B DESIGN

worldfashion • 14/11/23, 11:28

“Através do que vestimos, conseguimos expressar nossas ideologias”, afirma Bianca Theotonio, e as suas criações, revelam a diversidade, com o trabalho manual, com a cultura brasileira, com o mundo onírico e a auto-observação. Trás um momento para desacelerar e apreciar os detalhes e sutilezas. Falar de poesia, de arte e das pequenas singelezas que permeiam a vida.

Utiliza diversos materiais nas produções (Prata, pedras brutas e lapidadas, cerâmica, esmaltação, madeira, entre outros). Acredita que tudo pode se tornar uma joia. O importante é que o material se encaixe no contexto do que quer expressar através da coleção vigente.

Para a B DESING, é imprescindível o trabalho feito à mão, a valorização de todos os profissionais envolvidos no processo produtivo e o slow fashion (produção em pequena escala e poucas coleções), porém todas com muito propósito e histórias para contar.

As criações da B DESIGN

Colar barqueiro do São Francisco - Pertence à coleção Opará, foi inspirada no trajeto do Rio São Francisco até o mar. Opará é um nome indígena, dos povos da região, e significa, Rio que corre para o mar.

O colar representa os barqueiros que navegam pelo rio, toda a cultura e simbologia envolvida nesse navegar, fazendo um paralelo com a nossa própria vida. Somos navegantes, somos rio e somos mar. A carranca na frente do barco, símbolo tradicional do Rio São Francisco nos traz um elemento de proteção para o nosso navegar através da vida

Brinco encontros no trajeto - Pertence à coleção Opará, foi inspirada no trajeto do Rio São Francisco até o mar. Opará é um nome indígena, dos povos da região, e significa, rio que corre para o mar.

Este brinco remete aos encontros que temos com a cultura e as pessoas ao longo do trajeto do rio. Remete a todos os aprendizados que adquirimos nesta travessia chamada vida.

Bracelete Raízes - Pertence à coleção Across the Universe, um peça desenvolvida em homenagem a cada planeta da astrologia e essa faz referência à Lua. Ela nos lembra sobre nossos sentimentos, sensibilidade, nossas raízes ancestrais, como também fala sobre relação mãe e filho.

O bracelete é a representação de uma mãe de mãos dadas com a filha e as duas estão girando, brincando de ciranda à luz da lua. Ele nos lembra de sempre honrarmos nossas raízes.

Bracelete Cronos - Pertence à coleção Across the Universe, esta peça desenvolvida em homenagem a cada planeta da astrologia e essa faz referência à Saturno (Cronos). Ele nos lembra sobre o poder do tempo, que tudo cura e transforma. Nos lembra sobre paciência e persistência para alcançar todos os nossos sonhos.

O bracelete é uma ode ao tempo. São vários símbolos do infinito que se juntam e formam uma ampulheta por onde esferas de pedra percorrem no seu interior. Cronos é o Deus do tempo segundo a mitologia grega.

Colar Oncotô Proncovô - Pertence à coleção Across the Universe, feita com peças em homenagem a cada planeta da astrologia e esse colar é a junção de todos eles, e é a verdadeira representação do mapa astral pessoal. É um colar personalizado, que acompanha a interpretação do mapa astral. Cada pedra representa um planeta ou posicionamento astrológico.

O desenho do mapa ficará de forma diferente de uma pessoa para outra, já que o mapa é pessoal e único.

da redação

ARTIGO - A prioritária agenda da produtividade

worldfashion • 13/11/23, 14:07

Por Fernando Valente Pimentel*


É importante termos consciência e diagnosticarmos com precisão o problema, para buscar soluções adequadas. No site Observatório da Produtividade “Regis Bonelli” do FGV IBRE, consta que o desempenho da indústria nacional nesse quesito caiu 0,2% ao ano entre 1995 e 2021, passando de R$ 38,8 por hora trabalhada para R$ 36,6. É preciso reagir já, pois se trata de melhorar a eficiência da economia.

Um país com alta produtividade é capaz de produzir mais bens e serviços com menos recursos, propiciando aumento do consumo sem gerar inflação de demanda, mais investimentos e exportações, incrementando a geração de renda e melhorando sua distribuição. Os reflexos são diretos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), no qual, segundo o mais recente relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), continuamos em má posição, ocupando o 87º lugar entre 191 países.
O grande paradoxo entre essa classificação e nosso porte de nona maior economia explica-se em grande parte pela baixa produtividade. Por isso, precisamos melhorar muito nesse ponto, pois isso nos proporcionaria numerosas vantagens, a começar pelo crescimento econômico sustentado e sustentável, com maior produção de bens e serviços e aumento substantivo do PIB.
Outro ganho seria a melhoria do padrão de vida, com o aumento da massa salarial e da renda per capita, sem a necessidade de majoração dos bens e serviços. Ou seja, os trabalhadores passariam a ganhar mais dinheiro sem ter de pagar mais pelos itens consumidos.
Também daríamos um salto na competividade internacional. Com maior produtividade, produziríamos mais, com menor preço, ganhando maior capacidade de concorrer no mercado global. Isso significaria mais exportações, ingresso maior de divisas e atração de investimentos produtivos. Há, ainda, o ganho ambiental, pois, produzindo mais com menos, economizamos energia, recursos naturais e água, preservando a natureza e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.
Para conquistarmos o necessário avanço de produtividade, é pertinente conhecermos bem quais são os fatores que a afetam. O primeiro deles é o capital, cujo grau de disponibilidade determina a capacidade de investimentos na produção, máquinas e equipamentos avançados. Recursos humanos qualificados e bem-treinados também são essenciais, assim como a tecnologia e inovação. A combinação desses requisitos e o seu nível de desenvolvimento determinam a relação entre volume de produção e do montante de recursos nela empregados.
Para aumentar a produtividade, há uma série de políticas públicas a serem executadas com eficácia. Uma das prioridades é o investimento do governo em educação, infraestrutura e pesquisa e desenvolvimento, para que tenhamos novas gerações de cientistas e mão de obra altamente preparados e qualificados, inclusive com o olhar já voltado à digitalização da economia e ao advento da Indústria 4.0. O setor público também pode – e deve – promover a adoção de novas tecnologias por empresas e consumidores, bem como incentivar a inovação por meio de políticas fiscais e regulatórias.
Os desafios são grandes, pois o ganho de produtividade exige medidas em diferentes áreas. Porém, se avançarmos simultaneamente em todos os fatores determinantes para seu fomento, ingressaremos num círculo virtuoso de progresso, contribuindo muito para ascendermos ao patamar dos países de renda alta. Eis uma agenda prioritária para os brasileiros.

*Fernando Valente Pimentel é o diretor-superintendente e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

FOCUS FASHION SUMMIT

worldfashion • 09/11/23, 10:23

O evento contou com mais de 120 expositores e alcançou o objetivo de tornar o evento, uma vitrine do que há de mais inovador dentro do setor têxtil de moda, e mais um espaço, Hub de Soluções, com a participação de mais de 80 empresas confeccionistas dos mais diversos segmentos, que juntos com a Focus Têxtil, auxiliarão as pequenas marcas e estilistas a encontrarem empresas que produzam as sua criações.

“Dentro deste hub, queremos fomentar ainda mais o networking e o empreendedorismo para que todos possam contar com oportunidades de investimentos, parcerias de negócios e mentorias futuras”, destacou Renato Hojda, Diretor Comercial da Focus Têxtil.

Na arena principal foram mais de 20 palestras, entre talks e painéis, a partir de uma curadoria com players de renome do mercado colocaram temas importantes como Inteligência Artificial, modelo de negócios, marketing e conteúdo digital, sustentabilidade.

A palestra mais aguardadas do dia, foi do coordenador de pesquisa e insights da Focus Têxtil, Alê Morita apresentou as tendências para o verão 2024/2025. “Fazemos uma pesquisa excepcional que inclui desde os principais bureaus de estilo internacionais até coberturas dos maiores eventos de moda do mundo para levar ao público e clientes o máximo de informação e estratégia”, afirmou.

A proxima estação, explicou Alê, abraça três estéticas diferentes:

Diversão Surreal – provocativa, fluida, experimental, divertida e otimista. Não define o bonito ou o feio, mas capta o olhar por meio do diferente;

Encanto Sensorial – futurismo soft, estética refinada, com formas mais limpas, puras e suaves. Traz equilíbrio em meio a rotinas super estimuladas pelo digital;

Fusão Multicultural – Exalta a beleza artesanal e o maximalismo por meio de volumes, texturas, fibras e estampas ao mesmo tempo que celebra o natural, mas sem deixar de lado a modernidade.

Para complementar, a consultora de moda da Focus Têxtil, Bia Aidar mostrou em um desfile possíveis aplicações e referências das três estéticas.

Rafael Coca, CSO da Spark Influencer Marketing, e a influenciadora Vivi Nascimento reforçaram o protagonismo dos creators na indústria da moda e a importância de parcerias estratégicas com criadores de conteúdo que sejam criativos e tenham autoridade sobre o assunto que estão divulgando. O evento também contou com a participação de Henry Costa, Diretor de Produtos da Renner, que compartilhou os maiores desafios da indústria da moda e destacou a importância do digital para os negócios. Henry também mencionou a necessidade de um olhar atento ao cliente e um pensamento colaborativo entre fornecedores.

Miguel Lannes, Chief Artificial Intelligence Officer da Exame, deu uma palestra sobre as aplicações da Inteligência Artificial no segmento. Unindo tecnologia à sustentabilidade, Evelin Wanke, Diretora da Epson, e o estilista Dario Mittman falaram sobre o mercado da estamparia digital e as possibilidades de estampar diversos tecidos reduzindo o consumo de água a quase zero.

Instituto Focus Têxtil no Focus Fashion Summit

Fundado há 10 anos, o Instituto Focus Têxtil é um braço de responsabilidade social da Focus Têxtil e, nesta edição do Focus Fashion Summit, o objetivo foi expor ações de sustentabilidade desenvolvidas no decorrer do ano.

Durante os três dias de evento, além de conscientizar o público sobre questões ambientais, o Instituto também forneceu mentorias exclusivas e apresentou cases de empreendedorismo, como o projeto Costurando o Futuro. A iniciativa criada pela Fundação Grupo Volkswagen conta com o apoio do Instituto para fornecer capacitação técnica aos empreendedores da área utilizando tecidos automotivos doados pelo Grupo e parceiros. O curso tem a curadoria e participação do estilista Walter Rodrigues, um dos nomes mais importantes da moda brasileira, e da designer uruguaia Agustina Comas.

Durante o evento 20 ex-alunos previamente selecionados e tiveram uma mentoria exclusiva do Walter Rodrigues, no estande do Instituto. O momento visa agregar valor às peças produzidas com o reuso de tecidos, com foco no design, para despertar mais desejo nos possíveis clientes.

“Queremos explorar o que há de melhor e o futuro do segmento como um todo, além de apresentar estratégicas práticas que abordam temas relevantes e atuais por meio de palestras e conteúdo dos players do mercado”, destacou Yoni Stern, diretor executivo da Focus Textil.

Já o presidente da Focus Têxtil Jacques Stern ressalta que, durante os três dias, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma imersão para expandir ainda mais os negócios. “Acreditamos no potencial de cada um que está aqui, por isso esse é um evento de grande importância para o nosso segmento”, complementou Stern.

da redação    com informações da Grupo Trama Reputale

CAPRICÓRNIO TÊXTIL

worldfashion • 08/11/23, 08:34

A empresa ampliou os artigos da família Comfort Denim, com cinco artigos.

1 -O Bellotto, de construção 3×1 com fio convencional flamê, tingimento intense blue, com 10,7oz, composição 98% algodão e 2% elastano, flamê mais evidente, e alto potencial de stretch (50%), ideal para confecção de peças skinny e retas.

2- O Volpi também com fio convencional com flamê evidente, porém com stretch de conforto (33%), versátil e ideal para peças slim, skinny e jaquetas femininas e masculinas. A composição também é 98% algodão e 2% de elastano, 10oz, tingimento intense blue.

3- O Motta, artigo com brilho e toque diferenciado, visual com fio convencional flamê mais sútil e alto potencial de stretch (53%), tingimento Intense Blue e 10,5oz e 1,51cm de largura útil.

4- O Tomie, também de composição 98% algodão e 2% elastano, fio convencional flamê mais discreto e stretch de conforto (30%), com 1,58m de largura e 9,8oz, ideal para confecção de calças slim, skinny, overshirt e jaquetas.

5- O Nadal, artigo com alto poder de stretch (50%), visual básico, construção em sarja 3×1, tingimento Intense Blue e 1,64m de largura útil.

Dos tecidos Poli Comfort Denim é o Viela, um artigo de combate, com a maior largura útil do nosso mix de produtos, com 1,80m útil, 79% de algodão, 20% poliéster 1% elastano, baixo encolhimento e stretch de conforto (23%).

Outro destaque nesse lançamento é para os artigos já em linha que ganham novos tingimentos.

O tão querido tingimento Royal, volta em nossos artigos já consagrados: Algarve Baby Blue (12oz) e Algarve Light Baby Blue (10oz), ambos 100% algodão. Algarve, Algarve Light, Braga, Borba, Alcaraz e Guga também ganham tingimento Black Black. Já os artigos Alcaraz, Adonis e Braga foram lançamentos no tingimento Baby Blue.

Todo o leque de artigos da Capricórnio Têxtil está à disposição no showroom, no segundo andar da DENIM CITY SP à  R. Casimiro de Abreu, 604 - Brás, São Paulo, que conta com novas peças desenvolvidas nos artigos já em linha e dos lançamentos, com novas modelagens e lavagens para inspirar nossos clientes e parceiros.

da redação com informações da empresa

ASSOCIAÇÃO - ASSINTECAL

worldfashion • 03/11/23, 16:00

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), no mercado há quatro décadas, atua diretamente na expansão do setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas.

Recentemente esteve em Franca/SP, com o objetivo de apresentar o programa de internacionalização da entidade, o Brazilian Materials, promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Além de apresentar o projeto realizado há mais de 20 anos no Exporta Franca, evento local promovido pela prefeitura do município, a Assintecal realizou 15 visitas a empresas de componentes da cidade.

A agenda teve início nos dias 24 e 25 de outubro, quando o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, apresentou o Brazilian Materials no Exporta Franca. “A apresentação foi bastante positiva e colocou o programa como uma referência não somente para a internacionalização da indústria produtiva da cadeia do calçado, mas para os diversos segmentos econômicos presentes. O Brazilian Materials, que promove ações de promoção comercial e de imagem voltadas à exportação, atualmente conta com mais de 300 empresas associadas, que respondem por mais de 50% dos valores gerados pelos embarques brasileiros do setor”, destacou o gestor.

Na sequência, Ribas Júnior visitou 15 empresas do polo calçadista francano, em agenda voltada para apresentação do programa de internacionalização. “A Assintecal possui uma proximidade muito importante com todos os polos produtivos brasileiros. A agenda marcou a primeira apresentação do recém renovado convênio com a ApexBrasil. No próximo dias 6 e 10 de novembro estarão em Juazeiro do Norte/CE, onde visitam empresas locais com o mesmo objetivo”, adianta Ribas Júnior.

Brazilian Materials

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros.

O projeto levou recentemente, 11 empresas de componentes para a cadeia do couro e calçados, apoiada pelo Brazilian Materials nas feiras internacionais ANPIC e A+A, que devem gerar mais de US$ 5 milhões entre negócios efetivados e alinhavados nos eventos.

Na Alemanha, em Düsseldorf, a participação verde-amarela das empresas Brisa, Intexco, Formas Kunz, Flecksteel, Matrizminas, Bandtex, Polako e ITM foi na A+A, entre os dias 24 e 27 de outubro. Considerada a maior mostra do mundo no segmento de segurança no trabalho, o evento gerou US$ 500 mil em negócios efetivados in loco, aos quais devem ser somados mais US$ 2,1 milhões em vendas alinhavadas durante a feira, somando um total de US$ 2,85 milhões. A mostra alemã teve mais de 2,2 mil expositores de 58 países. “A participação brasileira nos eventos internacionais é uma crescente importante e que vem impulsionando as exportações do setor de componentes. Na feira alemã A+A não é diferente. A cada ano, notamos um interesse maior dos compradores, especialmente os europeus, que buscam produtos sustentáveis e alinhados com as legislações locais”, avalia a gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos.

No México, em León, a participação das empresas Plastiluzzi, Killing e Jotaclass aconteceu na ANPIC, uma das mais importantes feiras de componentes e couros para calçados da América Latina. O evento, que aconteceu entre 25 e 27 de outubro, gerou, in loco, US$ 740 mil para as empresas verde-amarelas apoiadas pelo Brazilian Materials. Com negócios alinhavados que somam mais de US$ 1,7 milhão, a soma total ultrapassa US$ 2,2 milhões em vendas para o setor. “Seis entre os 10 principais destinos internacionais das exportações de componentes estão na América Latina. Estar na ANPIC, uma das principais feiras do setor no continente, além de reforçar o posicionamento do Brasil como fornecedor de materiais de alta qualidade e com atributos de sustentabilidade para grandes players locais, proporciona negócios relevantes para as exportações”, avalia Aline. A ANPIC contou com cerca de 300 expositores e recebeu mais de 10 mil compradores de 30 países.

O programa de apoio às exportações que promoveu as participações é mantido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

da redação com informações da DCR Assessoria de Imprensa

VAREJO 40 ANOS FORUM IPANEMA

worldfashion • 03/11/23, 13:56

Para comemorar a data, uma grande festa de celebração de Ipanema – e, por consequência, de todo o Rio –, “Forum Ipanema 40 anos”, acontece no dia 7 de novembro, às 19h, com abertura da exposição “A beleza do tempo: 20 mulheres em permanente evolução”.
A mostra registra em painéis fotográficos as expressões atuais de um time de top models que fizeram a história da moda da cidade. O evento terá também dois desfiles que vão avançar pela calçada da Rua Visconde de Pirajá, em clima de happening: um de alto verão de marcas da galeria, com modelos atuais, e outro da The Paradise, de Thomaz Azulay e Patrick Doering, com as veteranas, apresentando uma estampa criada para marcar esse momento.
A galeria, que acaba de passar por um retrofit assinado por Bel Lobo, sempre foi um sinônimo de moda de qualidade, até mesmo quando começou a obra de construção do centro comercial, exatamente onde ficava o antigo Cinema Pax, demolido em 1979. Para lançar o empreendimento imobiliário, no terreno baldio, foi erguida uma enorme estrutura metálica vertical para abraçar um desfile de integrantes do Grupo Moda Rio – La Bagagerie (de Sonia Mureb), Suka (de Suely Sampaio) e Marco Rica, com alto-falantes com sons de gaivota compondo a trilha criada pelo então DJ da moda, Lulu Prado, que agora também assina a trilha do novo desfile.
Desde a sua inauguração em 1983, um verdadeiro fashion show de marcas cariocas vem desfilando pela galeria – primeira no Rio a ter lojas de grifes –, a partir da transição do Grupo Moda Rio para o local. Lançaram-se ali, se transferiram para lá ou ainda são encontrados nomes de peso como Alberto Sabino, Alice Tapajós, Ameline, Aspargus, Blue Man, Boys and Girls, Carol Rossato, Chor, Datelli, Dress To, Espaço Fashion, Farm, Fernanda Chies, Frankie Amaury, Gare 7, KA Store, La Bagagerie (de Sonia Mureb), Lenny Niemeyer, Liliana Azulay, Manufact, Marcia Pinheiro, Marco Rica, Marco Sabino, Maria Filó, Mary Zaide, Pilar Rossi, Ricardo Filgueiras, Rio Summer, Rygy, Salinas, Swains, Suely Sampaio e Yes Brasil, entre outras.
Até mesmo a gestação do conceito do Rio de Janeiro como capital mundial da moda praia começou pelo Forum com a BumBum Ipanema, que dali alçou voo para abrir pontos de venda em Ibiza e Miami, tendo a musa Magda Cotrofe como garota-propaganda.  E pela Praia Brazil – dos maiôs Catalina (que vestiam as misses), grande exportador de beachwear e responsável pela linha de maiôs assinada por Luiza Brunet –, que também andou dando expediente pelo endereço na virada dos anos 1990, mesma época em que o Sobral, com seus acessórios em resina colorida, se instalou em uma loja de frente para a rua, onde permanece até hoje.
Em pouco tempo, o Forum Ipanema acabaria se tornando um resumo do melhor da moda carioca em todas as suas fases e, por isso, passou a atrais também marcas de todo o Brasil e estrangeiras. Passaram por lá gringas como a lingerie italiana La Perla, a multimarcas Collezzione, que vendia de grifes europeias a expoentes do SPFW como Jefferson Kulig, e a Joel Molineux, de um grupo de franceses que trouxe para o Brasil a linha de jeanswear de Jean Paul Gaultier. Direto de Minas, Virginia Barros ofereceu por alguns anos a sua moda sustentável descolada. E a multimarcas Virtú – de Xênia D’Ávila, que comercializava na cidade as paulistas Gloria Coelho, Carlota Joaquina e Reinaldo Lourenço –, impressionou no seu lançamento, em 1996, ao desmontar um ônibus retrô interestadual para reproduzi-lo no corredor da sobreloja a fim de acomodar a imprensa e convidados no seu evento de abertura, enquanto modelos como Chris Moniz, Paula Schettino e Juliana Galvão desfilavam os looks como se fossem rodomoças.
Responsável pela vinda ao Forum de lojas como Joel Molineux, Virtú, Collezione e Praia Brasil, e pelas vitrines de Frankie Amaury, entre outros projetos na galeria e com passagem por marcas como Sobral e BumBum Ipanema, o curador de moda do Forum Ipanema e diretor criativo do “Forum Ipanema 40 anos”, Alexandre Schnabl, destaca a importância do espaço: “O Rio de Janeiro precisa retomar a sua posição dianteira na moda brasileira. Estamos afinados com o Conselho de Moda criado pela Prefeitura do Rio e à disposição para muitas iniciativas. Para isso, nada como o resgate da História da Moda Carioca, essencial para que as próximas gerações compreendam melhor o que está por vir, olhando para trás. O Forum Ipanema é um capítulo essencial nesse percurso e ainda temos muita história para contar”, afirma, completando: “Estamos felizes por colaborar um pouquinho com o registro da história de vida dessas modelos, tão emblemáticas para o Rio e para o Brasil, com narrativas tão plurais que se afirmam através da passagem do tempo. Elas permanecem fascinantes. Nada melhor que a The Paradise, herdeira espiritual da Yes Brasil, que foi por tanto tempo um dos nossos cartões de visitas, para nos ajudar a marcar essa alegria”.
Sensível ao papel das mulheres de todas as origens – sejam empresárias, designers, modelos, comerciárias ou operárias – na construção do renome mundial de Ipanema como Meca da Moda e lifestyle cariocas, o evento “Forum Ipanema 40 Anos” firmou parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e o Programa RioSolidário para desenvolver nessa comemoração atividades de divulgação e de conscientização contra a violência doméstica sofrida por mulheres e que estão em situação vulnerável. Esse segmento do evento terá como madrinhas a empresária, ativista e modelo Luiza Brunet e a artista plástica Isabela Francisco, embaixadoras da Secretaria de Estado da Mulher.
Serviço:
Forum Ipanema 40 anos
7 de novembro, a partir das 19h – desfile e abertura da exposição
Exposição -  A beleza do tempo: 20 mulheres em permanente evolução
De segunda à sexta, das 8h às 20h, sábados, das 8 às 18h
Até 30 de novembro
R. Visc. de Pirajá, 351 - Ipanema, Rio de Janeiro
da redação com informações da Documenta Comunicação

Minas Trend OUTONO INVERNO 2024

worldfashion • 30/10/23, 15:05

O Minas Trend, o maior salão de negócios da América Latina, promovido pela FIEMG – Federação das Indústrias de Belo Horizonte, encerrou na quinta-feira passada dia 26 de outubro, e comprovou que o evento continua sendo um norte para o setor da moda e fiel ao propósito de funcionar como canal eficiente na relação de negócios entre expositores e clientes.

O espaço Minascentro cria conexões em Belo Horizonte e oferece uma rica e diversificada programação de conteúdos, que contempla todos os elos da cadeia produtiva da moda, em vários espaços da capital mineira.

A 30ª edição do salão contou com a participação de 125 estandes: 35 de vestuário, 36 de joias e bijuterias, 31 de bolsas e calçados e 15 de lingerie, moda praia e sleepwear.

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, ressalta o sucesso dessa edição fundamentado nos dados econômicos: “Tivemos um balanço positivo, com expectativa de geração de mais de R$ 26 milhões em negócios e recebemos cerca de 7 mil visitantes durante os três dias. Esses números expressivos consolidam o evento como uma importante plataforma de geração de negócios para a indústria nacional, além de promover a qualidade e a versatilidade de seus segmentos”, pontua.

Os depoimentos dos responsáveis pelos sindicatos setoriais, responsáveis pela captação de clientes e divulgação do salão de negócios, caminha na mesma direção.

CALÇADOS, BOLSA E CINTOS

Patricia Rajão, diretora-executiva do Sindicalçados – Sindicato das Indústrias de Calçados, Bolsas e Cintos de Minas Gerais explica que foram criadas todas as condições para que os lançamentos para o outono-inverno 24 fossem prósperos. Segundo ela, mais de 300 lojistas foram convidados para conhecerem os lançamentos para o outono-inverno/24 dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, com passagens e hospedagens pagas pela FIEMG, dentro do Projeto Comprador. “Foi surpreendente a adesão, porque sabemos da dificuldade do lojista em vender, com estoque de verão ainda parado, e com a antecipação do preview. Mesmo assim, o lojista veio e comprou mais do que na última edição”, garante, acrescentando que os dois primeiros dias do evento foram de intensa movimentação nos estandes especializados em calçados, bolsas e artefatos.

A comprovação de resultados positivos se configura no interesse das empresas em participarem das duas próximas edições de 2024. “Posso afirmar que 100% dos que estiveram presentes na feira já assinaram um termo de confirmação”, enfatiza.

A Luiza Barcelos, uma das empresas mais importantes do Brasil nessa área, faz coro à diretora. “Nossa marca está presente no Minas Trend desde sua primeira edição. E em 2023 não poderia ser diferente porque sabemos o quanto fazer parte da feira é importante para nós e para nossos clientes. Estamos otimistas para o próximo ciclo, porque recebemos muito mais lojistas do que o esperado e as vendas foram muito positivas. O inverno será um sucesso, sem dúvida”, afirma Luiza Barcelos, proprietária e coordenadora da equipe de estilo da grife.

A Isla, grife mineira de bolsas de luxo, tem inserido o viés da sustentabilidade em suas coleções por meio do reaproveitamento de insumos (embalagens, papelão) e de parcerias com ONGs de coleta seletiva. Para a nova coleção mostrada na 30ª edição do Minas Trend, a marca contou com o trabalho de 30 mulheres de uma comunidade local de artesãs que têm 80% de suas fontes de renda fruto desse ofício.

“Estamos sempre em busca de matérias-primas cada vez mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente, valorizando as pessoas envolvidas na produção e incentivando o consumo consciente”, conta a designer e proprietária da Isla, Silvia Monteiro. As artes manuais e o DNA da marca estão presentes na nova coleção, que revisita clássicos da marca repaginados e em versões únicas. A coleção tem novos shapes e uma linha de crochê mais ousada. Já a linha New Signature traz o artesanato unido à sustentabilidade, em peças que são uma verdadeira obra de arte.

JÓIAS, BIJUTERIAS E ACESSÓRIOS

O segmento também pontua o sucesso, a diretora-executiva do Sindijoias-MG, Elaine Vasconcelos, que representa o setor de joias e bijuterias do estado. “Tivemos bons compradores e fizemos excelentes negócios. Alguns bateram meta logo no primeiro dia da feira. Para abril, há fila de espera para participação”, revela, apontando que o resultado revela uma recuperação das empresas pós-pandemia.

Nívia Marisguia, proprietária da Claudia Marisguia, veterana no mercado de bijoux, cujo trabalho é conhecido nacionalmente, considera que a marca colheu bons frutos. “Mais uma vez, o Minas Trend foi uma grande oportunidade de conexões, de validarmos nossa coleção e de prospectarmos nova clientela. Para o nosso segmento, ele é fundamental. Esta edição foi tão boa quanto a última”.

VESTUÁRIO

A movimentação em torno de uma nova configuração do Minas Trend, que passou a acolher, desde abril, as empresas que trabalham no modelo pronta-entrega, tem se mostrado válida, conforme explica o presidente do Sindivest-MG – Sindicato das Indústrias de Vestuário de Minas Gerais, Rogério Vasconcelos.

Para a indústria que trabalha com moda festa, os dados são sempre redondos. A Marina Rodarte, por exemplo - que apresentou um desfile muito elogiado para comemorar os 40 anos, na programação do evento -, é um exemplo de como uma empresa longeva sabe se posicionar. “Nossos clientes vieram e compraram. A maior parte da venda das nossas coleções são realizadas no Minas Trend, a feira é muito importante para nossos negócios”, sinaliza Marina Rodarte.

“Sentimos que, devido a situação econômica no Brasil e no mundo, fatos que repercutem no cenário empresarial, o cliente que trabalha com pedidos foi mais contido nas compras, mas a movimentação do salão de negócios foi bom”, diagnostica Rogério.  Ele aponta a volta dos desfiles como um fator relevante para resgatar o glamour do Minas Trend.

As marcas de pronta-entrega puderam se mostrar no desfile 4 Fashion Show e o desfile infanto-juvenil, dentro do projeto Minas Trend Kids- Baby e Teens, que contou com a produção executiva da Top Agency, e sinaliza a entrada desse setor na feira, obteve 100% de aprovação dos fabricantes convidados. “Eles ficaram impressionados com a estrutura que a FIEMG oferece para a fomentação de relacionamento e negócios. O projeto foi a cereja do bolo”.

Algumas marcas retornaram ao Minas Trend, como a Fleche d’Or, que, além da moda festa, oferece o casual. “Estar aqui valida muito a marca. O resultado foi muito bom”, observa a proprietária e estilista Sabrina Costa.

SUSTENTABILIDADE

É um caminho irreversível na história das empresas e tem encontrado, cada vez mais, espaço no universo da moda. O assunto produção, desperdício e descarte irregular de resíduos ganha contornos inquietantes quando a indústria que trabalha no setor é classificada como a segunda mais poluidora do mundo, perdendo apenas para a petroquímica, de acordo com a organização sem fins lucrativos Global Fashion Agenda.

O tema foi destaque no conteúdo de talks e palestras realizados durante a realização da 30ª edição do Minas Trend. O painel “Inovações da Moda – Os novos caminhos”, por exemplo, sinalizou que o Relatório da Transparência de Roupa 2022 aponta a quantidade de 80 bilhões de peças de vestuário produzidas anualmente, sendo que desse total 40% não são utilizadas, indo parar em aterros sanitários e lixões. Outro dado alarmante é que, a cada segundo, um caminhão de resíduos têxteis é jogado nos aterros sanitários pelo mundo.

No Brasil, as ações pautadas em estratégias sustentáveis ainda são tímidas, mas não menos importantes. Participantes do Minas Trend, marcas como a Isla, de bolsas, a Brilho do Sol Moda Praia, e Vanilla, de óculos, têm levado para suas produções estratégias que levam em conta o cuidado com o meio ambiente.

Produzindo uma média de 4 mil peças por mês em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a marca de moda praia Brilho do Sol investe em tecidos sustentáveis e de baixo impacto ambiental da Pettenati. As peças produzidas e apresentadas no Minas Trend - biquínis, maiôs, sungas - são na maioria confeccionadas em Acqua Fit, poliamida com elastano e Ultracool Fit, 100% poliamida. No mercado desde 1994, a pequena empresa familiar é comandada pelo empresário Marcos Daniel Oliveira Santos e tem como propósito trazer conforto, qualidade e sustentabilidade em todas as coleções da marca.

A marca de óculos Vanilla é pioneira em armações 100% de tecidos - como seda, linho e algodão - e feitas à mão. A empresa dos irmãos Guilherme e Henrique Araújo mantém um produto diferenciado no mercado. “Amamos criar e inspirar. E foi na busca por criar um produto singular que encontramos materiais e técnicas exclusivas. Com a laminação de tecido em resina, o resultado foi surpreendente: produtos mais leves, confortáveis e tão resistentes quanto os óculos tradicionais de madeira ou acetato”, resume Guilherme.

Na nova coleção lançada no Minas Trend, o foco é a sustentabilidade aliada à ergonomia, mantendo a leveza e o conforto dos óculos Vanilla. “Nós sempre procuramos aproveitar ao máximo a nossa matéria-prima nos cortes dos óculos, para ter o mínimo de descarte possível. Conseguimos uma nova espessura para os modelos, gerando uma haste a mais nas formas. Com isso, temos um aproveitamento maior de 33%, o que representa uma diminuição considerável de nossos descartes”, descreve Guilherme, que aposta também no lançamento em breve de chaveiros na marca, feitos a partir de pedaços das formas dos óculos que iriam para o lixo.

O comprometimento com o meio ambiente e com as gerações futuras também está no Pacto Global da ONU e em iniciativas realizadas por parceiros da FIEMG. O Sebrae Minas, por exemplo, apoia a realização do Minas Trend e trabalha a temática da sustentabilidade dentro do programa Integra Moda, por meio do projeto Moda Brechó.

Minas Trend Kids - Baby e Teens

O novo evento foi lançado com desfile de 40 marcas com todas as tendências da moda infanto-juvenil, é um projeto encampado pela FIEMG, por meio da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios e do Sindivest-MG para integrar o salão, na quarta-feira, 25 de outubro, no Grande Teatro do Minascentro, a simpática e encantadora influencer mirim, Juju Penido, apresentou oficialmente o projeto, “uma demanda da indústria de moda de todo o país”, e dividiu o palco com o também apresentador Elias Santos.

O desfile que contou com a produção executiva da Top Agency, especializada no segmento, além de comandar o maior casting de modelos mirins de Belo Horizonte, mostrou o poder, força e criatividade das empresas voltadas para esse público.

Entre os apoios, o projeto contou com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte via Belotur e da CDL/BH – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.

“As crianças estão sempre crescendo e, por isto, o segmento oferece novas e boas oportunidades de negócios”, salientou, lembrando que a ideia de encampá-lo se deve aos presidentes dos sindicatos setoriais, Rogério Vasconcelos, do Sindivest-MG, e Mariângela Miranda Marcon, do Sindivest-Juiz de Fora e também presidente da Câmara da Indústria da Moda da FIEMG. “Eles acreditaram na proposta e foram incansáveis para colocá-la de pé. Esse é o primeiro movimento nessa direção”, frisou, agradecendo o envolvimento de outras instituições como a prefeitura e a CDL/BH, na construção do Baby e Kids.

Presente no desfile, Regina Chiari, veterana no ramo, é representante comercial da Precoce, de Governador Valadares, e da Ceci moda praia, e recebe a iniciativa com entusiasmo. “Atuo há vários anos na área e ela é muito próspera em termos de negócios”, observa.

A diretora de estilo e proprietária da Pituchinhus, Mari Parigliarini, veio do Rio Grande do Sul para conhecer de perto os detalhes do novo evento. Sob o slogan “Grife para Princesas”, a marca, fundada em 1993, tinha como conceito criar roupas que evocassem contos de fadas. “A motivação foi minha filha, percebi que não havia no mercado roupas que espelhassem como eu queria vesti-la”, pontua. Na concepção da Pituchinhus, a união de tecidos, adornos, cores e formas preservam a aura romântica e sonhadora para meninas curtirem momentos inesquecíveis da infância.

O Minas Trend Kids – Baby e Teens é uma realização da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do Sindivest-MG, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e produção executiva da Top Agency.

O Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.

da redação com informações da ETC Comunicação

Canatiba:rebranding reforça compromisso com inovação

worldfashion • 25/10/23, 10:06

O processo de rebranding acontece no momento em que a empresa comemora 54 anos de existência, marcando um ciclo contínuo de investimento, inovação e busca pela qualidade, com novos horizontes de mercado. “Todos os setores da empresa, desde a direção até as diversas áreas da fábrica, incluindo tecelagem, lavanderia e acabamento, estão totalmente envolvidos. Também o departamento comercial está envolvido, com foco tanto no mercado nacional quanto no internacional, revela Fábio Covolan  diretor de marketing e exportação da companhia.

Passo a passo

Ao longo de um ano e meio de trabalho, com reuniões envolvendo lideranças das áreas, a metodologia permitiu ganho na visão e percepção da empresa como um todo. “Este esforço coletivo visa proporcionar uma visão mais clara do grande trabalho construído, permitindo uma comunicação mais eficaz com os clientes”, afiança Fábio Covolan.

“A estratégia concentra-se em inovação e ousadia, apresentando constantemente novidades no mercado”, comenta. Isto se aplica, segundo o executivo, aos produtos bem como à atenção aos clientes. “Mantemos nosso compromisso com o mercado no sentido de que nossos representantes atuem como consultores dos clientes, buscando atender além de necessidades imediatas”. Segundo o executivo, esta já tem sido uma prática da empresa, “mas agora se torna ainda mais evidente em nosso trabalho”.

Inovação e qualidade

O empresário apresenta o slogan que norteia a atual etapa da empresa. Movemos os negócios e as relações com inteligência, responsabilidade, coragem e paixão pelo novo: são princípios que movem a nossa empresa e os nossos serviços.

A Canatiba é reconhecida por produção vertical, que vai da fiação e tecelagem e acabamento. Neste sentido, está igualmente atenta à inovação no que diz respeito aos produtos oferecidos e aos serviços disponibilizados ao mercado. “Buscamos uma relação verdadeiramente colaborativa com os clientes”.

Para alcançar essa excelência em produtos e serviços, a empresa empreende diversas frentes de trabalho. A avaliação e readequação de processos são prioridade, gerando ganhos tanto para a companhia quanto para o cliente. “Tal abordagem deixa clara nossa postura em fazer com que o cliente participe dos resultados e do processo da empresa, gerando parcerias sólidas e transparentes”.

Logotipo e redes sociais

Uma das estratégias é a difusão tanto interna quanto externa, com uma mensagem unificada e clara. Mudanças recentes na forma de apresentação nas redes sociais e a introdução de um novo ícone como logotipo em outubro marcaram um passo importante nessa jornada.

Acompanhado por um ícone de fios que aponta para o futuro, o logotipo reflete o perfil inovador da empresa, resultando em uma releitura mais leve e contemporânea. Tais alterações refletem a busca pela comunicação eficaz, dentro da organização e no mercado.

A Canatiba trabalha em três frentes de negócio,  Denim Industry (jeanswear) , Special Fabrics (sarjas, coloridos e estampados) e Utilitárius (workwear)reúnem o mesmo propósito: comunicar de forma mais eficaz a essência da Canatiba.

Além disso, a Canatiba trabalha na disseminação de sua cultura empresarial, enfatizando a comunicação clara em todos os campos onde atua. “O objetivo é fazer com que o mercado enxergue a Canatiba não apenas como uma indústria sólida, mas também como uma equipe comprometida em oferecer serviços de alta qualidade”.

Neste compromisso, visa aprimorar a qualidade da apresentação dos produtos, garantindo que sua proposta de valor chegue de maneira clara e impactante ao mercado.

Percepção e realidade de mercado

Fábio Covolan lembra que no mercado “muitos se concentram no foco de custo”. No entanto a Canatiba , segundo ele, “busca que  consumidores procurem mais valor do mix de produtos, que nem sempre se traduz no mais caro, mas sim na experiência rica e diferenciada que impactará no mercado”.

Tal experiência, segundo ele, é fundamentada em diversos âmbitos, como no suporte técnico e comercial. “Há ainda o respaldo de uma fábrica altamente engajada, com processos plenamente alinhados. Tudo com o intuito de fornecer os melhores resultados para o cliente, repercutindo na performance da própria empresa”. O executivo assegura que “é um compromisso que vai além das relações comerciais, é um processo contínuo, uma busca incessante pela excelência”.

A comunicação desempenha um papel vital nesse esforço. A Canatiba otimiza seus canais de comunicação para transmitir com transparência os valores e diferenciais da companhia. Nos últimos meses, as redes sociais merecem atenção especial, permitindo à empresa maior alcance de público. “É uma transformação cultural, na qual todos colaboradores estão alinhados com o mesmo propósito”. A Canatiba, com equipe de 2,3 mil colaboradores e mais 80 profissionais na área comercial, dentro e fora do Brasil, promove a busca pela excelência constante.

Visitas periódicas

A lavanderia da Canatiba é exemplo de melhoria contínua. Utilizando tecnologia de última geração, a empresa busca constantemente a eficiência, aprimorando operações para atendimento ao mercado. “A Canatiba se tornou uma especialista neste serviço, oferecendo a melhor solução, independentemente de onde os clientes estejam”.

Fábio Covolan destaca que a empresa recebe visitas regulares de empresas, principalmente confecções com lavandarias integradas, com o objetivo de partilhar conhecimento e práticas, sempre com foco na sustentabilidade. A ideia central é que os clientes que escolhem os tecidos da Canatiba alcancem o máximo de aproveitamento e ganho financeiro.

Vanguarda nos negócios

Nesse contexto, a Canatiba reforça o compromisso com a inovação, qualidade, comunicação transparente e sustentabilidade.

Como lembra o executivo, a Canatiba “sempre esteve à frente quando se trata de adotar práticas de sustentabilidade ambiental na parte produtiva”. O empresário lembra que, “enquanto muitos agora discutem a sustentabilidade ambiental como tendência, a Canatiba demonstra que essa abordagem não é apenas tendência passageira, mas sim um pilar essencial para a sustentação contínua de seus negócios”.

Desde a sua fundação, a empresa segue o compromisso de minimizar o impacto ambiental. “Isto se reflete na intensificação dos processos de certificação que a empresa busca. Ao cumprir os padrões específicos estabelecidos pelos órgãos certificadores, a Canatiba se compromete a cumprir as normas, como também a controlar de perto áreas críticas, como energia, produtos químicos e insumos usados ​​em sua produção”, atesta.

Além disso, a empresa amplia seus esforços de sustentabilidade para ações focadas em técnicas de lavanderia. A Canatiba aderiu a novas práticas centradas na preservação ambiental. Tal abordagem beneficia o meio ambiente e favores a produção de tecidos concebidos e desenvolvidos para melhoria do apelo visual e da eficiência da produção industrial.

O processo de rebranding da Canatiba, segundo Fábio Covolan, está sintetizado na frase “Olhar para os futuros com os pés no presente. Com o sangue azul do denim”.

FIAÇÃO - NILIT

worldfashion • 24/10/23, 09:35

Os dados demostram como essa prática alcançou patamares comerciais sem precedentes nos últimos anos.

• Segundo relatório da empresa de pesquisa Research and Markets, o crescimento mundial do setor passou de 6,3 bilhões de dólares em 2019 para 8,2 bilhões de dólares em 2023;

• A empresa também prevê que esse número pode chegar a 15,2 bilhões de dólares até 2030;

Isso mostra que investir em sustentabilidade é bom para o meio ambiente e fundamental para o futuro da indústria da moda. Ou seja, essas novas práticas estão se destacando diante dos avanços e desafios enfrentados por esta indústria em constante evolução. Além disso, a nova geração de consumidores, mais conscientes e exigentes com seus hábitos, está por trás da motivação que levou a uma corrida de varejistas por práticas mais sustentáveis em seus negócios.

• A Economist Intelligence Unit (EIU) aponta que as buscas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos.

• Considerando mais de 54 países, o estudo também aponta que, no Brasil, os posts nas redes sociais relacionados ao assunto aumentaram 82% no período analisado e o volume de notícias cresceu 60%.

Em meio a esta realidade, em um país que ocupa o quinto lugar entre os maiores produtores têxteis do mundo, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, companhias brasileiras do varejo de moda estão intensificando suas iniciativas voltadas à sustentabilidade.

Segundo Valesca Sperb Lubnon, professora do curso de moda do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), a moda tem se tornado mais sobre expressão pessoal e menos sobre seguir tendências passageiras, diante disso, o minimalismo surge como um caminho mais efetivo. “A chave para um armário cápsula bem-sucedido é a versatilidade e a qualidade das peças escolhidas. Ao adotar um guarda-roupa minimalista, as pessoas não apenas economizam tempo na hora de escolher o que vestir, mas também contribuem para um consumo mais consciente e sustentável, valorizando qualidade sobre quantidade”.

E neste contexto se destaca SENSIL®, marca de poliamida 6.6 premium sustentável da NILIT® para vestuário e acessórios, utilizada pelas principais marcas de moda do mundo comprometidas com performance, qualidade e que optam por adotar fios mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis em sua linha de produção.

A NILIT® tem observado uma crescente demanda do mercado, e dos consumidores, por produtos de valor agregado e alta durabilidade, que já representa 20% de suas vendas na América Latina, em contrapartida aos 6% de três anos atrás.

Os produtos com SENSIL® atende às necessidades mais atuais da indústria têxtil e colabora para um mercado mais limpo por prolongar a vida útil das roupas, diminuindo a necessidade de adquirir novas o tempo todo. São peças que entregam maior durabilidade, não desbotam, evitam a formação das famosas ‘bolinhas’; são mais frescas; não apresentam encolhimento, consumindo menos fios; trazem tecidos com mais elasticidade e durabilidade; e oferecem menos desgaste, uma vez que são 15% mais resistente que outras disponíveis no mercado.

Além disso, a confecção de roupas que levam em consideração os critérios ESG (ambiental, social e de governança corporativa, em português) está pautando as decisões de compra de consumidores preocupados com os impactos para o meio ambiente. A poliamida premium sustentável SENSIL® é produzida com tecnologias e abordagens com base em três parâmetros ambientais: preservação da água, reciclagem e redução de resíduos e longevidade dos produtos.

Confira abaixo parâmetros apontados na edição de 2021 do Índice de Transparência da Moda Brasil, que fez uma análise de 50 grandes marcas e varejistas do mercado brasileiro, se nenhuma ação adicional for tomada na próxima década.

• As emissões de gases do efeito estufa do setor, provavelmente, aumentarão para cerca de 2,7 bilhões de toneladas por ano até 2030.

• O Índice revela ainda que os avanços na transparência de questões relacionadas ao meio ambiente, por exemplo, estão aquém do necessário.

• Considerando 50 companhias avaliadas, a pontuação média geral atingiu 18%, o que representa um recuo de 3 pontos percentuais em relação ao levantamento feito em 2020.

Paulo De Biagi, Diretor Presidente e VP da NILIT para a América Latina, explica que o movimento dessas empresas está relacionado ao efeito geracional. Segundo De Biagi, a nova geração de consumidores pensa muito diferente nas escolhas de consumo e enxerga esta agenda como algo fundamental que vai se fortalecer, ainda mais, nos próximos anos. “Moda é extremamente pessoal, ligada a valores, convicções e visões de mundo que as pessoas têm. A nova geração é importante, pois vai determinar como a indústria se comportará no futuro”, afirma o executivo. E respondeu algumas questões colocadas pela World Fashion

WF -Como o consumidor pode obter informações da composição da matéria prima (fios) SENSIL numa roupa?

Paulo De Biagi - Temos um programa de homologação robusto que compreende desde a certificação do tecido até a homologação de cada referência de produto que é lançada com nossos fios. Após a certificação, a NILIT fornece para a marca etiquetas que comunicam qual a tecnologia e benefícios por trás daquele produto. Essa certificação garante ao consumidor que cada peça, com as nossas tecnologias, seja identificada.

WF - Existe ou está em estudo algum tipo de rastreabilidade dos fios da SENSIL nas roupas?

Paulo De Biagi - Sim, além do processo de homologação, a NILIT possui o maior portfólio de soluções sustentáveis em poliamida e para validar seu compromisso com o consumidor final temos diversos processos de rastreabilidade. Um exemplo é nossa poliamida reciclada SENSIL EcoCare, que tem certificação GRS (Global Recycled Standard) que garante que nossos clientes, ao adquirir nossos fios reciclados, recebam certificação de rastreabilidade. Já SENSIL ByNature, nossa poliamida desenvolvida com menor uso de matéria-prima de origem fóssil, possui certificação ISCC+, que garante que aqueles lotes de produtos foram produzidos com menor emissão de CO2.

WF - De que maneira será a divulgação para o público consumidor, das propriedades e a importância dos fios SENSIL, na composição das roupas?

Paulo De Biagi - Todas as nossas etiquetas distribuídas globalmente possuem QR Codes que levam os consumidores ao site onde disponibilizamos todas as informações sobre os benefícios e tecnologia por trás de cada fio que produzimos e comercializamos. Além disso, através de nossos canais de comunicação digitais, informamos constantemente os consumidores sobre as tecnologias e benefícios dos fios nas roupas, as marcas que estão lançando produtos com essas tecnologias e os princípios de consumo consciente e responsável na moda. Tudo isso em linha com a visão da NILIT de apoiar a transformação da indústria têxtil para que seja mais responsável e sustentável.

WF - Há algum movimento de inclusão e engajamento do varejo/lojas, na divulgação das propriedades e vantagens das roupas com fios sustentáveis?

Paulo De Biagi - Sim, trabalhamos fortemente em todas as etapas. Desde os bastidores do desenvolvimento de produtos com marcas e confecções para otimizar processos, apresentar as tecnologias e como fazer melhor uso delas. Para isso, contamos com um laboratório piloto onde criamos conceitos e produzimos peças antes de lançar cada fibra para o mercado, para podermos assim melhor orientar nossos parceiros quanto ao desenvolvimento de produtos. É uma via de mão dupla. Muitas marcas também nos procuram para encontrarem soluções que melhoram a qualidade dos produtos para o consumidor, ou inovam em conceitos.

Em uma segunda etapa, quando os produtos chegam às lojas, trabalhamos com nossos parceiros para a comunicação das tecnologias. Cada vez mais o consumidor quer saber o que está por trás dos produtos e assim apoiamos o varejo nesse processo de educação do consumidor, seja com conteúdos e narrativas, seja com eventos e ações cooperadas de marketing.

da redação com informações da XCOM Agência de Comunicação

REALITY - ‘DESCOSTURANDO COM HERCHCOVITCH’

worldfashion • 23/10/23, 11:14

Um dos mais renomados estilistas do país e criador de modelos icônicos nos últimos 30 anos, Alexandre Herchcovitch é atento às tramas que compõem um guarda-roupa e transforma peças e histórias pessoais de famosos e anônimos em DESCOSTURANDO COM HERCHCOVITCH, novo reality que o E! Entertainment estreia em 24 de outubro, às 20h30.

DESCOSTURANDO é uma co-produção da NBCUniversal e Mood Hunter, com criação e produção executiva do estilista. O programa combina moda e sustentabilidade por meio do conceito de upcycling. O Brasil descarta anualmente 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis (Abrelpe, 2022), tornando consensual a necessidade de uma moda mais consciente e com menor impacto no planeta, tanto para a indústria quanto para os consumidores. “No programa, a gente ressignifica as roupas, uma das várias formas de upcycling que, na prática, é não jogar fora as roupas de imediato, tentando estender a vida útil das peças até o limite”, observa Herchcovitch, que lidera o programa junto com sua mãe, Regina Herchcovitch, e o criativo Rhody, um fiel colaborador do estilista em sua oficina de costura.

“A ideia central é mostrar que as pessoas podem reaproveitar suas peças, reformando, trocando ou doando. E que jogá-las no lixo que segue para o aterro sanitário deve ser a última alternativa considerada, pois é a prática mais prejudicial ao meio ambiente, uma vez que as roupas demoram muito para se decompor, ainda mais as de poliéster.” Alexandre Herchcovitch

A cada temporada, Alexandre conta com um convidado especial que contribui com sua perspectiva sobre as tendências da moda e participa de conversas com os convidados do programa. Nesta primeira temporada, a rapper MC Soffia se junta à equipe de DESCOSTURANDO.

De forma lúdica e surpreendente, num show de tesouras, agulhas e habilidade, DESCOSTURANDO COM HERCHCOVITCH propõe uma reflexão sobre a necessidade de transformar a indústria da moda numa atividade cada vez mais sustentável. Herchcovitch cria looks exclusivos, transformando roupas usadas em peças totalmente originais e únicas, a partir do garimpo nos armários de um famoso e um anônimo. Samantha Schmütz, Zeca Camargo, Sabrina Parlatore, Maria Ribeiro, Penelopy Jean, Luis Lobianco e Marina Dias estão entre os convidados da temporada.

Ao final de cada episódio, o modelo criado a partir das peças do famoso é oferecido ao anônimo, e vice-versa. O processo acontece em meio a um bom papo dos apresentadores com os convidados, sobre desapego, consumo consciente, estilo pessoal e histórias divertidas de vida. O resultado é um look pra lá de especial, muito além do “sob medida”.

O desapego é, sem dúvida, um hábito que deve ser cultivado. Mas, na prática, não é sempre fácil doar certas peças, não é mesmo? O quarteto visita as casas dos participantes para garimpar peças e, como demonstra o programa, a missão não é das mais simples. “Tem gente que abre mão de peças muito queridas e, justamente por gostar tanto delas, resolve doar. Mas isso é raro. É mais comum termos peças de que gostamos, mas não usamos mais porque deixaram de caber ou porque mudamos de estilo – estas são mais fáceis de desapegar”, explica Herchcovitch.

Alexandre e seu entourage vão fazer de tudo para conseguir as roupas que desejam, incentivando o desapego e a economia circular. Com as peças nas mãos, o estilista tem pouco tempo – e não raro pouco tecido – para dar vida a uma nova criação. Ele usa toda sua experiência e genialidade para entregar looks incríveis que serão usados em momentos especiais.

DESCOSTURANDO conecta anônimos e famosos por meio da moda e, principalmente, por meio de memórias com pontos em comum, numa trama muito além do tecido.

Com a estreia de DESCOSTURANDO COM HERCHCOVITCH e sua mensagem por uma moda inclusiva e sustentável, o E! Entertainment reforça seu compromisso com a Diversidade, a Equidade e a Inclusão (DEI), pilares da ação global da NBCUniversal e da campanha pioneira VOZES DO E!, iniciada em 2019. “Reality shows ambientados no mundo da moda são uma tradição no E!, e nada melhor do que seguir inovando neste seguimento com programas como o DESCOSTURANDO, que está alinhado com as tendências da moda inclusiva e consciente”, observa Marcello Coltro, vice-presidente sênior da NBCUniversal e produtor executivo.

A programação do E! Entertainment propõe à audiência a troca de informações, conversas e expõe diferentes realidades para amplificar todas as vozes. Fazem parte dessa iniciativa séries como BELEZA GG e BORN TO FASHION, que retornarão ao canal para novas temporadas em breve, além da franquia DRAG ME AS A QUEEN, documentários como VOZES DO E!: AUTONOMIA FEMININA e ALL THAT DRAG, disponíveis no YouTube do Eonline Brasil. As ações da campanha vão além do canal linear, chegando também às plataformas digitais, em projetos como HISTÓRIAS INSPIRADORAS e campanhas como #EuExisto, de visibilidade LGBTQIAP+.

CONHEÇA OS APRESENTADORES DE ‘DESCOSTURANDO COM HERCHCOVITCH’

Alexandre Herchcovitch - Estilista  - Cresceu entre tesouras, tecidos e máquinas de costura. Aos dez anos, ele já opinava sobre as criações da pequena confecção de lingeries de sua mãe, Regina. E, segundo a própria, desde criança, o menino Alexandre já mostrava ao mundo sua originalidade, sendo apaixonado por cruzes e caveiras e Boy George, o vocalista do Culture Club.

Em mais de 30 anos de carreira, Herchcovitch revolucionou o mundo da moda e do design tanto no Brasil quanto no mundo. Rompeu paradigmas de estilo, trouxe materiais como látex, correntes, tachas e vinil para as passarelas de São Paulo, Nova York, Londres e Paris. Hoje, o estilista se debruça sobre um tema importantíssimo: a sustentabilidade. Vamos conhecer com ele os vários caminhos do upcycling em DESCOSTURANDO.

MC Soffia - Cantora e apresentadora - Nasceu na Zona Oeste de São Paulo, e é filha de uma família de militantes do movimento negro. Sua vida foi sempre marcada pela presença em conversas e rodas de hip-hop. Com seis anos, ela começou a cantar e, com a ajuda da mãe e da avó, passou a escrever letras autorais sobre as dificuldades de ser uma menina negra no Brasil. Seu primeiro grande show foi aos 7 anos, numa apresentação dentro das comemorações do aniversário de São Paulo.

Em 2016, MC Soffia e Karol Conká se apresentaram juntas na abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, e a partir daí sua carreira deslanchou. No ano seguinte, ela foi eleita uma das 100 Mulheres Mais Influentes do Mundo, pela BBC Brasil. Agora, ela está ao lado de Alexandre, Regina e Rhody nessa empreitada entre moda e sustentabilidade.

Regina Herchcovitch - Criativa e mãe de Alexandre  - Conhecida como “a mãe do Alê”, mas a verdade é que os dois, mãe e filho, andam mesmo de braços dados. Um não se vê sem o outro. Mas enquanto ele é mais reservado, ela já gosta de uma boa conversa. Regina é sincerona, agitada e generosa, e se preocupa com todo mundo ao redor. Uma verdadeira “mãe judia”, como ela se define.

Quando Alexandre começou a demonstrar o interesse pela moda, ela deixou a confecção de lingeries para trabalhar com ele. Hoje, com os dois filhos – Alexandre tem um irmão chamado Artur – muito bem-criados, ela se lançou no desafio de criar a própria marca. Ainda assim, Regina encontra tempo para estar ao lado do filho nos desafios do programa.

Rhody - Criativo e amigo de Alexandre  - Conheceu Alexandre na clínica veterinária onde trabalhava. Naquela época, já sonhava adentrar o mundo da moda e acabou conseguindo: os dois se tornaram grandes amigos e Alexandre não faz mais nada sem ele.

É o Rhody que resolve os problemas mais cabeludos dentro da oficina. Ele conhece São Paulo como a palma da mão, sabe exatamente aonde ir para encontrar exatamente o que Alexandre precisa. Muito bem-humorado, Rhody sabe aproveitar o melhor de cada situação e se torna o melhor amigo de todos os personagens num instante.

Não perca a estreia de DESCOSTURANDO COM HERCHCOVITCH, terça-feira, 24 de outubro, às 20h30, só no E! Entertainment! com reapresentação aos sábados, às 20h30, e aos domingos, às 23h10.

da redação com informações da Beyond PR & Communication