1º Concurso Cultural Artístico ANDRADE & SANSEI

worldfashion • 20/07/18, 16:15

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O Concurso Cultural Artístico ANDRADE & SANSEI tem caráter exclusivamente recreativo e cultural, de acordo com o disposto no artigo 3º, inciso II da Lei 5.768/71 e no art. 30 do Decreto 70.951/72. A participação neste Concurso Cultural é voluntária e gratuita, não estando vinculada à aquisição de qualquer bem, serviço ou direito. A participação neste Concurso Cultural não implica em qualquer ônus, de qualquer natureza, para os participantes inscritos e para o participante premiado ao final do Concurso Cultural.

25Considerando que a ANDRADE MÁQUINAS LTDA. possui mais de 60 anos no mercado de máquinas de costura e considerando a intenção da ANDRADE em comemorar as suas conquistas ao longo destes anos, resolveu promover um Concurso Cultural Artístico, que visa escolher e premiar as melhores e mais criativas esculturas feitas com peças de máquinas de costura preferencialmente usadas, com até R$ 3.000,00 (tres mil reais).

A participação no Concurso Cultural Artístico não está vinculada à aquisição de qualquer bem, serviço ou direito, é de caráter recreativo e cultural, voluntário e gratuito e não implica em qualquer ônus para os participantes inscritos e/ou para os premiados. O Concurso terá abrangência nacional e qualquer pessoa física ou jurídica, atuante na área de confecção ou máquinas de costura, poderá participar excluídos os funcionários e fornecedores do Grupo Andrade Máquinas.

33As inscrições e o regulamento completo no site https://andradesansei.vpeventos.com/#/ , entre o dia 01 de julho a 30 de setembro de 2018, e o anúncio dos ganhadores será realizado durante o evento Andrade & Sansei – Melhores do Ano, que acontecerá no dia 10 de dezembro de 2018, em São Paulo, com a presença dos cinco finalistas do Concurso e a exposição de suas esculturas.

“Os participantes deverão caprichar nas fotos e no nome da sua escultura, pois nesta primeira fase as esculturas serão avaliadas e selecionadas, por uma comissão formada por profissionais de diferentes Áreas da Andrade Máquinas, apenas por meio das fotos e informações enviadas”, declara Conceição Rüiz, gerente de marketing da Andrade Máquinas (foto acima)

da redação WF       fonte: Persona Consultoria de Comunicação   imagens:divulgação

VICUNHA na 43ª Casa de Criadores

worldfashion • 20/07/18, 15:21

logoA Vicunha Textil, líder mundial na produção de índigos e brins, está sempre antenada com o que há de mais inovador no setor, trazendo a mais alta qualidade e tecnologia às suas coleções. Baseados em constantes pesquisas que apontam as principais tendências de moda e comportamento no mundo, os índigos e brins Vicunha visam não apenas atender à demanda, mas surpreender um mercado em constante transformação.

casa_de_criadores_logo_20_anosA Casa de Criadores, com mais de duas décadas de história, chega a sua 43ª edição com propostas inovadoras, mas sempre mantendo seu principal objetivo: projetar novos nomes no mercado brasileiro. Presente há mais de dez anos na iniciativa, a Vicunha se destaca com apoio a estilistas do line-up, reforçando a conexão com o universo da moda por meio de sua expertise em tecidos. Nesta temporada, que acontece de 23 a 27 de julho no MAC-USP, mais de dez designers sobem à passarela do evento com looks desenvolvidos em parceria com a gigante têxtil.

O desfile do movimento Sou de Algodão, da qual a empresa faz parte, abre o evento no dia 23, com uma apresentação assinadas por criadores diversos. Lançado em 2016 pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), o movimento conta com cerca de 30 parceiros unidos pelo desejo de aumentar a demanda pelo algodão, através da conscientização do consumidor.

alex-cazuo_croqui-copiaAlex partiu da ideia de vestidos de gala descontruídos, elaborados com tecidos pouco convencionais. O resultado é um vestido longo preto com corset, handmade, quase todo de algodão – com exceção da linha poliéster da costura e as barbatanas do corset. “O algodão é uma das fibras orgânicas mais versáteis e sustentáveis que temos, por isso é muito importante valorizarmos o seu uso. O Movimento faz isso promovendo a interlocução e unindo os principais agentes da cadeia produtiva”, conta Alex.

daura-lucas-menezes_croqui2-copiaNo mesmo dia, Vicunha segue no line-up por meio das criações de Tom Martins, para Martins, Tom, e Lucas Menezes para D-aura. Inspirado pela leitura do primeiro volume de “Mil Platôs” e por um convite à inquietação, Lucas traduz essa proposta de transformação em uma modelagem plana com tecidos encorpados, mas formas fluidas e trabalhadas. Por meio de uma paleta neutra, túnicas, casacos e kaftans se destacam em um trabalho que prioriza viscose e algodão. A leveza dos produtos da Vicunha – Bari Plus II e Maui – dá o tom dessa composição, assim como a presença do Evian, um crepe 100% viscose e supermaleável.

another-place-1-copia1Rafael Nascimento abre o dia 24 com sua Another Place. O pernambucano traz os anseios da geração Z e um retrato das transformações que a internet propõe, em uma coleção agênero, com cartela de cores estrelada por amarelo e prateado. Entre os tecidos de destaque, o Tech é a escolha que garante sofisticação na cartela de cores e visual tecnológico.

felipe-fanaia-copia1A base também é destaque do desfile de Felipe Fanaia, no mesmo dia, com sua marca homônima. A coleção inspirada no movimento emo é repleta de cores primárias. A jaqueta com fitas reflexivas e o colete tie-dye são highlights, bem como o macacão laranja desenvolvido com o produto Vicunha.

rocio-canvas_-copiaDiego Malicheski encerra o dia com sua Rócio Canvas, em temporada inspirada no escultor Henry Moore. O plissado especial convive com sua estamparia exclusiva e criações em moulage. O tecido Evian surge novamente, garantindo conforto às peças.

Na quarta-feira, 25/07, a marca Ken-gá, da paulista Lívia Barros, faz sua grande estreia, com apoio da Vicunha. Sob o nome Tundra Tântrica, a coleção se inspira na força feminina. O macaqueer jeans é highlight da passarela, que traz neutros com aplicações de cristais e muito brilho. Os denims Lucy Baby Blue – com azul que confere visual fresh e retrô – e Missy Luminous – de tonalidade que garante um visual ousado e brilhante – são os produtos da Vicunha escolhidos para esse début.

diego-favaro-detalhe-do-bordado-em-tecido-tech-laranja-da-vicunha-copiaNa mesma data, Diego Fávaro comemora os 5 anos de sua marca e sua décima coleção. Assim, a temporada é batizada de Décima, inspirada em uma viagem de férias entre amigos. Diego cria com divertidos itens em referência a coletes salva-vidas e itens com bordados irreverentes. Aqui, o tecido Tech da Vicunha surge em laranja e amarelo, compondo a cartela principal do estilista.

No dia 26 de julho, Vicunha apoia três apresentações. Neriage, de Rafella Caniello, traz a coleção Phare 003, continuação de seu trabalho que tem o elemento água como inspiração. Superleve e fluida, a sarja Creta, da Vicunha, traz frescor a esse mood, graças à sua composição sofisticada de algodão, modal e linho.

isaac-silva-croqui-copiaA marca também entra em parceria com os desfiles de Caroline Funke e Isaac Silva. Neste, o baiano expõe o resultado de sua inspiração em Xica Manicongo, escrava e primeira travesti não-índia do Brasil, símbolo de luta e resistência. A coleção alterna entre o preto e o branco, em peças confeccionadas com Color Jeans Stretch, da Vicunha – sarja que, quando estonada, revela uma proposta jovem e contemporânea.

igor-dadona_-6-copiaO evento termina no dia 27 de julho, com line-up igualmente imperdível. Igor Dadona traz tecidos da Vicunha em uma coleção que questiona: como fugir do caos sem sair da cidade grande? O lifestyle skatista entra no conceito para falar de liberdade e outros códigos de conforto. Cores primárias convivem com trabalhos handmade de diversos artistas em parkas e jaquetas. Entre as apostas, Husky confere aspecto moderno com um toque de cor em detalhes da peça e Ariana se destaca por seu alto stretch e efeito leather sofisticado. Em mix de algodão, poliéster e elastano, garante flexibilidade e elegância.

heloisa-faria_croqui-copiaJá Heloísa Faria fala sobre voz e sororidade, abordando a união entre as mulheres e o eventual cansaço gerado pela luta por igualdade - por meio do trabalho da artista Linder e das formas de Sônia Delaunay. Tecidos de camisaria se destacam, como Luca, da Vicunha - brim 100% algodão com fios nobres penteados.

AGENDA CASA DE CRIADORES

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da redação WF       fonte: Press Pass     imagens:divulgação

Convenio APEX BRASIL e ASSINTECAL

worldfashion • 19/07/18, 18:31

img_6312-480x640Foi assinado no último dia 17 de julho de 2018, às 19h, dentro do evento Inspiramais_II que se realizou no  Centro de Eventos Pro Magno - Avenida Profª Ida Kolb, 513, Casa Verde, o convênio entre a Apex- Brasil e a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) no valor de R$21,4 milhões com setor coureiro-calçadista e prevê retorno de US$ 676 milhões em exportação.

O convênio terá duração até abril de 2020 e inclui setor de máquinas e reforço aos pequenos e médios. Entre as metas está colocar o Brasil como referência em moda e design

Junto com a assinatura dos convênios da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento s) com a Assintecal e com o CICB, com duração de 2018 a 2020 (abril/2020) tendo como objetivo geral tornar os setores de componentes de moda, tecnologia, químicos e máquinas para calçados e curtumes conhecidos internacionalmente por meio do design, inovação e sustentabilidade, posicionando o Brasil como um mercado referência em moda.

img-apexDurante esse período, a Apex-Brasil injetará no setor R$ 21,5 milhões,  sendo R$ 12,9 milhões em ações de exportação e R$ 8,5 milhões  destinado ao Projeto Comprador  - onde são realizadas rodadas de negócios com compradores internacionais. A projeção de retorno em exportações para o setor coureiro-brasileiro é de US$ 676 milhões, sendo previsto já em 2018 um retorno de 298 milhões.

download4Outro importante destaque é a inclusão das empresas da vertical de máquinas, através da cooperação entre Assintecal e a Abrameq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couros e Calçados), ao qual o projeto agora responde como By Brasil Components Machinery and Chemicals.

O trabalho será integrado com quatro verticais: Químicos para Couro, Moda, Tecnologia, e Máquinas para calçados e curtumes. Para cumprir com o objetivo do convênio, o projeto By Brasil deverá focar em estratégias como: agregar valor à venda dos produtos, potencializar negócios por meio de plataformas virtuais B2B, fortalecer estratégia de posicionamento do setor por meio do design, inovação e sustentabilidade, transformar o perfil das empresas para exportadoras contínuas, com ênfase no atendimento diferenciado para as Micro e Pequenas Empresas.

Atualmente, o trabalho de exportação já envolve 337 empresas exportando para mais de 100 países, e já somam 125 diferentes produtos exportados por ano. Para entendermos mais sobre a importância deste trabalho, as exportações do projeto By Brasil (programa promovido pela Apex-Brasil) representam hoje 46% do setor de componentes brasileiro. Em 2017 foram exportados mais de US$ 285 milhões.

Além das exportações, o convênio garante uma série de ações para as pequenas e médias empresas durante todo o projeto. Atividades como o Projeto Comprador (que realiza rodadas de negócios) envolveram mais de mil compradores desde o início dos convênios, que se iniciaram em 1998.

apexHoje são mais de 195 participações em feiras internacionais e missões realizadas na Coréia do Sul, EUA, Alemanha, Itália, Portugal, Japão, China, Suécia, Bélgica, Finlândia, México, Colômbia, Guatemala, Vietnã, França, Indonésia e Turquia.

Foi realizada na mesma data a cerimônia de posse da nova diretoria para o Biênio 2018-2019 e as perspectivas para a nova gestão.Posse da diretoria

594_big_comunicado-assintecalHá 35 anos a ASSINTECAL ( Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) representa o setor de componentes com a missão de impulsionar o mercado brasileiro e levar os nossos produtos para além das fronteiras.

Juntos com os associados, trabalham para o crescimento competitivo e sustentável do setor, levando novas ideias, tecnologias inovadoras e suporte criativo, estratégico e financeiro para as empresas.

Gerando mais valor para o negócio do associado e desenvolvendo toda a cadeia produtiva, reflete na evolução do setor como um todo.

Hoje atuam nacionalmente em diversos polos calçadistas com mais de 300 empresas associadas, com a visão de entregar soluções em tecnologia, design, sustentabilidade e eficiência operacional de classe mundial

Após o período de 2016 e 2017, a Assintecal apresentou a nova diretoria, que é renovada a cada dois anos, o mandato da nova gestão será para o período 2018-2019.

O Milton Killing, presidente da Killing, permanece como presidente da entidade. Essa será sua terceira gestão à frente da Assintecal.

Entre as novidades, a diretoria contará com a proximidade dos polos calçadistas, e a chegada de integrantes locais de Nova Serrana (MG), Franca (SP), Paranhana (RS), Birigui (SP) e São João Batista (SC) – que assumem como vice-presidentes setoriais.

DIRETORIA

Milton Killing Killing Presidente

Gerson Berwanger Bertex Vice-Presidente Executivo

José João Dewes Dewes& Link: Consultoria e gestão Vice-Presidente Executivo Administrativo/Financieiro

William Marcelo Nicolau  Cipatex Vice-Presidente Institucional

LisianeKnust            Artecola Vice-Presidente Mercado Internacional

Cláudia Madrid Braskem Vice-Presidente de Inovação

Saulo Pucci Bueno Amazonas Vice-Presidente Sustentabilidade

Gilmar Haag Cofrag Vice-Presidente Design

José Claudio Blos Intexco Vice-Presidente Setorial Calçado

Viviane Kogler MK Química Vice-Presidente Setorial Couros

Atson Rodrigues Melo   Atta Injetados Vice-Presidente Nova Serrana/MG

Renato Raimundo Stick Fran Vice-Presidente Franca/SP

César Kerschner Injepar Vice-Presidente Paranhana/RS

Aécio Junior J R Dublagens Vice-Presidente Birigui/SP

Luciana Clemes Injeplan Vice-Presidente São João Batista/SC

CONSELHO FISCAL

Tanha Schneider Lauermann Schneider - Auditoria & Consultoria

Oseias Schroeder PVC Sul Plásticos

Rogério Walmor Cervi  REP Seguros

da redação do WF        fonte: Agência Cápsula      imagens: divulgação

SELO ‘SPFW Ama’

worldfashion • 13/07/18, 15:41

selo-spfwamaO selo ‘SPFW Ama’ foi criado e aplicado em 2017, a partir do convênio Contextualizar na Moda III, firmado entre o Sebrae e o IN-MOD Instituto Nacional de Moda e Design que reconhece criações de micro e pequenas marcas de moda e design brasileiras que se destacam pela identidade, originalidade, design, qualidade e inovação na proposta criativa e desenvolvimento de materiais. Desde o seu lançamento cerca de 20 produtos foram reconhecidos nos estados do Pará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

spfwday-belem-2017E ainda este ano no planejamento do projeto, o selo ‘SPFW Ama’  foram escolhidas as cidades de Maceió (AL), Campo Grande (MS) e Rio de Janeiro (RJ) onde também  receberão a curadoria do SPFW Day.

O SPFW Day que está na sua  4ª edição é um evento voltado para micro e pequenas empresas de moda e design e integra uma série de ações com foco no desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo. A ideia é gerar reflexão sobre a produção local das marcas e criar visibilidade para as potencias de cada região.

Nos dias 17 e 18 de julho, Maceió será a quarta cidade a receber o SPFWDay. Com duas exposições de moda, reconhecimento de produtos e marcas locais, além da programação de palestras e bate-papo, o evento busca inspirar e expandir o conhecimento dos empreendedores locais de moda, a partir de temas explorados pelo São Paulo Fashion Week.

graca-cabral“O contato direto com pesquisas de tendências de mercado e experiências de estilistas e marcas de alto valor agregado são ativos que sempre colaboram no aprimoramento da gestão de negócios”, comenta Graça Cabral, consultora do Instituto Nacional de Moda e Design.

foto-paulo-borges-por-cristiano-madureira-1200x1800-2A programação tem início na noite de 17 de julho, com a presença do criador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, falando sobre a temporada N45 da maior plataforma de moda do hemisfério Sul que discutiu em seu aspecto mais amplo a criatividade como questão fundamental para a transformação da moda. “Desde o início, o SPFW se firmou como um processo de construção de longo prazo, com um legado de valor e transformação através do design. Nosso papel é compartilhar conhecimento e inspirar. Eventos como o SPFWDay possibilitam que micro e pequenas empresas do Brasil todo possam acessar esse conteúdo e ganhar novas perspectivas e visibilidade, de forma estruturada” diz Paulo Borges, diretor criativo do SPFW. (na foto à esquerda de Cristiano Madureira /cortesia FFW)

O encontro termina com coquetel oferecido pelo Sebrae e Sindivest, inaugurando as exposições Pow Explosão Criativa – com série fotográfica dos bastidores, vídeos de passarelas e roupas apresentadas no SPFW – e “Made in Brasil” – um editorial de moda assinado pelo FFW, maior portal de moda e lifestyle do Brasil, criado com marcas de Alagoas, Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro, destinos que, até agosto de 2018, recebem o SPFW Day.

No segundo dia de evento 18 de julho, empresários alagoanos terão um encontro com o estilista Luiz Cláudio, que compartilhará sua trajetória pessoal na moda e o case de sucesso da marca Apartamento 03. Lançada em 2006, a grife passou a integrar o grupo Nohda, da estilista e empresária Patrícia Bonaldi, em 2014, mesmo ano em que estreou no São Paulo Fashion Week. O nome Apartamento 03 foi inspirado na origem da marca, quando o estilista Luis Claudio começou as primeiras coleções no apartamento em que ele morava em Santo Antônio, bairro de Belo Horizonte. Seu mais recente lançamento nas passarelas do SPFWN45 serviu de palco para gravações do último capítulo da novela global “O Outro Lado do Paraíso”.

isabel-dezon-peclers-parisO futuro do varejo de moda será investigado na palestra da pesquisadora de macrotendências, Iza Dezon, empresária brasileira à frente do bureau europeu Peclers Paris. A programação termina com bate-papo entre os empresários e convidados, mediado pela especialista em economia criativa e consultora do Instituto Nacional de Moda e Design, Graça Cabral.

Empresários que visitarem o SPFWDay poderão, ainda, conhecer em primeira mão criações de pequenos negócios de Alagoas escolhidos para receber o selo SPFW AMA, que reconhece a criatividade e originalidade das produções locais de regiões que recebem o SPFWDay.

As marcas eleitas poderão identificar as criações escolhidas com o selo SPFW AMA em suas lojas e plataformas de comunicação gerando mais visibilidade e direcionando o olhar do consumidor para peças reconhecidas por curadores especialistas. Em Maceió, os curadores escolheram nove produtos para receber o selo. As empresas selecionadas são: Alana Tenório, Ateliêr Escola Criar por Soraya Farias, Caleidoscópio, Endy, Lucia Bastos, Mariah Dória, Noeme, Reinação e Sandra Cavalcante.

SPFWDAY MACEIÓ

17 de julho a partir das 17h; e 18 de julho a partir das 9h.

Local: Espaço Armazém - Rua Sá e Albuquerque, 367, Jaraguá – Maceió/AL

Inscrições limitadas através da plataforma

Sympla: https://www.sympla.com.br/spfwday—maceio-17-e-18-jul-2018__313737

Sobre o Projeto Moda em Alagoas

O projeto Moda em Alagoas vem viabilizando investimentos em capacitações técnicas direcionadas a empresas e núcleos de costureiras, como forma de qualificar a mão de obra local, um gargalo no segmento de confecções. O objetivo é fortalecer a atividade produtiva dos pequenos negócios do setor de indústria de confecções e moda de Alagoas, em suas diferentes áreas de atuação (moda feminina, moda festa, lingerie, moda praia, acessórios e outros) e microssegmentos. Hoje, 60 pequenos negócios, distribuídos entre micro e pequenos empresários, são atendidos pelo Sebrae.

Sobre o Projeto em Mato Grosso do Sul

E este circuito na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, recebeu a equipe de experts do São Paulo Fashion Week que, em parceria com o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), que avaliaram 12 empresas pré-selecionadas para terem produtos reconhecidos com o Selo ‘SPFW Ama’, com as curadorias realizadas por Graça Cabral e Tatiana Souza, que atuam e mantém suas carreiras nas áreas de design e moda. Os curadores devem escolher, no mínimo, cinco produtos para receber o selo, podendo extrapolar a quantidade de acordo com a avaliação da equipe. As empresas pré-selecionadas, entre marcas de acessórios e confecção, irão apresentar suas ideias aos curadores, oferecendo uma ampla gama de propostas em diversos segmentos. São elas: Ave Maria Biojóias, Fabiano Torino, Maria Karaguata, Mi Corazón, Vista Ludic, Léo Shokunin, CG a Tiracolo, Pier 39, Canaritos, Sandra Padilha, Artigo V e GMZ.  E o resultado será revelado durante o SPFW Day em data a ser confirmada.

spfwday-2017-belem-2“O interessante é a troca de informações que este processo possibilita aproximando especialistas de mercado do empresário, gerando insights e recomendações que podem ser incorporados no processo criativo e de construção de marca”, diz Graça Cabral, uma das curadoras do selo.

da redação WF   fonte: Approach Comunicação  fotos: divulgação

TRAMA AFETIVA 2018

worldfashion • 12/07/18, 16:06

tn_gente-que-inspira-fundacao-hermann-hering-foto-1A  Fundação Hermann Hering - Cia.Hering com apoio da Epson e do  IED Istituto Europeo di Design de São Paulo dão a largada para a 2ª edição do TRAMA AFETIVA - Experiência colaborativa em upcycling, projeto que objetiva desenvolver o potencial técnico, criativo e empreendedor, com interesse em novos processos colaborativos e sustentáveis de moda e design a partir de resíduos têxteis gerados pela Cia. Hering. A seleção atende critérios de criatividade, envolvimento com o tema e comprometimento com o projeto, bem como com as necessárias políticas de acesso: pelo menos 1 (um) participante de programas sociais, educativos ou sócio empreendedores com foco em sustentabilidade.

“Afirmamos a nossa compreensão de que a qualidade das discussões e criações será alcançada somente com uma turma diversa, que contenha diferentes histórias, experiências e pensamentos e que inclua participantes de diferentes contextos”, diz Jackson Araujo, diretor criativo do projeto.

O Projeto irá selecionar 10 participantes entre estudantes e profissionais que apostam em processos colaborativos e sustentáveis nas áreas de moda e design.

mg-1510Sob orientação de reconhecidos designers-tutores dos segmentos de moda e design, como Alexandre Herchcovitch (À La Garçonne), Marcelo Rosenbaum (Instituto A Gente Transforma) e Itiana Pasetti (Revoada), os selecionados serão qualificados para criar uma linha composta de 10 a 15 produtos, desenvolvidos a partir da ressignificação de malhas de algodão provenientes de antigos estoques ou resíduos têxteis gerados pela Cia Hering, que será confeccionada com o suporte técnico do grupo produtivo Cardume de Mães.

83eec3ad-cff1-4a15-beda-6278399f1023“A moda é nossa plataforma e a transformação social, na visão da Fundação Hermann Hering, se dá quando ousamos, colaboramos e compartilhamos. E assim, unindo passado e presente, seguimos com o desafio de tecer um futuro melhor, mais digno e ético para todos”, declara Amelia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering.

110Durante a dinâmica, os 10 selecionados participarão de conversas inspiracionais e workshops com temas inovadores apresentados por profissionais que se destacam na utilização dos conceitos da economia criativa como “Artesão Urbano – Identidade e Manufatura” (Marcelo Rosenbaum), “Estamparia Digital” (Epson), “Design Vital – A câmara de pneu e o náilon de guarda-chuvas reinventados no processo circular” (Itiana Pasetti e Adriana Tubino/Revoada), “Tingimento Natural Têxtil no Contexto Contemporâneo” (Flavia Aranha e “Processo Criativo em Upcycling” (Agustina Comas).

editor-3O resultado do projeto, que conta com direção criativa e de conteúdo de Jackson Araujo e Luca Predabon, será apresentado ao público no dia 6 de setembro de 2018, no encerramento do módulo de prototipagem Oficina Trama, que acontecerá durante o mês de agosto e início de setembro, em São Paulo. Além dos envolvidos, a apresentação contará com a presença de representantes da Fundação Hermann Hering, Cia. Hering e parceiros Epson e IED São Paulo e, além dos protótipos finalizados, fará um passo a passo do processo criativo trazendo moodboard conceitual, croquis e modelagens.

evelin-wanke“A Epson apoia o desenvolvimento da indústria têxtil no Brasil e acredita que o futuro é tecnológico e sustentável. A mudança da confecção analógica para a digital significa processos cada vez mais sustentáveis, com menos desperdício de resíduos e mais aproveitamento dos materiais usados na produção”, atesta Evelin Wanke, Gerente de Vendas da Epson. “Nossa participação neste projeto reforça o compromisso que temos de evoluir e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”, conclui.

download-3De forma a, cada vez mais, democratizar e ampliar a visibilidade dos conceitos da economia criativa, que estimula o compartilhamento de processos sustentáveis e colaborativos, e também apontar novos caminhos para a cultura de moda e design, esta edição traz como novidade o Seminário “Design Para Um Mundo Melhor”, que abre oficialmente o TRAMA AFETIVA 2018, no Istituto Europeo di Design (IED São Paulo), no dia 8 de agosto, das 9h às 17h, e contará com a participação de especialistas que apresentarão suas atividades dentro dos segmentos de moda, design, artes plásticas, gastronomia e ativismo tendo como principal abordagem a Economia Afetiva – uma perspectiva de mercado pautada pelo poder do coletivo para a construção de processos mais inclusivos, horizontais e colaborativos. Gratuito e aberto ao público em geral, o Seminário será composto pelos seguintes temas e especialistas:

Economia Afetiva: Jackson Araujo e Luca Predabon;

A Moeda da Dissidência: Andrea Bisker (Stylus);

Cruzar, Colidir, Explodir: Claudio Bueno (Explode!);

Lixo ou Desperdício? Dani Leite (Comida Invisível), Peri Pane (Homem Refluxo), Roger Koepll (YouGreen) e Herculânia Reis (Cardume de Mães);

#ModaProNovoMundo: Alexandre Herchcovitch, Itiana Pasetti e Amelia Malheiros (Fundação Hermann Hering)

trama-afetiva-2017-4trama-afetiva-2017-31Trama Afetiva é composta por um amplo cronograma que inclui painéis de debate, aulas abertas, oficinas e visita técnica, além da produção de uma publicação - Economia Afetiva: Aprendizado para o Futuro -, voltada para a aprendizagem colaborativa sobre design, moda e empreendedorismo em upcycling (processo de transformar resíduos e artigos inúteis ou descartáveis em novos materiais ou produtos com maior valor agregado e novas possibilidades de utilização). Além da publicação impressa do conteúdo, a ser distribuída em escolas e bibliotecas do Sistema S, o público interessado na Economia Afetiva como ferramenta de transformação econômica poderá fazer o download gratuitamente, assim como acompanhar todo o projeto através dos painéis e aulas abertas e pelas transmissões via streaming nas redes sociais da Fundação Hermann Hering.

trama-afetiva-2017-2Fato que consolida a importância da economia criativa no país foi a criação, pelo Ministério da Cultura, da Secretaria da Economia Criativa e pelo lançamento do Plano da Secretaria da Economia Criativa que colabora para a valorização do intangível e do simbólico como elementos estruturantes da economia. Segundo dados da Economia Criativa no Estado de São Paulo, de julho de 2016, o setor corresponde a cerca de 349 mil pessoas, 5,1% da massa salarial e 3,75% do PIB total do Estado, sendo que 45% do PIB gerado pela economia criativa no Brasil tem origem em São Paulo.

Cronograma Trama Afetiva 2018:

20/06 a 20/07: Inscrições;
25/07: Divulgação dos 10 profissionais/estudantes selecionados;
08/08: Abertura oficial do Trama Afetiva 2018 - Seminário “Design para um Mundo Melhor”- Istituto Europeo di Design (IED São Paulo);
06/09: Apresentação dos produtos desenvolvidos e do processo criativo - Oficina Trama – SP.
Patrocínio: ProacSP / Cia Hering / Hering
Apoio: Epson / IE São Paulo
Realização: Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Cultura

da redação WF   fonte: Namídia Assessoria e Comunicação  fotos: divulgação

collab Reserva com a americana Lee.

worldfashion • 12/07/18, 14:50

341127_805253_0229_reserva_lee_9r_web_O velho e bom índigo não envelhece, rejuvenesce com o tempo e, a cada ano, aparece mais novo do que nunca. Criado para durar, o jeans tem hoje o status de roupa universal: a mais prática e democrática de que se tem notícia. É versátil, confortável e reflete as necessidades de quem usa. Hoje, sempre e, provavelmente, para sempre.

341127_805249_0229_reserva_lee_5r_web_A Reserva + Lee celebram o jeans em sua essência: modelagens clássicas, acabamentos especiais e lavagens exclusivas. O casamento de estilo entre as marcas uniu o lifestyle Lee com um jeito Reserva de ser, com destaque para a desconstrução de peças que fizeram parte da memorabilia fashion da marca estadunidense, adaptando itens clássicos a padrões atuais, sem perder o perfume vintage.

341127_805248_0229_reserva_lee_1r_web_A primeira coleção de uma das marcas símbolos da cultura americana com uma grife masculina brasileira traz: overshirt, jaquetas, moletons, camisetas e até um macacão com construção icônica dos anos 50. 341127_805257_reservalee_camisetamm_web_341127_805256_reservalee_camisetajd_web_Os emblemáticos aviamentos brilham nas peças especiais marcadas pelo universo colorido do Pica-Pau, incluindo a mistura de botões e rebites – além da histórica etiqueta de couro legítimo com a logo Lee marcada a fogo.

O white denim, sem a pigmentação índigo, mantém toda a versatilidade do seu irmão azul e surge ainda mais cheio de personalidade na coleção desta collab.

341127_805255_0229_reserva_lee_23r_web_341127_805259_reserva0133ok_web_Ícones do estilo old school nem mesmo Marilyn Monroe e James Dean ficaram de fora. A dupla é lembrada numa linha de camisetas com estampas de fotos clássicas de ambos usando suas inconfundíveis calças e jaquetas jeans.

341127_805254_0229_reserva_lee_12r_web_1da redação WF     fonte: Multifato Comunicação     fotos: divulgação

20a edição da TM em São Paulo

worldfashion • 12/07/18, 11:00

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O mercado está cada vez mais desafiador para o comércio da moda, e a Feira TM mostra que a diferenciação e a forma de fazer os negócios fazem a diferença e assim chega em sua 20a edição com a tradição de oferecer um ambiente confortável, que possibilita um atendimento ágil para os empresários poderem realizar tranquilamente seus negócios e levar os produtos premium que vão brilhar nas vitrines de todo o Brasil.

TM foi uma evolução do nome da primeira edição, que inicialmente era Top Marcas, voltada para fast-fashion.  A partir da segunda edição o direcionamento mudou para o segmento premium e o evento passou a ser chamado apenas por TM.

luciani-castroO mineiro Luciano Castro, idealizador do evento, explica um pouco sobre esse perfil: “Os lojistas estão cada vez mais atentos a fornecedores selecionados com produtos diferenciados da média, exclusivos e feitos à mão. A Feira TM atrai a atenção de expositores interessados em feiras menores, com foco em relacionamento, segmentação e resultado no custo x benefício”.

Entre as marcas confirmadas até o momento merecem destaque as já conhecidas Paula Ferber, Saad, Ton Age, Patch Work, Monica di Creddo, Koupus Nu, La Spezia, Serpui e Paula Bahia.

tm-fashion-2016Apesar da crise iniciada em 2014, a economia vem dando sinais de recuperação e o setor vem sentindo isso nos últimos tempos.  De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo deve crescer 5% em 2018.  Segundo o comunicado do órgão: “a recuperação do setor continua dependente, de forma mais ampla, da regeneração das condições de consumo”. Outros dados que confirmam este fato foram divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional dos 16Dirigentes Lojistas (CNDL) que apontam que as vendas parceladas no Dia dos Namorados deste ano cresceram 1,63% em comparação com o mesmo período do ano passado.

SERVIÇO

Feira TM - Feira de Calçados, Vestuário e Acessórios de moda para lojistas

De 15 a 18 de julho

De domingo à quarta feira. Das 10h às 20h. Último dia encerra 16h.

43Hotel Pestana

Rua Tutóia, 77 – Jardim Paulista – SP

(próximo ao metrô Brigadeiro)

Telefone Hotel: 11 4062 0609

da redação WF     fonte: Assessora de Imprensa Press Advisor Asesor de Prensa  fotos: divulgação

Novo presidente da TOK & STOK

worldfashion • 10/07/18, 11:40

hist_anos70A Tok&Stok surgiu em 1978, fruto do empreendedorismo do casal, Régis e Ghislaine Dubrule, recém-chegado da França ao Brasil.

Presente em diversos estados do Brasil, e também no Distrito Federal, com lojas distribuídas em várias cidades brasileiras, a Tok&Stok é referência em móveis e decoração no Brasil.

Design de qualidade, produtos exclusivos e o oferecimento de soluções práticas para o dia-a-dia fazem parte do conceito da Tok&Stok, que procura sempre aliar desenho arrojado a bons preços.

Agilidade e criatividade são inerentes à filosofia da empresa, o que pode ser comprovado pelo ritmo de lançamento de produtos: mais de oito produtos novos são colocados por dia nas prateleiras, contabilizando uma coleção de mais de 12 mil itens inspirados nas últimas tendências internacionais em decoração.

img-1A exclusividade de grande parte dos móveis que compõem a coleção é um ponto forte da Tok&Stok.

A parceria com designers nacionais e internacionais tem como resultado produtos com design de qualidade a preços acessíveis, onde é possível adquirir uma peça assinada por um preço convidativo.

Além disso, a Tok&Stok também conta com a simplicidade e a vanguarda dos inúmeros produtos funcionais da categoria T&S Design, marca registrada das criações do time de designers da empresa, sempre atenta às necessidades e mudanças de hábito dos consumidores.

Um Conceito Inovador do prazer de comprar, ao entrar em uma Tok&Stok o consumidor tem a sensação de estar passeando em um shopping, onde é possível encontrar tudo para casa ou escritório, em um ambiente confortável, para tornar o ato de comprar, um prazer.

img_1677Nas lojas, a praticidade é traduzida pela disponibilidade de grande parte de seus itens para retirada imediata e no cuidado com a apresentação dos produtos.

Dentro do conceito de “Pronta Retirada”, a Tok&Stok oferece ao cliente embalagens seguras e toda a estrutura para o transporte de produtos por conta própria, no porta-malas do automóvel. São móveis empilháveis e desmontáveis, fornecidos em caixas de dimensões e peso limitados.

Ao oferecer duas modalidades de venda, “Preço Casa” ou “Preço Loja”, diferenciando os custos de entregas dos custos do produto, a Tok&Stok propõe a ao cliente, poder optar por uma economia suplementar realizando o transporte e a montagem por conta própria ou, escolher a comodidade do serviço.

Processo de sucessão

daniel-sterenbergpan_45279-483293Segundo Daniel Sterenberg, managing director do Carlyle, o processo de sucessão foi iniciado há mais de um ano, com Luiz Fazzio que assumiu o cargo de CEO,  substituindo Ghislaine Dubrule, que participou desde o início da gestão da empresa fundada por seu marido, Regis Dubrule. (na foto de Eduardo Beins Ely), com o marido e o filho Paul Edouard Dubrule. Ela, continua participando da empresa, como membro do Conselho, se tornou CEO após a aquisição do controle da Tok&Stok pelo Carlyle, em 2012. Na ocasião Daniel disse, “Buscamos um executivo com profunda experiência no varejo, que combine o legado dos fundadores e um modelo de ´one stop shop´, posicionando a empresa para o próximo ciclo de crescimento da economia.”

ivan-muriasLuiz Fazzio foi  sucedido no último dia 29 de junho de 2018,  pelo atual Diretor Executivo de Planejamento Estratégico, Ivan Murias. Com mais de 18 anos de experiência no varejo em empresas de grande porte como C&A, BRMALLS e Grupo Boticário, o executivo terá a missão de dar continuidade ao plano de crescimento da Tok&Stok para refletir o enorme potencial da marca, referência em design de móveis e objetos de decoração.

da redação do WF   fonte: MktMix Assessoria de Comunicação   fotos: divulgação

UNIQUE BY MODE CITY E INTERFILIÈRE

worldfashion • 06/07/18, 14:51

isabela_keiko1Isabela Keiko da EUROVET PROMOTION OFFICE BRAZIL, nos informou sobre as indústrias e as marcas brasileiras que  participaram das feiras UNIQUE BY MODE CITY e a INTERFILIÈRE dias 07 a 09 de Julho em Porte de Versailles/EXPO em Paris.

Nesta edição o Brasil foi o  país homenageado, com 28 empresas brasileiras que participaram do evento.

UNIQUE BY MODE CITY HALL 04

14 1 ÁGUA DE COCO

22

2 AMIR SLAMA

323 BIA GUIRÃO

424 BIKINY SOCIETY

525 CECILIA PRADO

66 100% BRASIL

77 CIA MARITIMA

88 DESPI

99 HANNA KHALIL

1010 HYPE BEACHWEAR

12211 LARISSA MINATTO

11112 LA SIRÈNE

13113 LENNY NIEMEYER

1514 MARYSSIL BEACH

14115 MARTA REIS

1816 MOS BEACHWEAR

1917 RECCO LINGERIE

2018 RIO DE SOL

21119 SERPENTINA BIKINI

221

20 SHORTS.CO

2321 TRIYA

2422 UV LINE

2723 VIC HOUSE

2824 WOMA SWIMWEAR

INTERFILIÈRE HALL 03

2925 BRITANNIA

3026 DELFA INDUSTRIA

31127 DIGITALE TEXTIL

32128 ROSSET

desfiles

isabela-keiko-representante-do-grupo-eurovet-no-brasil_-lenny-niemeyer_marie-laure-bellon-homps-presidente-eurovet_taya-de-reynies-diretora-eurovet-640x480A designer Lenny Niemeyer ( na foto com Isabela Keiko à  esquerda e à direita Marie-Laure Bellon-Homps (presidente do grupo EUROVET) e Taya de Reyniès (diretora EUROVET), recebeu o prêmio de designer do ano de swimwear, neste último sábado dia 07 de julho às 16:15H, no hall 04, área desfile, e em seguida aconteceu o desfile da marca LENNY NIEMEYER.

No espaço Unique by Mode City, uma área de 90m2,  do fórum de tendências dedicada ao Brasil.

A participação das empresas participantes teve o apoio da ABEST - Associação Brasileira de Estilistas, da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção e da APEX BRASIL - Agencia de Promoção de Exportação.

da redação do WF   fonte: Isabela Keiko/Eurovet      fotos: divulgação

50ª FRANCAL

worldfashion • 05/07/18, 16:48

francal-16

Francal 2018 de 16 a 19 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, vai apresentar em primeira mão ao mercado nacional as novidades em modelos, cores, estampas e materiais que serão vistos nos pés das consumidoras no próximo Verão.

melineA consultora Meline Moumdjian lista o Top Six da estação mais quente do ano. As ilustrações das tendências são o resultado de uma parceria entre Francal e MoumHouse Creative Design Studio, e quem as assina é o designer e professor do IED (Istituto Europeo di Design), Raul Vieira.

“A coleção de calçados deste Verão vem intensa e repleta de produtos marcantes. A overdose de referências reforça o forte apelo dos produtos. São muitas as cores, texturas e estampas aplicadas de forma inovadora. A consumidora vai encontrar opções glamurosas de calçados que, com certeza, vão dar um toque incrível no look da estação”, explica Meline Moumdjian, designer e consultora da MoumHouse Creative Design Studio.

1-mule-mania1) Mule Mania

As mules vêm em todas as fôrmas, saltos e cores nesta estação. Os cabedais com combinações de metal, pedras, tecidos ou camurças se mostram inovadores. Ela se apresenta como uma opção informal de vestir. Seja com uma calça jeans ou um vestido de verão alegre, a tendência funciona de formas infinitas.

2-sandalia-flatform2) Sandália Flatform

As plataformas aparecem tanto nos modelos retos como com uma leve cunha. O cabedal pode variar, sendo com uma tira reta ou tiras cruzadas. As tiras presas no tornozelo e as partes frontais com tiras largas são essenciais.

3-pvc-e-tudo3) PVC é tudo!

A tendência do PVC transparente deste verão se apresenta nas sandálias divertidas que aparecem com a versão atualizada. Para todas as alturas de salto as transparências embelezam e funcionam tanto na beira da piscina quanto no look da noite.

4-kitten-heel4) Kitten Heel

Não descarte este clássico slingback que agora surge revisitado com seu delicado salto. A tendência parece especialmente fresca para o verão, e aparece em cores intensas, estampas e materiais esportivos.

5-chunky-sneaker5) Chunky Sneaker

O tênis continua sendo o companheiro de todas as horas. Baseados numa estética pouco delicada, os esportivos se apropriaram de novos materiais e se apresentam dentro de um perfil altamente tecnológico. São ideais para aqueles dias em que você não está afim de sandálias, e um par de tênis robusto faz o contraste perfeito com todos os seus vestidos e saias de verão.

6-colorful6) Colorful

Escolha uma cor, qualquer cor: sandálias de tons vibrantes certamente ocuparão o Instagram neste verão. De amarelos luminosos e ensolarados ao  fúcsia inspirados nos anos 80, há muitas cores para escolher.

50ª Francal será muito além de uma feira de negócios e inserirá seus visitantes num mundo de informação atual e inspiradora por meio de desfiles, painéis, fóruns e palestras dinâmicas.

As novas soluções e serviços para o varejo, como instalações e conceitos de visual merchandising, inspiram o lojista a aplicar inovações em seu PDV. A oferta de conhecimento em comércio eletrônico, moda, tendências do varejo e outros temas torna a experiência da visita muito mais completa e produtiva.

13Estreia neste ano o Francal E-Commerce Solution, desenvolvido em parceria com o E-Commerce Brasil. O espaço vai oferecer uma experiência completa para os participantes, unindo conhecimento e fornecedores de soluções e serviços em um mesmo ambiente.

21O conteúdo de alto nível se dará por meio de palestras sobre as diversas modalidades do comércio eletrônico, criadas exclusivamente para o setor de calçados e acessórios. Entre os temas estão marketplace, e-commerce B2B, meios de pagamento, omnichannel e muitos outros. No mesmo espaço e concomitantemente às palestras, uma área de exposição reunirá 28 empresas especializadas em e-commerce, que participarão de maneira alternada para oferecer soluções e serviços.

31As palestras do Francal E-Commerce Solution são gratuitas para os visitantes e expositores da Francal 2018 e não é necessário fazer inscrição prévia.

50ª FRANCAL - Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios

De 16 a 19 de julho de 2018

Horário: 16 a 18: 10h às 20h / 19: 10h às 16h

Local: Expo Center Norte, São Paulo

Promoção/Organização: Francal Feiras

Apoio Institucional: ABICALÇADOS – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, ABLAC – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados, ABIACAV - Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artefatos de Viagem e SINDIFRANCA – Sindicato da Indústria de Calçados de Franca

ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR.

PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS, MESMO ACOMPANHADOS.

da redação do WF    fonte: Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos Crédito das imagens: Designer Raul Vieira  fotos: divulgação