AÇÕES SOCIAIS

worldfashion • 22/10/20, 15:09

CANATIBA

canatiba-careCanatiba Social Care  é a plataforma de ações de responsabilidade social com o objetivo de concentrar as iniciativas da tecelagem no terceiro setor potencializando seus resultados junto à sociedade, em parceria com instituições que possuem sinergia com os valores da empresa. Representa um novo olhar para as possibilidades de atuação da empresa junto a instituições, buscando escala em resultados sociais que possam chamar a atenção da cadeia têxtil, diante das necessidades sociais urgentes e amplificadas pela Pandemia do Covid 19.

Com a plataforma, a empresa reafirma seus valores e seu compromisso em mais uma frente quem amplia o conceito de sustentabilidade para além das fronteiras ambientais, alcançando também a responsabilidade social e o cuidado com as pessoas – práticas incorporadas há mais de meio século pela Canatiba Denim Industry.

edson-brito-e-fabio-covolan-no-bazar-aacd-640x437O primeiro passo foi dado em prol de uma organização que é símbolo de excelência no tratamento de pessoas com deficiência a AACD  fundada em 1950,  possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos (aparelhos) ortopédicos.

Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. Conta ainda com a área de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a AACD Esporte, que contribui com a inclusão por meio da prática esportiva.

bazar-aacd-640x417A Canatiba Social Care doou 700 peças de roupas do seu acervo comercial para a venda no bazar da AACD, na sede da instituição, no bairro de Vila Mariana, Zona Sul da capital Paulista.  O bazar é aberto ao público e atende prioritariamente acompanhantes e parentes de pacientes em tratamento. Todas as unidades da AACD possuem bazares que vendem produtos novos e seminovos, como roupas, calçados, livros e brinquedos.

Os produtos doados – calças, camisas, jaquetas etc – integravam o mostruário confeccionado com tecidos Canatiba como forma de exposição dos seus produtos, constantemente renovados. As peças sem uso serão agora comercializadas e a renda incorporada nas ações assistenciais da AACD.

Na última sexta-feira, o diretor da Canatiba, Fábio Covolan, foi recebido pelo superintendente de Marketing e Relações Instituicionais da AACD, Edson Brito, que conduziu a comitiva da empresa para uma visita pela unidade, momento dos mais emocionantes e impactantes. O executivo ficou impressionado e já estuda novas possibilidades de colaboração.

edson-brito-felipe-ventura-e-fabio-covolan-640x425Filipe Ventura, da ótica Ventura, foi o responsável pela aproximação entre a tecelagem e a AACD. A família Ventura, signo de excelência no mercado de ótica, coordena o programa Corrente do Bem que já arrecadou mais de R$ 5,5 milhões com cofrinhos espalhados por estabelecimentos parceiros em todo o País, desde 2004, quando Filipe, aos 8 anos, doou suas economias durante o Teleton.

A ótica Ventura e a tecelagem também estudam a possibilidade de parcerias dentro da plataforma Canatiba Social Care, no desenvolvimento de produtos em ações junto ao terceiro setor, assim como a continuidade da relação entre Canatiba e AACD, com novas doações e projetos.

da redação com informações da Duo Press     imagens: fotos/divulgação

CEDRO

imagesfotos_pirapora-746A empresa mineira neste momento de Pandemia e percebendo a necessidade de atender os mais de 3.000 colaboradores e familiares,  criou a Lojinha Virtual, para possibilitar a compra de forma online, por preço simbólico, as peças de showroom. São mais de 8 mil peças confeccionadas com denins e sarjas da Cedro Têxtil para compor seus showroons em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), e agora estão disponíveis a valores simbólicos. As peças únicas, com modelagem infantil, feminina e masculina, podem ser adquiridas pelo preço máximo de R$ 20 em uma loja online criada especificamente para o público interno.

eduardo-vaz-cedrolojinha-cedro-bastidores-495x640A “lojinha da Cedro”, como é conhecida, já acontecia anualmente, como forma de apresentar o resultado final do trabalho da equipe. Mas pela primeira vez, o acesso online garante que todas as peças estejam disponíveis simultaneamente nas cinco cidades onde a Cedro Têxtil está presente (São Paulo, BH, Pirapora, Sete Lagoas e Caetanópolis). “Até o ano passado a lojinha era itinerante, podendo ocorrer de, ao chegar a uma determinada unidade, algumas peças mais desejadas já terem acabado. Agora tivemos essa oportunidade de democratizar o acesso, permitindo que todos os interessados tenham as mesmas opções de compra”, explica Eduardo Vaz, responsável pelo marketing da empresa.

lojinha-cedro-printPara assegurar que todos tenham oportunidades iguais, inicialmente foi limitada a compra de no máximo seis peças por pessoa. Independente do número de peças adquiridas, o valor é integralmente dividido de cinco vezes, descontado diretamente na folha de pagamento do colaborador. “Para muitos dos nossos colaboradores, é uma ótima oportunidade de ter peças de qualidade superior para usar ou presentear a um preço simbólico, mas também é um momento de mostrar, com orgulho, o resultado de seu trabalho para a família”, completo Eduardo. A plataforma da Lojinha Cedro, foi criada e produzida pelos próprios funcionários.

da redação com informações da 22 Graus Comunicação e Marketing   imagens: fotos/ divulgação

Lylla Marry

worldfashion • 21/10/20, 15:19

lylla_marryFormada em moda pelo Senac e Figurino para Cinema e Televisão no MAM-Museu de Arte Moderna de SP, Lylla Marry, veste artistas, bailarinos e coreógrafos há mais de 15 anos. Já participou de exposições de artes em Londres, onde seus figurinos fizeram parte da obra de um fotógrafo que foi premiado com medalha de bronze. Seus figurinos estão pelos palcos de diversos teatros Brasileiros e programas de televisão. Lylla tem um acervo para locação de figurinos de época e fantasias para festas temáticas que vão desde uma peça do século VIII até um personagem de filmes diversos, bem como fantasias infantis. Também confecciona figurinos de dança -ballet, tango, jazz e street dance.

migrantes-festival-sconfinare-1511101024x768Lylla Marry, participou com uma de suas criações, como convidada no SCONFIN-ARE que aconteceu no fim de setembro, na cidade de Asti, na Itália. A mostra contou com exposições de designers, fotógrafos, pintores e escritores de diversos países.

A figurinista e estilista brasileira apresentou uma bolsa confeccionada exclusivamente para o evento, na exibição da artista, escritora e atriz, Vânia Rocha que representou o Brasil, abordando o tema sobre a importância da história do vestuário brasileiro na era colonial, com o foco principal no surgimento do fuxico.

bolsa-lyllaA peça produzida com veludo cristal e pérolas, foi inspirada no quadro de Jean Baptiste Debret (1768 – 1848): Vendedor de flores e fatias de coco.

A estilista não só criou um nome para a bolsa, mas como em toda obra de arte, criou uma história em forma de poema, chamado: “A criada que sabia criar”.

Poema:

A Sinhá em um de seus passeios pela floresta

Prendeu o seu lindo vestido em um galho de árvore

Rasgou

Não queria jogá-lo fora

Deu-o para a criada

Que feliz ficou

Nas noites enluaradas

A criada sentava no quintal e

Punha-se a costurar e bordar

Meses depois presenteou a Sinhá

— O que é isto?

A Sinhá perguntou com surpresa

— É uma bolsa de fuxico que fiz

Com o veludo do seu vestido rasgado e

As pérolas eram do bordado.

Elas representam a luz do luar

Que iluminou meu trabalho

Enquanto me punha a sonhar

da redação  com informações da Idealizzare   imagem: foto/divulgação

TOMO KOIZUMI

worldfashion • 20/10/20, 11:08

tomokoizumi-alissonlouback-19-640x360À partir de hoje exposição imperdível e inédita para os amantes da moda - “O fabuloso universo de Tomo Koizumi”, a mostra é gratuita e apresentará uma série de peças do designer que foi destaque na semana de moda de Nova Iorque de 2019, o jovem artista vem conquistando respeito e admiração no mundo fashion com suas criações famosas pelo encantamento, em produções únicas feitas com 50m a 100m de organza japonesa cada uma, trazendo cores e volumes extravagantes, que representam o seu universo recheado de criatividade.

tomokoizumi-alissonlouback-3-640x360Nascido na província de Chiba, o designer de vestidos de 32 anos foi descoberto pelo dono de uma loja de varejo que ficou encantado pelas roupas produzidas por ele, ainda quando era estudante universitário. Fundou a sua marca “Tomo Koizumi” e, antes de sua ascensão, trabalhou como figurinista para diversos designers japoneses. No ano de 2016, teve uma de suas peças usada pela cantora Lady Gaga durante uma visita ao Japão. Já em 2018, o seu perfil no Instagram foi descoberto por Katie Grand (na época, editora-chefe da revista LOVE), que ficou fascinada obcecada por seu trabalho e usou de seus melhores contatos para orquestrar um desfile do artista na semana de moda de Nova Iorque (2019) com apoio de Marc Jacobs e contou com um time de peso que incluiu nomes como Pat McGrath (Maquiagem), Guido Palau (cabelo) e Anita Bitton (casting). Esta última, trouxe nomes como Bella Hadid, Joan Smalls, Karen Elson, Lexi Boling e Emily Ratajkowski, além das atrizes Rowan Blanchard e Gwendoline Christie, que abriram e encerraram o show.  Neste momento marcante de sua carreira, Tomo Koizumi levou à passarela seus enormes vestidos volumosos e coloridos, meticulosamente cortados por ele e que fizeram sua carreira no mundo da moda decolar, com destaques nos principais veículos de imprensa e nas redes sociais de todo o mundo.

tomo-koizumi-44-463x640tomo-koizumi-3-610x640Em 2020, o designer japonês lançou na semana de moda de Milão uma coleção cápsula com a marca italiana Emilio Pucci. E no Brasil na Japan House São Paulo, a exposição destinada para todas as idades, tomo-koizumi-32-1-452x640tomo-koizumi-10-1-483x640promete cativar tanto os amantes da moda como o público em geral, por meio de um panorama pela moda contemporânea com o olhar de um artista que foge das tendências tradicionais e ousa em cada corte de tecido. Finalista do prêmio LVMH em fevereiro de 2020, Tomo Koizumi é considerado hoje um dos principais jovens designers do Japão e veste celebridades internacionais com as suas peças em eventos de gala e red carpet. Estarão expostos 13 peças significativas na carreira deste grande artista, incluindo três criadas exclusivamente para esta mostra, bem como o vídeo do icônico desfile em Nova Iorque e detalhes que mostram um pouco dos bastidores criativos e da história meteórica desse estilista. “Tomo Koizumi é extravagante, surpreendente, criativo, vibrante. Suas peças são o perfeito encontro da intimidade do trabalho manual ao glamour, sofisticação e teatralidade. Para criar peças de grande impacto, bebe e mescla fontes tradicionais e populares do Japão como os mangás, robôs e o estilo Lolita”, comenta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

tomokoizumi-alissonlouback-3-640x3601Exposição “O fabuloso universo de Tomo Koizumi”

De 20 de outubro a 10 de janeiro de 2021

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52

Horário de funcionamento:

Terça-feira a Domingo, das 11h às 17h

Entrada gratuita

Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

da redação com informações da Suporte Comunicação imagens: fotos divulgação de Alisson Louback

AGENDA EVENTOS - OUTUBRO 2020

worldfashion • 15/10/20, 16:05

DENIM CITY SP

1As portas deste novo espaço exclusivo para os amantes dos jeans abrirá no próximo dia 26 de outubro, este ponto de conexão inédito entre todos os atores da indústria do jeans no país, é fruto da iniciativa de um grupo de empresários que foi buscar em Amsterdam, o modelo de empreendimento para fortalecer o setor no Brasil, preparando-o para os desafios do mundo contemporâneo. Será o primeiro espaço no mundo, fora da Holanda.

2O espaço de 4,8 mil metros quadrados abrigará a Denim City Academy, que é um misto de escola e oficina de jeans destinada a disseminar o conhecimento necessário para elevar o padrão técnico e prático da indústria, reduzir o impacto ambiental e fomentar a inovação e projetos de educação, colaboração e co-criação, terá também showrooms das empresas, espaço para coworking, 3 restaurantes e uma loja conceito.

O projeto conta atualmente com o patrocínio de 17 relevantes empresas do setor e um sindicato: Alcance Jeans, Audaces, Biotipo, Canatiba, Capricórnio, CHT, Consciência Jeans, GB Customização, Giassi, The Lycra Company, Mega Polo Moda, Myr, Santista Jeanswear, Vale Azul, Tecnoblu,  Vicunha, Youcom e Zune.

Em seus 25 espaços de showroom, estão presentes as seguintes empresas: Audaces, Bonor, Capricórnio, Covolan, GB Customização, HI Etiquetas, Icla, Jolitex, Jungle Lavanderia, Myr, Nicoletti, Perfeito, Punch Master, Santista Jeanswear, Tecnoblu e Vironda e a loja conceito Blue&Cool.

Estão presentes todos os elos da cadeia de produção: fios, tecidos, aviamentos, desenvolvimento, confecção, lavanderia, tecnologia e vendas.

O objetivo é colocar sob o mesmo teto os principais agentes da indústria do jeans, formando um hub para desenvolver iniciativas de inovação, sustentabilidade, educação e negócios, para criar as condições para consolidar o Brasil como um polo de relevância mundial do Denim.

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PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

Serão quatro dias de programação especial com transmissão por Live Streaming no Youtube (Denimcitysp) e Instagram (@denimcity.sp). O evento é híbrido com as palestras predominantemente online.

26/OUTUBRO: SEGUNDA-FEIRA

10:00 – Abertura oficial

11:00 – James Veenhoff – DC Amsterdam

11:30 – Harm Magis: Brazilian Denim Embassy

12:00 – Lilian Pacce apresenta a DCSP

13:30 – Palestra GB Customização*

14:50 – Roda de entrevistas com Lilian Pacce: Denim do Futuro (Participantes: Capricórnio, Consciência, Jolitex, Santista e Zune)

16:40 – Palestra Santista*

17:50 - Palestra: O que é e o que pode ser sustentabilidade. Speaker: Amyr Klink

photo-2020-10-13-18-37-3527/OUTUBRO: TERÇA-FEIRA

09:00 – Abertura

10:00 – Palestra: como construir uma loja que valorize a cultura do denim. Speaker: Menno van Meurs (Tenue de Nimes)

11:30 – Roda de entrevistas com Lilian Pacce: Inovação (Participantes: Canatiba, Lycra, Mega Polo, Nicoletti e Tecnoblu.)

13:30 – Palestra Lycra*

14:50 – Roda de entrevistas com Lilian Pacce: Sustentabilidade (Participantes: Covolan, GB Customização, Perfeito e Vicunha)

16:40 – Palestra Capricórnio*

17:50 – Palestra: O que foi, o que é e o que será uma calça jeans. Speaker: Adriano Goldschmied

photo-2020-10-13-18-37-5128/OUTUBRO: QUARTA-FEIRA

09:00 – Abertura

10:00 – Palestra: a verdade está nos detalhes. Speaker: Jason Denham

11:30 – Palestra Audaces*

13:30 – Palestra Tecnoblu*

15:00 – Palestra Vicunha*

16:30 – Palestra Covolan*

17:50 - Palestra: Intersecções no comportamento contemporâneo. Speaker: Andrea Bisker

photo-2020-10-13-18-38-0929/OUTUBRO: QUINTA-FEIRA

10:00 – Palestra: a sustentabilidade no DNA. Speaker: Antony Bijns (Nudie Jeans)

11:30 – Palestra: Altíssima qualidade com pureza e design atemporal. Speaker: Lennaert Nijh (Benzak - a confirmar)

15:00 – Palestra Canatiba*

(*) estas palestras ocorreram conforme critério de cada uma das empresas.

Para as visitas presenciais haverá a obrigatoriedade de inscrição diária, por período, para controle de entrada nos limites estabelecidos por lei, com respeito às normas de distanciamento social e higiene. Link para inscrição https://www.eventbrite.com.br/e/abertura-denim-city-sao-paulo-tickets-125057110183

da redação com informações da Denim City SP  imagens: fotos/divulgação

FOCUS FASHION SUMMIT

e1302764-55ee-4021-8e4a-3c54478cdb67-599x562Nos dias 28 e 29 a programação conta com conteúdo em transmissões ao vivo e simultâneas, além da final do Design Vision 2020, o acesso será gratuito com inscrições prévias,, 100% digital, com HUB no Estúdio Musik, em São Paulo. Nos dois dias, toda a programação do Summit será por meio de uma plataforma digital com transmissão ao vivo. Serão mais de 30 horas de conteúdo nos canais oficiais summit.focustextil.com.br, YouTube Focus Têxtil e Instagram.

focusfashionsummit_1143-640x427Com foco em alguns espaços centrais, entre eles, WEB com mesas e webinars com experts inspiradores do mercado da moda nacional e internacional; palco INFORMAÇÃO onde acontecerá as mentorias e workshops em conjunto com IBModa, Fashion HUB e IED-SP; SHOP STREAMING, modelo inovador de apresentação de produtos e serviços ao vivo, para movimentar economicamente a comunidade e apresentar a ela novidades importantes do setor; e ENCONTROS em salas dedicadas à troca de tudo que foi aprendido nessa experiência.

programação dos talks, debates e palestras já confirmados:

focusfashionsummit-1716-640x42728/10 (quarta-feira)

- (10h - 10h40) Ancestralidade na Moda: origem e resgate

Convidados: Day Molina (Ativista indígena, stylist e diretora criativa e representante local do movimento Fashion Revolution em Niterói), Hanayrá Negreiros (Pesquisadora independente em moda, história cultural e práticas curatoriais, professora convidada do MASP Escola e assinante da coluna Negras Maneiras) e Eduardo Inagaki (Proprietário na Inagaki Studio)

Mediadora: Mariana Goulart (Gerente de marketing e comunicação Focus Têxtil)

- (10h55 – 11h35) Biodesign, o design vivo

Convidados: Louis Alderson-Bithell (Designer e palestrante visitante em Moda sobre BioDesign Plataforma do Royal College of Art, Londres), Victoria Geaney (Designer de moda interdisciplinar e conceitual nas áreas de moda, arte, ciência e tecnologia), Renan Serrano (Fundador da Visto.Bio), Alê Farah (Jornalista de moda e fundadora do WeArBrasil)

Mediador: Leonardo Hallal (Diretor de produto da Focus Têxtil)

- (13h10 – 13h50) Startup de Moda, é possível?

Convidados: Andressa Rando Favorito (Consultora), Eduardo Cristian (Idealizador do Costurando Sucesso), Felipe Sanchez (CEO da Global Química & Moda) e Sergio Fridrich (Founder do Prints Connection _ Startup de Moda)

Mediador: Henri Kanj (BUSCATÊXTIL)

- (14h25 - 15h25) PALESTRA “Direções Criativas (Masculino e Feminino) Primavera-Verão 21.22”

Palestrante: Ellen Leite (Gerente de pesquisa de tendências Focus Têxtil)

- (16h - 16h40) Inovando no Varejo Hoje

Convidados: Marcela Kanner (Head de Comunicação Corporativa e de Marca - Riachuelo), Sérgio Borrielo (CEO Pernambucanas), Richard Stad (Aramis)

Mediador: Renato Hojda (Diretor comercial Focus Têxtil)

- (16h45 - 17:30) PALESTRA “Formas Femininas Verão 21/22”

Palestrante: Bia Aidar (Consultora de formas Focus Têxtil)

- (17h40 - 18h20) É possível ser sustentável em larga escala?

Convidados: Francislei Donatti (C&A), Henry Costa (Renner), Nina Braga (Instituto E) - todos por zoom

Mediador: Paulo Cristelli (Gerente de sustentabilidade Focus Têxtil)

- (18h25) Final da 4° Edição do Design Vision  programa de capacitação e apresentação ao mercado de novos talentos da moda de todo o Brasil, é um projeto realizado anualmente pelo Instituto Focus Têxtil, com patrocínio da Pernambucanas e apoio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Conta com curadoria do estilista Walter Rodrigues e do artista plástico Renato Dib.

Os selecionados dos inscritos para a edição de 2020, foram 15 selecionados que, durante 5 meses participaram de palestras e workshops, com diversos nomes da moda como Alexandre Herchcovitch, Marcelo Sommer, Jackson Araujo, Lab Moda Sustentável e Comas SP

bruna-martinsjose-willamejulia-mohallemrafael-arantes4salmir-tomaz1 Após etapas realizadas criaram uma coleção sustentável, utilizando técnicas inovadoras com resíduos têxteis e resultaram na escolha de cinco finalistas - Bruna Pereira Martins, José Willame Leite de Sousa Filho, Julia Costa Mohallem, Rafael Marcos de Oliveira Arantes e Salmir Tomaz Alves -, que destacaram e respeitaram os desafios propostos (social – envolver um projeto na coleção; ambiental – trabalhar somente com retalhos de tecido; e econômico – adaptar peças conceituais para uma dimensão comercial), que serão apresentadas na grande final dia 28/10 em formato de vídeo veiculado nas plataformas do evento.

A votação que envolve os jurados Walter Rodrigues, Renato Dib, Patricia Carta, Alexandre Herchcovitch, André Hidalgo, Marcelo Sommer, Jackson Araujo e Agustina Comas, o público que estiver assistindo pela plataforma do evento, poderá dar seu voto para compor uma média. O participante com maior número de votos populares ganhará um ponto a mais na média dos votos do júri, que tem peso maior e também dará o seu voto também em tempo real. A premiação com o patrocinio oficial da Pernambucanas, para o primeiro colocado será um curso de extensão em moda no IED Brasil, um curso de uma semana no IED de Milão e um editorial na revista Harper’s Bazaar de dezembro.

focusfashionsummit-1013-640x42729/10 (quinta-feira)

- (11h00 - 11h40) Vamos nos permitir

Convidados: Fernanda Feijó (Renner), Lucius Vilar (Coord Estampas - Inspira Mais), Janaína Salgado (Trend2), Felipe Sanchez (Global)

Mediadora: Loretta Pettinatti (Evento Estampar)

- 14h10 - 14h50) Turbinando a venda online

Convidados: Felipe Dellacqua (Co-funder Vtex), Raphael Lassance (Co-funder Growth Team), Thiago Vercosa (CEO Original Io), Fernando Brossi (C&A)

Mediador: Alberto Hiar – ABEST

- (15h30 - 16h10) - PALESTRA “ Sustentabilidade Pós-Covid”

Convidado: André Carvalhal (Escritor de best sellers, ativista e defensor de uma moda sustentável)

- (16h45 - 17h25) Como se ensina moda no Brasil de hoje?

Convidados: Eloiza Artuso (IED SP), Carol Barreto, Yamê Reis (IED RJ e Rio Ethical Fashion), Mário Queiroz (Designer, consultor, doutor em comunicação)

Mediador: Lu Robic (Sócia fundadora do IBModa onde coordena projetos de educação, capacitação e consultoria a partir de metodologias inovadoras e transformadoras)

- (17h30) - PALESTRA “Hanking de Cores Primavera-Verão 21-22”

Palestrante: Alexandre Morita (Coordenador de pesquisas e insights Focus Textil)

- (17h40 - 18h20) Protagonismos do presente

Convidados: Flávia Durante (comunicadora, fundadora do Pop Plus e Cena Pop, DJ e empresária), Vicenta Perrota (Artista e estilista), Izabelle Palma (Gestora da pasta de moda inclusiva da SEDPCD e consultora de negócios inclusivos), Paloma Botelho (Consultora de estilo pessoal, Mentora de estilo para marcas, Moda ativista e Idealizadora dos projetos: Negrxs Diálogos de Moda nas Ruas de São Paulo, @negrxsdialogosdemoda; Rede Consultores Negrxs de Imagem e Estilo, @rcni.br e Afro: Passado, Presente e Futuro, @afro.ppf)

Mediador: Jackson Araújo (Analista de tendências de moda e ativista de racionalização criativa para a sustentabilidade)

da redação com informações da Focus Fashion Summit pela  Suporte Comunicação  imagens: fotos/divulgação do Focus Summit 2019

SINGER DO BRASIL

worldfashion • 13/10/20, 13:59

Líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais, com mais de 160 anos de atuação no Brasil, com produtos presentes nas maiores lojas do varejo, lojas especializadas em máquina de costura, comércio eletrônico e ateliês de costura e artesanato de todo o País. Com forte presença global, desenvolve competências dentro de uma organização de alto desempenho, com o objetivo de gerar o mais elevado nível de valor agregado aos seus clientes, colaboradores, acionistas e sociedade.

EM9305-accessoriesOs seus equipamentos transformam a vida das comunidades em seu entorno, uma vez que estimula o empreendedorismo, o empoderamento feminino e a geração de empregos, além de dinamizar a economia e promover uma nova cultura, mais moderna e dinâmica. E o cenário atual envolve um aumento da informalidade, uma queda no rendimento do trabalhador e, com isso, uma necessidade de geração de renda para complementar as contas do mês. Tudo isso também contribui para uma mudança no comportamento do consumidor, que tem optado por desenvolver seus próprios produtos em casa e, dessa forma, atuam com soluções completas para que peças sejam desenvolvidas com qualidade e rentabilidade,  para muitos têm sido uma alternativa de renda e para outros um novo skill sendo adquirido.

EM9305 Lifestyle ImageNo início deste mês, a empresa apresentou ao mercado a nova máquina de costura / bordadeira EM9305, desenvolvida por uma equipe de engenharia sueca, que possui painel touch colorido e software de edição gratuito.  A novidade conta com a tecnologia Husqvarna Viking, a marca mais inovadora de máquinas de costura do mundo, que faz parte do grupo SVP, ao qual pertence a Singer.

foto_mpd_ltPara a apresentação da bordadeira, realizaram um evento virtual com a presença de Marcio Daniel, Head da Singer do Brasil, e da Concheta Feliciano, Diretora de Marketing, que falaram um pouco sobre o segmento.

concheta-feliciano_diretora-de-marketing-425x640“Com a chegada da pandemia pudemos notar um grande aumento da informalidade trabalhista e uma queda no rendimento de profissionais de diversas áreas. E esse cenário tem causado mudanças no comportamento dos consumidores, como o desejo ou até mesmo uma necessidade de desenvolver produtos em casa ou adquirir novos hobbies. Enxergamos, portanto, uma grande oportunidade de mercado, somando tudo isso ao crescimento da categoria de máquinas que tem sido muito expressivo”, afirmou Concheta Feliciano, Diretora de Marketing da Singer do Brasil.

A tecnologia aplicada no novo modelo proporciona um alto desempenho e qualidade exclusiva para o bordado, além de 150 variações de desenhos e letras inclusos no software de edição, que é gratuito e atualizável. A bordadeira atinge uma velocidade de 800 pontos por minuto, possui touch colorido e visor em LCD sensível ao toque. A EM9305 conta ainda com um motor exclusivo para encher a bobina e 21 acessórios inclusos.

Além de oferecer qualidade de pontos e rentabilidade nos projetos produzidos, a nova bordadeira da marca contribui para uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no meio da moda, do artesanato e de diversos segmentos: a personalização. O bordado é uma forma de atender estilos próprios e incentiva a produção de peças únicas e exclusivas.

EM9305 ImagesA EM9305 está disponível para compra na loja online da Singer, lojas especializadas em máquinas de costura, como por exemplo as da Rua São Caetano e no Bom Retiro, em São Paulo, e nas lojas do EXTRA, onde o consumidor poderá experimentar e adquirir o produto e acessórios. O preço sugerido é de R$ 5.999,00.

da redação com informações daTrama Comunicação imagens: fotos/divulgação

PARIS FASHION WEEK

worldfashion • 09/10/20, 16:05

img-4321Mateus Nudelmann, designer de moda, foi único brasileiro a participar da Paris Fashion Week (PFW) no último sábado (3), no Salon Marceau, com a coleção inspirada na cultura indígena, na fauna e flora amazônica. Aos 25 anos, o jovem curitibano, foi o único brasileiro entre dez selecionados a participar da PFW, após ser selecionado pela Flying Solo NYC - programa que dá espaço para marcas autorais e lança novos talentos do design independente, que recebeu inscrições de profissionais de 26 países.

img-4320Ele é formado em Design de Moda pela Universidade Positivo e pós-graduado pelo Instituto Francês de Moda, em Paris,  Segundo o designer, a maior inspiração, além da “brasilidade”, foi a mãe, a artista plástica Simone Campos. “Sempre tive uma relação próxima com minha mãe, a nossa ligação artística é muito forte, tanto que atuamos juntos, ela é responsável pela estamparia exclusiva dos meus vestidos”, conta.

Durante a Paris Fashion Week, Nudelmann apresentou oito vestidos. “Quatro deles foram uma homenagem à cultura indígena, à fauna e à flora amazônica brasileira. Por meio de cores, texturas e com muito bordado eu consegui levar um pouco da nossa riqueza para as passarelas francesas. O restante, utilizei estampas exclusivas desenhadas pela minha mãe, que também carregam o conceito da Amazônia”, explica.

Após encantar o público mostrando a exuberância da natureza brasileira, Nudelmann revela estar honrado em representar o país. “Fiquei muito feliz em representar também a moda autoral e, certamente, pelo grande passo que dou na carreira”, conta. Agora, o designer curitibano prepara a apresentação das peças ao público curitibano. O evento, embora ainda não tenha data, vai acontecer no Memorial de Curitiba. “Posso adiantar que vou aumentar a coleção e, além das peças da PFW, teremos mais 25 vestidos. Além disso, em um segundo evento, vou apresentar as criações inspiradas em Curitiba”, revela.

da redação com informações da Central Press  com imagens: foto divulgação de Alessandra Chastalo

TRENDBIJOUX

worldfashion • 07/10/20, 18:04

logoO Sindijoias  Ajomig, que tem como presidente Manoel Bernades, promoverá a primeira Trendbijoux, feira virtual de bijuterias e semijoias, um evento para marcas e compradores de todo o Brasil.manoel-bernardes-credito-alberto-wu caleidoscopio-20201766-427x640“Estamos em um período de mudanças e o SINDIJOIAS AJOMIG viu a necessidade de partir em busca de novas soluções para realização de bons negócios para seus associados. A Plataforma virtual de feiras é uma nova opção para conectarmos as marcas e os compradores” explica Manoel.

Entre os participantes, marcas conhecidas do mercado como Claudia Marisguia, Caleidoscopio, Eterniza, Julia Torquetti, Lázara Design, Lita Raies, Cerradouro, Simone Salles, Gio Bernardes e SD por Sheila Morais.

PALESTRAS

TERÇA FEIRA 13/10

2-patricia-santana9h - Cenário Contemporâneo e o Comportamento do Consumidor para o Setor de Bijuterias com Patricia Sant’Anna – Tendere Pesquisa e Soluções Criativas (São Paulo/Campinas, SP)

9:30h - Tendências para Bijuterias 2021 (30 min) com Cris Gurgel, Consultora de Moda, convidada Sindijoias MG (Belo Horizonte – MG), Cris apresentará as tendências confirmadas para o próximo verão (2020-21) e quais são as cores, temas, acabamentos, key pieces etc. que podemos esperar para a próxima estação. Explica os significados e possíveis leituras que as clientes terão e desejarão para seus acessórios, informação estratégica para pensarmos sobre mix de produtos e argumentação em vendas.

6-cris-gurgelCris Gurgel é Consultora de Moda especializada em acessórios, interpreta tendências de moda internacionais para desenvolvimento criativo de acessórios, com olhar experiente de jornalista, editora de moda, publicitária e mestre em moda, cultura e arte. Realiza palestras e treinamentos que capacitam sua equipe de design, produção e vendas a assimilar informações práticas de moda para transformar tendências em produtos diferenciados, com visual merchandising personalizado e storytelling original.

18h - Estratégia Conteúdo com foco em vendas e atendimento (SAC) (20 min), com Tatiana Brugalli, Aldeia Agência Digital First (Porto Alegre – RS).

3-tatiana-brugalliTatiana Brugalli nos brinda com seus mais de 25 anos atuando em marketing digital demonstrando com o relacionamento neste ambiente precisa ser cuidado, ter procedimentos e preparo para lidar com crises. Em um mundo que é totalmente digitalizado, como o que vivemos, as suas dicas são preciosas.

Ela é co-fundadora e CEO da Aldeia, agência de marketing digital first. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS, MBA em Comunicação e Marketing pela ESPM e especialização em Gestão da Inovação pelo IEL. Atua há 25 anos com estratégia e projetos digitais para organizações de diversos portes. Sua empresa tem especial expertise com empresas e indústrias criativas.

QUARTA FEIRA 14/10

9:30h - Consultoria de imagem e o protagonismo dos acessórios nesses novos tempos (30 min) com Rogéria Maciel, consultora de imagem, convidada Sindijoias MG (Belo Horizonte – MG) será uma palestra fundamental para instrumentalizar o processo de vendas com informações pertinentes ao relacionamento e a busca por apoiar, ajudar e dar a melhor soluções para as clientes de acessórios. Rô Maciel demonstra como falar de cores e formas de maneira a ajudar a consumidora final fazer a melhor escolha para a sua necessidade em bijuterias, fazendo uma compra consciente e expressiva para o seu guarda-roupa.

10-rogeria-macielRô Maciel com formação em Arquitetura e Urbanismo foi empreendedora da área de acessórios e hoje é consultora de imagem com foco em mulheres +50. Tem grande embasamento sobre composição, formas e cores, devido a sua formação original e seus anos de trabalho em sua marca de acessórios. Suas expertises nos ajudam a construir uma visão sobre peça de acessório compreendendo o que ela significa na composição de quem a usa.

18h - Cenário Contemporâneo: A experiência e a jornada on e offline do shopper (20 min) com Lucila Campiglia, FAL Diretora de Visual Merchandising, Experiências e Estratégias Digitais (São Paulo – SP) Apresentará cases que solucionam e que inspiram sobre como o Visual Merchandising on e offline, pode ser pensado e aplicado estrategicamente em uma empresa de bijuterias (independente do tamanho) .

1-lucila-campigliaLucila Campiglia é arquiteta formada pela FAU-USP, pós-graduada em Negócios da Moda pelo Senac Moda SP, especializada em Retail Merchandising pela University of Toronto e Consumer Insights pela ESPM SP, com mais de 25 anos de extensa carreira executiva, onde gerenciou equipes na Estée Lauder, C&A, Valdac Global Brands, Pernambucanas e Itaú, em inúmeros projetos comerciais e de varejo. É membro do Retail Design Institute Brasil e Diretora de Visual Merchandising e Experiência na FAL Design Estratégico.

QUINTA FEIRA 15/10

9:30h - Growth hacking: testando hipóteses e obtendo resultado (20 min) com  Laís Calusni, Radar – Consultoria em Growth hacking (Campinas – SP).  A Laís é jovem e ágil, como o mundo contemporâneo, se adequa, muda, se transforma, e já tem diversos cases de sucesso em sua carreira como profissional de marketing digital. Ela vem desmistificar como usar Growth Hacking de uma maneira bem simples e possível para qualquer um(a). Da grande rede de lojas de bijuterias a revendedora que quer obter melhor desempenho em vendas e construção de reputação. Sua palestra mostra que não é um caminho das pedras, mas um caminho de foco, autocrítica, aprendizado e realização das metas.

4-lais-calusneLaís Calusni é formada em Estudos Literários pela Unicamp, mas adotada pela Publicidade e pelo Marketing, Laís Calusni liga com facilidade uma visão humanística com a paixão por números e estratégia de negócios. Atua com planejamento estratégico e projetos de growth hacking há mais de 5 anos, focando e conseguindo a melhora de performance de marcas no ambiente digital. Atende empresas de todos os portes, e de diversas frentes, da indústria à serviços, com o objetivo sempre de trazer sucesso aos seus clientes.

18h - Antes da venda vem o Marketing: processo de marketing orientado para vendas (20 min) com Fernando Sales Silveira, consultor FIEMG (Belo Horizonte – MG),  Fernando  nos colocará frente a algo bastante pertinente: temos muitos dados sobre os nossos clientes, mas de que maneira os usamos em prol de nossa própria empresa? Seja para criar reputação ou marketing, mas sobretudo, para desenvolver relacionamentos e planejamentos de vendas reais e de sucesso.

9-fernando-silveiraFernando Sales Silveira é Administrador de Empresas pela PUC Minas, com MBA em Finanças pelo IBMEC. Atuou como executivo de marketing, vendas e distribuição em empresas de grande porte. Atua há 12 anos como consultor empresarial com especialização em marketing, vendas e distribuição. Consultor na área de estratégias de marketing, atendimento, vendas, cadeia de suprimentos, logística e distribuição, tendo entre seus principais clientes: SEBRAE, FIEMG, SINDINOVA, entre outros. Para SEBRAE MG, atuou e atua em vários projetos de estratégia, marketing, vendas e distribuição para indústria, varejo e serviços, com aplicação de ferramentas de inteligência comercial, inteligência de mercado e análises de atratividade de mercados. Atua também como conteudista do SEBRAE MG, é autor da metodologia Gestão dos Canais de Vendas e Distribuição e co- autor da metodologia Gestão na Medida para a indústria de MODA.

SEXTA FEIRA 16/10

9:30h - Marketing Digital – Planejamento de Presença Digital (20 min) com Daniel de Miranda, consultor FIEMG (Juiz de Fora – MG) Daniel traz toda a sua expertise para lhe mostrar a importância de uma presença digital consciente, planejada e que lhe ajudará a construir reputação e, consequentemente, incremento em vendas e relacionamento com a(o) consumidor(a).

5-daniel-mirandaDaniel de Miranda é mestre em Economia Criativa pela ESPM e com formação em Administração de Empresas e forte conexão com o mundo empreendedor. Já foi consultor do Sebrae-MG e hoje também assessora indústrias pela FIEMG. Atua com foco em Novas Economias desenvolvendo projetos de Inovação e Transformação Digital, por meio de Consultorias, Workshops e Programas de Desenvolvimento.

18h - E-commerce para bijuterias. (20 min) com Jony Lan, consultor FIEMG (Belo Horizonte – MG), Jony  traz toda a sua longa carreira como estrategista com forte conexão com o digital para demonstrar quais são as dores e ganhos de se optar e/ou fortalecer as vendas pelo meio online. Informação estratégica para se compreender os elementos em comum e os distintos entre o on e off line.

7-jony-lanJony Lan é um empreendedor, dinâmico, proativo, persistente e com visão global, tem mais de 16 anos de experiência em vendas estratégicas, marketing, e gestão digital em empresas brasileiras de grande porte (Cemig, Correios, BDMG, PUC MG, Dinap etc.).  Tem formação em Administração de Empresas, Especializado em Marketing e com Mestrado em Administração com foco em Estratégia, Desenvolvimento de Mercado e Vantagem Competitiva. Tem longa experiência em palestras e docências, tendo lecionado na PUC Minas Gerais.

Para participar da feira virtual e das palestras, que acontecerão de 13  a 16 de outubro 2020, é só se cadastrar pelo site: http://sindijoiasajomig.com.br

da redação com informações da Renata Alves Comunicação   imagens: fotos/divulgação

Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios

worldfashion • 01/10/20, 16:11

slide-03-feira-zero-grau-2020-pt_brA Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira, amparada no decreto estadual e vai realizar a feira presencial, obedecendo rígidos protocolos de número 55.240, de 29 de setembro de 2020 : - os organizadores deverão seguir, integralmente todos os protocolos e regras já estabelecidos na Portaria 617/2020, da Secretaria da Saúde.

thumbnailJá estão confirmados para a feira  220 expositores dos polos brasileiros de calçados, somando cerca de 1000 marcas dos segmentos femininos, masculinos, infantis e esportivos, além de bolsas, cintos e demais acessórios, que apresentarão ao mercado as coleções do outono/inverno 2021. “Estávamos ansiosos pela definição do governo e agora já estamos comunicando os expositores e os lojistas para que possam dar inícios aos últimos preparativos para a feira”, acentua Pletsch.

Conforme informações do organizador, o setor calçadista brasileiro foi um dos mais atingidos pela desaceleração do mercado, chegando a registrar índices alarmantes em termos de fechamento de postos de trabalho. A  Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados – informam que os números do setor foram os seguintes: 43 mil postos de trabalho fechados entre janeiro e julho, perdas de vendas no mercado domésticos 37% menos que o mesmo período do ano passado, e as exportação caíram de 25% já de janeiro a agosto deste ano em comparação ao ano passado.

” Agora nos resta organizar uma feira completamente diferente de tudo que já realizamos até agora com a finalidade de auxiliar o mercado ingressar na normalidade possível. Faremos um palco ideal para negócios nos dias de hoje. Não vamos esquecer, por nenhum instante, que ainda estamos numa pandemia e que são necessárias medidas sanitárias preventivas e rigorosas para cuidar da saúde de todas pessoas que vão estar conosco nos pavilhões”, finaliza Frederico Pletsch.

slide-03-feira-zero-grau-2019-pt_brA Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.

frederico-pletsch_diretor-da-merkator-feiras20e20eventos_crc3a9dito20dinarci20borges_1420-582x6401A feira acontece de forma presencial nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS), finalmente o tão esperado momento, pelo setor da indústria coureiro calçadista, que nas últimas décadas tem acumulado perdas devido ao desaquecimento, e ainda mais perdas desde o mês de março 2020, em função da pandemia do Coronavirus.

Segundo o diretor da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira, “nós estamos empenhados em fazer um evento dentro de todas as regras para marcar a retomada deste setor que está necessitando muito de um ânimo para começar 2021 de uma maneira bem promissora”, salienta Pletsch.

da redação com informações da Assessora Marta Araújo   imagem: foto/divulgação

FERNANDA YAMAMOTO

worldfashion • 30/09/20, 16:23

blusa-colorida-1_-embalagem-aberta_-pablo-saborido1blusa-colorida-1_-pablo-saborido2Quem acompanha os passos da marca sabe que a estilista e sua equipe sempre tiveram prazer em dividir suas técnicas e processos seja por meio das conhecidas e aguardadas visitas guiadas no ateliê ou pelos vídeos transmitidos nas redes sociais, que ganharam força durante a pandemia.

“Compartilhar é multiplicar boas ideias, conectar pessoas e manter viva a nossa essência”, afirma Fernanda. Para expandir ainda mais esse pensamento, a marca apresenta o kit SOMAMOS, que vem com tecidos recortados e todos os apetrechos necessários para a confecção manual de casaco, blusa ou lenço, no mais puro modelo ‘Faça Você Mesmo’.

blusa-escura_embalagem-aberta_-pat-ikedalenc-807o-escuro-pablo-saborido1Com três opções de kits a marca deseja estimular a costura à mão como uma oportunidade de introspecção, a impressão de um olhar pessoal à peça e, acima de tudo, como um momento de diversão.

Além de incentivar o “fazer manual”, o projeto SOMAMOS também reforça a importância do upcycling. Todos os tecidos que compõem os kits são retalhos de coleções anteriores ou fazem lenc-807o-colorido-2-embalagem-fechada-pat-ikeda1parte do estoque da marca.

O kit  SOMAMOS é uma ótima idéia de presente, vem numa linda embalagem reciclada criada pelo Estúdio Ratorói - @ratoroi - com o processo Byeplastic, a partir do reaproveitamento de sacos plásticos, embalagens e excedentes industriais com auxílio de cooperativas e pequenas recicladoras.

lenco-colorido-2_cartao-somamos_pat-ikeda1Este kit e a nova coleção Fernanda Yamamoto já podem ser encontrada na loja na Vila Madalena, em São Paulo, e no e-commerce, que acaba de ser reformulado, www.fernandayamamoto.com.br.

Diversos vídeos estarão disponíveis no IGTV (@fernandayamamoto_loja) ou no canal Youtube (youtube.com/fernandayamamoto) com tutoriais de costura à mão, opções diferentes de pontos e maneiras de montagem das peças.

da redação com informações da  Namídia Comunicação  imagens: fotos/divulgação de Pat Ikeda e Pablo Saborido

GRENDENE + AZALEIA

worldfashion • 29/09/20, 15:58

grendene-grnd3-4-1024x536A Grendene, maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais, anunciou ao mercado, na última quinta feira 24/09, um contrato de licenciamento com a calçadista Vulcabras Azaleia para exclusividade na produção e comercialização dos produtos da marca Azaleia no Brasil e em qualquer outro país do mundo, exceto Chile, Colômbia e Peru. A parceria é válida por três anos, podendo ser renovada por um período adicional de mais três anos.

11“Além de produzir e comercializar os produtos da marca, também seremos responsáveis pela criação de designs dos produtos”, explica Alceu Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da Grendene.

“A parceria com a Vulcabras Azaleia, que tem uma história de sucesso semelhante à da Grendene, nos consolida como um dos principais players na indústria calçadista. Ao incluirmos em nosso portfólio comercial uma das marcas mais lembradas pelo público feminino, também estamos próximos das nossas consumidoras”, avalia Albuquerque.

ftA tradicional marca Azaleia foi criada em 1958 e, hoje, está presente em mais de 20 países, oferecendo uma linha de produtos voltados para o público feminino. No Brasil, a coleção pode ser conferida na loja on - line ou em mais de 12 mil pontos de venda físicos.

A Grendene fundada em 1971, é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.

Com cinco unidades industriais, distribuídas por Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul e 11 fábricas, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 60 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, três “Galeria Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres). Em 2019, registrou lucro líquido de R$ 495 milhões.

da redação com informações da CDN Comunicação imagens: fotos/divulgação