EMPREENDEDORISMO

worldfashion • 12/08/22, 15:15

noage-2520-1A NoAge, marca 100% brasileira agênero, sem idade e sem rótulos celebrou 5 anos da fundação, no último mês de Julho, a empresa apostou no conceito de moda para todos os estilos, idades, gêneros, identidades e corpos. Moda para quem tem atitude e expressão.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em outubro de 2021 - com informações referentes até 2019 - indicam que menos de 40% das empresas criadas no Brasil conseguem se manter no mercado após 5 anos de atividades.

20220811_125327Claudio Gaibina destaca: “Acho que a dificuldade de empreender no Brasil é bastante significativa em todos os segmentos, não é específico em moda. Você tem muitas barreiras de entrada para uma empresa que começa, no início com menos de um ano, muitos fornecedores não te dão crédito e você tem que pagar à vista. Bancos também não ajudam nessas questões, você tem uma carga tributária que também não dá folga, desde o primeiro dia, então são algumas dificuldades bastante relevantes.”

“Na moda em específico: o mercado de moda no Brasil é ainda muito amador e pulverizado, não existe uma preocupação de construção de produto e de marca, é ainda alimentado em cima de preço, e por conta disso se fazem absurdos quanto a escolha de tecidos, de oficinas. Essa dificuldade aqui no Brasil ainda pega um pouco, mas é um fator que eu acho que a indústria e a No Age tem o papel de ajudar nesse sentido, de profissionalizar, de construir negócios, de fazer sim a coisa séria, que é o que a gente faz, que a costura seja realmente séria e aí se pague um preço para isso, entre outros fatores para uma moda mais consciente e ética”.

E Cláudio completa: “Eu me permiti mudar, me permiti fazer diferente, sempre coloquei a No Age para ser extremamente diferenciada e de vanguarda, ela tem de pensar lá na frente. Então, acho que essa questão de não ter conhecimento de moda me permitiu ser criativo, fazer diferente, e acho que isso é um ponto muito importante.”

img-20220722-wa0012O empresário e fundador da marca conta como planejou para entrar no mercado tão concorrido, no entanto teve o feeling de que faltava no mercado, uma marca que não fosse nichada, que fosse diversa para atender todos e todes, sem distinção de idade, gênero, corpos ou estilo e que apostasse em modelagens reais - que vistam corpos diversos - no conforto e na qualidade em todo o processo.

” Primeiro observei a carência de uma marca mais disruptiva no mercado, então fui pesquisar o mercado de streetwear brasileiro seguindo muito a minha intuição também.

Nos primeiros três meses de pesquisa contei com uma consultoria de uma profissional com experiência em moda que ajudou a conceituar a marca.  Acho muito importante também seguir minha intuição, no meu feeling de negócios, se ficarmos apenas no planejado é muito mais difícil empreender e administrar um negócio” conta o empresário..

Na criação da coleção a modelagem de T-shirt oversized que já é característica da NoAge é muito importante e para T-shirts pesquisam as matérias-primas e cartelas de cores.

A NoAge sempre investe em modelagens que sejam confortáveis,  e quando criam novos modelos fazem vários testes até chegar no ajuste perfeito dentro da proposta de roupa confortável com qualidade, priorizam fibras naturais 100% algodão, alguns com fio de elastano, e a maioria com selos de beneficiamento da ABVTEX ( Associação Brasileira do Varejo Têxtil).

noage-0355Os tecidos são definidos pela composição das matérias-primas, priorizando fibras naturais, malharia penteada, sarja tinta para evitar novo tingimento. Também investem em texturas diferentes,  em algumas ocasiões e dentro do conceito da marca, priorizando tecidos de empresas brasileiras seguindo a linha: Pensar Globalmente e Agir localmente.

noage-0612-1Estão atentos ao materiais que priorizam a sustentabilidade e utilizando tecidos/malhas e aviamentos de empresas locais e com qualidade e selos que comprovem origem e processos, e buscam diminuir impacto de resíduos têxteis tanto em modelagens, que aproveitem bem a matéria-prima, quanto no reaproveitando retalhos na própria NoAge.

Na média lançam de 10 a 15 modelos mensalmente em uma quantidade média de 100 a 120 unidades de cada modelo atualmente. Planejam para 2023, aumentar para 25 a 30 modelos com uma quantidade de 300 unidades por modelo.

noage-0571-1O empreendedor Cláudio Gaibina declara: “Moro na Mooca, que é um bairro simbólico aqui em São Paulo. Que foi industrial, com muitos galpões, então carrega na sua história muita identidade e muita força de trabalho de imigrantes, de miscigenação forte, de mistura. A No Age está nessas coisas, na mistura, na miscigenação, não podia ser diferente, tinha que ser aqui na Mooca porque é um bairro extremamente forte nessas características. E a proximidade noage-1376-1noage-0055com o Brás, Bom Retiro, o Centro, estamos muito próximos, também ajuda em vários aspectos, não só de características, mas de estar muito mais perto de fornecedores que ajudam, nas trocas de idéias, entre outros fatores.”

“Chegar ao quinto ano é realmente um marco, você tem toda essa questão de que boa parte das empresas não chegam até o quinto ano. Mas assim, mesmo nós chegando ao quinto ano teremos muitos desafios pela frente, os desafios não noage-1870acabaram e talvez vão aumentando.”

“A vantagem de chegar ao quinto ano é que você consegue enxergar melhor o caminho, consegue definir onde você quer chegar e isso já ajuda bastante. No início quando você começa a desbravar alguns caminhos demora um pouco, e acho que esse quinto ano na No Age nos ajudou a isso, a descobrir nosso caminho, nosso norte, quem é nosso público, o que a gente quer, isso é fundamental. Quando você chega nesse estágio de descobrir onde você quer estar, quem é seu público e a sua pegada, começa a facilitar o processo.”

E completa: “As perspectivas para o segundo semestre são mais favoráveis do que as do ano passado, mas o mercado ainda está bastante desafiador. Nós temos algumas situações que vão acontecer no segundo semestre que realmente podem impactar o negócio no sentido da imprevisibilidade. Teremos eleições, copa do mundo, que são fatores que podem contribuir para deixar o processo um pouco mais inseguro ou sem uma clareza do que pode acontecer. Mas as perspectivas são boas, e o próximo ano acho que é o ano que a gente poderá fazer a No Age fincar a sua bandeira em definitivo, desbravar novos mercados e negócios, que é o que estamos contando daqui pra frente. Então o próximo ano será o ano da consolidação de No Age no mercado brasileiro.”

A primeira loja física da marca, com previsão de inauguração para 2023, estará localizada no bairro da Mooca.  Será uma flagship passando todo o conceito e estilo da NoAge, o Urban Street voltada para pessoas de espírito jovem independente da idade cronológica, pessoas com personalidade própria que escolhem suas roupas para expressar quem são sem rótulos de idade ou de estilo. Será um local onde os NoAge Lovers possam vivenciar a experiência do Jeito NoAge de ser.  E até o próximo dia 17 de agosto (quarta feira)  a coleção da marca poderá ser encontrada na  primeira campanha no marketplace Privalia, o maior outlet premium brasileiro do varejo online com descontos exclusivos e logística integrada.

da redação com informações da Suzana Comunica   imagens: fotos/divulgação

INSTITUTO C&A

worldfashion • 03/08/22, 17:00

O Instituto C&A, pilar social da C&A no Brasil, irá lançar a plataforma Minha Carreira na Moda, com o objetivo de fomentar oportunidades para jovens negros e indígenas, de 16 a 29 anos, que almejam construir ou desenvolver sua carreia no segmento. Com parceria de empresas e instituições de ensino, o programa irá conectar interessados a oportunidades como experimentação profissional cursos, além de possibilitar que os estudantes se cadastrem em um banco de talentos do segmento.

gustavo-narciso-gerente-executivo-do-instituto-ca1A plataforma é uma iniciativa que faz parte do pilar de empregabilidade, recentemente lançado, do Instituto C&A e tem o propósito de ampliar as perspectivas daqueles que sonham em ingressar na área, como aponta o Diretor Executivo do Instituto C&A, Gustavo Narciso: “Nós sabemos como é difícil iniciar e construir uma carreira sólida dentro da moda. Por isso, queremos que essa plataforma atue como uma facilitadora para novos talentos, essenciais para uma efetiva transformação no segmento”, comenta.

Inicialmente, o programa contará com um edital dividido em três categorias.

1- Encontros para falar a respeito de carreira no segmento, a categoria Meu Futuro na Moda irá possibilitar trocas entre pessoas que já atuam na área e os jovens que querem iniciar sua carreira.

2- Meu Produto Sustentável, em parceria com a Faculdade Santa Marcelina, irá possibilitar formação em cursos livres, com certificação, com professores da instituição, que irão contemplar desde desenvolvimento do produto e coleção até o planejamento. E na categoria Meu Primeiro Corre na Moda (Experimentação Profissional), sete estudantes de moda que nunca trabalharam no segmento serão contemplados com bolsa auxílio de R$ 1.300 e auxílio alimentação custeado pelo Instituto C&A, durante três meses, para que possam aproveitar a oportunidade de se conectar com sete marcas, em curso livre com carga horária de 30 horas semanais, sendo parte desse tempo dedicado ao desenvolvimento intelectual destes jovens.

3- Os interessados também poderão acessar conteúdos gratuitos de preparação para o mercado de trabalho, desde informações básicas até as mais gerais como depoimentos de profissionais do segmento. Também haverá uma seção destinada especialmente ao tema carreira, que irá reunir todas as possibilidades dentro do mundo da moda, pré-requisitos necessários para o ingresso em cada segmento e vídeos explicativos sobre as atividades.

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Serviço
Evento: Minha Carreira na Moda
Data: 24 de agosto
Horário: 17h
Acesso: gratuito com inscrição no: https://www.minhacarreiranamoda.com.br/

O Instituto C&A - pilar social da C&A Brasil - atua no fortalecimento de comunidades por meio da moda no voluntariado corporativo e no fomento ao empreendedorismo de grupos em maior vulnerabilidade social. A instituição também realiza ajudas humanitárias em situações de calamidade pública e crises emergenciais. Com 30 anos de história o instituto tem como principal objetivo atuar com o impacto positivo na sociedade por meio de projetos e ações voltados para comunidades periféricas, LGBTQIAP+, mulheres negras, refugiados e migrantes.

da redação com informações da máquinacw | grupo bcw brasil  imagens: fotos/divulgação

VERÃO 2022/2023

worldfashion • 29/07/22, 14:11

xhfoa2hn5ldfgh3stt_lkpnlank201gtkseeclx8ob81screenshot_20220728-163302No tradicional bairro do Brás, onde concentra os atacados têxteis, está o Mega Polo Moda, referência de um shopping de atacado, com todas as infraestruturas para atender melhor os compradores de todo o Brasil. Como acontece há anos, na semana que vem, nos dias 1 e 2 de agosto acontecerá o MFW edição 33, que exigiu um investimento de cerca de R$ 1 milhão, que tem como objetivo formentar o empreendimento.

_mg_12762“Será o ponto de partida para um projeto maior que visa apresentar aos lojistas não só as tendências da estação, mas, também, oferecer subsídios para que empreendam com mais assertividade, ampliando seus ganhos e garantindo a perenidade dos negócios”. afirma Carlos Eduardo Padula, CEO do Grupo Mega Polo Moda, e completa “A Mega Fashion Week completa 17 anos, foi criada junto com o shopping, mas, em 2022, ganha um perfil diferente”,

Serão dois dias de programação intensa, nos quais 150 marcas do Mega Polo receberão compradores de todo o país em clima de festa, com direito a desfiles, presença de profissionais do setor e influencers, orientação de personal shoppers e vantagens comerciais. O ponto alto da programação ficará por conta da Live Trend Verão e do Papo Fashion, que acontecerão na Praça Central do mall.

Em duas sessões diárias, às 10h e às 15h, a apresentadora e modelo Dryele Bennettone e o visual merchandiser Leandro Wahler comandarão a Live Trends Verão, com a apresentação dos produtos-chave das coleções das marcas do Mega Polo Moda para a temporada Verão 2022/2023.

No dia 1 de agosto, às 17h, o Papo Fashion terá a presença de Andressa Favoreto, que ministrará a palestra Triplicando Resultados - Como fazer a gestão das suas compras para obter o máximo de resultado em vendas. Formada em Design e Desenvolvimento de Produtos para a Indústria da Moda na London College of Fashion e mestre em Desenvolvimento da Indústria da Moda, Andressa tem mais de 20 anos de experiência na área, realizando pesquisas e metodologias que incorporam sustentabilidade e comércio justo ao universo fashion que já ajudaram mais de 2 mil marcas e varejistas a mudarem seus resultados.

“Eu ajudo negócios de moda a crescerem com rentabilidade e ética, através de metodologias de gestão de produtos e estratégias de compra inteligente”, afirma.

Na terça-feira, dia 2 de agosto, às 17hs, será a vez de Alzira Vasconcelos apresentar no Papo Fashion a palestra Turbinar as vendas da sua coleção - O passo a passo para uma alta performance de vendas e alavancagem de resultados. CEO da primeira escola de negócios do país, Alzira está no mercado de moda há 12 anos, tendo passado por grandes marcas de fast-fashion nacionais e internacionais. Por meio de seus cursos e imersões, já capacitou mais de 5 mil lojistas e empresários.

img-20220729-wa0006Segundo Carla Sabato, diretora comercial e de marketing do empreendimento, deverão passar pelas lojas mais de 3 mil compradores na semana de lançamento e mais de 7 mil ao longo do mês de agosto. “É esperado um aumento nas vendas entre 40% e 50% durante a semana de lançamento”, diz a executiva. “Mais de 30 agências de turismo já confirmaram participação, com a vinda de 60 ônibus de diversas regiões do Brasil”.

O evento será híbrido - com transmissão on-line em todos os canais do Mega Polo Moda.

PRESENCIAL  - MFW33 - Mega Polo Moda
Dias 1 e 2 de agosto de 2022
Horário: Das 7hs às 17hs
Rua Barão de Ladário nº 566/670 - Brás - São Paulo/SP
+ Informações: (11) 3311-2800

da redação  com informações de Ivo Chicuta     imagens: fotos/divulgação

TÊNIS - CALÇADO PLURAL

worldfashion • 27/07/22, 16:25

11A história da evolução do sapato feminino e os seus longos percursos tiveram grandes marcos para o mundo da moda e também trouxeram uma importante mudança na vida das mulheres, já que esse item faz parte do DNA das pessoas, refletindo sua personalidade, estilo e cultura. Nos idos dos anos  de 1920, os calçados começaram a possuir maior destaque, que resultou em pesquisas e produções para acompanhar os avanços sociais e culturais, principalmente do público feminino.

PICADILLY

karen-furtadoSegundo Karen Furtado, os sapatos possuem um grande poder de realmente transformar a vida da mulher, impactando tanto historicamente, quanto na vida pessoal de cada uma. “Os calçados não só agregam beleza e estilo para o visual externo da mulher, como também ajudaram elas a ganharem liberdade de expressão e posição social, além de trazer um forte encorajamento feminino, já que através deles foi possível aumentar a confiança e voz delas, fazendo com elas pudessem escolher o que, como e quando vestir”, conta.

A profissional destaca que um calçado que chama a4 5atenção durante toda a evolução dos sapatos e obtém evidência até nos dias de hoje, é o tênis. “Sabe-se que o tênis surgiu para ser utilizado na prática de esporte e teve maior relevância no mundo da moda na década de 90, com os sneakers sendo utilizados por cantoras da cultura pop, mas a partir dos anos 2000 ele foi ganhando mais notoriedade e espaço, 32dominando os looks das fashionistas”, relata. Karen explica que de lá pra cá, os tênis foram protagonistas de diversas tendências, sendo utilizados de diversas formas por mulheres de todos os estilos, até se tornar um calçado indispensável para se ter no guarda-roupas e ser usado para diferentes ocasiões. “Hoje em dia os tênis são coringas para montar produções estilosas e confortáveis, e estão tão presentes no gosto e em looks femininos, que não conseguimos nem lembrar que já foi uma peça ‘proibida’ e mal vista para as mulheres usarem”, finaliza.

Sobre a Piccadilly Company

Presente no mercado há mais de 67 anos, a PICCADILLY COMPANY é uma das maiores empresas do Brasil no setor calçadista feminino, com produtos em mais de 14 mil pontos de vendas no país, incluindo franquias, lojas exclusivas e multimarcas. Com 30 mil pares de calçados produzidos por dia e 6 milhões por ano, a marca tem o propósito de encorajar as mulheres para que revelem suas essências. Sempre atenta ao impacto que pode causar no meio ambiente, a empresa investe constantemente em iniciativas sustentáveis que fizeram com que a marca recebesse o Selo Diamante no Programa Origem Sustentável em 2022. Líder no desenvolvimento e criação de tecnologias e diferenciais de conforto, a PICCADILLY COMPANY está presente em mais 100 países com 7 mil pontos de vendas no exterior, e conta hoje com 2 unidades fabris, uma sede corporativa, além de um centro de distribuição, todos localizados no Rio Grande do Sul. São cerca de 2 mil colaboradores focados em oferecer qualidade, conforto, moda e bem-estar para suas consumidoras.

MELISSA

campanha_-melissa-free_2Os novos produtos da Melissa feitos com material à base de cana-de-açúcar chegaram no mercado. O primeiro tênis da marca feito do material proprietário MelFree, o EVA biobased composto por cana-de-açúcar. A linha, que até então só tinha produtos em numeração adulta, agora estreia também em Mini Melissa, com o tênis disponível para bebês.

Sempre em evolução, pensar na moda de forma cada vez mais sustentável não está mais só no futuro da Melissa, é algo que já faz parte da história da marca e está mais presente do que nunca com a linha Melissa Free. O EVA biobased emite em média 20% menos CO2eq (unidade de medida internacional que traduz os gases do efeito estufa em termos equivalentes ao CO2) na atmosfera. Tudo isso é sobre explorar novos caminhos e se sentir livre em cada escolha.

12Há mais de uma década a Grendene iniciou sua Jornada pela Sustentabilidade com a criação de uma estrutura especialmente dedicada para o desenvolvimento do assunto. Os calçados da fabricante são feitos de plástico de uso contínuo e são atóxicos e livres de substâncias restritas. Os produtos são veganos e produzidos com materiais como o Melflex, PVC 100% reciclável e incluem em média 30% de material reciclado na sua composição, e o MelFree, EVA biobased original da cana-de-açúcar, uma fonte renovável que garante redução média de 20% de emissão de gases na atmosfera.

campanha_-melissa-free_1Os sapatos Melissa que não têm mais condições de uso podem ser descartados nos coletores disponíveis em todos os Clubes Melissa, além das Galerias Melissa de São Paulo e Nova York, para serem reciclados corretamente. De lá, esses itens podem seguir dois caminhos: voltar para a fábrica para compor um novo sapato ou serem enviados para recicladores homologados.

Sobre Melissa

Lançada em 1979, a marca integra o grupo calçadista brasileiro Grendene. Hoje presente em mais de 70 países, nasceu inspirada na moda dos pescadores da Riviera Francesa. Seu primeiro modelo, batizado de Aranha, logo ganhou o gosto nacional. Só na última década, Melissa fabricou mais de 32 milhões de pares de sapatos. Melissa é também reconhecida por suas criações de perfume e acessórios como bolsas que já se tornaram icônicas. Uma das primeiras marcas do mundo a promover collabs, tem orgulho de uma história que conta com a participação de grandes nomes da moda mundial, como Viktor&Rolf, Y/Project, Lazy Oaf, Opening Ceremony, Marine Serre, À La Garçonne, Fila, Comme Des Garçons, Karl Lagerfeld e Vivienne Westwood. Sempre vanguardista, Melissa ultrapassa o segmento fashion e ainda conta com coleções elaboradas por artistas como os designers brasileiros Irmãos Campana e a arquiteta iraniana-britânica Zaha campanha_-melissa-freeHadid – além de suas três galerias físicas, centros de grandes exposições e ativações artísticas e culturais, localizadas em dois dos principais centros urbanos do mundo (São Paulo e Nova York). Outro grande orgulho da marca, Melflex® - forma proprietária de PVC 100% reciclável, vegana e com em média30% de material reciclado – nos estabiliza como conscientes e conscientizadores do conforto e do estilo aliados à sustentabilidade.

Sobre a Grendene - Empresa foi fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. A companhia é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Ipanema, Rider, Zaxy, Grendha, Cartago, Grendene Kids e Pega Forte. Além disso, atua também através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil. Vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e por meio da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), atingindo mais de 110 mil pontos de venda (sendo 45 mil no exterior e 65 mil no Brasil), contando com um Showroom Melissa em Milão e duas lojas conceito (São Paulo e Nova York). A empresa emprega aproximadamente 18 mil pessoas e tem capacidade instalada de 250 milhões de pares/ano em suas cinco unidades industriais, compostas por 11 fábricas de calçados e fábrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados.  A empresa é listada no Novo Mercado da B3.

UNDER ARMOUR

stephen-curryEm janeiro de 2022 a Under Armour lançou, a primeira cor do tênis de basquete Curry Flow 9, em parceria com o astro das quadras Stephen Curry - quatro vezes campeão da NBA. Desde então, foram lançadas mais cinco colorways para os aficionados pelo esporte, com cores inspiradas em personagens do icônico programa Sesame Street.

Em julho chegou no Brasil a sexta - e última - colorway da coleção, intitulada “Lilly CNY”, inspirada na personagem Lilly e no ano novo chinês. O sneaker favorito do jogador agora ganha tons de amarelo, rosa, preto e branco.

fw21_curry_curry9_beyondthestripe_site_4_5_2A Curry Brand, linha assinada pelo jogador, é dividida em seis cores fazendo referência sempre a um personagem do clássico programa infantil que inspira a coleção. O Curry Flow 9 possui duas tecnologias principais: UA Flow, uma sola feita sem borracha que deixa o tênis mais leve e aderente. E a UA Warp, que reveste o tênis inteiro e ajuda na leveza e firmeza da pegada. As duas tecnologias trabalham em conjunto com tiras de suporte que prendem o pé na sola intermediária do UA Flow, permitindo o movimento natural.

Sobre a collab

A coleção é dividida em seis cores e traz o espírito dos icônicos Muppets da Sesame Street para a quadra de basquete, celebradas com marcações exclusivas na língua do calçado. Stephen Curry, pai de três filhos todos com menos de 9 anos, sabe que a parceria com a Sesame Workshop, organização educacional sem fins lucrativos por trás da Sesame Street seria uma extensão natural de seus esforços recentes para inspirar jovens atletas.

“A Curry Brand e a Sesame Street pregam a mesma mensagem. Trata-se de apoiar todas as crianças, especialmente aquelas de comunidades carentes que procuram uma oportunidade de fazer o seu melhor”, diz Curry, três vezes campeão da NBA, três vezes MVP da liga e o maior cestinha de bolas de três da história.

Escolhido para a collab, o programa sempre foi um modelo de inclusão em suas histórias e um elenco diversificado de Muppets, humanos e estrelas convidadas. A conexão pessoal de Curry com a Sesame Street vai além da paternidade: o atleta fez uma aparição no programa ao lado de sua esposa, Ayesha, para ensinar as crianças sobre a importância de compartilhar e comer um café da manhã saudável.

fw21_curry_curry9_beyondthestripe_site_4_5_31Sobre a Under Armour

A Under Armour, Inc., sediada em Baltimore, Maryland, é uma marca global, referência em inovação e criação de vestuário, calçados e acessórios voltados para o esporte. Projetados para tornar todos os atletas melhores, os produtos inovadores da marca são vendidos em todo o mundo para consumidores com estilos de vida ativos.

Sobre a Vulcabras

A Vulcabras é a maior gestora de marcas de artigos esportivos no país, detentora da Olympikus, Under Armour e Mizuno, e uma das precursoras dos setores de esportes e calçados no Brasil, com 15 mil colaboradores distribuídos em duas unidades produtivas localizadas no Nordeste, em Horizonte – CE e Itapetinga – BA; nos centros administrativos em Jundiaí – SP e na capital paulista; e no centro de desenvolvimento localizado em Parobé – RS.

A Vulcabras ainda conta com duas filiais e centros de distribuição no Peru e na Colômbia. A companhia também está presente com seu portfólio de marcas em mais de 19 mil pontos de venda no Brasil e em mais de 20 países, com uma atuação mais forte na América Latina, onde conta com 70 lojas próprias no Peru, na Colômbia e no Chile. Também mantém as lojas online de suas marcas para o mercado brasileiro.

CONVERSE

fotoFoi lançado em 22 de julho a linha Desert Camo com estampas camufladas inspiradas em cores do deserto e as variações do Chuck Taylor All Star, do Chuck Taylor All Star High Street e do Chuck 70 que são desenhados para compor essa série, transformando clássicos em ícones ainda mais estilosos como a Converse costuma fazer.

Contrastando com a cor sólida do cabedal, na parte traseira do CTAS Classic Desert Camo aparece o camuflado com cores sóbrias em um detalhe de faixa. O ícone de todos os tempos desta vez recebe uma estampa da Converse colocada sutilmente acima da entressola, destacando-se entre os elementos tradicionais de design do Chuck Taylor como a entressola emborrachada e a biqueira com padrão de “diamante”.

foto-21foto-3Na parte interna, a palmilha em PU garante mais conforto. A versão do Chuck 70 de cano alto na cor preta apresenta o familiar patch de estrela da marca no tornozelo com a mesma estampa de camuflagem, diferentemente da edição Chuck Taylor All Star de cano baixo, que tem o branco como cor principal.

O CTAS High Street Mid Desert Camo, que também faz parte da série, confere uma vantagem ao Chuck Taylor All Star High Street de cano médio: acolchoamento adicional no colarinho e na lingueta em combinação com uma palmilha OrthoLite aumentando a comodidade ainda mais. Neste modelo, o camuflado aparece no painel lateral do calçado de fundo preto. O cabedal em algodão torna o calçado ainda mais aconchegante assim como os pares CTAS Classic Desert Camo, sendo o principal propósito da coleção.

HACO

31A empresa acaba de lançar uma Coleção Cápsula para o mercado calçadista e traz insights e inovações para o mercado de calçados, que da mesma forma que a maioria dos setores ao redor do mundo, o mercado calçadista também sofreu com a crise da Covid-19. Conforme o Estudo do Mercado Potencial de 13Calçados elaborado pela IEMI - Inteligência de Mercado em 2021, houve uma perda de 25% das unidades produtivas entre 2016 e 2020 por causa da crise econômica.

Segundo a Abicalçados, Associação que representa o setor, a produção de 2022 deve superar a dos últimos anos. A expectativa é de um crescimento entre 1,8% e 2,7%, com cerca de 820 milhões a 828 milhões de pares produzidos no país.

Para Lucas Fortes Rocha, Gerente de Marketing e Produto da Haco, o lançamento vem de encontro aos recentes dados estatísticos do mercado, e traz as tendências e o olhar da Haco para que os clientes possam criar valores e inovações para a sua marca e coleção.

51O lançamento da nova Cápsula da Haco, foi em julho na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, importante polo do segmento calçadista no Brasil, em um evento exclusivo para os principais clientes do mercado. Além do lançamento, a Haco proporcionou aos clientes presentes uma palestra sobre o perfil do consumidor do mercado calçadista com Marcelo Prado do IEMI – Inteligência de Mercado e um talk sobre sustentabilidade na moda.

Assim como os bons ventos estão animando o segmento calçadista, conhecer mais a fundo as principais tendências de consumo é fundamental para a retomada do crescimento. E é aí que a nova Coleção Cápsula Calçadista da Haco pode fazer toda a diferença para o criativo.

6O book traz paletas baseadas em dez moods e totalmente alinhadas com as novas tendências de consumo identificadas pela equipe de PDI e Produto da Haco para o setor calçadista.

Para Camila Walker, Coordenadora de Produto da Haco, “A nova coleção Cápsula Calçadista exigiu muita pesquisa de nosso time de produto, pois esse é mais um universo cheio de possibilidades, onde as etiquetas e cadarços podem ser aplicados das mais variadas formas. Marcas do mundo inteiro têm buscado novos materiais, acabamentos e detalhes que os diferenciem umas das outras, este foi o objetivo do novo lançamento provocar novos olhares para o mercado calçadista”.

Sobre a HACO

Fundada em 1928, ano em que a família Conrad, vinda da Alemanha, decidiu adquirir uma pequena fábrica de cadarços de algodão. Ninguém imaginava naquela época que aquela simples estrutura, de apenas dez funcionários, iria se tornar a empresa líder mundial em etiquetas alguns anos depois. Hoje com mais de 94 anos de história e muito trabalho sério a serviço da moda, se tornaram uma  empresa mundialmente reconhecida pela capacidade criativa, tecnológica e fabril.  A longa trajetória fez crescer o desejo de apoiar o mercado nacional e seus criativos, estar lado a lado com os principais estilistas e apoiar novos talentos.

da redação com informações da PICCDILLY/ Bcbiz Comunicação; MELISSA/Agência A+; UNDER ARMOUR/ CBpr&mkt; CONVERSE/Agência Lema; HACO/Jefferson Bonetti  imagens: fotos/divulgação

ROAD SHOW

worldfashion • 22/07/22, 16:37

5b943ad7f0ea14e8d2e3e26f3b871c6eNa próxima terça-feira dia 26 de julho em São Paulo no show room da Canatiba no Denim City, a consultora Bia Aidar apresentará as confirmações de tendências internacionais de moda e comportamento.e assim iníciar o ROAD SHOW com as apresentações e os lançamentos.

O Road Show seguirá por seis Estados e em sete cidades Itajaí (SC) Cianorte (PR), Cascavel (PR), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Colatina (ES) e Belo Horizonte (MG), com a presença das suas equipes comerciais, até o dia 15 de setembro.

A Canatiba através desta ação, amplia e difunde a informação de moda e tecnologia, fortalecendo os elos e gerando valor para toda a cadeia têxtil. As confirmações de tendências da consultora Bia Aidar estarão também ao alcance de todo do mercado no Canal Canatiba Textil no Youtube.

Entre os destaques dos lançamentos:

constantine-demax-1O Denim com as misturas de fibras como liocel e viscose. E a aposta em tingimentos intensos com alta concentração índigo e resinas, trazendo um efeito nobre aos tecidos.

500-3942-40764_0000072_01siena-pt-1As bases Special Fabrics chegam com construções maquinetas de diversos pesos e composições, sarjas pesadas com power de conforto na tecnologia Demax. Resinados flúor e tecidos com brilho, buscam o mercado de moda jovem.

Cores e sensações inspiraram os lançamentos na direção de desvendar o Futuro do Novo Presente. Esse é um tempo que fala em tecnologia, ancestralidade, metaverso, terra e excelência. E foram dividos em três grupos de influências:

Terra Mítica

trafalgar-elastopol-demax-1A Terra Mítica é um espaço que convida a enxergar a beleza. Nos leva à grandiosidade da natureza. É a humanidade buscando o renascimento, a abundância da vida e da saúde.

Entre os lançamentos, o Dalmeida Maxskin PT (algodão 72%; liocel 26%; elastano 2%), o Siena PT (100% algodão),  Trafalgar Elastopol Demax (algodão 66%;  poliéster 31%; elastano 3%),   Constantine Demax (algodão 98%; elastano 2%).

Herança Viva

constantine-demax-2Esse life style nos guia em direção ao Brasil profundo. É um mergulho em busca das raízes da nossa identidade cultural. São heranças que se revelam nos sentidos, como aromas e paladares.

Nesse tema, destaque para Urutau Dark (algodão 99%, com 15% reciclado; elastano 1%), Constantine Elastopol (algodão 98%; elastano 2%) e Le Bourget Maxskin (algodão 72%; liocel 26%;  elastano 2%).

SuP&.R!

poderoso-maxskin-2Aqui uma ode ao jovem, super conectado, à energia da renovação. Momento de falar em todas as formas de amor. Falar da amizade como valor maior. Um mundo de sensações neopsicodélicas, 3D, virtuais e, nem por isso, menos reais.

Entre os lançamentos, o Lampeduza Duo Core Dark (algodão 67%; poliéster 31%; elastano 2%); La fortuna PT (algodão 98%; elastano 2%); Trindade (algodão 98%;  elastano 2%); Presidente Duo Core (algodão 79%;  liocel 13%; elastomultiester 5%;  elastano 3%); Poderoso Maxskin (algodão 67%;  liocel 32%;  elastano 1%).

da redação com informações do Ronald Sclavi  imagens:fotos/divulgação

26ª EDIÇÃO DO INSPIRAMAIS

worldfashion • 18/07/22, 11:16

1-17Começa amanhã a 26ª edição do INSPIRAMAIS - 2024 I , que contará com mais de 150 expositores de materiais e insumos para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias, e uma extensa programação de conteúdo e projetos especiais, com foco em sustentabilidade, inovação e moda.

PALESTRAS:

19 de julho - terça feira

10h30min às 11h10min - PALESTRA DE INSPIRAÇÕES 2023_II - TERRA, com Walter Rodrigues

13h30min às 14h - ESG E OS CRITÉRIOS PARA TOMADA DE DECISÕES E REDUÇÃO DE RISCOS NA INDÚSTRIA DA MODA, com Rodrigo Cezário, da Cezario Design e Moda Circular

14h15min às 14h45min - PAINEL ORIGEM SUSTENTÁVEL, com case da Box Print

15h às 15h30min - TRANSFORMAÇÃO INDUSTRIAL DE SUBPRODUTOS DE COURO EM FERTILIZANTES DE ALTA EFICIÊNCIA, com Thiago de Freitas, da ILSA Brasil

15h45min às 16h15min - MODA CONTRASTE: MARCA, SUSTENTABILIDADE E MODA. DISCUTINDO TENDÊNCIAS E PRÁTICAS DE BRANDING NO MERCADO DA MODA, com Anny Almeida, Coordenadora Nacional Moda Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional

16h30min às 17h - RENNER E O PROJETO DE CALÇADOS PRODUZIDOS COM RESÍDUOS DE UVA, com Sarah Luiza Scheffel, Gerente de Estilo na Lojas Renner

17h15min às 17h45min - ÁRVORE DA MARCA: SIMPLIFICANDO O BRANDING E GERANDO VALOR PARA A MARCA, com Mauricio Medeiros, autor, consultor e palestrante

20 de julho - quarta feira

10h30min às 11h15min - CENÁRIO E DESAFIOS DA RECICLAGEM DE EMBALAGENS, com Elis Koch, da Eureciclo

11h15min às 12h - TALK DAS STARTUPS

13h15min às 14h - PREVIEW 2024_I - PRIMAL, com Walter Rodrigues

14h15min às 14h45min - HUB CONEXÃO CRIATIVA, com Flávia Vanelli

15h às 16h - PREVIEW DO COURO 2024_I - PRIMAL, com Walter Rodrigues, Marnei Carminatt e Ramon Oliveira Soares, do Núcleo de Design da Assintecal.

INSCRIÇÕES GRATUITAS NO SITE:  https://assintecal.bcseventos.inf.br/visitantes/?id_edicao=32.

O  evento contará com:

img_0115-2CONEXÃO INSPIRAMAIS,  um corredor repleto de materiais inovadores em design e tecnologia frutos da pesquisa do Núcleo de Design do evento. “O espaço é uma espécie de guia de visitação ao salão, mostrando mais de mil referências e inspiração que serão vistas nos estandes”, adianta o coordenador do Núcleo, Walter Rodrigues.

img_8743ESPAÇO DA SUSTENTABILIDADE, com soluções inovadoras e sustentáveis de 17 empresas. “As empresas expositoras do espaço apresentam inovações comprometidas com a evolução de processos e produtos na indústria que garantam competitividade com sustentabilidade”, avalia a curadora do projeto, Flávia Vanelli, ressaltando que a maioria das empresas do espaço apresentarão a composição de seus produtos visando uma maior transparência com o público.

1-15HUB DE INOVAÇÃO,  espaço importante e que ajuda a traduzir o caráter inovador do INSPIRAMAIS, que contará com a exposição de 32 micro e pequenas empresas, startups, associações, cooperativas e designers que desenvolvem materiais, produtos e soluções sustentáveis com impacto positivo para a moda e design.

img_8709PREVIEW DO COURO,  apresentará as peles e couros de 15 curtumes, que vão expor o que estará em voga na próxima estação.


A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Assintecal, Silvana Dilly, destaca que a expectativa é receber mais de cinco mil visitantes, parte deles internacionais. “Temos 38 grupos de compradores internacionais da Europa, img_7808América Latina e Oriente Médio confirmados”, adianta. No que diz respeito aos produtos apresentados, que levaram em consideração uma ampla pesquisa de moda realizada pelo Núcleo de Design do INSPIRAMAIS, coordenado pelo estilista Walter Rodrigues, Silvana destaca que a sustentabilidade e inovação estarão no centro da pauta.”O mercado, cada vez mais, pede não somente por materiais, mas por processos produtivos sustentáveis. É isso que será apresentado em produtos e em conteúdo durante todo o evento”, conta a superintendente.
O INSPIRAMAIS é uma promoção da Assintecal, em conjunto com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.
da redação com informações da DCR Assessoria de Imprensa  - imagens: fotos/divulgação

VAREJO

worldfashion • 14/07/22, 13:49

img-4016A partir de julho, uma nova loja da DZARM em São Paulo no Plaza Sul Shopping. Este será o terceiro ponto de venda exclusivo da marca na cidade, com um diferencial de um novo modelo de expansão da rede via licenciamento, no principal mercado da moda brasileira.

A loja, localizada no bairro Jardim da Saúde, apresentará uma curadoria de produtos para todos os sexos, sem foco apenas no feminino, como é trabalhado nas duas lojas próprias na capital paulista, localizadas no Shopping Center Norte e no Morumbi Shopping.

Além disso, esta é a primeira loja licenciada a uma empreendedora, que assume o espaço como proprietária. A empresária Gabriela Gerbi Abad, que há nove anos está à frente da Gerbella - loja localizada próxima ao Plaza Sul - foi convidada pela marca a assumir este novo desafio, devido à sua performance de vendas e gestão de um dos pontos de venda da DZARM no modelo multimarcas durante 6 anos.

img-32211“Eu recebi o convite com muito entusiasmo, me senti realmente honrada com a oportunidade de ampliar meus negócios no ramo da moda com uma marca que gosto tanto. A DZARM já tem uma capilaridade bastante eficiente no varejo nacional por meio das lojas multimarcas, como a minha, e no e-commerce. Contudo, acredito que os pontos de venda exclusivos são importantes para que a marca possa oferecer uma experiência diferenciada e que fortaleça a jornada de compra phygital, que já é uma tradição na rede”, celebra Gabriela.

A empresária destaca que a marca tem inovado e se reinventado neste momento de crescimento. “A DZARM é uma empresa que assumiu com seriedade o propósito de deixar um legado positivo no mercado de varejo. Neste Dia dos Namorados, por exemplo, lançou uma coleção sem gênero e tem em seus valores o respeito às diferenças, sejam elas de gênero, raça, religião, o que tem tudo a ver com a proposta do novo espaço”.

img-4018“Além disso, em comemoração ao Dia Mundial da Água a novidade foi a coleção Eco2 Denim com looks jeans que usam 98% menos água e emite 34% menos CO2 em sua produção. O dinamismo e inovação da marca não só me atraem como fazem meus olhos brilharem. Acredito muito em seus valores e propósitos e estou muito feliz em inaugurar a primeira loja não-própria da marca na região do bairro que nasci e cresci”, finaliza.

img-4024Sobre a DZARM

A Dzarm acredita na moda que cabe na vida das pessoas e no estilo que permite a expressão pessoal, sem esforço. Há 24 anos faz parte da Cia Hering, levando suas peças versáteis e atemporais para todo o Brasil, oferecendo uma jornada de compra phygital – está presente em mais de 2000 multimarcas, licenciadas e no universo digital. Com foco na alta qualidade, design e preço, a Dzarm se empenha em deixar um legado positivo no mundo, com coleções cada vez mais sustentáveis.

Sobre a DZARM Plaza Sul

Inaugurada em julho de 2022 pelos empresários Gabriela Gerbi Abad e Evandro Abad, a loja é a primeira de São Paulo a trabalhar com peças para todos os gêneros. Com coleções que vão a partir do número 34, a Dzarm Plaza Sul atrai a todos os visitantes e turistas que frequentam o shopping com o seu estilo moderno, inovador, despojado e contemporâneo.

da redação com informações da Vetor.Am     imagens: fotos/divulgação

FRANQUIA

worldfashion • 11/07/22, 16:07

Lançada oficialmente na última edição da ABF Franchising, realizada de 22 a 25 de junho, em São Paulo, a franquia de moda infantil Kookabu prospectou mais de 80 potenciais clientes durante o evento, prevendo que 20% desse total deve concretizar o negócio. O resultado obtido aumentou as expectativas da marca em relação ao crescimento da rede de franquias, que estima a abertura de 17 lojas dentro dos próximos 12 meses.

img-20220512-wa00011“O lançamento da franquia Kookabu superou nossas expectativas iniciais, reforçando nossa percepção sobre a adequação do produto para a nova geração de empreendedores que surgiu em razão da pandemia”, analisa Carlos Eduardo Padula, CEO da rede.

“Nossos diferenciais, que incluem a possibilidade de franquia multimarca, estoque adaptável às diferentes regiões e rápida reposição, aliados ao know how do Brascol, maior distribuidor de moda infantil do País, foram fundamentais para conquistar esse empreendedor que busca um negócio seguro em um setor em franco crescimento”, completa Padula.

Dentre as prospecções, os empreendedores de São Paulo se destacam, somando 57% dos interessados, seguidos por Minas Gerais (8%), Mato Grosso e Rondônia (5%) e Pará, Goiás e Paraná (4%). Desse total, 50% já possui algum tipo de negócio, enquanto a outra metade inicia a busca por oportunidades para empreender.

img-20220622-wa0013Informações sobre a franquia Kookabu

•Início da expansão por franquia: 2021

•Associado ABF - Associação Brasileira de Franchising

•Investimento total aproximado: entre R$ 350 e R$ 400 mil (dependendo do ponto e do tamanho da loja);

•Taxa de Franquia: R$ 60 mil;

•Royalties: 5% sobre faturamento

•Fundo de propaganda: 1,5% sobre faturamento

•Área mínima de uma unidade: a partir de 40 metros quadrados (shoppings e centros comerciais)

•Número mínimo de pessoas na operação: 5

•Faturamento médio por unidade: entre R$ 140 a R$ 150 mil*;

•Lucratividade: entre 10% e 15%*;

•Prazo de retorno do investimento: entre 30 e 36 meses após a abertura do negócio.

(*) estimado

Sobre a Brascol - O Grupo Brascol, maior atacadista brasileiro de roupas e artigos para bebês e moda infanto juvenil, foi criado há 33 anos por uma família libanesa visionária que transformou uma pequena loja na Rua Silva Teles, na zona leste de São Paulo, em uma mega loja atacadista de 11 mil metros quadrados no bairro do Brás, maior polo de vestuário do estado de São Paulo.

da redação com informações da Influencion/Ivo Chicuta       imagens: fotos/divulgação

MEDIDAS PARA O VESTUÁRIO

worldfashion • 07/07/22, 16:40

biotipos_3A busca de referências de medidas que atendam os diferentes biótipos femininos tem sido um dos desafios da indústria têxtil. Na tentativa de evitar disparidades entre as confecções, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou em novembro a norma ABNT NBR 16933, que visa nortear os tamanhos e medidas de roupas femininas no país. Passados quase oito meses da publicação, sua adoção tem contribuído para oferecer parâmetros para a cadeia têxtil, da indústria até o varejo. Para apresentar as principais contribuições da norma ao mercado, a ABNT promoverá, no dia 14 de julho, das 14h30 às 16h, no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo — Fiesp, evento presencial com transmissão pelo YouTube. As inscrições presenciais poderão ser realizadas pelo link.

A abertura do evento será conduzida pelo diretor da FIESP e presidente do SINDITÊXTIL - Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem, Luiz Pacheco, pelo presidente da ABNT, Mario William Esper e pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção — ABIT, Fernando Pimentel.

1611066024491Na sequência, a gestora do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-017), Maria Adelina Pereira ministrará o Painel Norma ABNT NBR 16933 - Evolução do mercado de confecções: venda de roupas do tamanho correto, sem trocas. “A maior parte das brasileiras têm dificuldade em encontrar o tamanho adequado ao seu corpo. Para resolver esse impasse, a nova norma sugere que o tamanho de cada peça de roupa passe a incluir as dimensões em centímetro da parte do corpo que restringiria a peça, a exemplo quadril para uma calça e não apenas por letra ou número, assim como é seguido já há muito tempo em outros mercados como o americano e europeu”, explica a gestora.

ana-bergO segundo painel “Como adequar os moldes às tabelas da ABNT NBR 16933”, será apresentado pela especialista em moda e referência em modelagem, Ana Laura Berg. “Temos o confeccionista que vem em busca de uma tabela de medidas ideal e o consumidor que não sabe mais qual tamanho o seu corpo veste. Esse é um grande problema que o vestuário feminino vinha enfrentando durante muito tempo. Na construção da NBR 16933, reunimos profissionais que vestem mulheres brasileiras em diversos segmentos, para compartilhar estudos, medidas, problemas e soluções de vestibilidade no desafio de identificar biótipos, definir medidas, distribuí-las entre os tamanhos e ainda sugerir como trazer todas essas informações para o consumidor”, comenta.

O evento será encerrado com a mesa de debate “A importância da Norma 16933 para satisfação das consumidoras e o impacto na economia brasileira.”, com moderação do presidente da ABIT, Fernando Pimentel e participação de representantes da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PLUS SIZE (ABPS), ABIT e SENAI CETIQT.

colherretangular

Sobre a norma de Vestibilidade

triangulo-invertidotrianguloA ABNT NBR 16933 recomenda medidas para cada biótipo, levando em conta desde o perímetro da cabeça, pescoço, passando pelos ombros, busto, cintura, quadril, costas, coxa, joelho, panturrilha até o tornozelo, respeitando as características de cada corpo e a diversidade de formas das brasileiras.

De acordo com a gestora, a norma era aguardada com bastante ansiedade pelo mercado. “Apesar de ser uma diretriz que não é obrigatória para as empresas, sua adoção irá contribuir para a normalização da cadeia têxtil, da indústria até o varejo, razão pela qual o mercado consumidor tem buscado os referenciais de medida de corpo em suas compras”, comenta.

ampulheta1Fruto de um amplo estudo conduzido pelo Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário da ABNT com representantes do setor, como o Senai Cetiqt, modelistas, entidades como a Associação Brasileira do Plus Size (ABPS) e empresas do setor, o documento se baseia no conceito de vestibilidade.

A ABNT NBR 16933 apresenta sistema de indicação de medidas para biótipos tipo retângulo e colher, que representam 80% da população feminina, segundo pesquisas para o estabelecimento da norma. Com a condição de determinar cuidadosamente a forma do corpo e de indicar medidas apropriadas, este sistema permite que a cliente escolha o seu tamanho adequadamente.

Os biótipos femininos tipo retângulo e colher (abrangendo o plus size) foram designados após primoroso levantamento antropométrico conduzido pelo Senai Cetiqt, realizado por meio de softwares específicos de simulação do corpo humano e na experiência de profissionais do setor de modelagem e confecção, para atender às formas de corpo predominantes no país.

O levantamento do Senai Cetiqt serviu de embasamento para toda a ABNT NBR 16933. A partir de uma medição abrangente da população brasileira, foram utilizados um body scanner, para captar as medidas antropométricas, que percorreu o país, atendendo ao todo, quase 10 mil pessoas. O estudo constatou também quatro biótipos de mulheres brasileiras: ampulheta, retangular, triangular e triângulo invertido.

abnt-3

“Foi necessário muito diálogo até se chegar a um consenso. Em 2009, passamos a trabalhar com essa diretriz para o vestuário infantil. Em 2012 foi lançada a norma ABNT NBR 16060 com a vestibilidade masculina e a antiga norma ABNT NBR 13377 de 1995 foi cancelada, deixando a descoberto as medidas femininas. Nessa época começaram as pesquisas do corpo feminino, que foram homologadas na ABNT NBR 16933”, explica Maria Adelina.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a principal responsável pela elaboração das Normas técnicas no Brasil. “Dentro da ABNT, o Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário tem contribuído de forma efetiva para normalização da indústria visando o fortalecimento da cadeia produtiva do setor têxtil e colaborando para o desenvolvimento econômico e social do país”, afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper.

O evento será realizado no dia 14 de julho, às 14h30 no Espaço Nobre - FIESP localizado na Avenida Paulista, 1313 — 15º andar - São Paulo/SP.

PROGRAMAÇÃO

14h30 — Abertura:

Luiz Pacheco — Diretor - FIESP e Presidente - SINDITÊXTIL

Fernando Pimentel - Presidente da ABIT

Mario William Esper - Presidente da ABNT

14h40 - Painel 1 - Norma ABNT NBR 16933

“Evolução do mercado de confecções: venda de roupas do tamanho correto, sem trocas.”

Maria Adelina Pereira, gestora do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-017)

15h - Painel 2 - Como adequar os moldes às tabelas da NBR 16933?

Ana Laura Berg, especialista em moda e referência em modelagem

15h20 - Mesa de debate:

“A importância da Norma 16933 para satisfação das consumidoras e o impacto na economia brasileira.” - Moderador: Sr. Fernando Pimentel — Presidente ABIT

Convidados:

• ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO (ABIT)

• ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PLUS SIZE (ABPS)

• ASSOCIAÇÃO DE LOJISTAS DO BRÁS (ALOBRÁS)

• SENAI CETIQT

16h — Encerramento seguido de coffee break

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

da redação com informações da  FSB Comunicação    imagens dos manequins são da MYM Manequins 3D + fotos divulgação

GREEN NATION

worldfashion • 06/07/22, 14:17

8a5086c1-2819-e088-571e-8271d6108112O Green Nation é um movimento de sustentabilidade, cultura e educação, criado em 2012, no Rio de Janeiro, pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA), e tem entre seus objetivos estimular mudanças de atitudes em prol do meio ambiente. Para tanto, busca sensibilizar as pessoas e compartilhar dados científicos de forma lúdica, interativa, emocional, sensorial e acessível. Evento acontece entre os dias 8 e 10 julho, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, e busca alertar o público sobre as necessidades e urgências ambientais

Mobilizar e engajar a sociedade no esforço mundial pelo cumprimento da Agenda 2030 – plano de ação global no qual estão reunidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) –, é a proposta da nova edição do Green Nation.

A partir de instalações e atividades diversificadas faz com que os participantes vivenciem as necessidades e urgências do planeta e saibam como é possível agir para favorecer um mundo sustentável.

gn-florestasdomar1_fotokarinazambrana_201A The LYCRA Company apoia o evento e marca presença na instalação FLORESTAS DO MAR (foto acima de Karina Zambrana) que proporciona um mergulho para descobrir a floresta de corais, o berçário dos oceanos. O espaço oferece muita vida, cores, peixes e belezas escondidas pelos mares e chama atenção para um lado preocupante: nem só a beleza habita os oceanos.

6101f83f-7598-0298-0525-d08283088627A instalação mostra como a atitude de cada pessoa pode destruir esses berçários da vida marinha, caso não haja conscientização.

Os objetivos do evento estão plenamente alinhados com os esforços que a The LYCRA Company empreende no campo da sustentabilidade, e segue a Planet Agenda, que foi construída em três pilares interdependentes: sustentabilidade do produto, excelência na fabricação e responsabilidade corporativa. Assim, cada vez mais a The LYCRA Company busca soluções para viabilizar a economia de energia e água e reduzir desperdícios nos processos produtivos, sempre, claro, pensando a economia circular para a indústria da moda.

6e6e6984-9b11-f1e7-9e06-98cafbaa29b4O Green Nation já percorreu Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, nas cinco edições anteriores, e atingiu um público presencial de quase 270 mil pessoas e mais de 2 milhões pela sua plataforma e redes sociais.

O evento realizado pelo CIMA e pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e com a participação e apoio de empresas do setor privado, acontece ao mesmo tempo que a Virada (ODS) - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Serão quase 30 horas de atividades em 14 experiências interativas.

Serviço:
Green Nation 2022 – São Paulo
Data: de 8 a 10 de julho
Local: Parque Ibirapuera. Pavilhão da Bienal
Horário: dia 8 (das 10h às 15h) e dias 9 e 10 (das 10h às 21h)

da redação com informações da INOVA.ETC      imagem: fotos/divulgação