6ª EDIÇÃO focus fashion summit

worldfashion • 22/10/24, 16:31

A próxima edição do  evento, que acontecerá em São Paulo,  oferecerá produtos, serviços e informações por meio de palestras de especialistas, painéis interativos, exposições de novos talentos e debates sobre o futuro da moda.  As tendências para o verão 25/26 do hemisfério norte, além dos mais recentes avanços em tecnologia têxtil, design sustentável e práticas de inclusão social, reforçando o compromisso da indústria com um futuro mais consciente e responsável.

“O Focus Fashion Summit não é apenas um evento, é um ponto de convergência de ideias que contribuem com o mundo têxtil da moda. Nossa expectativa é que as discussões deste ano forneçam insights e soluções que atendam às demandas de um mercado cada vez mais exigente”, Yoni Stern, Diretor Executivo da Focus Têxtil.

No espaço  palestras e conteúdos apresentados por grandes nomes do mercado, explorando estratégias inovadoras e práticas atuais que impulsionam o segmento a novos patamares, além de discutir o futuro do segmento. Uma das principais atrações do evento é o Hub de Soluções, um espaço consolidado como ponto de encontro entre marcas e confeccionistas. Com a participação de mais de 140 empresas de diversos segmentos, o Hub promove um ambiente de troca e colaboração que gera oportunidades de negócios estratégicas e impulsiona a inovação no setor têxtil de diversos segmentos, como moda feminina, masculina, fitness, uniforme, estamparia, infantil, moda praia, acessórios e calçados.

AS INSCRIÇÕES

O público interessado pode se inscrever diretamente pelo site oficial do evento: https://www.focusfashionsummit.com.br/

As vagas são limitadas para a programação oficial que será disponibilizada em breve.

A 6ª edição do Focus Fashion Summit acontecerá de 05 a 07 de novembro, das 9hs às 19hs no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), contará com mais de 100 expositores, mais de 40 palestras um público estimado de 10 mil visitantes. A entrada é gratuita.

SOBRE A FOCUS TÊXTIL

A Focus Têxtil é uma empresa fundada há mais de 80 anos, é uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina. Sempre em busca do melhor produto aliada ao amplo conhecimento, a empresa tem como missão inspirar clientes agregando valor e oferecendo informação de moda por meio de um mix completo de tecidos e serviços. Em seu portfólio, a Focus Têxtil conta com mais de seis mil produtos que atendem os segmentos feminino, masculino, activewear, lingerie, beach, workwear, denim, infantil, meias, home, calçados, acessórios e estampados. Por meio de estudo de comportamento, consumo e mercado são desenvolvidas e criadas coleções com novas texturas, composições, cores e padronagens a cada estação. Atualmente, a Focus Têxtil tem dois espaços de atendimento ao cliente, localizados em São Paulo, nos bairros Bom Retiro e Barra Funda. Em cada Showroom, o cliente recebe um atendimento personalizado e poderá ter acesso a todos os artigos disponíveis, acervo de peças de pesquisa, além de contar com uma equipe capacitada com informações sobre tendências de moda. A empresa ainda conta com o seu braço social, o Instituto Focus Têxtil, cuja missão é fomentar a sustentabilidade na cadeia têxtil por meio de ações de conscientização e desenvolvimento social. Os projetos realizados incentivam o empreendedorismo, estimulam a criatividade de novos talentos e buscam facilitar o acesso à capacitação de profissionais do setor, diminuindo a desigualdade social.

SERVIÇO

Focus Fashion Summit

Data: de 07 a 09 de novembro.

Horário: das 9h às 19h.

Local: Pró Magno Centro de Eventos.

Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo/SP.

da redação com informações do Grupo Trama Reputale:

LENZING

worldfashion • 21/10/24, 14:36

O Grupo Lenzing, fornecedor líder de fibras celulósicas regeneradas para as indústrias têxtil e de não tecidos, a ROICA™ by Asahi Kasei, pioneira em fibras elásticas premium, e a Kaihara Denim, fabricante japonesa de jeans de renome mundial, unem forças pela primeira vez para co-criar uma coleção premium de jeans elásticos, “SAISEI Collection”.

A parceria estratégica está bem posicionada para oferecer ao mercado internacional uma maior composição de materiais reciclados em jeans. Misturando as fibras de viscose da marca LENZING™ ECOVERO™ com a tecnologia REFIBRA™1 com o fio elástico reciclado ROICA™ EF e confiando-lhes o renomado artesanato de denim da Kaihara Denim, a coleção de denim de alta qualidade é trazida à luz.

Sua primeira aparição será no Kingpins Amsterdam, que acontece de 23 a 24 de outubro de 2024.

“Por meio dessa parceria com a Kaihara Denim e a ROICA™ by Asahi Kasei, estamos dando passos ousados para impulsionar a circularidade do denim fortalecida pela experiência e devoção conjuntas”, disse Dennis Hui, gerente de desenvolvimento de negócios globais da Denim na Lenzing.

“A sinergia entre o fio ROICA™ EF, as fibras LENZING™ ECOVERO™ com tecnologia REFIBRA™ e o artesanato excepcional da Kaihara Denim deu vida a tecidos denim premium e eficientes em termos de recursos que têm sustentabilidade1, desempenho e estilo no coração.1,,5  Esta parceria não apenas ressalta o compromisso compartilhado entre a Lenzing e nossos parceiros de criar produtos excelentes enquanto fazem melhor para o meio ambiente4,  mas também serve como um catalisador para impulsionar a transformação em direção a práticas de baixo impacto em toda a cadeia de valor do denim e além.”

Tecendo o futuro do denim com inovação coletiva

A nova coleção de jeans possui uma composição de tecido especial, aproveitando ao máximo o fio ROICA™ EF e as fibras LENZING™ ECOVERO™ com tecnologia REFIBRA™ graças aos seus atributos de eficiência de recursos1,4,5. O ROCICA™ EF, feito de conteúdo reciclado pré-consumo e com excelente elasticidade2, é parte integrante da flexibilidade e conforto do tecido. . Por outro lado, as fibras LENZING™ ECOVERO™ com tecnologia REFIBRA™, compreendem até 20% dos resíduos têxteis pós-consumo, provenientes de materiais ricos em celulose ou misturas de poliéster-algodão, proporcionando suavidade natural ao tecido denim.

“Nossa visão de sustentabilidade na Asahi Kasei é alcançar zero emissões e buscar reciclar todos os nossos resíduos industriais”, disse Hiroaki Shinohe, diretor de marketing da ROICA Europe na Asahi Kasei. “Nossos inovadores fios ROICA™ EF, que reduzem em 30% as emissões de CO2 em comparação com os fios comuns5, exemplificam essa dedicação. Ao fazer parceria com a Lenzing e a Kaihara Denim em um conceito de reciclagem que dá nova vida a materiais pré-usados, podemos alavancar nossa experiência coletiva em tecidos elásticos sustentáveis. Estamos entusiasmados com o fato de que a incorporação da LENZING™ ECOVERO™ com a tecnologia REFIBRA™ e o artesanato premium de jeans da Kaihara Denim podem fornecer um tecido excepcional que atende à crescente demanda por consciência ambiental1,4,5 e confortáveis.”

Redefinindo as aplicações do jeans para moda de alto desempenho e ecologicamente correta1,4,5

A coleção oferece três confecções distintas de jeans – super stretch (Monster Stretch by Kaihara Denim), stretch confortável e low stretch (denim de ourela) – cada uma trabalhada com a experiência artesanal da Kaihara Denim usando a mistura meticulosa de LENZING™ ECOVERO™ com tecnologia REFIBRA™ e ROICA™ EF. Este tecido denim inovador apresenta um volume sutil e caimento reduzido, proporcionando uma sensação única ao toque. A versatilidade do novo tecido jeans abre um mundo de possibilidades para designers e marcas de moda, capacitando-os a criar roupas elegantes e eficientes em termos de recursos1,4,5  que variam de roupas casuais e chiques do dia a dia a roupas de trabalho.

“Como parceiro de longa data da Lenzing, estamos entusiasmados por fazer parte desta jornada transformadora com a ROICA™ by Asahi Kasei, que incorpora nossos esforços conjuntos para impulsionar mudanças positivas em todo o cenário global do jeans”, disse Hirofumi Inagaki, Diretor Executivo, Gerente Geral do Departamento de Vendas da Kaihara Denim. “Nossa longa história e experiência estabelecida na fabricação de jeans premium nos permitem liberar todo o potencial da LENZING™ ECOVERO™ com a tecnologia REFIBRA™ e ROICA™ EF, resultando nesta coleção de jeans1,4,5 inovadora e eficiente em termos de recursos. Juntos, estamos remodelando o futuro das aplicações sustentáveis de jeans, tanto casuais quanto formais, abrindo caminho para uma cadeia de valor de moda mais circular.”

A nova coleção de jeans será exibida no estande da Lenzing (Nº 12 na Zona Azul) e no estande ROICA (Nº 10 na zona amarela) durante a Kingpins Amsterdam, de 23 a 24 de outubro de 2024.

Sobre LENZING™ ECOVERO™

Produzidas pelo Grupo Lenzing, as fibras da marca LENZING™ ECOVERO™ são um avanço ambientalmente responsável na produção de viscose. Derivadas da matéria-prima natural madeira, as fibras LENZING™ ECOVERO™ são certificadas com o rótulo ecológico da UE (licença nº. AT/016/001) pela excelência ambiental. São fabricadas com pelo menos 50% menos emissões de carbono e consumo de água em comparação com a viscose genérica (Higg MSI versão 3.7).

Naturalmente leves, as fibras ECOVERO™ da LENZING™ podem ser misturadas com uma ampla gama de fibras têxteis para dar aos tecidos tecidos e malhas maciez tátil e um caimento fluido. As fibras LENZING™ ECOVERO™ são identificáveis por meio da tecnologia de rastreamento e podem se decompor e compostar no final de seu ciclo de vida. É certificado pela TÜV AUSTRIA sob LENZING Viscose pelas seguintes propriedades: biodegradável no solo, água doce e ambiente marinho, bem como compostável em aplicações domésticas e instalações industriais.

As fibras LENZING™ ECOVERO™ produzidas com tecnologia REFIBRA™ utilizam resíduos têxteis de algodão como matéria-prima, além da madeira. As fibras contêm um mínimo de 20% de material reciclado.

Sobre o Grupo Lenzing

O Grupo Lenzing representa a produção ecologicamente responsável de fibras especiais à base de celulose e material reciclado. Como líder em inovação, a Lenzing é parceira de fabricantes globais de têxteis e não tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos. As fibras de alta qualidade do Grupo Lenzing formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas funcionais, confortáveis e modernas até têxteis-lar duráveis e sustentáveis. Devido às suas propriedades especiais e à sua origem botânica, as fibras Lenzing biodegradáveis e compostáveis certificadas pela TÜV também são altamente adequadas para produtos de higiene do dia a dia.

O modelo de negócios do Grupo Lenzing vai muito além do de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com seus clientes e parceiros, a Lenzing desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor agregado para os consumidores. O Grupo Lenzing se esforça para a utilização e processamento eficientes de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a transformar a indústria têxtil do atual sistema econômico linear para uma economia circular. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e, assim, também apoiar as metas do Acordo de Paris e do “Green Deal” da Comissão Europeia, a Lenzing desenvolveu um plano de ação climática claro e baseado na ciência que visa reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e uma meta líquida zero (escopo 1, 2 e 3) até 2050.

Principais Fatos e Números Grupo Lenzing 2023

Receita: 2,52 bilhões de euros      Capacidade nominal (fibras): 1.110.000 toneladas    Funcionários (equivalentes a tempo integral): 7.917

TENCEL™, LENZING™ ECOVERO™, VEOCEL,™ LENZING™ e REFIBRA™ são marcas comerciais da Lenzing AG.

Sobre o ROICA™ EF

O ROICA™ EF, desenvolvido pela Asahi Kasei, é uma inovação pioneira de estiramento reciclado criado a partir de materiais pré-usados proprietários para promover a redução de resíduos. Ao selecionar tecidos ou peças de vestuário feitas com ROICA™ EF, eleva sem esforço o seu guarda-roupa moderno com valores sustentáveis e socialmente responsáveis. Este material inovador é certificado pela OEKO-TEX ® STANDARD 100, garantindo que os padrões de qualidade e ambientais sejam atendidos.

Sobre a ROICA™

ROICA™ “Advanced fit for living” é uma fibra elástica premium com uma gama inovadora de recursos inteligentes para se adequar ao guarda-roupa moderno. ROICA™ combina conforto, desempenho e ajuste excepcional, elevando a qualidade e o valor do traje diário para esportes, roupas esportivas, roupas íntimas, moda e negócios. ROICA™ é uma marca da Asahi Kasei Corporation. ROICA / ROICA™ são marcas comerciais da Asahi Kasei Corporation.

da redação com informações da Tastemakers Brasil

CANATIBA

worldfashion • 19/10/24, 15:31

Inspirada por esse fenômeno natural, a Canatiba lança sua Coleção Verão 24/25, intitulada “Solstício Tropical”. A coleção traduz, por meio de tecidos e estampas, a alegria, o dinamismo e a energia vital que o Sol nos proporciona.

Dividida em três temas os conceitos de “Sinergia”, “Morada” e “Tropicália”,  nas cartela de cores e outras novidades,  com o objetivo de celebrar a vida de forma divertida.

A Canatiba foca em tecidos : No Laundry (três versões), Elastizados: Denim Industry e Special Fabrics e Circulares (Sustentáveis).

Os estúdios “Icertain” e “Na Superfície” foram os responsáveis pelo desenvolvimento das estampas das peças, que ilustram cada tema com uma identidade vibrante e única.

OS TRÊS CONCEITOS

SINERGIA

Definida pela união entre harmonia e equilíbrio, a Sinergia celebra a coletividade, que move um grupo com um objetivo comum por meio da eficiência e inovação. Isso ocorre também pela valorização dos clássicos, que permanecem relevantes ao longo do tempo. A proposta é um convite ao minimalismo, reformulando propósitos de vida com escolhas inteligentes, aliadas à tecnologia. As cores de destaque incluem tons de amarelo, laranja, lilás, verde e azul. Com estampas orgânicas e intensas, são ideais para modelagens estruturadas e cortes dramáticos.

MORADA

Com o tema de restabelecer uma relação mais consciente e saudável entre nós e o planeta, “Morada” une versatilidade e artesanalidade, convidando a um retorno ao lar. Um lar que acolhe, acalma e proporciona confiança, permitindo que os pensamentos criativos voem longe. É um tema que aborda autocuidado e proteção coletiva, um decorrente do outro. As cores variam entre tons de rosa, verde e azul, com estampas que criam uma atmosfera de tranquilidade e casualidade na coleção.

TROPICÁLIA

Às vezes brasileiro, às vezes estrangeiro, o movimento que revolucionou a cultura brasileira nos anos 60 inspira o terceiro tema deste lançamento da Canatiba. Com a dualidade que a natureza e a vida trazem, a Tropicália é um convite a mergulhar em um universo aparentemente real, mas com cores saturadas e tons pastéis que evocam um ar teatral e surreal. A proposta é uma versão mais divertida, ilusória e bela da realidade. A liberdade criativa é a chave, rompendo com a necessidade de seguir padrões artísticos. Agora é hora de sonhar uma nova realidade. A paleta de cores inclui tons de azul, verde, rosa, vermelho e marrom, com estampas que exaltam a alegria e o neotropical, destacando técnicas manuais como a pintura e o crochê, trazendo personalidade às peças.

NO EVENTO DE LANÇAMENTO

Com ativações interativas e sempre aliando tecnologia em suas ações, a marca integrou os convidados no showroom de forma a explorar seus sentidos por meio dos sabores do verão, sons instigantes típicos da estação e uma decoração que transportou o visitante para o mood solar. Além disso, os conhecidos brindes da Canatiba, desejados por todos que visitaram o Denim City, surpreenderam  mais uma vez, com elementos criativos e únicos, eternizando a experiência na memória dos que passaram pelo showroom.

SOMANDO EM COLABORAÇÕES E PARCERIAS

Em paralelo à Semana de Lançamentos, destacam-se as ações da empresa em parcerias e colaborações com marcas contemporâneas que compartilham valores sustentáveis e inovadores. Após lançar uma coleção exclusiva com a MISCI e Tencel™ em setembro, a têxtil reforça seu papel como incentivadora de novos talentos, participando na coleção das marcas Heloísa Faria, Weider Silveiro, Meninos Rei, Ateliê Mão de Mãe, The Paradise e Santa Resistência que desfilaram na São Paulo Fashion Week + N58 em outubro de 2024.

da redação   fonte: equipe de marketing Canatiba

Capricórnio Têxtil

worldfashion • 19/10/24, 15:06

A tecelagem  lançou dois novos artigo da família Original Denim: Uma nova cor Dark Blue, e um acabamento inovador, o Glow Coating. O Dark Blue chega no Algarve, nosso queridinho 100% algodão, com peso de 12 Oz, na construção 3×1 e largura de 1,76 m. O lançamento está alinhado com as tendência, oferecendo novas oportunidades de criação!

No processo de lavanderia, as reservas ganham mais destaque, revelando um efeito exclusivo que mistura o fundo azul, com nosso black. Esse visual autêntico e sofisticado, é perfeito para peças originais com acabamentos diferenciados.

Outra novidade é o Algarve Light Black Glow, também na composição 100% algodão com novo acabamento Glow Coating. No peso de 10 Oz, vem com um elegante efeito de brilho glitter. Esse acabamento vem de frente com as tendencias de brilho, metalizados e pedraria, ideal para quem busca peças ousadas e modernas.

Outro lançamento é o Eva, um artigo leve, com 5,5 oz e construção cetim. Com 77% de algodão e 33% de poliamida na composição, ele proporciona conforto, super frescor e não retém o odor no dia-a-dia. Por conta da poliamida, tem um stretch mecânico, que não deixa o tecido rígido e mais agradável.

Encerrando os lançamentos, na família Flat, temos o Mali, que na verdade está retornando para a nossa gama de produtos. Um tecido já consagrado e conhecido por seu alto potencial de stretch (65%), e toque suave, por ser construção cetim. Ideal para peças com ajuste perfeito ao corpo, é a escolha certa para quem busca elegância e versatilidade.

Todo o leque de artigos da Capricórnio Têxtil estão à disposição no showroom, que também conta com novas peças do #CapriTrends desenvolvidas nos artigos já em linha e dos lançamentos, com novas modelagens e lavagens para inspirar nossos clientes.

Na palestra CapriTrends, o consultor de pesquisa e criação da Capricórnio, Rodrigo Zen, falou sobre as tendências e confirmações do Verão 26. Ele trouxe muitas novidades, da viagem de pesquisa internacional – Paris e Copenhagen –  que acabou de fazer e estão na primeira edição do Capri Trends Journal, onde compilaram,  a apresentação do Rodrigo com as apostas da próxima temporada, destaques do varejo internacional, guia de lojas das cidades visitadas, e muito mais, que está disponível no showroom na Denim City/SP.

da redação   fonte: Marketing Capricórnio

VICUNHA

worldfashion • 19/10/24, 09:58

O lançamento reforça inovações em denim e denim colour focadas em economia de água e no uso de matéria-prima proveniente da agricultura regenerativa.

Menos água, mais inovação

Pela primeira vez, a Vicunha levou ao mercado produtos com uma inovação que elimina o uso de água da natureza no processo produtivo do jeans e do brim. Isso porque todos os artigos fabricados na unidade de Pacajus (CE) são feitos com 100% de água de reúso. Trata-se de um marco na indústria têxtil que resulta do projeto VSA, uma estação de produção de água de reúso inaugurada em maio de 2024. O sistema permite a purificação do esgoto doméstico urbano para uso industrial, eliminando a necessidade de se retirar água de mananciais para a produção. Valendo-se dessa tecnologia, o denim Nícolas figura entre os lançamentos como um dos destaques em sustentabilidade.

Além desta inovação, a empresa ampliou a linha de produtos com o selo Less Water. Os lançamentos foram: os artigos Taipe e Frades, no Denim; e os produtos Cyros, Sardenha e Mykonos, no Denim Colour. Os tecidos com este selo utilizam até 95% menos água nos processos produtivos.

Expansão da Linha Regen

A Vicunha também amplia sua linha Regen, que utiliza na produção o algodão cultivado por meio de práticas regenerativas. Com técnicas agrícolas ecológicas, como a redução do uso de produtos químicos e com sistema de sequeiro, é preservada a saúde do solo e a biodiversidade, reduzindo-se consideravelmente a pegada hídrica do algodão. Neste lançamento, os novos tecidos da linha são: Pietro Royal Regen, Pietro Regen, Luiza Regen e Luigi Regen. Fabricados com algodão regenerativo certificado, eles reafirmam o compromisso da Vicunha com processos ecologicamente responsáveis.

Compartilhando conhecimento com o mercado

Além de apresentar produtos inovadores e sustentáveis, a Semana de Lançamentos da Vicunha teve uma rica programação, que inclui desfile de coleção com peças elaboradas com os novos artigos, palestras e talk com grandes nomes da moda e do mercado. Na parte de tendências globais em jeanswear, o destaque foi a apresentação de Amy Leverton, fundadora da Denim Dudes e a palestra “Tendências em Lavanderia”, com Juan Manuel Gomez, Creative Leader da Officina +39.

O evento também contou com uma exposição especial em parceria com Garmon, Officina +39 e Tonello, que trouxeram peças em jeanswear com beneficiamentos diferenciados, demonstrando ao público diversas possibilidades de lavagens e acabamentos sustentáveis.

Já quando o assunto é mercado, Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, marcou o evento, trazendo insights sobre o comportamento do consumidor brasileiro com a palestra “O Consumidor Brasileiro: valores, hábitos e tendências”.

A programação também contou com talk “Reflexões e Perspectivas do Mercado Jeanswear no Brasil” com  a participação do presidente da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção; Guilherme Vilela (Brasil Minas); Kassem Hamade (Consciência Jeans); Fabrício Simarro (Grupo Líder Tecidos); Sandra Lima (Pernambucanas); Eduardo Simon (Pitt Jeans).

“A Semana de Lançamentos da Vicunha reflete nosso compromisso contínuo com a inovação sustentável e com a responsabilidade ambiental. Estamos orgulhosos de apresentar produtos que atendem às necessidades do mercado e promovem práticas que respeitam o meio ambiente. Estamos reforçando nossa liderança no setor têxtil global e oferecendo cada vez mais soluções que equilibram qualidade, estilo e sustentabilidade”, afirma German Alejandro, diretor de Marketing e Comercial da Vicunha.

Macrotendências da moda 2026 e novos produtos

Foram apresentadas na Semana de Lançamento da Vicunha, as três macrotendências que irão permear a moda no verão de 2026.

São elas:

Rewild: explora a fusão entre a natureza e as inovações tecnológicas. Esta tendência busca uma abordagem regenerativa no design, valorizando práticas sustentáveis, estética natural e a proteção contra mudanças climáticas.

Revamped Classics: transforma o cotidiano em algo extraordinário. O foco está em elevar o essencial, com atualizações sutis, técnicas de reaproveitamento e materiais duráveis, aliando funcionalidade e simplicidade. As lavagens de jeans refletem um design sofisticado e modular, com peças que podem ser adaptadas e reconstruídas.

Joyful Disruption: explora um paradoxo de dualidades, misturando o retrô com o moderno, o tátil com o digital e o rebelde com o suave. A moda jeanswear celebra o inesperado, trazendo micromomentos de alegria, nostalgia e expressões criativas através de lavagens ousadas, acabamentos sensoriais e uma estética de autoexpressão.

Clique aqui   https://bit.ly/4eN5mc1   e conheça todos os 25 lançamentos da Vicunha.

A Vicunha é uma empresa multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com 56 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e brim. Além de produtos inovadores, a empresa leva ao mercado inteligência para a customização de serviços em tendências de moda, sustentabilidade, design e lavagens. É isso que faz da Vicunha, uma empresa one stop shop, modelo de negócio que possibilita atender as necessidades dos clientes em um só lugar, ajudando a aumentar sua competitividade com soluções integradas. Celebrando a multiplicidade de um mundo em constante evolução, a Vicunha tem como propósito estimular a cultura do jeanswear, para que cada pessoa no mundo encontre seu jeansidentity.

da redação com informações da Inpress Poreter Novelli

ESG

worldfashion • 17/10/24, 10:46

Na abertura do evento, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destacou o fato de a cadeia calçadista brasileira ser a mais sustentável do planeta e a única a contar com uma certificação específica de práticas ESG, o Origem Sustentável. “A sustentabilidade é crescente no setor e exemplo desse nosso compromisso é o investimento de esforços na promoção do Origem Sustentável”, disse.

Para o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, o Origem Sustentável não é apenas uma certificação, mas um guia de práticas sustentáveis. “E, a partir de hoje, também seremos uma comunidade para gerar conexões que estimulem a cultura da sustentabilidade no setor”, comentou.

Consumidor mais consciente, mas sem incentivo

Na sequência, o CEO da Mosaiclab, Ricardo Contrera, falou sobre o panorama do ESG para o mercado e consumo. Pesquisa realizada pelo grupo apontou que quase 60% dos consumidores conhecem muito ou parcialmente os conceitos de ESG, sendo que 88% deles pretendem aumentar o consumo consciente nos próximos anos. O levantamento apontou, ainda, que entre as ações de ESG esperadas pelos consumidores estão iniciativas que criem novas oportunidades de emprego (47%), que produzam menos lixo e incentivem a reciclagem e reuso (46%), e que melhorem a qualidade da água ou que não poluem os rios, mares e oceanos (45%). “Por outro lado, as pessoas são cada vez menos incentivadas. Existem barreiras econômicas no preço e muito greenwashing, o que acaba diminuindo o engajamento dos consumidores”, disse o CEO.

Tramontina: gigante sustentável

Com mais de 10 mil colaboradores em oito unidades, a Tramontina instituiu, em 2021, seu Comitê de ESG com o objetivo de integrar as áreas de Meio Ambiente, Social e Governança. Dois anos depois, a empresa criou o Núcleo de Sustentabilidade, organizando as ações de ESG que já existiam na empresa. Entre elas, destacam-se quatro programas de logística reversa, que tem a finalidade de incentivar o reuso, a reciclagem e a destinação ambientalmente adequada dos produtos e suas embalagens pós-consumo. Por meio deles, são mais de 100 mil quilos de plásticos reciclados por ano. Além disso, a empresa trocou o uso de plástico virgem por plástico reciclado nas suas embalagens, bem como aboliu o uso de isopor. A palestra da Tramontina foi conduzida por Lizandra Rostellato Marin, gerente de Sustentabilidade da empresa.

Fruki: foco social

Com mais de 100 anos de história, a Fruki, produtora de bebidas gaúcha, apresentou seu case de sucesso em ESG, com foco na dimensão social. Segundo Fabíola Eggers, gerente de Relações Institucionais da empresa, a Fruki conta com um Comitê de ESG multisetorial e orientado a identificar oportunidades, recomendar e participar da criação de novas iniciativas e práticas que envolvem a sustentabilidade. Na área social, o grupo possui o selo internacional Great Place To Work, que identifica os melhores lugares para se trabalhar no mundo. Neste contexto, existe uma comunicação interna frequente com seus colaboradores, programas de desenvolvimento de lideranças e diversidade, formação de operadores de máquinas, capacitação e auxílio para motoristas, prioridades para promoções internas (50% das vagas fechadas com lideranças internalizadas), entre outros.

Suzano quer retirar 200 mil pessoas da linha de pobreza

Líder global em celulose de fibra curta, o case da Suzano foi apresentado por Francisco Rollo, gerente de Excelência Ambiental. Com 12 unidades fabris no Brasil, a empresa planta, por dia, 1,2 milhão de mudas de eucalipto em 1,6 milhão de hectares destinados à produção. Além disso, mantém conservados outros 1,1 milhão de hectares, equivalente a sete vezes a cidade de São Paulo.

Entre as iniciativas de promoção da sustentabilidade, o grupo destaca a estratégia de redução de emissões e projetos de descarbonização, com otimização de rotas, combustíveis alternativos e energia verde (foco em atividades de logística e transporte). Entre 2020 e 2023, foram removidas mais de 27 milhões de toneladas de CO2 emitidos para a atmosfera nas atividades da Suzano. A meta é, até 2025, chegar a mais de 40 milhões de toneladas neutralizadas.

Na área social, o grupo tem como objetivo gerar desenvolvimento econômico para as comunidades, com geração de emprego e retirada das pessoas da linha de pobreza. A Suzano está presente em mais de 200 municípios brasileiros e comprometida a retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030.

Varejo: agilidade na cadeia com sustentabilidade

O Conexão Origem Sustentável trouxe ainda, como representante do varejo, a C&A, rede com mais de 330 lojas em todos os estados brasileiros, que destacou a importância de uma maior integração entre indústria e varejo, com foco na agilidade e na sustentabilidade. Entre as iniciativas de ESG da C&A, destaque para a sustentabilidade nas suas dimensões econômica e ambiental, com a otimização de processos de produção e automatização e a integração com fornecedores, bem como o mapeamento de parceiros que adotem práticas mais sustentáveis. A palestra da C&A foi conduzida pela gerente de Calçados do grupo, Kelly Braz.

Painel com certificadas pelo Origem Sustentável

A última apresentação do evento foi dedicada a um painel com empresas certificadas pelo programa Origem Sustentável no seu nível máximo, o Diamante (mais de 80% dos 104 indicadores do programa atingidos). Participaram, como mediador, o diretor de Negócios da Box Print, Marco Schmitt; o CEO do grupo S2 Holding (Tess), Thomas Simon; o sócio proprietário da Ambiente Verde, Alberto Luiz Wanner; o diretor-presidente do grupo Cipatex, William Marcelo Nicolau; e o gerente de sustentabilidade da Grendene, Carlos André Carvalho.

No final do evento ainda foram recertificadas no Origem Sustentável as empresas Grendene (Diamante), a unidade ZZSAP da Arezzo&Co (Ouro, com mais de 60% dos indicadores atingidos), Dublauto (Ouro), Broplast (Prata, com mais de 40% dos indicadores atingidos) e JClass (Prata).

Práticas

A 1ª edição do Conexão Origem Sustentável incorporou práticas sustentáveis na sua realização. Entre elas, estavam o reuso e reciclagem de materiais utilizados na organização e montagem, uma mini exposição de empresas com soluções de ESG, campanha de arrecadação de alimentos e a neutralização das emissões de carbono geradas.

da redação com informações da DCR - Assessoria de Imprensa

O LIVRO “Arte, Cultura e Fé”

worldfashion • 14/10/24, 10:19

O Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, é mineiro de São Gotardo,  com vasta experiência na gestão cultural e turística no Brasil e no exterior. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid e Mestre em Restauração do Patrimônio Histórico pela Universidade de Alcalá de Henares, Espanha, dedicou sua carreira à promoção e valorização da cultura, da arte e do patrimônio cultural mineiro e brasileiro.
Lança o seu novo livro, “Arte, Cultura e Fé”, uma obra que mergulha na filosofia da arte, teoria e história da arquitetura, explorando a evolução do barroco desde suas origens europeias até sua expressão singular no Brasil colonial centrando, na sua análise da história da arte sacra, ainda nos movimentos culturais contemporâneos.
Fruto de cinco anos de pesquisa na Europa e no Brasil, o livro traça um panorama abrangente da arte e arquitetura barroca, destacando influências da escola alemã até o barroco luso-brasileiro. Com foco na arquitetura religiosa, Leônidas Oliveira também aborda ainda o modernismo mineiro e a cidade de Brasília, explorando a continuidade e transformação dos estilos arquitetônicos ao longo do tempo. A essência do livro destaca a importância das culturas, dos povos e dos lugares na influência da arte.
“Esta obra é um convite para refletirmos sobre como a arte e a arquitetura expressam nossa identidade cultural e espiritual. Espero que os leitores descubram novas perspectivas sobre o barroco brasileiro, nossas culturas e sua relevância no contexto contemporâneo”, afirma Leônidas Oliveira.
Além do barroco, “Arte, Cultura e Fé” analisa o modernismo e o contemporâneo em Brasília, contextualizando-os dentro do panorama histórico e cultural. A obra apresenta temas filosóficos e oferece uma análise detalhada de edificações barrocas, modernas e contemporâneas, proporcionando uma compreensão profunda da evolução arquitetônica no Brasil.
O livro é uma síntese da tese de doutorado defendida por Leônidas Oliveira na Universidade de Valladolid, na Espanha, em 2005, intitulada “Multiculturalidade na Arquitetura Religiosa em Brasília”.
Apesar do texto em estilo acadêmico, a leitura se mantém acessível a outros públicos.
Publicado pela Editora C/Arte, o lançamento do livro ocorrerá no dia 16 de outubro de 2024, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte - CDL-BH, para convidados. A obra estará disponível nas principais livrarias de BH e também pela Amazon, nas versões português e inglês.
No sábado, 18 de outubro, “Arte, Cultura e Fé” também será lançado na cidade de Tiradentes (MG), durante a programação da Semana Criativa, com a presença do autor.
SERVIÇO:
Lançamento “Arte, Cultura e Fé”
Data: Quarta-feira, 16/10 - 18h
Local: CDL-BH: Av. João Pinheiro, 495
Valor do livro: R$ 100 no dia do lançamento
da redação com informações e imagens da Romano Comunicação

32ª edição do Minas Trend

worldfashion • 11/10/24, 15:12

Nesta edição além da alteração de local, que traz um impacto positivo na formatação do evento, essa edição teve um crescimento significativo de marcas do segmento infanto-juvenil, o retorno de desfiles e uma extensa programação de conteúdos exclusivos ao público visitante. “Além do projeto comprador internacional, que amplia a visibilidade e as oportunidades de negócios para as marcas participantes”, diz Franciely Martins gerente de Projetos de Negócios da FIEMG. Tudo isso, acredita, faz com que ocorra uma maior movimentação da economia no evento, fazendo com que as indústrias continuem produzindo e crescendo, permitindo o fortalecimento do setor, o que reflete na geração de trabalho e renda para todo o estado.

“Nossa expectativa é positiva; mudar de lugar traz um frescor do novo. A alteração permitiu que todos os setores fiquem em um mesmo pavimento, otimizando a circulação do público, potencializando a visibilidade das marcas, enfim, favorecendo a aquisição de um mix de produtos completo”, Franciely Martins.

Novidades

Nesses três dias de evento, quem percorrer os estandes localizados no Piso Ouro Preto do BH Shopping terá a oportunidade de conferir as novidades de 118 marcas expositoras dos segmentos de Bolsas e Calçados, Vestuário, Joias e Bijuterias, Kids, Baby e Teens. A expectativa é de um público de 5 mil pessoas, com previsão de geração de negócios na ordem de R$ 25 milhões.

Serão cinco palestras temáticas sobre Os desafios do segmento infantil brasileiro e suas oportunidades; Estratégias de compra inteligente: planejamento e escolhas que vendem; Como as marcas de Luxo fidelizam cada vez mais clientes, Marketing de moda 360° na prática e Empresas feitas para crescer. Já no Minas Trend Kids serão 40 estandes e oito desfiles, além de dois estandes de moda autoral.

O 32º Minas Trend, esse grande salão de negócios da moda, cresceu se comparado à 31ª edição, em abril deste do ano, realizada no Minascentro, à época, com 90 estandes e 28 marcas Kids – Baby e Teens, as quais, mais uma vez, repetirão o sucesso, agora nesse novo espaço. Uma iniciativa da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, com o apoio do Sindivest-MG, em sintonia com a indústria mineira, onde o setor infanto-juvenil também é destaque: Minas é o 3º estado que mais comercializa roupas desse segmento no Brasil.

Público

Para Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do Sindivest-JF, “com as modificações, vamos atrair um grande público, aumentando as oportunidades comerciais ao promover network e a parceria com outras empresas que envolvem todos os profissionais da cadeia do vestuário”, compara. “Passamos por uma transformação significativa. Transformamos um formato para outro, em outro local. O BH Shopping é um dos maiores e mais movimentados centros comerciais da capital mineira, com um grande fluxo de pessoas e facilidades, como estacionamento e uma excelente infraestrutura, prossegue.

Na sua opinião, a experiência de compra e a convivência em um ambiente de shopping possibilita combinar a experiência de negócios com momentos de lazer, de outras compras e de gastronomia. “Acho também que vamos ter um novo Minas Trend. Uma mudança que agrega valor ao evento, que traz praticidade e modernidade, além de possibilitar a todos uma experiência mais completa.”

Nesse 32º Salão de Negócios, destaque também para os compradores internacionais. “Algo extremamente positivo e estratégico para o setor da moda e acessórios como um todo. Cria-se uma expectativa de expansão de mercado e de oportunidade de exportação”, assegura Mariângela Marcon.

Sustentabilidade

Cada vez mais a moda brasileira, em especial, a moda mineira, tem sido valorizada pela sua criatividade, pelo uso de materiais sustentáveis. Conforme Mariângela Macron, tudo isso estabelece uma forte conexão com marcas autorais locais no âmbito do Minas Trend, algo muito visto pelos compradores internacionais, o Made In Brazil, o que cria o diferencial competitivo no valor de mercado. Ela credita ao evento uma excelente oportunidade para a conectividade, para fortalecer o setor, conectar marcas, fornecedores, fomentar negócios, estabelecer parcerias estratégicas. “Com o apoio de todos os parceiros esperamos impulsionar a economia local e colocar Minas Gerais cada vez mais como referência no mercado nacional e internacional da moda.”

Parcerias

O 32º Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem.

da redação com informações da FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais Crédito fotos/vídeo: Márcio Rodrigues

1° Congresso Internacional de Moda e Economia Criativa

worldfashion • 11/10/24, 11:03

A Escola de Design da UEMG comunica que estão abertas as inscrições de trabalhos para as submissões, até dia 14 de outubro (próxima segunda feira).

Os trabalhos podem ser submetidos, em versão de resumos expandidos. As propostas deverão seguir o eixo temático de um dos grupos de trabalhos do CIMEC: Sustentabilidade & Soluções Criativas em Design de Produtos Têxteis; Espaços Criativos, Moda e Design Social; Design Gráfico, Economia Circular & Transparência na Comunicação de Marcas de Moda; Artes Visuais, Economia Criativa & Poéticas Decoloniais; Políticas Públicas Culturais, Moda & Intersetorialidade; Moda, Memória, Patrimônio Cultural & Cidade Criativa; Direito da Moda (Fashion Law) & Economia Criativa; Dilemas éticos e culturais do Fast-Fashion para a Economia Criativa; Moda, Feminismo & Empreendedorismo; Tecnologias Emergentes e Transformação Digital na Economia Criativa; Experimentações em Moda Autoral; Pensamento Crítico-Decolonial no Ensino Superior em Moda & Design.

Os autores aprovados poderão desenvolver o tema em um artigo completo de até 15 páginas que poderá ser publicado em um ebook a ser editado pela Escola de Design da UEMG. Os trabalhos serão apresentados durante a programação do CIMEC, em modalidade presencial ou remota. O edital completo e mais informações sobre cada grupo de trabalho estão disponíveis no site oficial do evento:
www.congressointernacionalmoda.com.br.

Serão cinco dias de uma imersão profunda em novas abordagens da Moda e do Design, trazendo à tona pautas como sustentabilidade, autoralidade, diversidade e impacto das novas tecnologias. “Vamos reunir grandes especialistas para explorar e redefinir as fronteiras da Moda e do Design na Economia Criativa, conectando mentes criativas na transformação de ideias em ação”, apresenta a diretora da Escola de Design da UEMG, profª. Heloísa Santos.

O 1° Congresso Internacional de Moda e Economia Criativa da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais integra o plano executivo da Moda do Governo de Minas Gerais, PASSARELA LIBERDADE, conta com o patrocínio master da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio do Circuito Liberdade e Fundação Clóvis Salgado e realização do Museu da Cadeira Brasileira - MUC, Escola de Design da UEMG e Governo de Minas Gerais

SERVIÇO:
1° Congresso Internacional de Moda e Economia Criativa - Cimec ED. Uemg
Data Congresso: 28/10 a 01/11
Data para submissão projetos: Até 14 de outubro
Escola de Design Uemg - Campus Praça da Liberdade

da redação com informações da Romano Comunicação

ARTIGO - Malha da comunicação: conectando e engajando milhares de empresas

worldfashion • 09/10/24, 15:51

Por Fernando Valente Pimentel* e Ligia Santos**

No presente cenário, a comunicação empresarial enfrenta uma série de desafios que exigem estratégias inovadoras e adaptativas. A proliferação de plataformas digitais resultou em uma fragmentação de canais, de modo que as audiências estão mais dispersas do que nunca. Para se manterem relevantes, as organizações precisam identificar onde seu público está e entender como ele consome informação, ajustando suas abordagens para cada plataforma.

Além disso, vivemos em um mundo saturado de informações, no qual a sobrecarga de dados dificulta a captura da atenção do público. Para se destacarem, as mensagens precisam ser não apenas claras, mas também diferenciadas e impactantes.

No âmbito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e do setor que representa lidamos, adicionalmente, com o desafio da comunicação multigeracional. Alcançar diferentes gerações com a mesma mensagem às vezes é bem complicado, pois cada grupo possui preferências distintas em termos de canais e estilos de comunicação. Assim, adaptar a mensagem para ressoar com cada geração é crucial. Mas, se há uma atividade na qual a inteligência artificial vem contribuindo muito com todos os profissionais é na comunicação. Especialistas afirmam que a sigla PIN (palavras, imagens e números) abrange todas as profissões que mais estão se beneficiando das ferramentas de IA.

No entanto, quando se trata de engajar milhares de empresas, como uma entidade de classe patronal precisa fazer, surgem desafios adicionais. É preciso criar engajamento efetivo, garantindo que o conteúdo não apenas informe, mas também motive a interação. E sempre, sempre medir a eficácia. Corrigir a rota se for o caso. Experimentar, mantendo a consistência da mensagem.

Nós, da ABIT, trabalhamos com esse desafio diariamente, pois precisamos alcançar mais de 23 mil empresas, que empregam 1,3 milhão de brasileiros, sendo um dos setores mais importantes da economia do Brasil e um dos maiores do mundo. Temos empresas de todos os portes, segmentos, formatos e culturas, com uma geração e até empresas convivendo com três gerações, de norte a sul do País.

E esse é só um dos públicos que uma entidade de classe como a Abit tem que informar e engajar. Nossa comunicação corporativa também é decisiva na defesa dos interesses da indústria têxtil e de confecção, promovendo-a em fóruns nacionais e internacionais, engajando a opinião pública e os Três Poderes e disseminando de maneira clara e persuasiva as teses e posicionamentos importantes para o fomento da atividade.

A comunicação que realizamos também tem sido estratégica para difundir informações sobre avanços tecnológicos, práticas sustentáveis e tendências de inovação, contribuindo para a evolução contínua do setor, à luz do Documento Têxtil 2030, que baliza seu avanço em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os princípios da governança ambiental, social e corporativa (ESG). Além disso, ao dar visibilidade a essas práticas e ao impacto socioeconômico da indústria têxtil e de confecção, contribuímos para fortalecer e manter uma imagem sólida e positiva do setor, tanto no Brasil quanto no exterior.

Portanto, uma área de comunicação, mesmo com ChatGPT, Claude, Gemini, One e tantas outras inteligências artificiais agilizando processos, é essencial para orquestrar essa malha de informações que constrói pontes, influencia políticas públicas, promove o desenvolvimento sustentável e contribui para a realização do potencial pleno das empresas e pessoas envolvidas no setor.

Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, onde a informação flui rapidamente e as mudanças são constantes, uma comunicação estratégica e bem-estruturada torna-se um diferencial competitivo. Para a Abit, isso significa acompanhar as tendências e liderar o diálogo sobre o presente e o futuro da indústria têxtil e de confecção no Brasil e no mundo.

A excelência na comunicação não é apenas uma opção, mas uma necessidade imperativa de qualquer organização. É por meio dela que a ABIT cumpre sua missão de representar, promover e desenvolver um dos setores mais importantes da economia brasileira, garantindo que sua voz seja ouvida, suas conquistas sejam reconhecidas e seus desafios sejam enfrentados de maneira coletiva e eficaz.

*Fernando Valente Pimentel é diretor-superintendente e presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (ABIT).

**Ligia Santos, jornalista, é gerente da Comunicação da ABIT.