David Lee estreiou na 45ª edição da Casa de Criadores

worldfashion • 05/07/19, 14:56

dlee_v20_004dlee_v20_022Entre as marcas estreantes desta edição, com certeza David Lee, promissor e jovem estilista cearense, com passagens recentes pelo International Fashion Showcase, programa de mentoria promovido pela British Fashion Council, em Londres, e Dragão Fashion Brasil, realizado em Fortaleza em maio, é um brilhante construtor da moda masculina. Uma das principais características de seus trabalhos é o crochê, que está presente de maneira marcante em suas criações e é uma referência a sua cultura de origem e também é um diferencial no universo masculino, que compõem as suas peças.

dlee_v20_008dlee_v20_014David Lee desfilou a coleção “Um Lugar Seguro”, que explora sensações de conforto e hospitalidade, associadas a elementos de proteção e segurança, como a intimidade do ambiente do quarto, suas texturas e imagens, que são incorporadas a partir do imaginário deste ambiente receptivo. As sensações de proteção e segurança provêm da estética poderosa dos uniformes utilizados em serviços públicos, com seu universo de cores vivas empregadas na sinalização urbana.

dlee_v20_0161David Lee utilizou o fio Charme, que faz parte do mix de produtos da Círculo S/A, a maior fabricante de fios para dlee_v20_0361trabalhos manuais da América Latina, e é parceira do estilista, que apresentou no crochê as cores vibrantes que foram executados com uma rica variedade de pontos. Na cartela de cores entram preto, caramelo, branco, amarelo, vermelho, laranja e azul celeste misturados a listras em tonalidades da camisaria clássica masculina. A dualidade entre força e delicadeza, entre o que é íntimo e público, atravessa e sustenta a coleção. A silhueta é utilitária, potencializada por pontos de cores e modelagens, em sua maioria de linhas retas, a partir da mistura de técnicas contrastantes como o crochê e a alfaiataria. Foram usados tecidos em algodão, malha circular e sarja, com aplicações e detalhes que reforçam o aspecto de urbanidade, como cadarços resistentes e etiquetas de borracha.

da redação com informações da Oficina das Palavras  fotos: divulgação de Marcelo Soubhia/Fotosite

DELRIO licenciada da BETTER COTTON INITIATIVE

worldfashion • 04/07/19, 12:00

lcmdelrio-delrioecoRespeitando a sustentabilidade e a saúde de seus consumidores a DelRio, prioriza matéria prima certificada, sediada no Ceará, é uma empresa especializada em lingerie que une conforto, tecnologia, qualidade e design exclusivo – contemplando todos os estilos para a moda íntima feminina, masculina, infantil e bebê – e está entre as três primeiras empresas do segmento no Brasil.

lcmdelriologoalgodaoPrezando sempre pela saúde e bem-estar do consumidor, sempre optou por utilizar apenas matéria-prima de excelente qualidade, entre elas o algodão, que é uma delícia no corpo, promovendo muito conforto pela maciez e frescor, com alta capacidade de absorção. E como se não bastasse, esse algodão é sustentável, licenciado pela BCI, sem tingimentos agressivos ao meio ambiente.

lcmdelrioalgodaobci-01-427x640lcmdelriobaby-algodaobci-01-640x640As peças confeccionadas com algodão são absolutamente adequadas para o dia a dia agitado de todos, tanto em lingeries comuns como naquelas de atributos, com reforços extras e compressão.

lcmdelriobaby-algodaobci-05-468x640lcmdelriobaby-algodaobci-04-487x640Para as crianças e bebês esse material é fundamental, uma vez que evita alergias e tem um contato mais do que agradável, um verdadeiro carinho para a pele delicada e suave dos pequenos.

lcmrioman-algodaobci-01-640x640A Better Cotton Initiative é uma organização sem fins lucrativos com sede em Genebra na Suíça, que atua para melhorar a produção mundial do algodão, promovendo o crescimento e a sustentabilidade por meio da conscientização sócio ambiental. O projeto é endossado pela ABRAPA – Associação Brasileira de Produtores de Algodão – e realiza ações nos três pilares fundamentais da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

lcmdelrioalgodaobci-04-551x640Há 50 anos de história,  a DelRio possui uma fábrica em Maracanaú no Ceará e 20 unidades fabris, todas localizadas no estado, e se consagra como uma das três maiores produtoras de lingerie brasileiras. Defende a sustentabilidade como uma visão de futuro melhor e necessária para o desenvolvimento humano. Com intuito de reduzir o impacto ambiental, opta por alternativas ecológicas em seus processos, presentes desde a geração de energia pela queima da casca da castanha, ao uso do algodão mais sustentável, licenciado pela BCI (Better Cotton Initiative), ou de tecidos que evitam o tingimento padrão, reduzindo o consumo e poluição da água.

da redação com informações da LILICA CESAR DE MATTOS - ASSESSORIA DE IMPRENSA   fotos: divulgação

MELISSA & SALINAS

worldfashion • 03/07/19, 15:57

A nova collab de Melissa e da carioca Salinas chega aos Clubes Melissa com quatro opções de produtos para mais uma temporada de looks versáteis e descontraídos. A coleção traz duas opções rasteiras, uma flatform e uma clutch perfeita para diversas ocasiões. Da praia à festa, os looks ficarão ainda mais bonitos com qualquer lançamento dessa parceria que já dura 7 anos.

364015_890752_melissa_fash_sandal_web_364015_890756_flash_sandal_preta_web_1FLASH + SALINAS

A textura de cordas da consagrada collab com Salinas aparece em uma versão maxi com ainda mais bossa praiana. A Melissa Flash Sandal é indispensável para as produções das altas temperaturas, conferindo um toque descolado com suas linhas minimalistas e autênticas.

R$ 119,90

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Versátil, trendy e ótima para um ar cool no outfit. A Melissa Clucth + Salinas vem com a superfície tramada no ritmo autêntico da Collab em uma proposta com duas formas de uso: com alça, ou sem.

R$ 179,90

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Seguindo a fórmula de sucesso da Collab com a marca brasileira de beachwear Salinas, a Melissa Cosmic II + Salinas surge em nova proposta. No foco, os tramados aparecem em versões maxi garantindo um ar ainda mais trendy & autêntico ao modelo.

R$ 129,90

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Da collab já conhecida com a carioca Salinas nasce a Melissa Dance, uma flatform com DNA hype recheada de detalhes que marcam a essência descolada da parceria. A textura de cordas aparece em uma estrutura de linhas sinuosas enquanto a palmilha com recorte bicolor dita o ritmo urbano e versátil.

179,90

da redação    com informações da Multifato Comunicação     imagens; divulgação

CASA DE CRIADORES 45ª EDIÇÃO

worldfashion • 02/07/19, 16:48

rdog_v19_048-1-640x427De amanhã 03 a 06 e no dia 08 de julho a Casa de Criadores promete muitas novidades. O line up começa com a Ahlma, que abre o primeiro dia de desfiles, com styling de Dudu Bertholini. Para esta temporada, a Casa de Criadores recebe também o Brechó Replay, os veteranos Isaac Silva e Rober Dognani, além das marcas estreantes: Estamparia Social, Silvério, Reptilia, Re-roupa, BOLDSTRAP, CISÔ, DAVID LEE, ESTILERAS, VIVÃO e o PROJETO LAB (BISPO DOS ANJOS, JAL VIEIRA, RAINHA NAGÔ e KOIA).

david-lee-collection-photographer-thais-mesquita-2-640x427Confira abaixo o line-up

03 de julho (quarta-feira)

Sala de desfile: 20h30

Ahlma

Cisô

Diego Gama

D-AURA

Igor Dadona para Blaze Supply

Brechó Replay

04 de julho (quinta-feira)

Sala de desfile: 20h30

Renata Buzzo

David Lee

Martins

Reptilia

Jorge Feitosa

Weider Silveiro

05 de julho (sexta-feira)

Sala de desfile: 20h30

Notequal

Re-roupa

Diego Fávaro

Rocio Canvas

Boldstrap

Rober Dognani

06 de julho (sábado)

Escadaria 16h:

POTE

Sala de Desfile: 18h

Projeto Lab - Bispo dos Anjos | Jal Vieira |Rainha Nagô | KOIA

Vivão

Estileras

Rafael Caetano

08 de julho (segunda-feira)

Sala de desfile: 20h30

Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores

Fernando Cozendey

Heloisa Faria

Silvério

Alex Kazuo

Isaac Silva

Ken-gá

Escadaria: 20h30

Vicente Perrotta

_mg_7176-cc2a6pia-640x423O evento conta também com o 1º DESAFIO SOU DE ALGODÃO, concurso que incentiva estudantes de moda de todo o Brasil a exibirem suas criações em mini-desfiles, em que o vencedor fará parte da line-up da 46ª edição do evento, em novembro de 2019, em parceria com o movimento Sou de Algodão.

Os seis finalistas, com seleção feita em abril, levarão para as passarelas suas coleções completas de 10 looks, sendo na abertura de cada desfile exibido vídeos curtos que contarão a inspiração e a identidade de cada jovem estilista. A premiação será realizada no último dia do evento, em cerimônia que premiará os três primeiros colocados, e contará com renomados especialistas da moda para julgar os trabalhos.

milton-garbugio-ampa-22-copiaPara Milton Garbugio, presidente da Abrapa - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, é gratificante fechar a semana de moda com o primeiro ciclo de inspiração e orientação voltado ao público que estará no mercado, daqui a pouco, construindo a moda deste país.

“Estamos muito animados em estimular a criatividade dos estudantes e sermos uma ponte para o ingresso destes ao evento. O vencedor será um dos estilistas a apresentar sua coleção na próxima edição, e estamos ansiosos para saber quem será o novo talento da moda. Agradecemos a todos que nos apoiaram nesta jornada”.

O movimento segue em constante crescimento e no fortalecimento da presença do algodão para a indústria da moda e seus consumidores, em que Milton ressalta que “a terceira participação neste importante evento traz para a moda autoral brasileira uma fibra com tantos significados para a economia do país e para a expressão do design”.

De acordo com a Abrapa, o Brasil é o 4º maior produtor de algodão e o 2º maior exportador da fibra nesta safra, sendo 80% da produção certificada em sustentabilidade pelo programa ABR – Algodão Brasileiro Responsável – e 70% licenciada pela BCI – Better Cotton Initiative, chancela internacional que atesta o algodão produzido de forma responsável, utilizada por diversas marcas de varejo de moda internacional e nacional.

Os finalistas serão seis estudantes de faculdades de moda de todo o Brasil, escolhidos entre mais de 400 inscritos. Esses jovens talentos terão a oportunidade de desfilar para um corpo de jurados, composto por renomados profissionais da área, que escolherá o vencedor.terão como apoiadores de seus desfiles tecelagens parceiras do Sou de Algodão e para os três primeiros colocados, além do prêmio de R$ 30 mil ao vencedor, serão oferecidos metros de tecidos e horas de orientação e mentoria por meio dos apoiadores do Movimento.

finalistas-flavia-pommianosky-andre-hidalgo-4-640x480Finalistas

•Dario Mittmann – UEM/PR

•Assumpta (Denis Mathias, Eduardo Augusto e Gabriela Camazzola) – Santa Marcelina/SP

•Era Brand (Alan da Silva Dantas, Lays Santos e Patrick Langkammer) – UVA/RJ

•Fellipe Campos e Fernando Carvalho – Santa Marcelina/SP

•Mateus Cardoso – Santa Marcelina/SP

•Rodrigo Evangelista – IED/SP

Tecelagens parceiras: Canatiba | Cedro Têxtil | Jolitex | Paranatex | Santista Jeanswear | Urbano Têxtil

Apoiadores do Movimento:  Abrapa | Abvtex | Casa de Criadores | Etiqueta Certa | Ernna Cost | Fashion Innovation Bureau | Fashion Innovation Bureau | Leandro Pires Consultoria

Sendo o maior patrocinador desta edição da Casa dos Criadores, o Sou de Algodão contará com programação cultural durante todos os dias como oficinas, talks e exposição. As oficinas serão realizadas em parceria com a Re-roupa, reconhecido laboratório de produção de roupas e ideias que preza pelo ambiente criativo e criação de cultura visando intervir na lógica do sistema produtivo da moda, com o objetivo de promover a reflexão sobre o ciclo de vida da roupa e a criação de novos significados para a peça ou retalho em desuso.

As oficinas também contarão com o apoio de grandes marcas: Cataguases, Farm, G. Vallone, HC Brasil, Vicunha e Zune. Serão 40 vagas abertas, por dia, e os participantes poderão levar para a casa a peça que confeccionarem. Já os talks serão temáticos e interativos, com 80 vagas por dia. As inscrições podem ser feitas a partir deste link: bit.ly/soudealgodao

Sou de AlgodãoE ainda, como reconhecimento aos ricos trabalhos dos semifinalistas do 1º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, será realizada exposição no átrio da Praça das Artes, com os looks de 19 estudantes selecionados, aberto ao público durante os dias do evento à partir das 16h.

Confira aqui a agenda da programação das ações e ativações do Sou de Algodão, durante o evento.

Serviço:

- exposições: dias 03, 04, 05, 06 e 08 de julho, das 16h às 20h (aberta em todo o período do evento)

- oficinas: dias 03, 04, 05, 06 e 08 de julho, das 16h30 às 18h30

- talks: dias 03, 04, 05, 06 e 08 de julho, das 18h30 às 19h30

- desfile Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores: 08 de julho, 20h.

Sou de Algodão - É um movimento criado para incentivar o uso da fibra natural na moda e na indústria têxtil, que tem como propósito unir a cadeia do algodão, em torno da sustentabilidade e da atuação responsável de todos os agentes.

A 45º edição da Casa de Criadores acontece na Praça da Artes, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura. O secretário Alê Youssef está otimista com o evento e complementa afirmando que “a Casa de Criadores mantém-se há mais de duas décadas como um celeiro de novos estilistas e artistas da moda. A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apoia esta iniciativa e incorpora o evento ao Agendão, calendário cultural integrado do programa São Paulo Capital da Cultura.”

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Há mais de duas décadas lançando grandes nomes da moda no Brasil, a Casa de Criadores chega à sua 45ª edição como hub da  nova moda brasileira.

vicunha-kingpins-4A parceira da Vicunha - maior produtora mundial de índigos e brins – com o evento é de longa data, e a empresa fortalece sua conexão com o universo criativo da moda, tecnologia e sustentabilidade por meio do apoio a 24 talentos criativos nesta temporada. A atual edição do evento conta com estreias promissoras como Vivão Project, Igor Dadona para Blaze Supply, Rainha Amagô e Boldstrapp, que também recebem o suporte da gigante têxtil em seu début na casa.

Entre os artigos Vicunha presentes, o Tech Rippel segue como o grande highlight da semana de moda, por seu acabamento em coating que confere visual esportivo, tecnológico e moderno aos looks. Sarjas com toque de elegância, como Kidman, que traz visual refinado e brilho especial, e Vic Max, com aspecto diferenciado e nobre proporcionado pelo acabamento special touch, também figuram entre as apostas dos estilistas para a temporada. No denim, o destaque fica por conta da linha Athletic, composta por artigos que trazem o visual de denim por fora e o toque e o conforto do moletom por dentro; além do índigo 100% algodão Iago Royal, com diagonal bem marcada e visual authentic, ideal para interpretar looks mais vintage.

da redação  com informações: da Agencia Lema (Casa de Criadores e Sou de Algodão). da PressPass (Vicunha)     fotos: divulgação

SELO SPFW AMA

worldfashion • 26/06/19, 03:04

363338_888674_2019_inmod_spfw_spfwday_fotos_spfwama_12_web_O selo ‘SPFW Ama’ foi criado e aplicado em 2017, a partir do convênio Contextualizar na Moda III, firmado entre o Sebrae e o IN-MOD Instituto Nacional de Moda e Design que reconhece criações de micro e pequenas marcas de moda e design brasileiras que se destacam pela identidade, originalidade, design, qualidade e inovação na proposta criativa e desenvolvimento de materiais. Desde o seu lançamento cerca de 30 produtos foram reconhecidos nos estados do Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

O anúncio das empresas selecionadas é feito durante o SPFW Day, evento voltado para micro e pequenas empresas de moda e design e integra uma série de ações com foco no desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo. A ideia é gerar reflexão sobre a produção local das marcas e criar visibilidade para as potências de cada região.

Este ano, no planejamento do projeto, o selo ‘SPFW Ama’ escolheu as cidades de Teresina (PI), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).

Em Minas, as marcas selecionadas e que receberam o selo AMA foram: Carlos Penna, CerraDouro, DIWO, NOTEQUAL, Nuu Shoes,  Plural, Rita Cassini, Ronaldo Silvestre, Ronaldo Silvestre e   Virgilio Couture. No Piauí, as marcas selecionadas foram: Deura, Georgina Nogueira, Mahiara Brandão, Marinna Dias e ZokaBizoka.

As marcas eleitas podem identificar as criações escolhidas com o selo SPFW AMA em suas lojas e plataformas de comunicação gerando mais visibilidade e direcionando o olhar do consumidor para peças reconhecidas por curadores especialistas

“O contato direto com pesquisas de tendências de mercado e experiências de estilistas e marcas de alto valor agregado são ativos que sempre colaboram no aprimoramento da gestão de negócios”, comenta Graça Cabral, consultora do Instituto Nacional de Moda e Design.

363338_888672_2019_inmod_spfw_spfwday_fotos_spfwama_07_web_Conheça as criações selecionadas de Minas Gerais

Carlos Penna – Colar com argolas intercambiáveis

Design contemporâneo que surpreende pela estética, qualidade e uso inusitado de materiais do cotidiano, traduzido em peças com movimento e articulação que diversificam o olhar e possibilitam sua transformação contínua.

CerraDouro – pingente de lírio com banho de cobre

Design artesanal com Identidade reforçam o DNA sustentável da marca e seu propósito de mostrar a importância do cerrado mineiro traduzido em peças únicas que refletem a beleza e a exuberância da natureza local.

DIWO – bolsa de couro com alças intercambiáveis de corda náutica

O equilíbrio entre estética e processo de desenvolvimento garantem a identidade e qualidade do produto resultante da mistura inteligente de materiais – couro, tecido tecnológico esportivo e corda náutica, criando uma imagem fresca, contemporânea, leve e versátil, em sintonia com a proposta colaborativa da marca.

NOTEQUAL – macacão

363350_888713_2019_inmod_spfw_spfwday_fotos_spfwama_teresina_04_web_Design autoral e atemporal, com modelagem versátil e instigante desenvolvida a partir de pesquisa ergonômica, em que o corpo dá forma à peça, provocando novas descobertas de uso inspiradas na ideia de dobraduras.

Nuu Shoes  - flat mule

Design autoral que privilegia o conforto aliado à estética, traduzido em propostas e colaborações inovadoras e contemporâneas.

Plural - conjunto em malha de lã

Qualidade, conforto e praticidade refletidos na escolha criteriosa de materiais e no design minimalista e atemporal.

Rita Cassini - blusa quimono

Design atemporal de produção limitada, com destaque para a qualidade de modelagem e acabamento, traduzido em releituras assinadas de alfaiataria contemporânea

Ronaldo Silvestre - conjunto de saia e jaqueta

Peças únicas criadas a partir do reaproveitamento de tecidos da indústria têxtil, que materializam conceitos das chamadas novas economias - criativa, afetiva, circular, colaborativa -, ressignificando a moda como espaço de desenvolvimento social e design consciente.

Virgilio Couture - blusa em patchwork

363338_888675_2019_inmod_spfw_spfwday_fotos_spfwama_13_web_Composição original em mix de materiais que reúne elementos de moda festa com signos do streetwear e estampas exclusivas do universo das tatuagens

Conheça os produtos selecionados de Piauí

Deura – flatform com mix de técnicas artesanais

Carro chefe da marca, as rasteiras e as flatforms com cabedais e fachetes artesanais mostram originalidade a partir de códigos da diversidade brasileira, destacando elementos exuberantes e técnicas artesanais como crochês, macramês, passamanarias, cordões, miçangas, elementos e texturas rusticas, que criam peças jovens e contemporâneas de estética camp.

Georgina Nogueira – saia de renda de bilro

A partir de conceitos de economia afetiva, a marca resgata o valor dos saberes e fazeres tradicionais, estabelecendo um compromisso com a comunidade de rendeiras locais num processo de slow fashion.

Mahiara Brandão – colar em prata

Com design autoral e alta qualidade técnica, a marca desenvolve uma joalheria emocional em peças que contam histórias com identidade local e apelo global. A peça selecionada foi inspirada no rei do baião, Luiz Gonzaga, reproduzindo os desenhos dos gibões nordestinos.

Marinna Dias – vestido com estampa pintada à mão

Moda atemporal de qualidade traduzida em estampas exclusivas pintadas à mão assinadas pela avó da estilista, agregando valor à marca em peças únicas e numeradas.

ZokaBizoka – body com alças de macramê

Uma peça clássica com pequenos diferenciais que agregam estilo e praticidade para uma mulher contemporânea, valorizando o trabalho artesanal e preservando o DNA da marca.

da redação do WORLD FASHION     com informações da MktMix Assessoria de Comunicação    fotos: divulgação

ASICS e Reigning Champ

worldfashion • 18/06/19, 02:57

A Reigning Champ, marca Canadense famosa por desenhar e produzir roupas esportivas premium, se junta à ASICS para o lançamento de uma coleção exclusiva.

rc_asics_lookbook_3O conceito da collab é agregar toda a tecnologia japonesa de performance ASICS ao trabalho meticuloso da Reigning Champ, tendo peças que ofereçam desempenho esportivo e estilo que pode ser incorporado aos looks do dia-a-dia.

rc_4138_phantom_back_6772-1Lançada no mundo todo, a collab é inspirada em quatro cidades - Kyoto, Vancouver, Paris e Tóquio. Sendo duas trabalhadas no ano de 2019 e duas no ano de 2020. A cidade japonesa de Kyoto, é o foco da primeira linha e o lançamento inaugural oferece uma coleção cuidadosamente planejada, projetada com propósito e totalmente inspirada na tradição da cidade e no artesanato local.

rc_1168_feather_grey_heather_front_6754-1A coleção conta com 11 peças de vestuário, incluindo meias, bermuda, calças, três modelos de camisetas e duas jaquetas, com preços de R$ 19,90 a R$ 499,90. Como complemento da coleção, o GEL-KAYANO 5 OG, com inspiração no modelo lançado em 1999 estará disponível nos tamanhos 39 ao 44, no valor de 599,90.

rc_7153_cream_phantom_angle-1-1Toda a coleção disponível nas lojas desde do último sábado (15) de junho, com exclusividade na YOUR ID Pinheiros e nas lojas ASICS do Shopping JK Iguatemi e Flagship da Oscar Freire.

da redação       com informações da Agência Lema   fotos:divulgação

INSPIRAMAIS

worldfashion • 14/06/19, 03:50

810-junho-2019O evento é um estimulador de processo que envolve toda a indústria propondo desenvolver uma moda com identidade genuinamente nacional, o Inspiramais engloba integralmente o mercado de design e de moda do Brasil, América Latina e países da Europa, alinhando conteúdo para o segmento de couros, calçados, acessórios, confecção, moveleiro e de bijuterias.

“O mercado, aos poucos, volta a respirar com otimismo, está renascendo e o Inspiramais traz exatamente esse espírito de frescor, num momento de renovação.  Cresce no Salão a participação do setor têxtil, moveleiro e joias, novos também se inserem, como o automobilístico, outros segmentos se fortalecem e já nos preparamos também para a entrada do setor para pets”, fala Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Na última temporada apresentada no início do mes de junho, o desenvolvimento de todo projeto do Salão foi estabelecido pelo tema Zen – em uma atitude que pressupõe a consciência em relação ao próximo e o respeito à individualidade, mostrando que o essencial é algo que beneficie tanto as empresas quanto o consumidor.

821-junho-2019“Fiquei muito feliz com a edição porque conseguimos visualizar nas pessoas o entendimento da ideia do Zen, culturalmente e politicamente falando, o mundo realmente precisa estar prestando atenção nas coisas, e as palavras mais importantes são ‘estar presente’, entender o que acontece na sua empresa naquele momento como se estivesse aberto para o mundo inteiro”, diz o curador e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues.

“Durante o atendimento, li nos olhos das pessoas que elas procuravam essa narrativa, do estar presente, da importância de entender o que está acontecendo como um todo, porque o mundo está cada vez mais fluido. E essa fluidez já migra para o próximo Inspiramais, quando falamos de Sincronia. E vai combinar lá na frente, em 2021, com um pensamento de que toda essa energia e tecnologia, aliada com a essa sensação de estar presente, vai produzir um novo futuro, mais verdadeiro, mais cor de rosa”, acrescenta o curador.

805-junho-2019O Inspiramais recebeu 7 mil visitantes - entre profissionais do segmento, buyers e formadores de opinião -, para conferir de perto itens com inovações em criação, design e tecnologia, num total de 1000 produtos apresentados por 180 empresas.

811-junho-2019812-junho-2019Contou ainda com rodadas de negócios através do Projeto Comprador, realizado pela Assintecal e Apex-Brasil, em parceria com a Abrameq, que recebeu representantes de 30 empresas, vindas de Portugal, México, Argentina, Colômbia, Peru, Paraguai, Guatemala, Equador e África do Sul. Ao todo foram realizadas 720 rodadas de negócios. O Projeto Comprador gerou US$ 10,9 milhões  em negócios internacionais.

“Somos importadores de insumos para calçado e é a primeira vez que fazemos negócios com o Brasil e visitamos o Salão. A estrutura, os produtos, a qualidade, o conceito, mostram um estudo de moda que dificilmente se encontra na América Latina, penso que este é um Salão muito importante para toda a região, com opções de matérias inovadoras, conscientes e muito bem estruturadas”, conta Sara Maria Charry, da empresa Cavicueros, da Colômbia.

815-junho-2019816-junho-2019O Salão também propiciou a vinda de caravanas com 440 compradores de diferentes regiões do país: São João Batista (SC), Maringá (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Juruaia, Nova Serrana e Divinópolis (MG) e Birigui, Jaú, São José do Rio Preto e Franca (SP). A ação teve parceria do SEBRAE e de diversos sindicatos regionais.

A designer Sheila Morais, da SD Acessórios, de Currais Novos (RN), vem há duas edições e direciona a criação de seus dos produtos em couro baseada nas tendências do Salão. “Compro couro, sintéticos e elementos de metal para minhas bolsas e bijuterias finas. Aqui também me inspiro no material de pesquisa para orientar toda a cartela de cores da minha linha de acessórios esmaltados,” diz a designer que produz sete mil bijuterias e 1500 bolsas ao mês.

822-junho-20191831-junho-20191Nos dois dias de evento, além dos negócios, os pilares da inovação, tecnologia e sustentabilidade foram conectados a diversos projetos conceituais e de referências de moda, unindo sustentabilidade, impacto social e inovação, e a integração da grande indústria brasileira e internacional – oferecendo a oportunidade de troca de experiência, informações e possibilidade de negócios.

As palestras foram um dos pontos altos do Inspiramais. Mais de 20 palestras apresentadas na Arena de Inovação levaram informação para os visitantes - conectando produtos, experiências e cases para toda a cadeia da moda. Junto com as inovações, um espaço dedicado a oito Startups trouxe uma séria de tecnologias sustentáveis para as empresas, gerando não só conhecimento, mas também novas possibilidades de parcerias com a indústria.

Os resultados entre produtos e sinalizações de moda ficaram por conta dos projetos Referências Brasileiras, Iconografia Local, Conexão Criativa e Comercial, Preview do Couro, Conexão Inspiramais, Inovamais e Mais Estampa – que promoveram o desenvolvimento de materiais arrojados e que colaboram para impulsionar a competitividade e o desenvolvimento tecnológico para toda todos os elos da cadeia setorial de moda.

837-junho-20191O Projeto Inovamais contemplou negócios diversos, como a apresentação de compósitos, tecnologia de demarcação UV, serviços de prototipagem final do calçado, tecidos funcionais e aditivos para melhoria de materiais, entre outros.

828-junho-2019845-junho-2019Já o Conexão Criativa e Comercial 2020_II, que incentiva e apoia iniciativas que oxigenem o mercado, apresentou componentes com abordagens responsáveis, produzidos por 24 negócios de diversas regiões do país. Entre os destaques, superfícies e produtos desenvolvidos com borra de café e aglutinantes naturais, artefatos que utilizam papel com fibras de curauáe biotecidos desenvolvidos a partir de cultivo de bactérias, entre outros.

“Os visitantes procuraram o espaço e seus valores com foco de fomentar na indústria a sustentabilidade, o uso de tecnologias limpas e de diversidade. E esse interesse é genuíno porque estamos observando as parcerias se concretizando. O que torna o projeto realmente uma plataforma de negócios”, disse Flávia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais e curadora dos Projetos Conexão Criativa e Comercial e Inovamais.

Dentro das diretrizes do Projeto Conexão Criativa e Comercial 2020_II a presença do uso de novos materiais a partir de matérias orgânicas ou recicláveis, tingimentos de extratos naturais, inovando a partir do reuso. Presença de juta, sedas artesanais e algodões orgânicos com certificação, além do uso de fibras, como a de tucum. “Pense no artesanal aliado a indústria, principalmente na manufatura, materiais e adornos”, falou a curadora do Projeto.

819-junho-2019O Projeto Referências Brasileiras apresentou o resultado de um trabalho baseado em uma ampla e atual pesquisa de identidade de moda nacional, conectando tendências globais a inspirações enraizadas na nossa cultura. O foco foi a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, os sonhos e inventividade de Santos Dummond e a resistência da cultura africana, se desdobrando em novos caminhos e linguagens para superfícies, formas, aparência de materiais e construção de produtos.

image006image005“O Projeto trouxe a leveza e o lúdico para o visitante, que acabou não apenas se inspirando em termos de estética e moda como também socialmente. O Referências Brasileiras tem todo um discurso de evolução de sociedade e mercado, incorporando novos parâmetros de produção, venda e de conexões entre pessoas, valorizando o indivíduo e as culturas. Olhando para Santos Dumont como um inventor e de como seu processo de criação nos faz pensar de maneira ousada”, explicou Julia Webber, curadora do Projeto.

No Referências Brasileiras ficou marcado as construções modulares, linhas digitais como estética, efeitos 3D e reutilização de materiais, de resíduos, dentro do viés da sustentabilidade como informação de moda.

824-junho-2019Os movimentos de comportamento e da sociedade foram também o foco da pesquisa do Preview do Couro, que a cada semestre desenvolve itens com antecipação de tendências. Na edição, a palavra sincronia deu base à criação dos artigos, seguindo uma reflexão sobre a corrente de conectividade, conteúdo e tecnologia na qual vivemos.

832-junho-20191“O Preview Couro já se estabeleceu e conquistou credibilidade dentro do Inspiramais como referência no desenvolvimento de novas cores, acabamentos e texturas para o mercado de moda. No Projeto, 17 curtumes geraram 50 artigos, criando um mix de possibilidades para designers, estilistas e empresas”, explicou Marnei Carminatti, designer e consultor que coordena a execução do Preview Couro.

image0031Assim, o Preview Couro trouxe a cor rosa como grande protagonista da temporada. “Falando de moda e sinalizando ecletismos, força principalmente na opulência e elementos decorativos. E em Sinapse, presença de metalizados, recortes, modulares e acabamentos no couro”, afirma o curador do Projeto.

Marque na agenda a próxima edição do Inspiramais serão nos dias 15 e 16 de janeiro de 2020.

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Brazilian Leather.

Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sprint Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil, Aunde Brasil e Camaleoa.

Conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB),IN-MOD, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

da redação do WORLD FASHION    com informações para imprensa: Agencia Capsula   fotos: divulgação

LEVI’S® BY CUSCO REBEL

worldfashion • 13/06/19, 03:30

levi-logo4A Levi’s® traduz o estilo americano clássico e despojado. Desde sua invenção por Levi Strauss & Co. em 1873, o jeans Levi’s® tornou-se uma das roupas mais reconhecidas do mundo – capturando a imaginação e a fidelidade das pessoas por várias gerações. Hoje, o portfólio da Levi’s® continua a evoluir através de um pioneirismo persistente e um espírito inovador sem paralelo na indústria de vestuário. Nossa linha líder de jeans e acessórios está disponível em mais de 110 países, permitindo que pessoas do mundo inteiro expressem seu estilo pessoal.

levi-cusco-rebel-1Cusco Rebel, gaúcho, apaixonado por desenho, quando tinha 15 anos, ganhou seu primeiro skate e o esporte ao ar livre deu a ele um olhar mais atento ao universo artístico envolvido na urbanidade do skate: o então adolescente passou a observar as artes dos shapes dos skates, camisetas e anúncios que encontrava nas páginas das revistas especializadas que conseguia comprar a cada dois meses. Morando em uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, Cusco passou a usar suas habilidades para criar suas próprias camisetas – na verdade, o jovem artista fazia sua versão das camisetas famosas usadas pelos skatistas da época. Quando começou a pintar as rampas de skate para divulgar o esporte na cidade, Cusco aprendeu a usar técnicas como stencil, colagem, pintura acrílica e com spray e a diversificar os suportes de seu trabalho.

levis-colecao-cusco-31As pinturas artísticas convencionais vieram em 1995, quando Cusco se mudou para Porto Alegre e criou “Os Crazy Parede” com um amigo que também gostava de pintar. Foram mais de 10 anos criando fachadas, cenários para televisão e vitrines. Há seis anos Cusco Rebel mora em São Paulo, onde toca seu trabalho autoral como artista plástico, e a galeria LabOf, na Vila Olímpia.

Ao entrar no atelier do Cusco, vai encontra-lo trabalhando com algum de seus jeans Levi’s® old school, de fits diferentes. “São calças que eu adoro. Uso vários shapes e curto o fato de terem essa pegada mais old school, que tem tudo a ver com meu estilo e com a marca”, diz o artista. Além das calças jeans, Cusco costuma ter em sua galeria um acervo de peças customizadas e, entre elas, a clássica jaqueta Trucker Levi’s® - que ela transforma em tela de suas criações.

A coleção cápsula assinada pelo artista levis-colecao-cusco-1traz cinco t-shirts com desenhos exclusivos inspirados na Califórnia, estado americano em que nasceu a Levi’s®, de rica herança artística e aventuras u rbanas. “Se eu pudesse, moraria na Califórnia. Skate, surf, arte, galerias ao ar livre, diversidade cultural e muita beleza natural. É um convite”, declara Cusco.

Foi com todo esse cenário californiano em mente que Cusco Rebel criou as obras que estampam a coleção de t-shirts para a Levi’s®, em uma collab inédita no Brasil. Para tornar o projeto ainda mais autoral, Cusco utilizou sua famosa caveirinha em uma das estampas. “Essa caveirinha é meu símbolo de igualdade. Você olha para uma caveira e não sabe dizer se a pessoas era branca, negra, gorda, magra, rica, pobre. É a perfeita imagem de que somos todos iguais”, finaliza Cusco Rebel.

Levi’s® by Cusco Rebel está disponível no e-commerce da marca, nas principais lojas físicas, e também em lojas urbanas e streetwear do país.

da redação do WORLD FASHION   com informações da Agência Lema   imagens: divulgação

Osklen lança Black Edition Tshirt

worldfashion • 12/06/19, 02:26

362648_886768_osklen_blked_detalhe_cmyk_web_A clássica t-shirt preta da Osklen ganha uma edição limitada na última coleção lançada pela marca, ASAP Forests. Feita em e-cotton, uma malha de algodão cultivado no Brasil, com certificação de que a produção segue critérios sustentáveis de boas práticas sociais, ambientais e econômicas, a linha conta com o modelo t-shirt tradicional e também uma releitura em vestido que recebem o tratamento “Polygiene”, utilizado diretamente no tecido.

362648_886769_osklen_tshirt_blked_cmyk_web_A tecnologia Polygiene inibe o crescimento de bactérias que causam o odor, permitindo assim usar mais vezes e lavar menos e em temperaturas mais baixas, reduzindo assim o consumo de água, sabão e energia. Além da redução de impacto ambiental, o Polygiene também garante uma maior vida útil às roupas - com menos lavagens, as fibras do tecido duram por mais tempo, e ainda podem ser recicladas quando forem descartadas. Aprovada pelo bluesign®, a tecnologia cumpre os exigentes requisitos de certificação ambiental da indústria têxtil que levam em consideração todo o ciclo de vida do produto.

362648_886770_osklen_blked_box_cmyk_web_. A tecnologia de controle de odores Polygiene recebeu a homologação bluesign®, um rigoroso certificado ambiental com foco em todo o ciclo de vida do produto.

. Bluesign é “altamente recomendado” pelo Greenpeace.

. Está na lista Oeko-Tex Standard 100 (I–IV) de produtos aprovados.

. Registrado de acordo com a Regulamentação de Produtos Biocidas da EU e aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

. Cumpre com os requisitos do REACH, a legislação para produtos químicos da União Europeia.

. As roupas e acessórios tratados com Polygiene podem ser reciclados no sistema Eco Circle® e no Common Threads Garment Recycling Program

362648_886771_osklen_vestido_blked_cmyk_web_Já o e-cotton garante uma cadeia de produção justa e sustentável, passando por iniciativas como a regularidade das relações trabalhistas; cumprimento das normas de segurança do trabalho; proibição de mão de obra infantil e da prática de trabalho forçado, escravo, degradante ou indigno; proibição à discriminação de pessoas; liberdade de sindicalização e apoio à negociação coletiva entre os sindicatos laborais e patronais; proteção legal e preservação do meio ambiente, com a aplicação das boas práticas agronômicas.

Ótima opção para viagens, as t-shirts são atemporais e desenvolvidas para promover maior praticidade, economia de tempo e peso na mala de viagem. Com embalagem especial, a linha Black Edition estará disponível a partir de 27 de maio em todas as lojas Osklen e também na online store.

da redação do WORLD FASHION   com informações da:  MKTMIX Comunicação  fotos: divulgação

FENIN VERÃO 2020

worldfashion • 11/06/19, 03:20

dsc_0096_previewPromovida pela EXPOVEST, empresa gaúcha com mais de 37 anos no mercado de feiras de negócios, na liderança do grande empresário gaúcho Julio Viana (foto à direita), a FENIN FEIRAS realiza sua sétima edição de Verão na capital paulista estreando em novo local, no PRÓ-MAGNO, um dos mais modernos centros de Eventos de São Paulo, localizado em região estratégica, de fácil acesso pelas vias da cidade, na zona norte, junto a Marginal do Tietê.

Reunirá variadas propostas de moda para a Primavera/Verão 2019/2020 de centenas de marcas, na maior cidade comercial do país e da América Latina, a FENIN VERAO SÃO PAULO apresentará nova plataforma de negócios do setor, que promete unir toda a cadeia têxtil nacional em prol dos interesses de seus visitantes. Repleta de novidades de expositores qualificados, focados no interesse de seus clientes, a feira certamente será a oportunidade de grandes negócios e ótimos contatos para todos.

dsc_0685dsc_0689Um pool de empresas de expressão trarão para o evento uma boa variedade de lançamentos nos segmentos de moda feminina, masculina, infanto-juvenil e aviamentos. Destaque para as muitas novidades em jeanswear, malharia e camisaria em geral que comporão as várias coleções, que estarão abastecendo as principais lojas e magazines de todo o território nacional.

dsc_0901A sétima edição de verão em Sáo Paulo, em novo espaço mais acolhdor aos expositores e visitantes. O PRO MAGNO que se destaca por sua infraestrutura, com arquitetura notável e diferenciais tecnológicos, e um amplo estacionamento coberto com 1.000 vagas.

E no início de Julho se realizará o VERAO RS, que acontece no Serra Park, em Gramado (RS) cidade turística, a sua 11.a edição de verão na Serra Gaúcha, estação imperdível nessa temporada.

VII FENIN VERAO SÃO PAULO

Dias: - 23, 24 e 25 de Junho de 2019.

Horário: - das 10 às 20hs.

PRO MAGNO Centro de Eventos

Endereço: Avenida Professora Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras

XI FENIM VERÃO RS

Dias - 02, 03 e 04 de Julho de 2019

Horário: - das 10 às 20 hs.

SERRA PARK - Gramado/ RS

da redação do WORLD FASHION     com informações da: SOLANGE MOTTA Comunicação FENIN FEIRAS    fotos: divulgação