FEBRA TÊXTIL 2025

worldfashion • 09/10/24, 11:20

A 2ª edição da FebraTêxtil, principal feira de insumos e soluções para a indústria têxtil e de confecção da América Latina, será ainda mais inovadora e dinâmica e se realizará no período de 18 a 20 de fevereiro de 2025, no pavilhão vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do setor, conectando empresas, profissionais e ideias. “A FebraTêxtil é uma vitrine essencial para o setor, trazendo inovação e oportunidades de negócios para empresas de todo o Brasil e América Latina”, comenta Hélvio Pompeo Madeira, Presidente do Febratex Group, o mesmo grupo que realiza a FEBRATEX em Blumenau.

“São Paulo é um dos maiores polos do setor têxtil no Brasil. A FebraTêxtil, organizada pelo Febratex Group, que é a maior promotora de feiras têxteis das Américas, é a plataforma perfeita para reunir empresas e impulsionar o crescimento do setor têxtil brasileiro, que já é o segundo maior empregador do país”, complementa Hélvio Pompeo Madeira Junior, diretor de Negócios do Febratex Group.

E, se você faz parte desta cadeia, aqui estão cinco razões para participar da FebraTêxtil:

1. Visibilidade no setor têxtil

Exibir sua marca em um evento de grande porte, como a FebraTêxtil, pode aumentar o reconhecimento e a credibilidade da sua empresa. A feira atrai visitantes de todo o Brasil e América Latina, sendo uma oportunidade única para apresentar produtos e serviços diretamente a um público qualificado, que inclui confeccionistas, gestores de marcas e redes de varejo, lojistas, estilistas, designers, especificadores, exportadores, técnicos e profissionais do setor.

Participar de um evento de destaque como a FebraTêxtil posiciona sua marca no mercado e destaca seus produtos e serviços, ampliando sua visibilidade no setor.

2. Oportunidades de networking

A FebraTêxtil reunirá as principais empresas da indústria têxtil do Brasil, criando um ambiente ideal para se conectar com potenciais parceiros, fornecedores e clientes. Estabelecer contatos com esses players do setor pode gerar oportunidades de colaboração, expandir o alcance da marca e abrir portas para novas parcerias e negócios.

3. Fortalecimento da Marca

Participar da FebraTêxtil pode ajudar a fortalecer a reputação da sua marca. A exposição em um evento renomado não apenas aumenta o reconhecimento, mas também posiciona a sua empresa como uma referência no setor, elevando a credibilidade da marca e consolidando sua presença no mercado.

4. Conhecer os produtos e serviços da concorrência

Ao expor na FebraTêxtil, que reunirá os maiores fornecedores para confeccionistas, você terá a oportunidade de conhecer os produtos e serviços oferecidos por seus concorrentes. Além de ficar por dentro das tendências de mercado e das novidades do setor, essa experiência permite absorver informações valiosas para melhorar suas próprias ofertas.

A ideia é analisar essas inovações e pensar em como melhorar seus produtos e serviços, além de identificar oportunidades para implementar novas estratégias que possam ser eficazes para a sua marca.

5. Lançamentos de produtos

A FebraTêxtil é o palco perfeito para apresentar seus novos produtos e serviços, criando um buzz no mercado. Ao expor, você não apenas atrai a atenção do público, mas também recebe feedback imediato, essencial para ajustes rápidos.

Imagine a oportunidade de realizar demonstrações práticas e interativas de suas inovações, permitindo que os visitantes toquem e experimentem os produtos que sua marca oferece. Essa conexão direta não apenas desperta curiosidade, mas também pode transformar interesse em vendas, fortalecendo a presença da sua marca no setor.

Nesse contexto, a feira se destaca por reunir os principais players do setor, apresentando novidades, gerando negócios e fortalecendo a indústria nacional.

Não perca a chance de expor a sua empresa no evento que reúnirá os maiores players do mercado têxtil. Ainda dá tempo de confirmar a presença e participar da FebraTêxtil e aproveitar todas as oportunidades que o evento oferece!. Para mais informações comerciais, visite o site oficial ou entre em contato com Edna Braz pelo e-mail ednal@fcem.com.br.

Sobre o Febratex Group: A empresa tem mais de 40 anos de história, e é o maior grupo de feiras e eventos para o setor têxtil das Américas (100% brasileiro). O grupo possui matriz em Porto Alegre, filiais em São Paulo e Blumenau, e se consolidou realizando os principais eventos nos polos têxteis do Brasil como: Fortaleza/CE, Caruaru/PE Americana/SP, Blumenau/SC e São Paulo capital.

O grupo organiza nove feiras, sendo a maior delas a Febratex em Bluemanau que é considerada, a terceira maior feira mundial do setor têxtil, responsável por iniciar 40% dos negócios de máquinas têxteis no Brasil.

O Febratex Group é pioneiro no setor têxtil na América Latina ao conquistar o Selo Lixo Zero com o Febratex Summit, além de ser signatário do Pacto Global da ONU e membro da Ubrafe, destacando seu compromisso com a sustentabilidade.

da redação com informações da PA360

1ª edição do Conexão Origem Sustentável

worldfashion • 07/10/24, 11:10

O evento, conforme Cristian Schlindwein o gerente de Marketing e Estratégia da Abicalçados destaca, é mais do que preparar um programa de conteúdo relevante para o debate dos profissionais da indústria calçadista e de seus fornecedores, busca mostrar, na prática, a sustentabilidade aplicada. “O Conexão Origem Sustentável assume, também, o compromisso de ser referência em evento com práticas sustentáveis e conduzir como exemplo o evento de forma limpa e com menor impacto possível”, comenta.

Um grande destaque do Conexão Origem Sustentável é a neutralização do carbono emitido pelo evento. “Iremos mapear e realizar a compensação por meio de práticas como o apoio a projetos de energia limpa ou compra de créditos de carbono”, adianta Schlindwein. Nesta ação, a Abicalçados e a Assintecal terão o apoio da Ecovalor, que fará o inventário para identificar todas as fontes de emissões de CO2 e posteriormente irá adquirir créditos de carbono para neutralizar todo o gás emitido durante o evento.

“Realizamos o inventário em três escopos: emissão interna, levantando toda a geração de resíduos, energia elétrica utilizada e deslocamento dos participantes. Após esse levantamento, iremos adquirir créditos certificados pela ONU para neutralização completa das emissões”, explica o diretor comercial da Ecovalor, Othavio Laube. Segundo ele, em um evento deste porte são emitidas entre 300 e 400 toneladas de CO2.

Outra ação de impacto será o reuso e reutilização de materiais utilizados na montagem e organização do evento. Estes serão controlados, geridos, reutilizados em eventos futuros ou encaminhados de forma correta para reciclagem. Além disso, a organização do lixo para os visitantes também será realizada para conscientizar e apoiar a separaç

Negócios sustentáveis

Buscando fomentar negócios na cadeia produtiva, o encontro terá ainda a exposição de materiais eco-responsáveis e inovadores que foram apresentados durante a mais recente edição do INSPIRAMAIS, em julho passado. O espaço terá a curadoria da consultora do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Julia Webber.

Impacto social

Do ponto de vista de impacto comunitário, o Conexão Origem Sustentável fará a arrecadação de alimentos para a Horta Comunitária Joanna de Ângelis, que auxilia a população carente de Novo Hamburgo/RS. A ação social contará com doações voluntárias dos participantes. O presidente da entidade, Gilmar Dalla Roza, explica que a ajuda vem em um momento de extrema necessidade, já que a Horta, que atende mais de 600 pessoas por mês, fora casos isolados e urgentes, acabou usando boa parte do seu estoque para auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio. “É uma ação de extrema relevância para que possamos continuar ajudando essas pessoas”, diz.

Além dos espaços listados, o Conexão Origem Sustentável contará com uma programação recheada de palestras e informações inspiradoras sobre práticas ESG em diversos setores econômicos.

Ingressos

Os ingressos para o evento são gratuitos para empresas certificadas ou em processo de certificação pelo programa Origem Sustentável. Já as outras empresas associadas à Abicalçados e à Assintecal têm ingressos de R$ 75 e público geral de R$ 150. Mais informações e ingressos: : https://bit.ly/3YbvO9A


Confira a programação de palestras:

13h30 - Credenciamento

14h00 - Abertura oficial

14h10 - Palestra Panorama do ESG para o mercado e consumo, com Mosaiclab | Ricardo Duarte Contrera

14h50 - Palestra Tramontina: Liderança e Ação para um futuro sustentável | Lizandra Rostellato Marin

15h30 - Palestra Fruki: Compromisso sustentável | Fabíola Eggers e Elias Neto

16h10 - Palestra Suzano: Sustentabilidade e cadeia de valor – desafios e oportunidades | Francisco Rollo

16h50 - Palestra C&A: Agilidade, modernização no mercado e monitoramento da cadeia de fornecedores | Kelly M. Braz

17h30 - Painel Sustentabilidade como Diferencial Competitivo | com empresas certificadas nível Diamante pelo Origem Sustentável: Grendene (Carlos André Carvalho), Box Print (Marco Schmitt), Cipatex (William Marcelo Nicolau), Ambiente Verde (Alberto Luiz Wanner) e S2 Holding (Thomas Simon).

18h10 - Coquetel de networking

20h - Encerramento do evento

da redação com informações da DCR Assessoria de Imprensa

Prêmio Bocaiuva de Moda Inclusiva

worldfashion • 04/10/24, 15:01

O prêmio teve como objetivo incentivar a criação de soluções que tornem o vestuário mais inclusivo, financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC) de Mato Grosso do Sul. O evento contou com a participação de estilistas e costureiros de diversas regiões do país, que apresentaram suas propostas em um desfile para o público.
Além da premiação, a programação incluiu o talk-show “Moda em Rodas”, com a participação de Heloisa Rocha, Lis Loureiro, Patrick Pisoni Sarah Santos, as Oficinas de Costura com Daniela Auler  técnicas de upcycling e Jun Nakao  modelagem no SENAC HUB ACADEMY, que levaram conhecimento aos alunos inscritos, que uma roupa pode ter o design inovador e ter detalhes na composição e na modelagem que fazem grande diferença, pensando na acessibilidade para o público PCD, aos portadores de mobilidade restrita e/ou deficiência, e uma homenagem à artista Alzira Espíndola, com apresentações musicais de Bianca Bacha, Karla Coronel e Lauren Cury.
Luane Sales, idealizadora do evento, destacou o papel fundamental da representatividade no projeto. “Trouxemos novas perspectivas para o mercado e promovemos mudanças culturais profundas. As pessoas com deficiência têm direito a serem protagonistas na moda, e nosso projeto busca criar esse espaço”

Eduardo Alves, um dos idealizadores do projeto, explicou o impacto que o evento busca gerar. “Nosso objetivo é dar visibilidade a um segmento que muitas vezes não é considerado na moda. A moda inclusiva precisa de mais atenção para atender às necessidades de todos os corpos.”
Eduardo complementou dizendo que a inclusão na moda vai além do vestuário. “Não se trata apenas de adaptar roupas. Estamos falando sobre transformar a maneira como enxergamos a moda e como ela pode ser uma ferramenta de expressão e empoderamento para todos. Queremos que este evento marque o início de uma nova fase para o mercado brasileiro.”

Para Heloisa Rocha, fundadora do “Moda em Rodas” e ativista na causa das pessoas com deficiência, um evento como a I Semana de Moda Inclusiva é pioneiro. “Toda a programação da Semana de Moda Inclusiva, para mim, é o início da construção e, também, da conscientização de uma indústria mais humana e inclusiva”.

Os vencedores do 1º Prêmio Bocaiuva de Moda Inclusiva foram anunciados no encerramento da Semana de Moda Inclusiva, em Campo Grande.
O primeiro lugar foi concedido às estilistas Daniele Tavares e Simone Marinho, com o look “Eu também uso jeans”, que apresentou uma adaptação acessível da peça clássica.
O segundo lugar ficou com Gilvaneide Silva, do Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco, com o look “Forró”.
Já o terceiro lugar foi para Carolina Mesquita, que criou o vestido de noiva “Nossa Senhora de Aparecida”, pensado para noivas com deficiência. O vestido e véu de noiva “Nossa Senhora abençoa e cura” que representam a padroeira do Brasil Nossa Senhora de Aparecida e seu manto para deficientes com próteses com modelagens ampla, evasê e godê muito largas para amplitude e facilitar movimentos dando conforto ergonômico, pences para melhorar caimento, mangas bufantes largas e ajustáveis por faixas para facilitar movimentos, vestido com transpasse e fechamento com 1 faixa na cintura para facilitar vestir/despir, peças com tecido jeans amaciado para mais leveza e mobilidade para movimentos e para confortos tátil, termofisiológico e ergonômico, barra com beneficiamento/tingimento sustentável, estampas com efeito “renda renascença” e estampa da figura de Nossa Senhora de Aparecida nas costas as duas com o avesso do jeans, e aplicação de flores manuais com jeans nas mangas e no véu/capuz com função estética e de agradabilidade e costura reforçada e com viés estampado de flores para dar mais estrutura e conforto tátil, ergonômico e estético.
Carolina Mesquita declarou: “Participar da primeira semana de moda inclusiva do Brasil, como designer de moda ganhadora do terceiro lugar e representando a indústria da moda brasileira e apoiando o evento, através da diretoria do sindicato SINVEST/ES (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado do Espírito Santo) da qual faço parte e levando também dois parceiros para apoiar o evento Brand Têxtil e Cedro Têxtil é um motivo de orgulho e felicidade para mim, pois trabalho com moda inclusiva desde 2010 e quero despertar a indústria da moda brasileira a olhar com mais empatia e atenção para o público de deficientes para que nossa moda crie soluções de design universal escalonável para esse público”.
Serviço:
Primeira Semana de Moda Inclusiva do Brasil
Realização: @bocaiuvamodainclusiva
Foto: @mauriciocostafotografia
Stylist, coordenação de desfile e backstage: @gugliatto
Beleza:@morenamulhernortesul
Direção Geral: @eduardo.inacio.alves @luanesaless
Coordenação: @eduardo.inacio.alves @kavvelasco
Produção Executiva: @fer_texeira
Realização: @bocaiuvamodainclusiva
Produção e cerimonial: @premiumcerimonial
@antonioosmanioeventos
Assessora de imprensa: @soupassarinha
Apoio:
@fundacaodeculturams @governoms @senachubacademy @molde.me @brasilecofashionweek @sescculturams @brand_textil @cedrotextil @fash_rev_brasil @sinvest_es @jacquelinevargasacessorios @passaletti @escolaalinhavo @opticaneovisao @bazariratapetescg @badulaqueonline @paxvidaevida @cleidereginah @pitadacomestilo @imperialmaquinasdecostura @inelclassic @republicadasarteirascg @sindromededownbr @amdefms @apaecg @chillibeanscgr @alomcampos @bifaodacophasul @casablancaadegaebistro @nortesulplaza

PRÊMIO FASHION FUTURES

worldfashion • 30/09/24, 16:33

O Instituto C&A - pilar social da C&A no Brasil, anuncia a terceira edição do Prêmio Fashion Futures, que reconhecerá e dará visibilidade a iniciativas que promovem um futuro da moda mais justo, diverso, sustentável e regenerativo. Além de premiar projetos, marcas e pessoas de destaque em seis categorias, a edição de 2024 destacará 50 Personalidades fashion futuristas do ano.

As inscrições e indicações estarão abertas entre os dias 18 de setembro e 18 de outubro, e os vencedores receberão incentivo financeiro e apoio para o desenvolvimento de suas ações.



“Nosso objetivo é mais do que nunca celebrar e reconhecer aqueles que estão na linha de frente, transformando a moda com soluções inspiradoras para os desafios socioambientais. Este prêmio não é apenas uma oportunidade de ampliar essas conversas, mas um chamado à ação para moldar um futuro em que a moda seja de fato justa, inclusiva e regenerativa. Juntos, podemos criar uma mudança significativa”, destaca Gustavo Narciso, gerente executivo do Instituto C&A.



No eixo de inscrições, terão quatro categorias, entre elas:


1- Projetos sociais na Moda, que tem como objetivo atingir e valorizar ONGS, negócios sociais e coletivos - que estejam mobilizando comunidades com projetos que conectem moda à responsabilidade social e ambiental. E que buscam apoio no Brasil, por meio de diversidade, equidade, participação comunitária e conhecimento do território, escalabilidade, governança e transparência e inovação no modelo de negócio social. Além do reconhecimento, a organização vencedora receberá o valor de R$ 50 mil.


2- Já em Inovações e Novos Materiais, o prêmio Fashion Futures premiará as empresas, pesquisadores ou universidades que tenham criado iniciativas voltadas para soluções sustentáveis - como uso de novas matérias primas, processo de descartes e regeneração de ecossistemas - na indústria da moda, uma das mais poluentes do mundo. Além do reconhecimento, a organização vencedora receberá o valor de R$ 10 mil.


3- Na categoria Circularidade e Marcas com produção pautada na responsabilidade ambiental, o Instituto visa reconhecer e trazer à discussão marcas, brechós, empresas da cadeia e setor que estejam se destacando no desenvolvimento de práticas sustentáveis para a indústria da moda, por meio da originalidade, potencial de soluções circulares, apelos comerciais, uso de materiais e gestão de resíduos, certificações ambientais e redução da pegada de carbono e escalabilidade. A categoria conta com uma premiação de R$ 10 mil


4- Em Diversidade, redução de desigualdades e responsabilidade social, será reconhecido marcas que possuem, inerente aos seus negócios, a promoção da inclusão e da igualdade, por meio da inclusão de grupos sub-representações escalabilidade, transformação social, impacto na cadeia produtiva. Além do reconhecimento, a organização vencedora receberá o valor de R$ 10 mil.

No eixo de reconhecimento, o Instituto premiará a categoria “Marca de Moda Autoral do Ano”, que destacará três marcas finalistas e uma grande vencedora. Além disso, o Instituto reconhecerá as 50 Personalidade Fashion Futures do Ano. O Instituto C&A sabe que a inspiração é um dos primeiros passos para promover mudanças. Por isso, reconhecerá e dará visibilidade grandes nomes do mercado que tem se destacado dentro do ecossistema da moda. Estão contemplados modelos, influenciadores, jornalistas e ativistas



Os interessados poderão se inscrever em mais de uma dessas categorias. A premiação também reforça o papel contínuo do Instituto C&A como organização protagonista ao fomentar e contribuir para o debate sobre o amanhã da moda, principalmente em um momento em que medidas socioambientais são consideradas urgentes.

Para se inscrever click o link: https://bit.ly/3Y5zLwv


Banca de avaliação

O Fashion Futures conta com uma banca de avaliação formada por um time renomado que atua no universo da moda: Alê Farah, Jornalista especializada em moda e sustentabilidade, Kamila Merle, Gestora nacional de moda nacional SEBRAE, Daniela Falcão, Jornalista especializada em moda, fundadora da plataforma Nordestesse, Hanayrá Negreiros, Pesquisadora e curadora de moda, Patricia Carta, Jornalista especializada em moda e editora chefe da Bazaar, e + especialistas da C&A.Mais informações sobre o Fashion Futures, acesse.


Sobre o Instituto C&A - é pilar social da C&A Brasil,  atua na construção de novos futuros por meio da moda. Com esse propósito, em suas frentes de Voluntariado Corporativo, Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Institucional, fortalece comunidades de todo o Brasil, atua em sustentabilidade na cadeia e fomenta o acesso a trabalho digno e justo para pessoas e grupos que lutam pela afirmação de seus direitos: comunidades periféricas, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres, refugiados e migrantes. Com mais de 30 anos de história, a instituição também realiza apoios humanitários em situações de calamidade pública, atuando nas necessidades mais urgentes após uma crise.

da redação

TECNOLOGIA PARA RECICLAGEM

worldfashion • 30/09/24, 11:08

Com 50% dos resíduos plásticos globais destinados a aterros e apenas 9% reciclados, a GR3N desenvolveu o MADE, uma solução de despolimerização assistida por micro-ondas que decompõe o PET em blocos químicos fundamentais. Esses blocos podem ser reconstituídos para produção de novos pellets de PET com qualidade de material virgem voltados a embalagens e têxteis, promovendo a circularidade de plásticos de difícil reciclagem. A tecnologia, baseada em hidrólise alcalina, lida com uma quantidade maior de impurezas na comparação com as soluções já existentes.

Em março de 2024, a GR3N apresentou com sucesso o MADE juntamente com a tecnologia de automação aberta da Schneider Electric, o EcoStruxure Automation Expert, em sua planta de demonstração na Itália. Esta instalação foi projetada para prever o uso das tecnologias que serão aplicadas na primeira planta industrial, estimada para ser construída na Espanha com capacidade para processar mais de 40 mil toneladas anuais de resíduos de PET.

A modularidade do processo de reciclagem da GR3N fez com que a planta MADE se tornasse a primeira a utilizar o sistema de automação compartilhada gerenciado pela Universal Automation e baseado no padrão IEC 61499.

O sistema de automação definido por software dissocia o hardware do programa, permitindo que dispositivos de diferentes fabricantes se conectem sem restrições, além de funcionar como a espinha dorsal digital das operações industriais da planta, possibilitando decisões mais eficientes, e facilitar a integração entre Tecnologia Operacional (OT) e Tecnologia da Informação (TI), viabilizando o uso de funcionalidades avançadas para gestão operacional e análise de dados.

“A automação definida por software e a independência de hardware nos propiciaram mitigar riscos operacionais e expandir os limites da nossa tecnologia”, afirma Fabio Silvestri, chefe de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da GR3N. “Reconfiguramos nossos sistemas rapidamente, melhorando a eficiência e evitando problemas na cadeia de suprimentos graças à flexibilidade do hardware.”

A flexibilidade e a modularidade do EcoStruxure Automation Expert asseguraram à GR3N escalar sua planta de demonstração e replicar o sucesso em novos locais, ocasionando benefícios como:

• Escalabilidade industrial: reduz o risco de investimento e protege a propriedade intelectual da GR3N como licenciadora de processos;

• Flexibilidade de design: a independência de fornecedores e hardware possibilita o desenvolvimento das melhores soluções sem interrupções na cadeia de suprimentos;

• Diminuição do tempo de engenharia e comercialização: o design modular reduz erros de desenvolvimento em 40%;

• Simplificação de controle: a independência de fornecedores permite um controle flexível, seja distribuído ou centralizado;

• Novas oportunidades: a integração OT/TI proporciona maior eficiência e otimização ao longo da cadeia de valor por meio do uso de análise de dados avançada;

• Redução de custos: espera-se que essa abordagem diminua os custos de engenharia em 30%;

• Atração de novos talentos: o sistema, similar ao utilizado em TI, atrai uma nova geração de profissionais.

Com a demanda global por plásticos projetada para triplicar até 2060, e o volume de plásticos nos oceanos superando o de peixes, atender a essa demanda enquanto se combate a poluição e se avança rumo ao net zero até 2050 exige uma transformação profunda no consumo de materiais.

A parceria entre GR3N e Schneider Electric, iniciada com a assinatura de um Memorando de Entendimento, permitirá que a startup expanda suas operações para novos locais rapidamente. A expectativa é que a solução atinja escala industrial até 2027 com a construção de uma planta capaz de processar 35-40 kt/ano, abrangendo pré-tratamento, despolimerização e repolimerização.

“Todos os anos, são produzidas cerca de 460 milhões de toneladas de plástico, das quais aproximadamente 70% são mal geridas ou enviadas a aterros”, afirma Christophe de Maistre, presidente de Energia & Químicos, Automação Industrial da Schneider Electric.

“Para combater o desperdício de plástico, precisamos de uma integração completa ao longo do ciclo de vida do produto, modularização para otimizar processos e soluções de automação que ofereçam escalabilidade, eliminem silos e possibilitem o uso de análise avançada. O projeto com a GR3N reflete todos esses princípios, promovendo flexibilidade, escalabilidade e eficiência para que a reciclagem de plásticos avance em escala industrial”, acrescenta Maistre.

Sobre a GR3N - A empresa desenvolveu uma abordagem inovadora para a reciclagem de Polietileno Tereftalato (PET), utilizando tecnologia de micro-ondas aplicada à hidrólise alcalina, permitindo a reciclagem sustentável e viável do PET em escala industrial. A empresa faz parte da PETCORE Europe, Chemical Recycling Europe e Accelerating Circularity, e busca liderar a produção global de PET reciclado, promovendo uma verdadeira circularidade na reciclagem de plásticos.

Sobre a Schneider Electric - A empresa é líder global em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base com ampla experiência no mercado, fornecem soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo. O propósito da empresa é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo a energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”. A  missão da empresa é ser o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência.

da redação com informação da RPMA Comunicação

Hennes & Mauritz - H&M

worldfashion • 27/09/24, 10:48

Vamos contar num resumo da história das lojas H&M

Anos 40 e 50

Em 1946, um jovem empreender sueco de 30 anos, Erling Persson, faz uma viagem de carro pelos Estados Unidos da América. É em Nova York, inspirado pelo comércio local, que lhe ocorre uma ideia inovadora para vender roupa de senhora na sua terra natal.

Um ano depois, em 1947, Persson abre uma loja de moda feminina em Västerås, uma pequena cidade portuária no centro da Suécia. Decide chamar-lhe Hennes, que em sueco significa “delas”.

O logotipo dessa loja, que em breve se tornaria famoso, é desenhado por ele próprio, numa primeira versão da marca que apenas incluía o nome Hennes.

Em 1952, Persson abre a primeira loja na capital da Suécia, Estocolmo, e dois anos depois, na inauguração da segunda loja, a popularidade da marca já é visível nas filas que se formam à entrada.

Nesse mesmo ano, a marca Hennes ocupa uma página inteira com um anúncio a cores no jornal diário mais vendido da Suécia, um investimento pioneiro que demonstra a forte crença que a empresa sempre teve nas estratégias de marketing.

A década de 50 termina com mais uma abertura, desta vez de uma loja flagship, num dos cinco arranha-céus emblemáticos localizados em Hötorget, uma zona central de Estocolmo.

Anos 60 e 70

Em 1968, a marca Hennes adquire as lojas de equipamento de caça e pesca Mauritz Widforss, sediadas em Estocolmo. A partir de então, o nome da empresa passa a ser Hennes & Mauritz, cuja abreviatura resultará depois no logo H&M. Mas esta não é a única novidade. Com esta incorporação, a Hennes & Mauritz também passa a comercializar roupa para homem e criança, alargando a oferta a toda a família.

A expansão é rápida: em 1969, a Hennes & Mauritz já tem 42 lojas. No decorrer destas duas décadas, também entra em mercados internacionais, nomeadamente na Noruega, Dinamarca, Reino Unido e Suíça.

Em 1973, a marca começa a vender lingerie, e nesse mesmo ano, Anni-Frid Lyngstad, estrela dos ABBA, converte-se na primeira figura pública a ser fotografada pela empresa sueca, com o intuito de promover a sua nova gama de cosmética.

A expansão da Hennes & Mauritz cresce ao ritmo de 6 lojas novas por ano, sendo que em 1974, a empresa passa a estar listada na Bolsa de Valores de Estocolmo. Neste mesmo ano, obedecendo a uma estratégia de rebranding, as lojas passam a adotar o diminutivo H&M, ainda hoje em uso.

Anos 80 e 90

Na década de 80, o foco da empresa está na expansão internacional. As novas aberturas de lojas incluem mercados muito fortes como o alemão e o holandês.

Muito antes dos termos e-commerce ou loja online existirem, os artigos da H&M começam a chegar às casas das pessoas através da aquisição da Rowells, uma empresa sueca de vendas por correspondência, em 1980.

Na comemoração dos 35 anos da abertura da primeira loja em Västerås, o fundador da H&M, Erling Persson, decide aposentar-se e dar lugar ao seu filho. A empresa apresenta o segundo CEO da sua história: Stefan Persson.

Os anos 90 são uma época de transição no que às estratégias de marketing diz respeito. Os anúncios nos jornais são substituídos pela publicidade em grandes superfícies urbanas, sempre com supermodelos, artistas e atores reconhecidos vestidos com roupa da H&M, o que evidencia a internacionalização da marca.

Modelos como Elle Macpherson, Cindy Crawford, Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Christy Turlington e Linda Evangelista trazem muita atenção mediática às campanhas da H&M.

Em 1998, a marca abre a sua primeira loja online no mercado sueco, e a expansão europeia chega até à capital francesa, Paris.

2000 - 2010

No novo milénio, a H&M abre a sua primeira loja fora da Europa, uma flagship na Quinta Avenida, em Nova York. Em 2003, abre a primeira loja em Lisboa, nos antigos Armazéns Grandella, no Chiado.

Em 2004 surge a primeira colaboração com um designer reconhecido, Karl Lagerfeld, e o sucesso desta coleção, que pretendia tornar a moda e a alta costura acessíveis a qualquer pessoa, foi depois repercutido com outros gigantes como Roberto Cavalli, Alexander Wang ou Stella McCartney.

A expansão continua, desta vez para o oriente, onde a H&M abre as primeiras lojas em Xangai e Hong Kong em 2007. Neste mesmo ano, três décadas após a abertura da primeira loja Hennes, nasce uma nova marca dentro do grupo, a COS. A primeira loja desta marca de alta qualidade é inaugurada em Londres.

Com a aquisição do grupo FaBric Scandinavien AB, o grupo H&M adquire também as marcas de roupa Weekday, Monki e Cheap Monday.

Em 2009, a H&M lança um novo conceito de artigos para a casa, a H&M Home.

Ainda no final desta primeira década do novo milénio, Karl-Johan Persson, neto do fundador da H&M, assume o cargo de CEO, sendo o terceiro membro da família a tomar conta dos destinos do grupo sueco. Karl-Johan vem substituir Rolf Eriksen, que assumiu esse mesmo cargo durante 9 anos.

2010 - Na segunda década do século XXI, a H&M faz uma forte aposta na moda sustentável, lançando a sua primeira coleção feita inteiramente de materiais ecológicos.

Em 2013 esta aposta vai ainda mais longe, quando a marca introduz a nível mundial um sistema de recolha de roupas usadas. Desde o seu começo, mais de 50 000 toneladas de roupa trazida pelos clientes da H&M foi reciclada ou reutilizada.

Neste mesmo ano, o grupo H&M lança mais uma marca: & Other Stories. Uma marca independente, com estúdios de design sediados em Paris e Estocolmo.

Existem 28 lojas da H&M em Portugal, a primeira das quais foi inaugurada em 2003, no edifício histórico Grandella, situado no centro de Lisboa. Para além desta, existe mais uma loja de rua no Funchal, estando as restantes lojas sediadas em centros comerciais. Em dezembro de 2018, o grupo inaugurou a sua mais recente loja em Portugal, situada no Centro Comercial Alameda Shop & Spot, no Porto.

Outra marca que também pertence ao grupo sueco é a COS, que em Portugal tem uma loja situada na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Para além desta presença física, o grupo H&M também disponibiliza uma loja online para cada uma das suas marcas, fazendo entregas em todo o país, à excepção das Ilhas da Madeira e dos Açores.

Em julho de 2019, a H&M criou o seu primeiro festival de música em Portugal. Com o título H&M Loves Music, a marca deu continuidade a uma tendência internacional e apresentou um cartaz composto apenas por músicos portugueses que atuaram durante um dia no Cineteatro Capitólio. Entre os músicos, constaram nomes como Conan Osiris, Blaya e Carlão (ex-Pacman dos Da Weasel). A totalidade da venda dos bilhetes foi doada à World Wild Fund for Nature, nomeadamente para a proteção e conservação do lobo ibérico.

Saída do mercado russo

Juntamente com centenas de outras empresas globais, a H&M anunciou a 2 de março de 2022 o fim das operações de varejo de suas mais de 150 lojas na Rússia, como resultado da invasão russa à Ucrânia.

A H&M citou que “está com todas as pessoas que sofrem” na Ucrânia, bem como “pela segurança de clientes e colegas” na Rússia. Tendo expandido recentemente naquele país, incluindo os formatos Weekday e & Other Stories, a Rússia era o sexto maior mercado da H&M na época, e representou o 4% das vendas do grupo no mundo no quarto trimestre de 2021.

Chegada ao Brasil

No dia 17 de julho de 2023, a empresa anunciou que irá entrar no mercado brasileiro tanto em formato físico quanto digital previsto para iniciar suas operações em 2025. Será no Iguatemi São Paulo  a primeira loja da H&M no Brasil, com o espaço de 1.300 m², será inaugurada no final de 2025

Marketing e comunicação

As campanhas de marketing ficaram famosas nos anos 90, graças à imagem de atores como Geena Davis e Bridget Fonda, artistas como Kylie Minogue, modelos como Gisele Bundchen e Claudia Schiffer. Para a coleção de Outono Inverno 2006 a imagem de H&M foi representada pela cantora Madonna. Com esta estratégia de publicidade, a H&M tornou-se o líder europeu em distribuição têxtil e uma das três maiores companhias do sector têxtil do mundo, junto à americana GAP e à espanhola Inditex.

De facto, a H&M é uma das poucas marcas de roupa desta categoria a realizar anúncios televisivos de publicidade dos seus produtos.

Embora todas as colecções da H&M sejam criadas por designers e compradores próprios da empresa, a marca também ficou conhecida por colaborar com alguns estilistas de renome em colaborações exclusivas e únicas nos últimos anos. A primeira dessas colaborações foi com Karl Lagerfeld, um dos mais emblemáticos diretores criativos da Chanel. O objetivo destas colaborações, segundo a empresa, é tornar a moda de alta costura acessível ao público em geral, uma vez que estas coleções têm preços muito mais baixos do que os praticados pelas próprias marcas ou estilistas convidados.

Estas são as colaborações com estilistas mais importantes que a H&M realizou nos últimos anos:

2004: H&M e Karl Lagerfeld

2005: H&M e Stella McCartney

2006: H&M e Viktor & Rolf

2007: H&M e Roberto Cavalli

2008: H&M e Comme des Garçons

2009: H&M e Matthew Williamson

2009: H&M e Jimmy Choo

2010: H&M e Sonial Rykiel

2010: H&M e Lanvin

2011: H&M e Versace

2012: H&M e Marni

2013: H&M e Maison Martin Margiela

2013: H&M e Isabel Marant

2014: H&M e Alexander Wang

2015: H&M e Balmain

2016: H&M e Kenzo

2017: H&M e Erdem

2018: H&M e Moschino

2019: H&M e Giambattista Valli

2019: H&M e Johanna Ortiz

Paralelas a estas coleções com estilistas, a H&M também faz parcerias com figuras públicas mundiais na criação de coleções que incluem a assinatura das mesmas. Foi o caso da cantora de música pop Madonna, em 2007, ou do jogador de futebol internacional David Beckham, em diferentes anos. Justin Bieber, The Weeknd, Kylie Minogue e Lana Del Rey são outras figuras mediáticas que também participaram neste tipo de coleções cápsula.

A nível de Marketing, a empresa também tem apostado na vertente musical mais em contacto com o público jovem. Sobre o mote H&M Loves Music, a marca tem marcado presença em vários eventos e festivais internacionais, sendo o mais conhecido dos quais o festival de música Coachella, nos Estados Unidos da América, com o qual a empresa chegou inclusivamente a criar coleções de roupa festivaleira. Em Portugal, a marca também marcou presença no festival de música Meo Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, na edição de 2018, sendo que em 2019, criou pela primeira vez o seu próprio festival de música, que ocorreu no Cineteatro Capitólio, em Lisboa.

O Grupo H&M opera atualmente cerca de 5.000 pontos de venda em 78 mercados em todo o mundo. A marca abriu a primeira loja na América Latina em 2012, no México.

da redação com a informação da FSB Comunicação (Iguatemi São Paulo) e fonte da história: Wikipédia

VITRINES de LED

worldfashion • 26/09/24, 10:49

As novas ferramentas, os dispositivos de LED são versáteis e não só exibem produtos, mas também criam histórias visuais que capturam a atenção dos clientes.

A colaboração entre Louis Vuitton e Nike é um exemplo claro dessa transformação, onde a tecnologia de motion 3D e painéis de LED em Nova Iorque criaram uma vitrine impressionante que viralizou nas redes sociais, demonstrando o poder dos painéis de LED em criar experiências memoráveis e impactantes.

A loja da Louis Vuitton no aeroporto de Beijing também exemplifica como essa tecnologia pode ultrapassar a definição de um simples ponto de venda e redefinir a experiência de compra. “Com uma fachada revestida de painéis, a loja exibe jogos de luzes dinâmicas e a icônica padronagem de logo da marca, reforçando a identidade da marca”, diz o Danniel Xavier CEO da LED Expert *. Além das vitrines, os painéis de LED são eficazes em diversos contextos, como fachadas, quiosques, entre outros.

Segundo o especialista, Danniel Xavier CEO da LED Expert*, a adoção dessa tecnologia no PDV aumenta significativamente a visibilidade das campanhas e o engajamento dos clientes. Um estudo intitulado ‘Insider OOH’ mostra que 81% das pessoas admitem que gostam de ver anúncios de mídia exterior/OOH em formatos digitais.

Além disso, há muitas outras vantagens práticas, como economia de energia de até 60% e uma vida útil de até 100 mil horas, reduzindo significativamente a necessidade de manutenção, o conforto visual com luz indireta e espalhada, sem contar que são ecologicamente corretos e não emitem calor, atraindo menos insetos indesejáveis.

Os anúncios podem ser controlados remotamente, permitindo atualizações rápidas e personalizadas em tempo real. Isso oferece uma flexibilidade significativa para os varejistas adaptarem suas mensagens às necessidades específicas do público-alvo e às condições do mercado. Com essa tecnologia, é possível ajustar conteúdos promocionais de acordo com diferentes horários do dia, eventos locais e até mesmo tendências sazonais, aumentando a eficácia das campanhas publicitárias e potencializando as vendas. “Por exemplo, um varejista pode destacar promoções matinais para atrair compradores logo no início do dia e, em seguida, mudar o foco para ofertas de fim de tarde ou noturnas”, explica Danniel.

Mercado de Displays de LED

Os números comprovam a força desse setor. Conforme o relatório da Grande Vista Pesquisa, este mercado é avaliado em US$14 bilhões (2022). Só no Brasil, os investimentos em mídia digital alcançaram R$3,4 bilhões nos primeiros três meses de 2022, conforme o mais recente painel Cenp-Meios.

O tamanho do mercado global de displays de LED valia US$15,3 bilhões em 2022 e está previsto crescer para US$23,3 bilhões até 2030, com um CAGR de 7,5% entre 2023 e 2030, de acordo com um novo relatório da Zion Market Research.

* A LED Expert, é a startup mineira de paineis de LED, a digitalização do PDV coloca os painéis de LED na vanguarda das estratégias de marketing. Esses dispositivos abrem novas possibilidades para criatividade e inovação no ambiente de vendas, sendo ferramentas visuais atraentes e versáteis, permitindo que as marcas personalizem suas mensagens e interajam de maneira mais eficaz com os consumidores.

da redação com informações da Engenharia de Comunicação

ARTIGO - É urgente mobilização nacional para vencer o crime organizado

worldfashion • 25/09/24, 14:46

Por Fernando Valente Pimentel*


Sua expansão corrói a confiança nas instituições, cria um ambiente de medo e incerteza entre os cidadãos e impõe custos adicionais aos negócios, desestimulando investimentos e prejudicando o crescimento. Além disso, o clima de insegurança incentiva a emigração de profissionais qualificados, privando o País do capital humano essencial para seu progresso.

O crime organizado tem demonstrado capacidade preocupante de penetrar em diversas atividades lícitas, corrompendo setores-chave da economia e da administração pública. Recentemente, surgiram suspeitas que ligam quadrilhas aos incêndios no interior de São Paulo, evidenciando a amplitude e a ousadia de sua atuação. Diante desse cenário, é imperativo que a sociedade mobilize-se para exigir dos poderes constituídos uma ação coordenada e eficaz contra essa ameaça crescente.

A complexidade e a escala do problema exigem uma resposta que vai além das ações isoladas das forças de segurança. É fundamental mobilização ampla da sociedade civil para promover a conscientização sobre a gravidade da situação e seus impactos de longo prazo, exercer legítima pressão sobre os políticos, as autoridades competentes e os Três Poderes e incentivar a colaboração cidadã com o Estado. Também é crucial apoiar iniciativas que ofereçam alternativas à marginalidade, especialmente para jovens em áreas vulneráveis, e demandar maior transparência nas ações governamentais e prestação de contas sobre os resultados obtidos no combate às facções.

Para enfrentar efetivamente o problema, é necessário que os Três Poderes atuem de maneira coordenada e determinada. O Executivo deve implementar políticas de segurança pública inteligentes, baseadas em evidências e com foco na prevenção e na repressão qualificada. O Legislativo precisa atualizar o arcabouço legal para facilitar as sanções, fechando brechas que favoreçam sentenças brandas em relação à gravidade de certos crimes e até a libertação precoce de bandidos perigosos. O Judiciário deve garantir a celeridade e a eficácia na aplicação da lei, evitando a sensação de impunidade que alimenta o ciclo criminoso.

O futuro do Brasil está intrinsecamente ligado à sua capacidade de enfrentar e superar a ameaça do crime organizado. Este desafio requer mobilização sem precedentes da sociedade, unindo cidadãos, instituições e poderes constituídos em uma frente comum. Somente por meio de um esforço coletivo e persistente será possível reverter o quadro atual e construir um país mais seguro, justo e próspero para as gerações futuras.

A hora de agir é agora. Cada cidadão tem um papel crucial nessa luta, seja pelo engajamento cívico, da cobrança às autoridades ou da promoção de valores éticos em sua comunidade. O Brasil tem os recursos, o talento e a determinação necessários para vencer essa batalha. É preciso, contudo, que essa vontade converta-se em ação concreta e sustentada.

Vencer o grave problema depende da capacidade dos cidadãos de se unirem e se mobilizarem contra a ameaça do crime organizado, exigindo e apoiando medidas efetivas para sua contenção e erradicação. Somente assim poderemos assegurar um futuro de prosperidade, segurança e desenvolvimento para todos os brasileiros.

*Fernando Valente Pimentel é diretor-superintendente e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Istituto Europeo di Design (IED)

worldfashion • 24/09/24, 14:44

O IED é um grupo internacional com 11 campi divididos entre Itália, Espanha e Brasil, sendo considerada uma escola inclusiva e transdisciplinar que utiliza o Design como uma linguagem universal para a mudança.

Com quase 60 anos de história e inaugurado no Brasil em 2005 em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2014, O IED ocupa a posição de melhor faculdade de Design e a única integralmente dedicada ao assunto no país. Os cursos oferecidos são de Graduação, Extensão e Pós-graduação, além de oficinas e cursos livres.

Ao todo, o IED conta com 300 cursos de Pós-graduação, mais de 10 mil estudantes ao ano, três mil docentes em suas sedes e mais de 100 títulos de cursos de Graduação, em que cerca de 100 mil ex-alunos em 100 nacionalidades diferentes ao todo já passaram pela instituição.

OPEN DAY

Open Day são experiências imersivas com oficinas e visitas guiadas fazem parte da programação do evento focado em estudantes do Ensino Médio

Durante o Open Day, o estudante inscrito participa de oficinas e visitas guiadas aos laboratórios e estúdios, além de explorar as tendências do mercado de trabalho nas áreas criativas.

“O Open Day é uma excelente chance para quem deseja entender nosso estilo de ensino e se aprofundar no mundo criativo do IED antes de tomar uma decisão sobre o futuro acadêmico”, afirma Gianfranco Pisaneschi, Diretor do IED Brasil.

As oficinas são realizadas ao longo da tarde e contam com vagas limitadas.

•Oficina de Serigrafia: Transforme Arte em Impressões

Data: 02/10 | Horário: 15h - 16h30

Guiado pelo professor Eduardo Yamamoto, o estudante aprende a técnica de serigrafia e cria uma peça única e personalizada.

•Oficina Flip Book: Dê Vida aos Seus Desenhos

Data: 02/10 | Horário: 15h - 16h30

O professor Daniel Grizante ajuda a transformar os desenhos dos alunos em uma animação original, criando seu próprio flip book.

•Oficina de Produção de Moda e Fotografia: Crie e Registre seu Estilo

Data: 02/10 | Horário: 15h - 16h30

A professora Yael Amazonas ensina a criar looks estilizados e registre-os em um estúdio fotográfico profissional.

•Manualidades Têxteis: Experimentação em Shibori 3D e Smocking

Data: 02/10 | Horário: 15h - 16h30

Experiência para explorar técnicas têxteis inovadoras com alunos de Design de Moda do IED e criar texturas e formas únicas com Shibori 3D e Smocking.

•Receitas de Futuros: Criação de Biomateriais

Data: 02/10 | Horário: 15:00 - 16:30

Sob a orientação da professora Amanda Monteiro, o participante descobre como criar bioplásticos e biocerâmicas usando cascas de frutas e ovos.

•Oficina do Amanhã: Hoje é 2124!

Data: 02/10 | Horário: 15h - 16h30

A ideia aqui é projetar o futuro com a professora Natalie Davantel e criar cenários e objetos inovadores usando ferramentas modernas.

SERVIÇO

Data: 02 de outubro

Horário: A partir das 14h

Local: IED - Rua Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP

Inscrições gratuitas: https://ied.edu.br/alunos/openday

da redação com informações da  Patricia Buarque &Conexões

IGUATEMI TALKS FASHION

worldfashion • 20/09/24, 15:58

Na conferência entre os nomes internacionais já confirmados o destaque será Beka Gvishiani, fundador e editor por trás do perfil do instagram @STYLENOTCOM. Beka tem 33 anos e começou a sua carreira aos 22 anos como diretor geral da marca “Anouki”. Após cinco anos na marca, em 2018, Beka lançou a agência criativa “Arial Bold”, com o intuito de ajudar as marcas de moda locais e internacionais a desenvolver os seus conteúdos, os shootings, os desfiles e, por fim, os seus e-commerces. Em abril de 2021, Beka foi anunciado como um membro da lista Forbes “30 under 30” no estado da Geórgia, Estados Unidos.

Em setembro de 2021, Beka lançou a página do Instagram @STYLENOTCOM, com inspiração no STYLE.COM e por sua obsessão por notícias de moda e da indústria em geral. Além disso, o azul da página é inspirado na loja conceito parisiense “Colette”, fechada em 2017. Suas postagens refletem não apenas o que é contemporâneo agora, mas também as tendências históricas que moldaram a moda e a cultura.

A @STYLENOTCOM ficou popular rapidamente e se transformou em uma importante fonte para pesquisas e informações de moda, sendo seguida e reconhecida por múltiplas personalidades influentes da indústria.

Beka se transformou em membro de diversos júris de premiação de moda no decorrer dos últimos anos como, por exemplo, o Prêmio Adam; Hyères; Fashion Trust Arabia; Camera Moda Fashion Trust e o Loro Piano Knit Design Awards. Em 2023, foi nomeado como novo membro da lista BOF 500.

EDIÇÃO 2024 do IGUATEMI TALKS FASHION

O evento é de propriedade do Iguatemi, e chega à 8ª edição em 2024 com um legado importante por sua contribuição à moda, a missão de levar conhecimento, revelar novos talentos, criar experiências sempre inovando em uma indústria em plena transformação. A curadoria afiada do line-up, marca registrada, desde sua primeira edição, reúne convidados estrelados, referência em suas carreiras e enfatizam a notoriedade do evento como “uma antena” do que é interessante e importante conhecer no presente, mas sempre olhando para o futuro.

Ao longo dos anos, nomes como Anitta - na edição de estreia em 2016, Virgil Abloh (2017), Eva Chen e Noonoouri (2018) refletem a visão do “Talks” em antecipar potenciais talentos, com uma curadoria vanguarda combinada a nomes consagrados como Amy Parris, Christian Louboutin, Dana Thomas, Dapper Dan, Ermenegildo Zegna, Gwyneth Paltrow, Karla Welch, Lauren Santo Domingo, Li Edelkoort, Marco Bizarri, Peter Marino, Remo Riffini e Robert L. Triefus confirmam a autoridade aliada ao novo, da Iguatemi.

Depois do sucesso da última edição, a conferência deste ano será novamente realizada presencialmente, com vagas limitadas para participação nos workshops. No entanto, para atender aos públicos de várias outras partes do mundo, a transmissão das plenárias será mantida também, via online. Mais de 6.000 pessoas participaram de nossa conferência presencial em 2023, para acompanhar os dois dias de conteúdo apresentado pelos mais de 50 palestrantes e mais de 20.000 pessoas se inscreveram em nossa conferência digital em 2021.

SOBRE

O JK Iguatemi - É um shopping que reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Faz parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer o mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor.

da redação com informações da Index – Estratégias de Comunicação (Foto do Beka Gvishiani-crédito de  Guram Kapanadze)