade. Como digo, é a indústria que irá salvar o Brasil e para que isso aconteça precisamos estar unidos”, comentou, ressaltando pautas importantes como o fim da isenção de impostos de importação para remessas de até US$ 50 feitas pelas plataformas digitais internacionais. Sobre o salão, Berwanger destacou a qualidade, variedade e sustentabilidade dos produtos apresentados, o que permite a criação de uma moda genuinamente brasileira.

Presente também na coletiva de imprensa, o empresário e CEO de uma das maiores empresas de calçados do País, a Arezzo & Co, Alexandre Birman, destacou a importância do salão para o desenvolvimento da cadeia produtiva do calçado. “Eu vi o INSPIRAMAIS nascer, pequeno, em São Paulo. O crescimento do salão traduz a relevância de um evento como este para a moda nacional”, disse. O empresário está no salão para, além de conferir de perto os principais lançamentos para suas produções, divulgar o projeto EcoAR, que destacou trabalhos voltados para a sustentabilidade na cadeia produtiva da moda.

O projeto, inclusive, tem um espaço no INSPIRAMAIS, no qual são apresentados os vencedores do concurso: Projeto Agrofloresta Têxtil (Beto Bina), Projeto Maniocolor - corante têxtil à base de casca de mandioca (Sioduhi Studio), Projeto Banco de Resíduos Têxteis (Suzana Barreto Martins) e Projeto Bruk (Arthur Cesar Silva).

Silvana Dilly, superintendente da Assintecal, ressaltou que a sustentabilidade não está somente no discurso. “O INSPIRAMAIS já nasceu com o objetivo de direcionar toda a cadeia produtiva da moda nacional para uma produção sustentável não somente no pilar ambiental, mas também econômico e social”, disse. Segundo ela, prova disso são os estandes padronizados, que permitem que as empresas invistam efetivamente nas suas “grandes estrelas”, que são os produtos, o reaproveitamento de materiais de espaços comuns para outras edições, a reutilização de amostras de eventos anteriores para confecção de brindes, entre outras ações.

Silvana divulgou, em primeira mão, a próxima ação do Origem Sustentável, programa de certificação de sustentabilidade de empresas da cadeia produtiva do calçado mantido pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Será um seminário do programa que será realizado no dia 8 de julho, na FIERGS, antecedendo a próxima edição do INSPIRAMAIS.

Participaram da coletiva, ainda, o presidente-executivo do CICB, José Fernando Bello, o presidente da Abit, Fernando Pimentel, a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, e o chefe de gabinete do Sebrae, Alessandro Vasconcelos.

A 29ª edição do INSPIRAMAIS,  lançou mais de mil materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias, com saldo positivo para os cerca de 150 expositores. Somente em negócios internacionais, realizados por meio do Projeto Comprador, promovido pelo Brazilian Materials, foram mais de US$ 3,5 milhões em negócios in loco e mais de US$ 12 milhões em vendas alinhavadas no evento. No total, são mais de US$ 15,5 milhões (R$ 76,4 milhões) em exportações geradas pela mostra. Nos dois dias, o salão recebeu uma visitação 30% superior à da edição passada, alcançando mais de 8 mil pessoas.

A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, destaca que o salão deu um salto qualitativo nesta 29ª edição. “Tivemos uma visitação muito qualificada, além de uma intensa agenda política, com representantes dos poderes executivo e legislativo estadual e federal. Logo na abertura do evento, recebemos o CEO da Arezzo & Co, Alexandre Birman, que ressaltou a importância do salão no lançamento de materiais de moda. Demos um salto de representatividade”, avalia. Segundo ela, também foi destaque a visitação internacional de compradores dos principais mercados da América Latina e Europa, além de importantes players dos maiores polos produtores de calçados do País.

EXPOSITORES

O gerente de Marketing e Produto da Cipatex (Cerquilho/SP), Rafael Bonvicini, destaca que o salão recebeu a maior visitação das últimas edições. E não só isso, segundo ele, os negócios realizados no evento aumentaram 300% em relação à edição do ano passado. “Se pudéssemos resumir o que foi esta edição do INSPIRAMAIS em uma palavra usaria: explêndido. Além de fecharmos negócios importantes, com clientes antigos e novos, distribuímos um grande volume de amostras”, avalia. Segundo ele, embora a maior visitação tenha sido de calçadistas gaúchos, a Cipatex recebeu clientes dos polos de Birigui/SP, Franca/SP e Nova Serrana/MG, além de compradores internacionais da Argentina, Equador, México, Portugal e República Dominicana.

A Romeu Couros (São Paulo/SP), que opera em parceria com a Leather Labs, foi outra expositora satisfeita. O diretor Maurício Saragiotto destaca que a visitação foi muito maior em relação à edição anterior, o que demonstrou a assertividade das coleções e o crescimento do salão. “O segundo semestre começa aqui, no INSPIRAMAIS. É a partir daqui que iniciamos as vendas para a segunda parte do ano. O indicativo visto aqui é positivo”, comenta Saragiotto, acrescentando que o grupo recebeu visitação de clientes do Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. “De todas as edições que participamos no Rio Grande do Sul, foi a que mais recebemos clientes de São Paulo. O fato indica o crescimento do INSPIRAMAIS”. Além de compradores nacionais, a empresa recebeu importadores da Colômbia, Chile e México.

COMPRADORES

O Projeto Comprador INSPIRAMAIS, realizado por meio do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), chamou a atenção dos expositores. Nesta edição, o projeto recebeu 22 grupos internacionais da Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Guatemala, México, Peru, Portugal e República Dominicana que, juntos, produzem mais de 20 milhões de pares de calçados por ano.

Um desses compradores é Daniel Backes, da Eurocomponentes (República Dominicana). Estreando no evento, o empresário destaca que o chamou atenção a inovação e a criatividade dos materiais apresentados no salão. “Já trabalhamos com o Brasil há alguns anos e a evolução é notória. Somente no INSPIRAMAIS, fechamos mais de US$ 65 mil em negócios, mais de 10% do total que importamos em um ano”, conta.

Miguel Pesantes, diretor da Pimenta Shoes (Equador), que veio pela segunda vez ao INSPIRAMAIS, conta que tem relação de longa data com fornecedores brasileiros. “Importamos do Brasil toda a matéria-prima utilizada pela fábrica. Aqui, temos a garantia de encontrar produtos de qualidade, conforto, moda e sustentáveis. Eu não penso na China, eu só penso no Brasil”, conta.

O tema Intergeracional, nortearam as pesquisas de diferentes gerações, unidas pelo design e moda, sob a coordenação do Walter Rodrigues. A ação colocou, frente a frente, pessoas de gerações distintas, porém com estilos e filosofias de vida semelhantes, e inspiraram as tendências/lançamentos de mais de mil matérias primas e componentes apresentados no INSPIRAMAIS_2025 I, que chegarão nos próximos lançamentos dos calçadistas.

Segundo Walter Rodrigues, a pesquisa levou em consideração o fato de nunca na história da humanidade haver cinco gerações convivendo ao mesmo tempo. O fenômeno faz com que a moda não seja mais determinada por parâmetros etários e sim de consumo. “Hoje, o mesmo produto utilizado por um jovem pode ser utilizado por alguém com mais idade. Não existe mais diferenciação”, disse. Neste ponto, o estilista apontou que aparecem os temas “Estimulante”, que traz materiais coloridos, excêntricos, com muitas texturas, volumes e brilhos; e o “Techform”, no qual aparece a contraposição, com materiais mais funcionais e com propósito, superfícies lisas e acabamentos mais suaves, que trazem muitos aspectos tecnológicos agregados. Na cartela de cores da pesquisa Intergeracional há 30 cores, com destaque para as tonalidades de rosa, tons terrosos e azuis.

Participaram da ação a ex-parlamentar gaúcha Esther Grossi e a designer e especialista em Economia Circular Júlia Weber. Com estilos de vestir e cabelos coloridos muito parecidos, as duas são separadas por 67 anos (Esther tem 87 e Júlia 30).

Qual a importância de trazermos o etarismo e a conexão entre gerações para o debate no INSPIRAMAIS?

Esther: Primeiro, é importante acabar com essa ideia de que velhos são muito diferentes dos jovens. Os estilos seguem, não acabam com o tempo. Desde jovem, nunca me policiei acerca de como me vestir. A sociedade criou um estilo para jovem e outro para velho, que não são reais.

Júlia: A discussão desse tema é muito importante. Trazemos, aqui para o INSPIRAMAIS, a discussão sobre tribos geracionais, destacando a conexão promovida pela moda entre as gerações.

Quais as semelhanças entre vocês?

Júlia: Nós criamos as nossas roupas. Eu acredito que a vestimenta não é feita somente de tecido, mas também de memória. Tudo o que usamos tem uma história por trás. Roupas são coleções de memórias.

Esther: Quando viajo e gosto de algo diferente, eu compro. Hoje, uso as roupas desenvolvidas pela Rosane (estilista particular), sem costuras, somente com alfinetes de segurança. Além de gostar de criar minhas vestimentas, com tecidos diferentes, temos semelhanças no modo com que enxergamos a vida. Penso que as roupas, os tecidos, todos trazem ideias por trás, inclusive preocupações políticas e sociais.

PREVIEW INSPIRAMAIS 2025_II

O Sul será o “norte” da moda

Apresentado no segundo e último dia do evento o preview das pesquisas Inverno 2025 do INSPIRAMAIS 2025_II que dará origem aos materiais que serão apresentados na próxima edição do evento nos dias 09 e 10 de Julho de 2024. O tema será PERIFÉRICOS e o coordenador Walter Rodrigues explica, as mudanças do contexto mundial, com o entendimento e fortalecimento da identidade de países que sempre estiveram nas zonas periféricas do considerado primeiro mundo, irá influenciar as próximas criações. Segundo ele, desde dos anos de 1990, acadêmicos reforçam a ideia do descolonialismo, cujo o conceito principal é um pensamento que se desprende de uma lógica de um único mundo possível e se abre para uma pluralidade de vozes e caminhos. “A descolonialidade refere-se ao processo que busca transcender historicamente a colonialidade”, disse o criativo, destacando que vivemos em um “mundo pós-Ocidental” que acarreta mudanças na moda e cultura.

Dentro da pesquisa PERIFÉRICOS, Walter Rodrigues destacou os temas “Gingas”, que trouxe para a moda muitas texturas, estampas com ritmo/sequência, miçangas, sementes, rendados e materiais naturais sequenciados; “Malemolência”, com tecidos fluídos, movimento e brilho com aspectos furta cor; e “Cacofonia/Imperfeição”, que trouxe muita irregularidade, sobreposição, mix de padronagens e texturas e estampas na mesma base. Neste contexto, o criativo listou profissionais sul-americanos como Freddy Mamani (Bolívia), Samuel de Sabóia (Brasil), Rafael Pavarotti (Brasil), Luedji Luna (Brasil) e o hub de marcas e serviços do Nordeste, o Nordestesse (Brasil). Na catela de cores da pesquisa aparecem tonalidades de azul, terrosos, vermelho, roxo, verde, entre outros.

da redação com informações da DCR Assessoria de Imprensa

ASSINTECAL - EXPORTAÇÃO

worldfashion • 17/01/24, 16:27

Conforme relatório da Assintecal, no ano passado a participação verde-amarela gerou US$ 5,2 milhões, mais de 10% do total gerado pelo evento (US$ 41 milhões). “Temos uma das maiores delegações da feira, que é considerada a maior plataforma de negócios da Região Andina”, explica o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior. Segundo ele, a presença brasileira na mostra é constante, o que criou uma relação de confiança e fidelização com o mercado local. “A IFLS+EICI sempre gera negócios expressivos, ainda mais levando em consideração que o Brasil é uma referência em termos de fornecimento de materiais sustentáveis na América Latina”, destaca o gestor, acrescentando que o mercado latino-americano vem buscando alternativas sustentáveis que não encontram na Ásia.

Além de negócios, o Brazilian Materials promoverá informação de qualidade para o mercado local, no Pavilhão C da EICI, durante os três dias de evento, o consultor do Núcleo de Design da Assintecal, Marnei Carminatti, falará sobre os lançamentos do INSPIRAMAIS 2025_I, que se realizarão na próxima semana, nos dia 23 e 24 de janeiro em Porto Alegre.

Participam da IFLS + EICI, com o apoio do Brazilian Materials, as empresas Biatex, Colorgraf, Emoório Yurgel, Fibertex, Group Matrizes, Retma, Rodamatrizes, Usicon, Usitec, Master, Tecmec, WS Metais, Brisa, Bottero, Beira Rio, Zahonero, Maquetec, Primus Têxtil, IBK, Evatec, Maurílio Etiquetas e Grupo HG.

Sobre o Brazilian Materials

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações no e-mail: relacionamento@assintecal܂org܂br.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

da redação com informações da DCR - Assessoria de Imprensa

INSPIRAMAIS - 2024

worldfashion • 11/01/24, 10:11

A oficina na qual serão trabalhadas aplicações de produtos com os fios REPREVE® da UNIFI*, que possui a tecnologia, que já transformou mais de 40 bilhões de garrafas plásticas recicladas em fios/tecidos para a indústria, será ministrada na próxima edição do Inspiramais, em ambos os dias, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS.

Segundo Joana Dalla Roza, a apresentação do uso do fio/tecido, na prática, será possível graças a uma parceria com as empresas Brastema e Shima Seiki, que disponibilizarão máquinas para confecção de produtos durante a oficina. “Além de apresentar as possibilidades de aplicação, a oficina de janeiro mostrará, na prática, os resultados dos desenvolvimentos, mostrando que é possível aliar qualidade a um material 100% reciclado em diversos produtos”, explica a consultora de design da Assintecal.

Inscrições gratuitas no link: https://bit.ly/3vwNoZM

*Sobre a UNIFI/REPREVE®

Tudo começou com a visão de um homem George Allen Mebane IV fundou a Unifi em 1971, ele incutiu a perspectiva única de “externo” que todos partilhamos hoje: curiosidade inata e um impulso incansável para perturbar a forma como os têxteis são feitos.

Mebane era um homem de fibra forte. Ele ficou fascinado pelo incrível poder da tecnologia de fabricação para inspirar inovação, controlar a qualidade e transformar a indústria. Seus ousados ​​investimentos em tecnologia e know-how preparariam o terreno para nosso sucesso nos próximos anos.

Na década de 1980, a chamada “moda do poliéster” estava em declínio. E a Guerra do Vietnã e as suas consequências complicaram as operações. Então, o que fizeram? Duplicaram a aposta em tecnologia mais avançada. A aposta valeu a pena quando o mercado descobriu novos usos para o poliéster e o náilon. O negócio voltou com tudo.

Lideram o caminho para o mercado chinês quando este abriu as suas portas ao comércio. À medida que os os 20 anos se desenrolavam, aumentavam a presença global e diversificavam. Isso se somou ao cinto de ferramentas, tornando-os um balcão único para produtos sintéticos de alta qualidade - e a equipe de especialistas do setor.

No início dos anos 2000, a oportunidade do mercado global mudou para fibras premium de valor agregado e a Unifi introduziu tecnologias de desempenho de marca com inovadoras propriedades de absorção de umidade, controle de odor e elasticidade inerentes.

No entanto, foi em 2007 – com o desenvolvimento da REPREVE, a fibra reciclada de marca líder mundial – que a Unifi encontrou a sua verdadeira vocação, levando a sustentabilidade para o próximo nível. Tudo começou como uma forma de reciclar nossos próprios resíduos de fabricação. Então percebemos que teríamos um enorme impacto se também reciclássemos garrafas PET – um recurso que é jogado em aterros aos bilhões. O Centro de Processamento de Garrafas REPREVE e o Centro de Reciclagem REPREVE foram construídos para transformar garrafas plásticas em flocos, resina e fibra da mais alta qualidade e integridade.

Como nossos clientes queriam mais do que conteúdo reciclado, combinamos REPREVE com tecnologias premium inovadoras, criando uma fibra reciclada de alto desempenho e qualidade. E introduzimos a verificação U TRUST®, com tecnologia FiberPrint® rastreável, para respaldar as declarações de reciclagem de nossos clientes.

REPREVE® é de propriedade integral da Unifi Inc., um dos líderes mundiais em inovação na fabricação de têxteis. A Unifi possui e opera instalações de fabricação verticalmente integradas e em grande escala nos EUA e nas principais regiões têxteis do mundo. A Unifi opera com um compromisso fundamental com práticas éticas e sustentáveis ​​que são consistentes em toda a sua cadeia de fornecimento.

REPREVE® transformou bilhões de garrafas plásticas recicladas em poliéster sustentável. Utilizando tecnologia têxtil de ponta, REPREVE® oferece melhor conforto, durabilidade e funcionalidade. Confiado por marcas em todo o mundo para impulsionar os seus compromissos sustentáveis, é o único poliéster de desempenho ecológico rastreável e certificável.

da redação

INSPIRAMAIS é um salão com mais de 150 expositores de materiais e componentes para os setores de calçados, vestuário, móveis e bijuterias, o INSPIRAMAIS é uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional.

informações da DCR Assessoria de Imprensa

ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção

worldfashion • 21/12/23, 09:49

PERCEPÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DO SETOR TEXTIL E CONFECÇÃO PARA AGENDA 2024

O resultado da enquete realizada pela ABIT Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção nos dias 21 de novembro a 01 de dezembro 2023.

Percentual dos setores participantes:

39% de confecção vestuário

36% textil outros

14% fornecedores

11% confecção outros

As regiões

36% RGS/SC/PR

36% SP

17% MG/ES

7% NORTE/NORDESTE

4% outros estados

As expectativas de decisão dos empresários para os investimentos:

57% - adotarão novas tecnologias de produção - independente do cenário econômico

32% - adotarão novas tecnologias de produção - se o cenário econômico melhorar

11% - não vão adotar novas tecnologias de produção

56% - vão ampliar/criar ações de Pesquisa & Desenvolvimento - independente do cenário econômico

28% - vão ampliar/criar ações de Pesquisa & Desenvolvimento - se o cenário econômico melhorar

16% - não vão ampliar/criar ações de Pesquisa & Desenvolvimento

37% - vão substituir e/ ou adquirir máquinas equipamentos - independente do cenário econômico

43% - vão substituir e/ ou adquirir máquinas equipamentos - se o cenário econômico melhorar

20% - não substituir e/ ou adquirir máquinas equipamentos

53% - ampliarão o número de pontos de venda e canais de distribuição - independente do cenário econômico

20% - ampliarão o número de pontos de venda e canais de distribuição - se o cenário econômico melhorar

27% - não ampliarão o número de pontos de venda e canais de distribuição

17% - vão ampliar ou abrir novas unidades de produção - independente do cenário econômico

24% - vão ampliar ou abrir novas unidades de produção - se o cenário econômico melhorar

59% - não vão ampliar ou abrir novas unidades de produção

70% - vão reduzir o impacto ambiental, buscando conformidade com as regulamentações ambientais - independente do cenário econômico

23% - vão reduzir o impacto ambiental, buscando conformidade com as regulamentações ambientais - se o cenário econômico melhorar

7% - não vão reduzir o impacto ambiental, buscando conformidade com as regulamentações ambientais

51% - vão iniciar/fortalecer ações para ampliar exportações - independente do cenário econômico

12% - vão iniciar/fortalecer ações para ampliar exportações - se o cenário econômico melhorar

37% - não vão iniciar/fortalecer ações para ampliar exportações

32% - vão iniciar/ampliar importações de insumos e bens finais - independente do cenário econômico

22% - vão iniciar/ampliar importações de insumos e bens finais - se o cenário econômico melhorar

46% - não iniciar/ampliar importações de insumos e bens finais

41% - vão investir em Inteligência Artificial aplicada aos processos produtivos e entrega de experiências aos consumidores - independente do cenário econômico

32% - vão investir em Inteligência Artificial aplicada aos processos produtivos e entrega de experiências aos consumidores -  se o cenário econômico melhorar

27% - não vão investir em Inteligência Artificial aplicada aos processos produtivos e entrega de experiências aos consumidores

51% - vão buscar novos materiais e matérias primas inovadoras, inclusive com uso da nanotecnologia -  independente do cenário econômico

18% - vão buscar novos materiais e matérias primas inovadoras, inclusive com uso da nanotecnologia -  se o cenário econômico melhorar

31% - não buscar novos materiais e matérias primas inovadoras, inclusive com uso da nanotecnologia

76% - vão iniciar/ampliar esforços de vendas por meios digitais - independente do cenário econômico

9% - vão iniciar/ampliar esforços de vendas por meios digitais - se o cenário econômico melhorar

15% - não vão iniciar/ampliar esforços de vendas por meios digitais

GERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EMPREGOS

32% das empresas deverão aumentar o quadro de funcionários em 2024

28% manterão o quadro de funcionários sem substituições

31% manterão o quadro de funcionários com substituições

9% diminuirão o quadro de funcionários

Motivos para as empresas diminuem ou mantem o quadro de funcionários com substituições:

12% Redução de custos

52% Para substituição por profissionais mais qualificados

24% Compensar a diminuição da demanda

9% Para aplicar a robotização e/ou automação de processos

3% Outros

Para sua empresa 2024 será:

48% - positivo

31% - sem mudança importante

11% - não soube opinar

10% - negativo

Alguns motivos listados pelos respondentes:

• “Novas metas com muito trabalho”

• “Incertezas econômicas”

• “Estamos realizando grandes investimentos na indústria têxtil brasileira para ampliar nossa participação de mercado”

• “Economicamente o Brasil estará complicado, mas as mudanças que estamos fazendo nos ajudarão a suportar o momento”

• “Abertura de novos clientes “

• “Iniciamos processo de exportações que é muito promissor”

• “As perspectivas de crescimento global”

• “Independentemente do atual volume de produção têxtil e confecção, os setores necessitam de maior produtividade e isso passa pela tecnologia”

PRINCIPAIS DESAFIOS PARA O SETOR TÊXTIL E CONFECÇÃO

77% - Concorrência com produtos importados sem a devida isonomia tributária

55% - Elevada Carga Tributária e Guerra Fiscal

43% - Falta ou alto custo de mão de obra especializada

43% - Insegurança Jurídica e complexidade tributária

Outros pontos citados:

41% - Expectativa de baixo crescimento do varejo de vestuário

37% - Demanda interna reprimida/Insuficiente

23% - Encargos e Processos Trabalhistas

22% - Falta ou alto custo de matéria prima e/ou energia elétrica

21% - Crédito insuficiente para investimentos e/ou capital de giro

21% - Mudanças nas preferências do Consumidor

AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA ESTIMULAR A ATIVIDADE ECONÔMICA

As 4 prioridades foram elencadas:

67% - Diminuir a complexidade e obrigações tributárias, reduzindo a economia informal e desburocratizando os negócios

63% Mecanismos de fiscalização e controle dos gastos e contas públicos, diminuindo o risco fiscal e combatendo a corrupção

64% Trazer isonomia tributária aos produtores brasileiros em relação às plataformas de varejo internacionais

54% Regulamentação da Reforma Tributária

Outros pontos citados:

45% Avanço na pauta sobre a Reforma Administrativa

41% Promover políticas que estimulem o aumento da oferta de crédito para população e empresas

30% Fechamento de Acordos Internacionais (Ex: Mercosul e União Europeia)

30% Redução do custo logístico para empresas com investimentos governamentais em infraestrutura

19% Redução do custo e encargos recorrentes no setor de energia elétrica e gás natural

AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA ESTIMULAR A ATIVIDADE EMPREENDEDORA

As 4 prioridades para estimular a atividade empreendedora em 2024

72% Redução do Custo do Trabalho e Encargos Trabalhistas

67% Avançar na Agenda de Redução do Custo Brasil e suas vertentes

57% Ampliar as linhas de financiamento e crédito para modernização do parque fabril, inovação e sustentabilidade

43% Incentivos à exportação de produtos nacionais

Outros pontos citados:

36% - Incentivar a adaptação à Indústria 4.0 e à transformação digital

33% Ampliar o limite de faturamento da tributação pelo Simples Nacional

28% Ampliar incentivos tributários para pesquisa e desenvolvimento

28% Promover uma fiscalização de caráter orientativo e não somente punitivo 28%

20% Fortalecer o Sistema de Garantias de Crédito (Ex: Pronampe, PEAC, etc)

AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA GERAR IMPACTO SOCIAL

As 4 prioridades para gerar impacto social em 2024:

94% Educação

75% Saúde

71% Segurança Pública

71% Capacitação de mão de obra

Outros pontos citados:

47% - Ciência e Tecnologia

37% - Saneamento Básico

25% - Habitação

24% - Sustentabilidade Ambiental

19% Transporte Público

12% Programas Sociais

REFORMA TRIBUTÁRIA

Sobre o tema REFORMA TRIBUTÁRIA, o nível de satisfação dos respondentes é:

7% - satisfeito

67% - insatisfeito

26% - não saberia manifestar sobre o tema

PESQUISA FECOMERCIO

Recebemos o da FECOMERCIO SP que reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. E em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolvendo soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

Na pesquisa realizada a noite deste Natal, roupas, brinquedos e perfumes serão os presentes mais comuns nas festas dos paulistanos. É o que revela uma pesquisa com 1.031 pessoas feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP): mais de um terço (37%) dos entrevistados disse que pretende comprar alguma peça de vestuário para presentear familiares e amigos, enquanto 18% responderam que querem adquirir brinquedos e 15%, cosméticos. Esse resultado não é trivial, já que a maior parte dos participantes da pesquisa (23%) alegou que, de fato, também gostaria de ganhar roupas na ocasião, enquanto 11% esperam receber perfumes.

Esses números se explicam, sobretudo, pelo cenário econômico positivo. Na visão da FecomercioSP, a inflação controlada e os juros básicos (Selic) em queda, além do mercado de trabalho aquecido, contribuem para a recomposição da renda das famílias por meio dos salários. Com isso, o consumo tende a crescer. Para o empresariado, isso se verá nas receitas. O estudo mostra que o tíquete médio de compras em 2023 deverá ser de R$ 600, enquanto foi de R$ 587 no ano passado. Tudo isso mesmo considerando que, agora, metade (53%) dos paulistanos ressalte que não usará recursos do décimo terceiro salário para comprar presentes de Natal — em 2022, a taxa era de 43%.

da redação

DESFILE - FORMANDOS UNIP - Universidade Paulista

worldfashion • 19/12/23, 16:10

O desfile, realizado no teatro do campus Paulista da universidade, foi além da exibição dos trabalhos – o que, por si só, já seria muito interessante. Os 72 alunos ali representados mostraram suas criações sobre a passarela longa, tendo como diferencial a boca de cena inspirada no Grand Hotel, exatamente o cenário idealizado para o filme “Em algum lugar do passado” (1981), que se tornou a fonte de inspiração para as criações dos formandos.

A história, no filme, vai e volta no tempo, com o personagem Richard Collier (jovem escritor representado por Christopher Reeve) “regressando” dos anos 1980 para 1912, onde encontrará a atriz Elise McKenna (interpretada por Seymour).

Os jovens estilistas mergulham no enredo fantasioso de onde saem referências para as criações. A condução dos trabalhos ficou a cargo de Haroldo de Souza, professor responsável pela disciplina de Planejamento do Produto de Moda. Afinal, de um figurino ideal, criado para o cinema, partiriam as diretrizes de uma coleção comercial. Sobre isto, o professor comenta: “O processo de desenvolvimento de uma coleção comercial é uma jornada detalhada que envolve várias etapas, desde a concepção inicial até a produção da peça piloto e sua aprovação”.

Na seleção da silhueta, nos trabalhos apresentados pelos alunos, buscou-se, mais do que replicar, reinterpretar os trajes do filme. “Foi um processo de adaptação para atender às sensibilidades modernas”, observa.

A cartela de cores pastéis foi uma escolha deliberada para transmitir a suavidade e a nostalgia, enquanto a variedade de tecidos permitiu a criação de peças que não apenas homenageiam o passado, mas também se destacam como expressões inovadoras da moda contemporânea.

A UNIP - Universidade Paulista, mais uma vez inovou ao introduzir a apresentação do Ballet Cisne Negro, em performance com músicas e figurino de época (foto: Juliana Rimenkis).

Da ambientação, participaram os professores José Minerim Neto responsável pela cenografia e iluminação, Maurício Carmona (direção teatral e de cena) e Kassem Mahamad Ghandour (styling).

As fotos do desfile têm os cliques de: Adriano Aparecido de Lima, Fábio Simões de Carvalho e Guto Alves de Oliveira.

da redação por Eleni Kronka

INSPIRAMAIS - 2024

worldfashion • 14/12/23, 06:16

O INSPIRAMAIS é um salão de lançamentos de insumos e mais de mil materiais inovadores e sustentáveis para a calçadistas, confecções, moveleiros e fabricantes de bijuterias, com a promoção da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), que acontece no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS.

Além de negócios, foco do salão, muito conteúdo de qualidade está confirmado. Uma das 13 palestras é sobre “Como impulsionar a inovação e a sustentabilidade”, que será conduzida por Suelen Joner, head de Sustentabilidade do grupo Arezzo&Co, com a participação de Flavio Enninger (Quattro Projetos) e Sioduhi Piratapuya (Sioduhi Studio). Na apresentação, marcada para 13h30 do primeiro dia do evento (23), Suelen falará sobre o concurso ecoAR, que destacou cases de empreendedores que uniram inovação, sustentabilidade e moda. “O projeto foi realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Na apresentação, além de destacarmos os quatro cases vencedores, nas categorias Produto e Pós Consumo, falaremos sobre como utilizar recursos incentivados para a promoção da inovação e da sustentabilidade”, resume Suelen.

O Projeto ecoAR, inclusive, terá um espaço no INSPIRAMAIS, no qual serão apresentados os vencedores do concurso: Projeto Agrofloresta Têxtil (Beto Bina), Projeto Maniocolor - corante têxtil à base de casca de mandioca (Sioduhi Studio), Projeto Banco de Resíduos Têxteis (Suzana Barreto Martins) e Projeto Bruk (Arthur Cesar Silva). Além de R$ 10 mil, cada projeto vencedor recebeu a oportunidade de expor seus projetos em dois eventos. A primeira apresentação foi em São Paulo/SP, em novembro/dezembro, e a segunda será justamente no INSPIRAMAIS.

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS

23 de janeiro de 2024 (terça-feira)

10h30 às 11h10min - Palestra Inspirações 2025_I

Intergeracional: conheça as etapas 10, 30 e 60% da Metodologia da Pirâmide de Produtos, com Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal.

13h30min às 14h - Como impulsionar a inovação e sustentabilidade com uso de recursos incentivados, com Suelen Joner, head de sustentabilidade do grupo Arezzo&Co; Flavio Enninger, diretor- executivo do Quattro Projetos Culturais e Instituto Cultural Quattro; e Sioduhi Piratapuya, fundador e diretor criativo da Sioduhi Studio.

14h15min às 14h45min - Do insight à excelência - Metodologias e Processos Criativos de Sucesso, com Ricardo Benucci, fundador e diretor criativo da Benucci Products.

15h às 15h30min - Comunicação para sustentabilidade sem greenwashing, bate-papo entre Cora Design (Laura Madalosso) e Alme (Isabella Barbieri).

15h45min às 16h15min - Tecnologia da moda: rumo à sustentabilidade, com Jordana Guimarães, co-fundadora da Fashinnovation: Bridging the Gap Between the Fashions e Technology.

16h30min às 17h - Envelhecendo sem pirar, com Patricia Parenza, jornalista e influenciadora 50+.

17h15min às 17h45min - Materiais da Amazônia - desafios e oportunidades para indústria da moda, com Sioduhi Piratapuya, fundador e diretor criativo da Sioduhi Studio.

24 de janeiro de 2024 (quarta-feira)

10h30min às 11h15min - Acelerando resultados - dominando o funil de vendas no Instagram, com Camilla Cruz Souza, proprietária Camilla Cruz.

11h15min às 12h - Proud South, com Lili Tedde, diretora da Edelkoort South.

13h15min às 14h - Palestra Preview 2025_II

Periféricos, com Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal.

14h15min às 14h45min - Hub Conexão Criativa - conheça as soluções criativas em sustentabilidade e inovação apresentadas pelo Impact Business Ecosystem, com Flávia Vanelli, curadora do Projeto e consultora em Gestão de Design no Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS.

15h às 15h40min - Preview do Couro 2025_II

Periféricos, com Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal; Marnei Carminatti, coordenador do Projeto e consultor em Gestão de Design no Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS; e Ramon Oliveira Soares, consultor em Gestão de Design do INSPIRAMAIS.

16h15min às 16h45min - Sustentabilidade - reuso como estratégia de negócio - Case re.sí ateliê, com Amanda Py Camargo, criadora e designer da empresa.

RODADAS DE NEGÓCIOS

Para as rodadas de negócios, as inscrições dos fabricantes de bolsas e acessórios estão abertas, pelo e-mail relacionamento@assintecal܂org܂br, porém as vagas são limitadas.

A gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos, ressalta que as expectativas são positivas, diante de um aumento da demanda por materiais inovadores e sustentáveis, que serão a maioria dos produtos expostos no salão. “As empresas buscam, cada vez mais, fornecedores de materiais que produzam não somente com qualidade, mas também com sustentabilidade.

Diante disso, temos 13 produtoras de bolsas e acessórios de todos os portes confirmadas, que, juntas, produzem mensalmente mais de 60 mil unidades”, adianta a gestora.

Estão confirmadas nas rodadas as empresas Agali, Balaia, Bozzolo, Carmen Steffens, Couro Total, Eduard Leather/Falk Couros, Marcia Alvarez Bags & Shoes, Northpak, Relicário Bolsas e Pastas, Soulier, Studio Bag, Trapezio Bolsas e Victor Hugo.

Segundo Aline, as fabricantes de bolsas inscritas buscarão nas rodadas couros, enfeites, metais, hotfix, aviamentos, têxteis, zíperes, adesivos, colas, elásticos, fitas, etiquetas, fios/linhas, forros, metais e adornos de plástico.

As rodadas estão marcadas para o primeiro dia do INSPIRAMAIS (23) a partir das 15 horas.


29ª edição do INSPIRAMAIS

dias 23 e 24 de janeiro de 2024.

Centro de Eventos FIERGS em Porto Alegre/RS.

da redação com informações da DCR Assessoria de Imprensa

Desfile - Santista Jeanswear

worldfashion • 13/12/23, 10:14

A Santista Jeanswear mais uma vez reforça seu papel como protagonista na história do denim nacional e realizou um desfile “Tradição e Revolução – os 50 anos do jeans no Brasil por Santista + LYCRA®” celebrando os 50 anos do artigo no Brasil e os 150 anos de história do jeans, na 53ª dição da Casa de Criadores (CDC),  no último sábado dia 9 de dezembro, no Centro Cultural São Paulo.

Dezoito estilistas, que fazem parte do line-up do evento, foram convidados para reinterpretar uma década da história do denim nacional. Eles tiveram a oportunidade de eleger qual período gostariam de representar, através de criações realizadas a sua maneira, trazendo um olhar renovado para o tecido icônico e universal.

O resgate da história do jeans, foi realizada pela Santista, com um extenso levantamento e pesquisa histórica sobre o comportamento do denim durante as gerações, e o resultado se manifestou não apenas nos looks, como também nos tecidos utilizados para criação das peças.

“A nossa aproximação com a Casa de Criadores tem como objetivo

mostrar possíveis caminhos para o segmento do jeans e incentivar

o empreendedorismo de moda, renovando o denim e conectando

gerações pelas próximas décadas. A Santista teceu essa história

desde a introdução do denim no Brasil há 50 anos, legitimando

e compartilhando conhecimento”,

explica Sueli Pereira, Gerente de Comunicação e Moda da Santista Jeanswear.

Também patrocinadora da edição e buscando trazer ainda mais criações diversificadas para o desfile, a LYCRA® se juntou a SANTISTA para a apresentação. Através de tecidos e recortes únicos, a marca se preocupou em trazer peças que traduzam o DNA do Jeans ao longo das décadas.

Deste modo, todas as produções foram desenvolvidas com artigos Santista de visual único e que reforçam a gama dos Azuis Santista, com novas versões na cor Light Blue e lançamentos em todas as famílias de produto: Eco Blue No Wash, Eco Black No Wash, Frank Light Blue, Gummy Plus, Havena, Ivy, Lady Triblend, Jacob Triblend, New John Light Blue, Noble Galaxy, Norah Light Blue, North Plus, Star Galaxy, Up Black, West Plus.

Vale ressaltar que graças ao posicionamento sustentável da marca, todos os artigos são produzidos através de processos que reduzem os impactos ambientais e trazem uma maior versatilidade em lavanderia.

A Década de 70, foi interpretado pelas criações de:

Jorge Feitosa - utilizou os artigos First Denim 80s / Frank / Frank Light Blue

LIGA LAAB (LOURRANI BAAS) - utilizou os artigos First Denim 80s / Frank / Frank Light Blue

A Década de 80, interpretado pelas criações de:

Ken-ga – utilizou os artigos: Up / Slime Light Blue

NotEqual - utilizou os artigos Blackout Stretch / Upblack;

SHITSUREI - utilizou o artigo: First Denim 80s;

NALIMO - utilizou os artigos: Kim / Taylor Triblend PT

A Década de 90 interpretado pelas criações de:

VOLAT – utilizou o artigo Slime Light Blue;

SHERIDA – utilizou os artigos: Blackout stretch / Queen triblend

Felipe Fanaia - utilizou o artigo: First Denim 80s;

Os Anos 2000 interpretado pelas criações de:

Estúdio Traça – utilizou o artigo: First Denim 80s;

Carlos Castro – utilizou o artigo: North

Pedro Lacerda – utilizou o artigo Jacob Triblend / Ray / Slime light blue;

A Década de 2010 interpretado pelas criações de:

UMS 458-LL – utilizou o artigo: First Denim 80s;

Leandro Castro – utilizou o artigo: Resíduos

Projeto Mottainai – utilizou os artigos Taylor Lazuli Triblend / Queen Triblend;

A Década de 2020 interpretado pelas criações de:

Studio Ellias Kalleb – utilizou os artigos: Blackout Stretch / Slime Light Blue

Sillas Filgueira – utilizou os artigos: Ray / White Denim Up

Dario Mittmann – utilizou os artigos: Legend Tri Blend / FRANK / SCAPE

A Santista Jeanswear é marca de origem brasileira criada em 1929, é uma das principais produtoras do autêntico denim no país e tecidos para roupas profissionais. Com um posicionamento que se estende do mercado nacional ao internacional, apoiando seus clientes com equipes especializadas de consultoria de produto, moda e lavanderia. Reconhecida por 23 anos como a marca TOP OF MIND de uniformes no Brasil. A Santista Jeanswear traz em seu DNA inovação, sustentabilidade e tradição em coleções atualizadas com as tendências globais e produtos tradicionais e tecnológicos para uniformização.

da redação com informações da Helena Augusta  imagens @AGFOTOSITE e a beleza é assinada por Max Weber.

Desfile - Ponto Firme

worldfashion • 12/12/23, 09:55

O Ponto Firme reafirma sua potência com a moda sustentável e social, promovendo a inclusão, tanto na confecção de peças, oferecendo oportunidades a egressos do sistema prisional e de pessoas em situação de vulnerabilidade social, quanto no desfile, com uma diversidade representada nas passarelas por modelos plus, asiáticas e trans. A drag queen Halessia foi um dos destaques que brilhou com sua personalidade e estilo únicos. O styling é assinado por Dudu Bertholini, em total sintonia com a essência do Ponto Firme, trazendo seu olhar apurado da moda plural, ética e inclusiva.

O crochê é a principal técnica usada por Gustavo e seus alunos, e é o ponto de partida para conectar resíduos plásticos e têxteis, criando peças que dão um efeito de brilho conforme ganham movimento pelo corpo, com muita fluidez, cores e transparências. Foram usados paetês cortados a laser, que já haviam sido utilizados na coleção anterior, e para esta edição, foram desenvolvidos paetês sustentáveis feitos com resíduos plásticos, moldados e pintados 100% à mão. Esses detalhes foram costurados um a um, com os fios Cordonê - sutilmente cintilantes - da Círculo, em tecidos e em tramas de crochê que transformaram esses elementos em roupas exclusivas.

Gustavo e Kevin são dois designers de moda nascidos em países com realidades bastante distintas, mas que investigam a sustentabilidade social e ambiental nos processos de moda.

“Foi incrível poder trazer a collab do Ponto Firme com o Kevin Germanier para o Brasil,

principalmente com esse trabalho, que tem tanto a ver com a nossa cultura tão diversa

e rica. Seguimos firmes no nosso propósito de usar o crochê para a transformação social,

unindo toda a questão ambiental, descobrindo novas formas de reaproveitar materiais

descartados e os ressignificando na moda. Esse desfile, assim como todos os outros nove

que já participamos pelo São Paulo Fashion Week, representa o sonho e a esperança de

muitas pessoas evolvidas nos processos de construção de cada peça e é um orgulho muito

grande poder fazer parte e acompanhar cada passo dessas pessoas com tanto potencial artístico e manual”, avalia Silvestre.

A trilha sonora foi mais um importante coadjuvante do desfile, resgatando a vibe das festas eletrônicas dos anos 2000, com muito drum’n bass, um estilo que veio da periferia e que também representa muito do que é o Ponto Firme. Quase impossível ficar parado ao som das batidas animadas e cheias de nostalgia, sob o comando e criação do artista musical, Ad Ferreira. Os jovens do Artesanato Chave, coletivo de moda que reúne artesãos da periferia de São Paulo e que fazem bonés e chapéus de crochê, contribuíram com alguns acessórios da coleção.

“A gente vê uma sinergia muito grande entre o Projeto Ponto Firme

e o que eles fazem, já que são jovens da periferia e muitas vezes

inviabilizados ou estigmatizados. Então acreditamos que é super

importante darmos esse apoio para que eles sejam vistos como

os artistas que são”, comenta Silvestre.

Ficha técnica

Direção criativa

Gustavo Silvestre

Artesãos

Anderson Figueiredo

Danny Aranha

Diego Henrique

Lolla Francis

Marilene Cardoso

Reneé Abgail

Tiago Araújo

Costura

Neuza da Silva

Corte a laser

Sol Santin

Styling

Dudu Bertholini

Beleza

André Veloso e equipe

Capa Management

Produção executiva

Danilo Sorrino

Direção de casting e desfile

Bill Macintyre

Assistência geral

Ítalo Tavares

Assistência de styling

Luokon

Renatta Serra

Bia Maciel

Victoria Merlin

Assistência de casting

Iris Zabaleta

Alex Oitaven

Trilha sonora

Ad Ferreira

Audiovisual

Danilo Sorrino

Fotografia

Felipe Ruffino

Modelos

Maressa

Bruna Japona

Raven

Mariana Gonn

Gabrielle Braga

Abigail

Iohany

Valéria

Letícia K.

Gzebel

Luokon

Deusa M.

Fabrício

Elen Pinaki

Mariana H.

Allexia

Halessia

Nego Mark

Israel

Iara

Apoio

Rider

Círculo

Brazil Foundation

São Paulo Fashion Week

Assessoria de Imprensa

Patrícia Wippel - Oficina das Palavras

Agradecimentos

Alexandre Reis

Andressa Guerin

Carine Pimentel

Fernanda Casara

Fernanda Wieser

Patrícia Wippel

Junior Oliveira

da redação com informações da Oficina das Palavras    fotos/divulgação Marcelo Soubhia agfotosite

EVENTO BRICS + FASHION SUMMIT

worldfashion • 09/12/23, 10:28

Realizado em Moscou, entre os dias 28 de novembro a 2 de dezembro, o evento internacional incluiu profissionais da moda de cerca de 60 países, que se reuniram no auditório Zaryadye, para discutir as questões urgentes que confrontam a indústria da moda e compartilhar conhecimento e experiências.

Moscou tornou-se um hub da moda internacional, reunindo mais de 200 profissionais da moda

no coração da capital russa.

“Vemos um grande potencial no fortalecimento de parcerias com os países BRICS+.

E os programas de cooperação já apresentam os primeiros resultados.

O fórum internacional da moda irá basear-se no sucesso e identificar

novas áreas promissoras para trabalho conjunto”

observou Natalya Sergunina, vice-prefeita de Moscou.

O foco do terceiro dia do Summit foi a tecnologia e seu impacto transformador no setor da moda. A sessão de plenário, “O futuro está aqui. Como a tecnologia transforma a indústria da moda”, trouxe palestrantes renomados, que compartilharam suas percepções sobre o assunto.

Participantes:

Olivia Merquior, co-fundadora do Brazil Immersive Fashion Week, enfatizou o poder do storytelling na indústria da moda.

“Estamos trabalhando no setor da moda e tentando nos certificar de que existe algum

tipo de narrativa por trás de nossas coisas”, disse ela. “Não se trata apenas do produto

ou do tecido, é sobre a história que pode nos unir, como comunidade. Tecnologia não

significa somente ‘digital’. Inclui também outros tipos de métodos, como a impressão.

Precisamos entender como eles podem ser usados para criar histórias

que melhorariam nossa experiência”.

Rajesh Masand, Presidente da Clothing Manufacturing Association da Índia, ressaltou a necessidade de uma produção otimizada e a integração da automatização, IA e análise de dados para elevar as empresas de moda. Ele também ressaltou o potencial das tecnologias 3D para aprimorar os modelos e procedimentos.

Nana Tamakloe, Diretora Gerente da Accra Fashion Week, falou sobre o impacto das redes sociais na promoção da moda africana. Ele enfatizou que as plataformas de mídias sociais proporcionaram uma plataforma para que os africanos apresentassem sua moda e cultura exclusivas, desafiando os estereótipos mostrados em filmes.

O BRICS+ Fashion Summit proporcionou uma convergência de profissionais da moda, designers e especialistas do setor, vindos de todo o mundo. O evento combinou o Programa Corporativo com os Fashion Shows, um Showroom B2B e um curso Intensivo de Moda especial.

Ao longo da semana, o BRICS+ Fashion Summit assistiu a uma reunião impressionante de designers internacionais, incluindo SADAELS da Argentina, Arzu Kaprol da Turquia, 陳宇CHNNYU da China e David Tlale da África do Sul. No entanto, foi Lucas Leão quem roubou o show no final do dia, apresentando uma mistura de suas três coleções.

Foi no quinto e último dia do BRICS+ Fashion Summit, que terminou em grande estilo com um desfile cativante do renomado designer brasileiro, Lucas Leão. Conhecido por sua maestria em modelos arquitetônicos, Leão impressionou a plateia com seus designs inovadores, apresentados na Galeria do Estacionamento no Parque Zaryadye em Moscou.

“Participar do Summit envolve explorar oportunidades internacionais,

especialmente no mercado russo, onde vemos potencial para colaborações

exclusivas de moda e engajamento da plateia. Com a crescente influência de

Moscou no mundo da moda, ela está evoluindo para se tornar um hub

significativo da moda, com potencial para rivalizar com capitais

tradicionais em termos de criatividade e inovação”, contou Lucas Leão.

Os modelos de Leão presentearam a passarela com trajes modernos e minimalistas, predominantemente em branco e tons pastéis. O talento do designer para criar modelos engenhosos e concisos, inspirados em formatos esculturais, ficou evidente em seus visuais monocromáticos para homens e mulheres.

O que fez com que Leão se sobressaísse foi seu domínio do uso de drapeados, que trouxeram vida aos seus trajes enquanto os modelos desfilavam pela passarela. Das incríveis blusas que pareciam obras de arte ao vestido final de parar o show, que ampliou as fronteiras da moda tradicional, a coleção de Leão foi simplesmente deslumbrante. O designer revelou que trabalhou com artistas plásticos brasileiros para obter os efeitos de tirar o fôlego.


Todas as sessões do Programa Corporativo foram gravadas e podem ser assistidas novamente no site oficial do evento e também ao desfile no site oficial: BRICS+ Fashion Summit

da redação com informações da Fundamento  fotos divulgação