Colcci lança Denim For Good

worldfashion • 11/10/18, 14:39

348133_832511_colcci_jeans_summer_19_web_A Colcci apresenta sua nova campanha Denim For Good e aproveita o lançamento para divulgar que abraçou uma causa maior: durante todo o mês de outubro, as lojas da marca se transformam em pontos de arrecadação de jeans usados, e as doações serão entregues em instituições pelo Brasil, à serem definidas por cada loja. Os itens doados - não precisam ser  necessariamente da Colcci.  Ao doar seu jeans, o colaborador do projeto ganha um voucher de desconto no valor de R$ 100 para compra de um novo jeans da loja.

348133_832510_colcci_jeans_summer_19__web_348133_832509_colcci_jeans_summer__19_web_As imagens exclusivas são da nova campanha, feitas em uma praia paradisíaca com atores Cauã Reymond e Marina Ruy Barbosa, usando os lançamentos Denim For Good.

da redação World Fashion  fonte: MKT MIX Assessoria de Comunicação   Fotos: Zee Nunes/divulgação

CEDRO TÊXTIL & RIACHUELO

worldfashion • 11/10/18, 10:55

splash-denim-cedro_cred-marcio-rodrigues

A Cedro tem um tecido que é leve e confortável e, o melhor, que sujam menos devido ao acabamento hidrofugante do tecido. Ou seja, caso a criança derrame suco, leite, sorvete ou outros líquidos na peça, o tecido escorre essa substância, em vez de absorvê-la. O resultado são roupas que duram mais tempo, que reduzem o número de lavagens e, ainda contribuem com o meio ambiente por meio da economia do consumo de água.

“A nossa aposta em um produto inovador e o relacionamento próximo que temos com as equipes de estilo permitem que possamos criar, juntos, soluções como esta para os consumidores. No caso do Splash, atendemos as necessidades das famílias que buscavam roupas mais práticas e confortáveis para suas crianças. As peças podem ser identificadas por uma tag, que contém instruções de uso e informações sobre os diferenciais do produto”, conta Oto Arantes, gerente comercial jeanswear  na foto abaixo com a equipe da Cedro Textil.dscn8970

riachuelo11riachuelo3A parceria entre a Cedro Têxtil e uma das principais redes de fast fashion do Brasil, a Riachuelo, se renova para o lançamento de mais uma coleção infantil confeccionada com a sarja Splash. Serão mais de 24 mil peças em cores variadas, leves e que sujam menos serão expostas nas lojas da rede varejista em todo o Brasil.

riachuelo2Em apenas dois anos, peças de diversas marcas, usando o Splash, já chegaram ao consumidor final

Além da Riachuelo, diversas marcas do mercado da moda aderiram à praticidade do Splash. Como é o caso da Cikatriz Confecções, de Goiânia. Segundo Bárbara Xavier, diretora da empresa, a marca é muito focada em inovação, tanto em relação ao estilo quanto à tecnologia, por isso se interessaram de imediato quando conheceram o Splash da Cedro. “Preparamos uma nova coleção usando esse tecido em calças flare, cigarrete, bermudas e saias, especialmente para o público feminino com idade entre 18 e 35 anos, que vamos lançar ainda este mês”, conta.

Na região Sul, o Splash é usado pela Latreille Jeans, localizada no Paraná, há um ano. Giovana Iora, estilista, conta: “Já são três coleções usando o Splash e é um sucesso absoluto entre os clientes, tanto entre o público feminino quanto o masculino. As demonstrações atraem bastante atenção, principalmente quando os representantes derramam café nas peças brancas. É muito assertivo esse produto da Cedro Têxtil”, destaca Giovana.

A estimativa é que, desde o lançamento da tecnologia, no final de 2016, cerca de 250 mil peças já tenham chegado ao consumidor final, principalmente com foco no público infantil.

da redação World Fashion     fonte: 22 Graus Comunicação e Marketing   fotos: divulgação

MICKEY MOUSE & Levi’s®

worldfashion • 10/10/18, 16:53

Desde sua invenção por Levi Strauss & Co., em 1873, o jeans Levi’s® tornou-se a roupa mais reconhecida e imitada no mundo – capturando a imaginação e a fidelidade das pessoas por várias gerações.  Hoje, o portfólio da Levi’s® continua a evoluir através de um pioneirismo persistente e um espírito inovador sem paralelo na indústria de vestuário. A linha líder de jeans e acessórios está disponível em mais de 110 países, permitindo que pessoas do mundo inteiro expressem seu estilo pessoal.

1636500860086_02

Durante boa parte do último século, apenas alguns símbolos foram considerados verdadeiros ícones americanos, o jeans da Levi’s® é um e o Mickey Mouse é outro.

3222305040504_013939200060006_013601500140014_03É pela primeira vez, a edição especial de colaboração Mickey & Levi’s® será vendida em lojas selecionadas Levi’s® e no Levi.com.br a partir do dia 10 de outubro.

Além de camisetas e moletons com estampas do Mickey, a coleção inclui uma edição especial da jaqueta Trucker Levi’s® com o Mickey e um jeans 501® Levi’s® feminino cropped.

3939200110011_035759700020002_032249104580458_01Para adicionar um elemento street style à coleção, muitas das estampas – retiradas dos arquivos Disney em Anaheim, Califórnia – incluem flocking e bordados.

3620000090009_04Mesmo com muita história dentro dessa colaboração - 145 anos de Levi’s® e 90 do Mickey – as peças mostram um estilo muito moderno e contemporâneo. As estampas atendem o desejo por logos nas peças streetwear, e várias lavagens denim oferecem um look com referências dos anos 80 e 90 Juntar a famosa iconografia do Mickey com a silhueta clássica da Levi’s® traz um frescor aos 235 anos de história dos dois, além de estabelecer essas duas marcas como verdadeiros marcos do passado, presente e futuro.

Para mais informações sobre a Levi’s®, seus produtos e lojas: https://www.levi.com.br/

da redação WORLD FASHION      fonte:Agência Lema    fotos: divulgação

SENAI Brasil Fashion 2018

worldfashion • 08/10/18, 11:02

senai-brasil-fashion-segunda-etapa-creditos-rafael-aguiar-2-640x427O projeto realizado pela agência Samba Marketing Ao Vivo, acontece entre 11 de setembro e 22 de novembro, acelera conhecimento dos estudantes de moda sob a orientação de quatro estilistas de primeira linha do mercado, para o desenvolvimento de uma mini coleção com o tema “Todo Mundo Tá na Moda”.  O patrocínio é do CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), uma unidade do Departamento Nacional do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional. Com o propósito de fortalecer e divulgar a educação profissional no Brasil por meio de uma plataforma de moda que capacita os alunos através de uma experiência hands on – e que gera visibilidade para o segmento, contribuindo na formação e revelação de novos talentos da indústria brasileira de moda.

senai-brasil-fashion-segunda-etapa-creditos-rafael-aguiar-1-640x427Conheça abaixo os nomes das duplas selecionadas para o Senai Brasil Fashion 2018. Organizados em doze duplas de estilista e modelista, os alunos fazem parte dos cursos de longa duração na área de moda oferecidos pelo sistema SENAI em todo o Brasil e foram selecionados via edital, com trabalhos autorais.

Estados

Maranhão

Marielle da Silva Ferreira - estilista

Maria Josete Viegas Rodrigues - modelista

Minas Gerais

Otávio Augusto Ferreira Nascimento - estilista

Douglas Carlos da Silva - modelista

Paraná

Mayara Mamede Correa - estilista

Thiago Gritten - modelista

Pernambuco

Marcel Pereira Feitosa - estilista

Janaina Costa Bezerra de Albuquerque - modelista

Pernambuco

Cíntia Graziela de Souza Silva - estilista

Fabíola Araújo - modelista

Piauí

Jéssyca Maria Siqueira Alves - estilista

Lucas Mesquita Rêgo - modelista

Rio de Janeiro

João Pedro Incerti de Figueiredo - estilistas

Alice Wermelinger Tavares GuzzoPy - modelista

Rio de Janeiro

Isabela Pereira Santhiago - estilista

Maria dos Santos Leal Costa - modelista

Rio Grande do Norte

Anna Elisa Dantas Salgado Pinto - estilista

Iure Medeiro Dantas - modelista

Santa Catarina

Gabriela Henkels - estilista

Milena Ferreira Gardin - modelista

São Paulo

Mauricio Caetano Pires - estilista

Tamires Maria Souza do Nascimento - modelista

São Paulo

Stevan Haad da Costa Cerqueira - estilista

Gabriella Louise dos Santos Silva - modelista

senai-brasil-fashion-segunda-etapa-creditos-rafael-aguiar-3-640x427Durante a série de encontros até o desfile final, os jovens aprendem a ter uma visão 360° da profissão, desde a concepção inicial da coleção até as decisões que envolvem a apresentação. Para isso, no período contam também com o auxílio de uma série de renomados consultores: Daniel Ueda no styling, Max Blum na produção musical, Ed Benini para o casting, Wilson Ranieri para a modelagem, Rodrigo Costa na beleza, Jackson Araújo, como consultor criativo e a produtora Tatiana Palezi, da SAMBA Marketing Ao Vivo, agência que assina a produção do evento.

senai-brasil-fashion-segunda-etapa-creditos-rafael-aguiar-4-640x427Antes do gran finale, que acontece no dia 22 de novembro, cujo tema será “Todo Mundo Tá na Moda”, no Centro Cultural Ação Cidadania com um desfile para jornalistas, empresários e formadores de opinião do mercado da moda, os estudantes e os coaches Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, participam de três encontros intensos no Rio de Janeiro.

senai-brasil-fashion-segunda-etapa-creditos-rafael-aguiar-6-640x427No primeiro deles, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de setembro, os alunos passaram por vivências para desbloquear a criatividade e também definiram o processo de criação dos looks junto com seus coaches.

No segundo encontro, que aconteceu na semana passada entre os dias  2 e 5 de outubro, avançaram com a criação dos looks do desfile e afinaram a escolha das modelos – uma seleção de grandes nomes entre as top models brasileiras, new faces das passarelas e também de modelos que representam a diversidade.

senai-brasil-fashion-segunda-etapa-creditos-rafael-aguiar-9-640x427Nos dias 21 e 22 de novembro, durante o último encontro, acontecem os ajustes finais, como provas de make e as últimas conversas com os coaches.

Para amplificar e desdobrar todo o conhecimento gerado e compartilhado com as duplas selecionadas durante o ciclo do SENAI Brasil Fashion, todo o conteúdo dos três encontros serão gravados e transformados em vídeo-aulas para exibição nos cursos de moda de toda a rede do SENAI. Dessa forma, a iniciativa proporciona material educacional relevante para complementar a formação de todos os alunos aspirantes a estilistas e modelistas.

senai-brasil-fashion-segunda-etapa-creditos-rafael-aguiar-5-640x4271senai-brasil-fashion-segunda-etapa-creditos-rafael-aguiar-8-640x427O SENAI CETIQT atua como principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional e é um dos mais destacados do mundo, com plantas-piloto completas que reproduzem o ambiente fabril, além da planta-piloto de confecção, de uma rede integrada de laboratórios e uma área de inovação, estudos e pesquisas, com foco em antropometria, comportamento e consumo, cor, design, economia criativa, prospecção tecnológica e mercadológica, além de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

A instituição, reconhecida como pioneira no sistema SENAI, foi a primeira unidade a lançar, em 1997, o ensino de nível superior no sistema com o curso de Engenharia Industrial Têxtil, agregando valor na formação de profissionais para a área têxtil. Em 2001, foi lançado o curso superior de Design de Moda, o primeiro do país nesta categoria. Durante sua trajetória inovadora, o SENAI CETIQT passou a oferecer também outros cursos de nível superior, de pós-graduação e de extensão, além dos cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.

da redação WF   fonte: Index Assessoria de Comunicação     fotos de Rafael Aguiar/divulgação

FebraTêxtil 2018

worldfashion • 05/10/18, 18:19

logo

Promovida pelo FCEM|Febratex Group uma empresa 100% brasileira que está no mercado há 25 anos, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de impressão digital e coureiro-calçadista, em parceria do Grupo MJC|Textília, na área comercial e na orientação mercadológica.

A FebraTêxtil-Feira Brasil Têxtil 2018, será realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, no Anhembi Parque, na capital paulista e funcionará como uma plataforma de oportunidade para conferir as novidades de algumas das mais importantes empresas têxteis, nacionais e internacionais. A estratégia do evento é representar a cadeia de valor da moda, permitindo aos expositores e aos visitantes um ambiente de negócios e de troca de informações, inteligência de mercado e de relacionamento.

Simultaneamente à feira será realizado o Fórum FebraTêxtil, que terá uma programação focada no objetivo de proporcionar conhecimento sobre tecnologia e tendências para os visitantes do evento conforme programação abaixo:

Fórum FebraTêxtil

23/10/2018

INNOVATION TALKS – TENDERE

Horário: 14h00 às 14h30h

Palestra: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade: o futuro da moda e da indústria têxtil

Palestrante: Patricia Sant’Anna, CEO e CVO na Tendere Pesquisa de Tendências e Soluções Criativas

Horário: 14h30 às 15h00

Palestra: Semiótica, Marketing e Consumo: é tudo questão de sentido

Palestrante: Bruno Pompeu, sócio-fundador da Casa Semio

Horário: 15h00 às 15h30

Palestra: Fabricação Digital em Impressão 3D: Têxteis e Objetos de Moda

Palestrante: Guto Marinho, Doutor em Design pela FAU/USP

Horário: 15h30 às 16h00

Palestra: Inovação e Presença Digital

Palestrante: Melissa Lesnovski, diretora de Inovação da Aldeia

Horário: 16h00 às 16h30

Palestra: Inovação e Inclusão: estratégia para ser mais competitivo

Palestrante: Gustavo Venâncio Narciso, PMO - Project Management Office corporativo da C&A Brasil

Horário: 16h30 às 17h00

Palestra: Revolução Financeira: inovação e impactos das Fintechs no mundo dos negócios de moda

Palestrante: Victor Barboza, pesquisador de tendências e soluções criativas e fundador da GFC - Gestão Financeira Criativa

Horário: 17h00 às 17h30

Palestra: Transparência: inovação, tecnologia e sustentabilidade para a rede produtiva de têxtil e moda

Palestrante: Regina Guidon, engenheira têxtil da K&G Negócios, Processos e Tecnologia

Horário: 17h30 às 18h00

Palestra: Arte Contemporânea e Arte Têxtil: criação e significados para têxtil e moda

Palestrante: Vivian Berto, Pesquisadora de Tendências da Tendere

Horário: 18h00 às 18h30

Palestra: Biotecnologia e Indústria Têxtil

Palestrante: Thamires Pontes

Horário: 18h30 às 19h00

Palestra: Descarte Têxtil: o que fazer?

Palestrante: Francisca Dantas Mendes, vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão da EACH - USP (2018)

DATA: 24/10/2018

BRASIL FASHION TRENDY (BFT)

14h00 – Abertura: Temas Brasil Fashion Trendy

Horário: 14h15 às 15h00

Palestra: Confirmação Inverno 19 BFT- Tecidos/Cores/Padronagens

Palestrante: Denise Morais, estilista e consultora de moda

Horário: 15h15 às 16h00

Palestra: Confirmação Inverno 19 BFT- Feminino

Palestrante: Denise Morais, estilista e consultora de moda

Horário: 16h15 às 17h00

Palestra: Confirmação Inverno 19 BFT- Infantil

Palestrante: Roberta Paes, Consultora de Moda especializada em Gestão e Desenvolvimento de Coleção, idealizadora e designer da marca RP KIDS

Horário: 17h00 às 18h15

Palestra: Inspirações: tendências para moda verão 2020

Mediador: Iza Dezon, Diretora e Trendspotter da PeclersParis no Brasil

Horário: 18h30 às 19h15

Palestra: Guardiões da Moda e Promostyl Paris Verão 2020 (influências - tendências - cores - tecidos - estampas - formas).

Palestrante:  Norberto Arena, diretor do Arena Bureaux

25/10/2018

Horário: 14h00 às 15h00

Painel: O Futuro Do Brasil: Marketing e Negócios para o jeanswear

A ação vai reunir conceituados profissionais do mercado jeanswear para um amplo debate sobre os desafios e oportunidades do setor.

Horário: 15h00 às 15h45

Palestra:  Programa ABVTEX - Criando oportunidades de negócios

Palestrante: Angela Bozzon - gerente do Programa ABVTEX - Em seus mais de 25 anos de experiência na gestão da cadeia de valor da moda, a executiva, que é especializada em Responsabilidade Social e sustentabilidade na moda, atuou em áreas que variam de consultoria à estratégia de produto ao longo de sua sólida carreira desenvolvida em grandes corporações. No processo de evolução contínua do Programa ABVTEX, Angela vem agregar sua visão sobre as demandas do mercado, propondo melhorias e maior integração entre os elos da cadeia de valor.

Horário: 16h00 às 16h45

Palestra: Macro Trends Verão 2020

Palestrante: Camila Toledo, diretora do Fashion Snoops Brasil

Horário: 17h00 às 17h45

Palestra: O comportamento do consumidor como pilar fundamental para inovação nos negócios de Moda

Palestrante: Patricia Souza, Diretora de Pesquisa do Grupo UseFashion

Horário: 18h00 às 18h45

Palestra: Moda Inclusiva: resgatando a essência - O poder transformador das roupas como ferramenta de empoderamento da autoimagem

Palestrante: Eleonora Amaral  - parceira/colaboradora da Inclusive - hub de ideias e ações voltados para a inclusão com foco na moda e design

Para participar do Fórum é necessário realizar o credenciamento para a FebraTêxtil 2018, as palestras serão gratuitas mas a vagas são limitadas, por ordem de chegada.

As empresas expositoras serão:

digitaletextil-febratextil-2018_-42302v1fama-landeria-febratextil-2018

hudtelfa-febratextil-2018_-ggg_3140-427x640-2jolitex-febratextil-2018-_dsc_6585malha-matelasse-da-ima-textil_-febratextil-2018-640x480prima-digital-febratextil-2018-525x567santanense_febratextil-2018-529x640sao-joanense-na-febratextil-__-codigo-150112-v-1-474x640tajima-sai-da-silmaq_febratextil-2018-640x640texneo-na-febratextil-506x640vicunha-na-febratextil_-cmf005-2-640x427Digitale Têxtil

Fama Lavanderia

Hyosung

Hudtelfa

Ima Têxtil

Jolitex

KIPAS DENIM

Luisa Brax

Prima Digital

Santanense

Silmaq

Texneo

Vicunha

A FebraTêxtil conta com o apoio da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, ABVTEX –  Associação Brasileira do Varejo Têxtil; ABRAFAS  – Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificias e Sintéticas; Sietex  – Sindicato da Indústria de Especialidades Têxteis do Estado de São Paulo; Sietex  – Sindicato da Indústria de Especialidades Têxteis do Estado de São Paulo; SINDITEC  – Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré; SINDITÊXTIL CE - Sindicato das Indústrias de Fiação e SINDITÊXTIL SP - Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo; e Tecelagem do Estado do Ceará.

Serviço:

FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil 2018

Data: 23 a 25.10.2018

Horário: 13h00 às 20h00

Local: Anhembi Parque – São Paulo - SP

da redação WF  fonte: Persona Consultoria de Comunicação fotos:divulgação

23º MINAS TREND: AGORA E PARA SEMPRE

worldfashion • 04/10/18, 10:33

_divulgaccca7acc83o2_mt-640x6401

A próxima edição do Minas Trend, semana mineira de lançamentos de moda promovida pela FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, que acontece de 28 outubro a 1 de novembro, em Belo Horizonte.

flavioPara o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, “a entidade está projetando o Minas Trend para o futuro de forma autossustentável e com a moda mineira falando mais alto”. Para o executivo, o setor de moda é de fundamental importância para a sociedade e para a economia do estado, destacando que os momentos de crise podem revelar boas oportunidades para os fabricantes. “A moda mexe com a autoestima das pessoas, além de ter a capacidade de transformar e levar as pessoas ao sonho. O Minas Trend pertence ao segmento - produtores de vestuário, bolsas, calçados e acessórios -, e é ele que vai escrever o presente para definir o futuro”.ronaldo

Para Ronaldo Fraga, diretor criativo, esse “trem”, será cada vez mais inclusivo, democrático e tolerante, segue sua viagem até 2030. “Vamos pensar o Minas Trend daqui a 20 anos, como ele estará em 2030”, provoca Fraga para caracterizar o novo perfil criativo que deve pautar as próximas edições do evento. “O momento é o de pensar de outro jeito. O evento para sobreviver, aliás, a moda para sobreviver, tem que ir além da roupa e, por isso, pensamos no Minas Trend para a próxima década. Em 2030, ao falarmos da 23ª edição, veremos que fizemos história e trilhamos caminhos onde ninguém antes havia pisado”.

Este é o momento ideal para dar força à moda brasileira, destacando que o setor, apesar de ainda bastante importante para o PIB, já foi o 2º empregador do país, posição da qual vem se distanciando a cada ano. Para tanto, a semana de moda passa a refletir um perfil mais participativo e inclusivo, incentivando a adesão da população mineira, conclui Ronaldo Fraga.

como-ir-do-aeroporto-de-confins-para-belo-horizonte“A cidade vai acompanhar e saber como será o próximo Minas Trend. Quando o cliente chegar em Confins, a cidade inteira estará pensando nele para vender roupas, serviços e o desejo de vir para esse lugar”.  Segundo Ronaldo, o tema dessa temporada - “Agora e para Sempre” -, faz alusão à indústria de moda - “a indústria do efêmero que, como nenhuma outra, consegue marcar época e ser inesquecível” -, lembrando que o Minas Trend, a partir de agora, pretende extrapolar a roupa, estabelecendo um diálogo com seu tempo, com a inclusão e a diversidade, para assim falar de criação. “Temos que abrir mão da imagem anglo-saxônica recorrente nos eventos até agora. Precisamos incluir, olhar para o Brasil, olhar para a gente”.

foto_2_vista_geral_sebastiao-jacinto-junior-640x427Esse direcionamento, que visa estabelecer o Minas Trend como um evento de projeção nacional, mas, com características de visibilidade e inserção comercial globais, já pode ser percebido através da linguagem visual adotada por Fraga para a 23ª edição. As tatuagens corporais surgem como a principal referência gráfica da temporada, ocupando os corpos como uma roupa imaginária, mas também bastante real, que se projeta no traço simbolizando o início da criação. “A partir do traço que marca a pele, defendemos aquilo que fica para sempre e nos apresenta para o mundo através das marcas que podem ser tatuagens, rugas, curvas do corpo e, claro, as suas roupas”. Para o diretor criativo, o tema fala do presente e da moda como um reflexo no retrovisor do tempo. “Passados 10 anos, você não vai lembrar quanto lucrou neste ano, mas se você deixou marcas, se você fez parte de um processo de transformação e então sentirá orgulho de ter feito parte dessa história”, conclui o estilista.

minastrend_rc_i18_0020Serviço:

Minas Trend – Outono-Inverno/2019

Data: 29 de outubro a 1 de novembro de 2018 – 2ª a 5ª feira

Horário: 10h00/20h00

Local: Expominas – Belo Horizonte – MG

da redação WF    fonte: NAMÍDIA Comunicação   Fotos: divulgação

Pacto de governabilidade na sociedade do conhecimento*

worldfashion • 01/10/18, 15:33

abit_nobo_redes_sociais_400x400O Artigo 84 da Constituição Federal, em seu inciso I, estabelece que a nomeação dos ministros de Estado “compete privativamente ao presidente da República”. Em nossa história republicana, porém, tal prerrogativa tem sido exercitada principalmente para a escolha dos titulares da área econômica. Os demais cargos são indicados pelos partidos da base de sustentação do Executivo no Congresso Nacional, no âmbito do pacto de governabilidade resultante das eleições.

As composições políticas para a formação do gabinete são aceitáveis e necessárias no contexto das democracias, como ocorre de modo acentuado nas nações parlamentaristas. Entretanto, esse processo precisaria respeitar o critério de capacitação técnica, nem sempre observado em nosso país, criando-se, assim, dificuldades para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes em áreas fundamentais. E há o agravante da descontinuidade de programas bem-sucedidos nas mudanças de gestão. Ressalve-se que tivemos, em distintos governos, nomes de excelência indicados por partidos, sendo os ocupantes parlamentares ou não.

fernando-pimentel-abit-427x640Seria estratégico para o Brasil que o próximo presidente, além dos ministros da área econômica, também escolhesse de modo direto, conforme quesitos eminentemente técnicos e de competência, os da Educação, Cultura e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Explico: essas são áreas – em paralelo à vital condução da política econômica – decisivas para a recuperação nacional e participação mais competitiva do País na nova globalização do Século XXI, inserida na chamada sociedade do conhecimento.

As agendas de trabalho dessas pastas são de prazo longo, perpassando gerações. Ao lado dos naturais ajustes de percurso, necessitam de planos e projetos de longo alcance, abraçados e apoiados por toda a população, como fator crítico para sairmos da armadilha de pais de renda média e alcançarmos todo nosso potencial de geração de igualdade de oportunidades, desenvolvimento e riqueza.

Embora fundamental e prioritária, não basta a gestão econômica eficaz, ancorada por reformas estruturais, como a previdenciária e tributária, o equilíbrio fiscal e cambial, redução do “custo Brasil”, desburocratização e outras medidas incansavelmente sugeridas. No mundo da Indústria 4.0, inteligência artificial, internet das coisas, robôs e crescente aplicação da cibernética, o crescimento sustentado somente será possível no âmbito do saber, de modo a se responder com eficácia à rápida e profunda transformação dos processos produtivos e da estrutura do trabalho.

Nesse novo cenário, as políticas públicas relativas à educação, cultura e P&D somam-se à gestão da economia e do desenvolvimento como fatores condicionantes de nossa capacidade de nos converter em uma economia de renda alta. No caso do Brasil, os desafios são ainda maiores, pois teremos de ingressar no novo momento disruptivo global em meio a uma notável recuperação de investimentos, empregos e competitividade, com indicadores internos ainda muito abalados pela pior recessão de nossa história. Temos um país excessivamente polarizado e ainda se debatendo com questões anacrônicas, há muito superadas pelas nações vencedoras no cenário mundial.

Por isso, independentemente do presidente eleito e das suas composições políticas, é essencial que a nomeação de ministros às pastas decisivas para nosso desenvolvimento atenda estritamente à competência técnica, aliada à capacidade mobilizadora de políticas públicas e articulação no diagnóstico das prioridades. Os brasileiros não podem prescindir desse critério. Afinal, é o seu voto que confere ao presidente a prerrogativa constitucional de nomear e exonerar ministros.

Dependendo de quem assumir a Presidência da República em janeiro de 2019, o País terá um número diferente de ministérios, conforme se observa no programa de governo dos distintos candidatos. Na formação do novo gabinete, todas as pastas serão importantes, mas as que compõem as áreas do conhecimento são decisivas para nossa agenda de desenvolvimento.

Nas eleições deste ano, mais do que nunca, em paralelo às democráticas alianças e composição de uma base de sustentação do governo no Parlamento, o principal pacto de governabilidade deve ser firmado com a sociedade. É preciso resgatar em termos práticos o princípio basilar do Estado de Direito, também consagrado na nossa Constituição, de que o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido!

*Fernando Valente Pimentel é o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

fonte: ABIT Associação Brasileira das Indústria Têxtil e de Confeção / Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação  foto: divulgação

PROGRAMAÇÃO DO ID FASHION 2018

worldfashion • 21/09/18, 14:22

logo-horizontal

O ID Fashion, diferentemente de outras iniciativas do gênero, de acesso restrito a convidados, profissionais do ramo e formadores de opinião, é aberto ao público e gratuito.   Propõe ainda novos olhares sobre o consumo contemporâneo e inova com a criação de espaços para experimentações e instalações artísticas. O ID Fashion é também pioneiro na realização de pesquisas qualitativas junto aos seus visitantes se adequando ao feedback dado pelo público e buscando oportunidades para aumentar a competitividade da indústria de moda paranaense.

Tem novidade no acesso ao ID Fashion 2018!

Este ano o cadastramento é exclusivamente on-line. Para acessar a ficha de inscrição, é só entrar no site ou acessar pelas redes sociais, preencher corretamente e, ao finalizar o cadastro, você vai receber um e-mail com o “ingresso” para o evento – um QR code que você deve imprimir ou salvar no celular e ter acesso a todas as atrações do ID Fashion. Vale lembrar, aos paranaenses, que o evento é gratuito, mas não haverá cadastro no local, para evitar filas. Portanto, faça a inscrição on-line o quanto antes e garanta sua participação !

25 e 26 de Setembro  - das 15h00 às 22h00 -

id_livinglab_store-640x427Living Lab & Store

Espaço de exposição interativa e comercialização das coleções das marcas participantes. Uma ação que proporciona aos empresários a oportunidade de relacionamento e feedback de consumidores, formadores de opinião e de especialistas do setor.

user_experience-antonio-more-19-640x427 User Experience

Uma mostra para o grande público dos bastidores e dos processos por trás da indústria da moda, por meio de espaços de vivências e experimentações durante o evento. Alinhado ao tema, e por meio de parcerias, o User Experience desta 4ª edição traz um hackathon de moda, com o intuito de integrar novas tecnologias ao universo do vestuário (wearables) e do varejo de moda.

id_talk-01-antonio-more-21-640x427ID Talk

espaço para um bate-papo interativo, mediado por especialistas, com a presença de personalidades e profissionais renomados da indústria da moda nacional. O objetivo é provocar reflexões sobre temas pertinentes ao setor e ao consumo contemporâneo.

Programado para o dia 25 de setembro

Luiz Arruda de Araujo Pinheiro | WGSN e Cris Guerra

Programado para o dia 26 de setembro

Bate papo MENTE, MÃOS e MÁQUINAS EM CONJUNÇÃO com Akihito e Ronaldo Silvestre com mediação Daniela Nogueira e  Moda Holística: um caminho para 2020 com Daniela Nogueira

id_catwalk-640x427Catwalk

Desfiles intimistas, com apresentações das coleções das marcas mais representativas e originais do mercado de moda paranaense, realizados em um ambiente lúdico e inspirador.

no dia 25 de setembro

17h00 - NEW ID Transmuta / YSKI / Empatize Clothing

19h30 - Vale da Seda

20h30 - Elyane Fiuza

21h30 - Six One

no dia 26 de setembro

17h00 - TOP SEBRAE Milho Guerreiro /  FZO / Carlina Brugnera /Carla Bergamask

19h30 - Soraya da Piedade

20h30 - Leveza do Ser

21h30 - Recco

sebrae15592_2-467x640O ID Fashion é realizado pela Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil, em correalização com o Sebrae-PR.

Local  Campus da Indústria Sistema FIEP   Centro de Convenções Horácio Coimbra

Av. Comendador Franco, 1341    Jardim Botânico - Curitiba - PR

da redação do WF   assessoria de imprensa: Página 1 Comunicação     fotos:divulgação

it girls para MOB

worldfashion • 20/09/18, 15:47

marcella-e-luciana-tranchesi

Com 30 anos de marca, a MOB possui atualmente, 32 lojas e 350 pontos de venda espalhados pelos estados do Amazonas, Bahia, Goáis, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina  e São Paulo.

marcella-tranchesi-4-427x640luciana-tranchesiPara o lançamento da pré-campanha coleção de Inverno 19 da MOB, as  irmãs it girls Marcella e Luciana Tranchesi, conhecidas por integrarem uma das famílias mais influentes e tradicionais de São Paulo foram escolhidas para fotografarem juntas.

A coleção tem peças com referências variadas, que remete ao clima nostálgico dos anos 70: clima indiano com bordados (ícones da vibe “astral” da época). Vestidos de brechó com aspecto vintage. As peças são bem marcantes e apresentam cores como rosa quartzo, verdes, cores muito presentes nas estamparias que variam dos motivos florais a referências culturais do oriente, além do animal print que vem novo em tricôs amplos e desestruturados e Calças flare/sino arrematando os looks com pegada cool no jeanswear.

da redação do WORLD FASHION  fonte: Melina Tavares Comunicação  fotos: divulgação

Lingeries com muita vibração

worldfashion • 20/09/18, 10:27

linha-ultrafirmadora-st03070001-e-ca03080008-cor-ballet-427x640A Nayane Rodrigues é uma marca originária de Iguatu, no interior do Ceará, mas que já ganhou o mundo por proporcionar qualidade, conforto, beleza, segurança e autoestima à mulher moderna,  em todas as suas fases e todos os seus biótipos, do P ao Plus Size. Neste mês, três novas cores chegam à coleção “Vibração”, tendo como inspiração a liberdade dos movimentos e a marca apostou em nomes de modalidades e estilos de dança.

linha-unica-st04040004-e-ca04020008-cor-bolero-427x6402O Ballet traz um tom rosé, que está em alta nessa estação e representa a delicadeza presente na mulher e no estilo de dança que dá nome à cor.

O Bolero traz um tom nude claro, inspirado no romantismo do ritmo cubano.

linha-basica-st01100001-e-ca01010001-cor-pera-427x640Já o Pera apresenta uma variação do amarelo, remetendo aos tons pasteis.

As já conhecidas, linhas Básica, Fashion, Maternidade, Magic, Plus Size, Ultrafirmadora e ÚNICA, ganham nova roupagem na coleção Vibração, com peças que atendem vários estilos e situações, além de prioriza a valorização de todos os biótipos femininos.

da redação do WORLD FASHION

Assessoria de Imprensa Capuchino Press

Fotos: divulgação