NOTÍCAS DAS FIAÇÕES

worldfashion • 18/06/21, 15:40

O grupo Lenzing comunica que atingiu um novo marco no caminho para uma produção neutra para o clima com uma nova planta de purificação de ar e recuperação de enxofre instalada e funcionando, dando mais um passo, perto de cumprir as metas de sustentabilidade e clima, com autossuficiência em matérias-primas ainda mais aprimorada.

A marca Rhodia do grupo Solvay lançou mundialmente o Bio Amni®, o primeiro fio têxtil de poliamida parcialmente de fonte renovável desenvolvido na América Latina. E comunica a conquista do Prêmio ECO da AMCHAM-Brasil com Amni® Virus-Bac OFF fio com inovação desenvolvido em tempo recorde pelos pesquisadores têxteis brasileiros da unidade industrial da empresa, em Santo André (SP).

E a The Lycra Company anuncia o novo diretor de operações das Américas, o executivo brasileiro Sergio Stella, há 22 anos na empresa e era gerente da fábrica de Paulínia (SP).

GRUPO LENZING

A empresa representa a produção ecologicamente responsável de fibras especiais feitas de madeira, matéria-prima renovável. Como líder em inovação, é parceira de fabricantes globais de têxteis e não tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos.

As fibras de alta qualidade do Grupo, formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas femininas elegantes a jeans versáteis e roupas esportivas de alto desempenho. Devido à sua alta qualidade consistente, sua biodegradabilidade e compostabilidade, as fibras de Lenzing também são altamente adequadas para produtos de higiene e aplicações agrícolas.

O modelo de negócios do Grupo, vai muito além do tradicional produtor de fibras, junto com seus clientes e parceiros, desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor agregado para os consumidores. Seus esforços são para a utilização e processamento eficientes de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a redirecionar o setor têxtil para uma economia de ciclo fechado. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e cumprir as metas do Acordo Climático de Paris e do “Acordo Verde” da Comissão da UE, tem uma visão clara: ou seja, tornar realidade um futuro zero carbono.

mk6_0728warm-640x360É um fornecedor líder de fibras especiais produzidas de forma sustentável para as indústrias globais de têxteis e não tecidos, continua a fazer grandes avanços para alcançar a neutralidade de carbono em todo o Grupo. A conclusão e comissionamento bem-sucedidos de uma planta de purificação de ar e recuperação de enxofre nas instalações de Lenzing marca outro marco na estratégia ambiciosa, e investiu cerca de 40 milhões de euros neste projeto desde o início da construção em 2019. E estabeleceu a meta estratégica de reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa em todo o grupo por tonelada de produto até 2030. Sua meta para 2050 é atingir a neutralidade climática.

Usando tecnologia de ponta, a planta permitirá que as emissões de carbono sejam reduzidas em 15.000 toneladas métricas na instalação. Isso também tornará o grupo mais autossuficiente na obtenção de matérias-primas vitais para processamento, o que aumentará a posição competitiva do local em termos de Mondi Hr. Skilichsustentabilidade.

“Como resultado desse investimento, a Lenzing avançou ainda mais na implementação de suas metas climáticas, ao mesmo tempo em que alcançou uma autonomia muito maior em relação a uma de suas principais matérias-primas”, afirma Christian Skilich, membro do Conselho de Administração do Grupo

da redação com informações da Relações Públicas - Dominic Köfner  imagens: fotos/divulgação

GRUPO SOLVAY

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 23.000 empregados em 64 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I.

producao-de-fios-texteis-sustentaveis-da-rhodia-em-santo-andre-sp-foto-de-eliana-rodrigues-divulgacao-rhodiaA Rhodia,  acabou de lançar mundialmente o Bio Amni®, o primeiro fio têxtil de poliamida parcialmente de fonte renovável desenvolvido na América Latina. Trata-se de uma nova poliamida 5.6 produzida na unidade industrial da empresa no Brasil.

O desenvolvimento de Bio Amni® segue a tendência global da crescente demanda e movimentação de mercado por mais produtos têxteis sustentáveis. Para a criação do novo produto, as equipes de pesquisa e inovação da Rhodia trabalharam em um projeto que consumiu dois anos e investimentos da ordem de R﹩ 20 milhões.

antonio-leite-vice-presidente-global-de-fenol-e-derivados-solventes-e-poliamida-do-grupo-solvay-1-640x480“A sustentabilidade é um dos principais drivers do mercado têxtil global, demandando soluções e produtos que agreguem valor a toda a cadeia de consumo - desde sua base até o consumidor final dos artigos têxteis - e ao mesmo tempo reduzam o impacto no meio ambiente. A Rhodia está fazendo uma evolução importante de portfólio para oferecer aos clientes o que tem de mais inovador atualmente no mercado”, explica Antônio Leite, vice-presidente global de Fenol e Derivados, Solventes Oxigenados, Poliamida e Fibras do Grupo Solvay.

O setor têxtil tem três principais desafios em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade: os recursos, o processo produtivo e o descarte. A Rhodia já conta com alternativas sustentáveis no processo produtivo, com o uso de fontes de energia mais limpas, circuitos fechados e zero emissão de efluentes para o meio ambiente em sua unidade industrial de Santo André (SP). Para o descarte correto de peças no chamado pós-consumo, a empresa oferece já há alguns anos os fios e fibras têxteis sustentáveis e biodegradáveis. Com o lançamento de Bio Amni® a empresa passa a oferecer uma alternativa em relação à origem do recurso para produção de fios e fibras têxteis de poliamida. E assim as fibras têxteis sustentáveis e/ou biodegradáveis da Rhodia chegam a 30% do portfólio. A expectativa da companhia é atingir 50% em um horizonte de três anos.

Em 2020, como uma rápida resposta à pandemia de coronavírus, a empresa lançou o Amni® Virus-Bac OFF, uma poliamida funcional que inibe a contaminação entre peças têxteis e o usuário, evitando assim que o tecido seja um veículo de transmissão de vírus (inclusive os coronavírus) e bactérias.

13Na edição 2021 do Prêmio ECO da AMCHAM-Brasil (Câmara de Comércio Brasil-EUA), foi uma das ganhadoras , na categoria ‘Empresas de Grande Porte – Práticas de Enfrentamento à Covid-19’. A  inovação até agora sem similar no mercado. É um fio têxtil inteligente de poliamida com propriedade antiviral e antibacteriana, que bloqueia a contaminação cruzada entre artigos têxteis e o usuário. Criado pelos pesquisadores têxteis brasileiros da empresa, Amni® Virus-Bac OFF oferece uma proteção extra contra os vírus em geral (envelopados e não envelopados), entre eles o novo coronavírus.

A empresa também criou há alguns anos o Amni Soul Eco®, o primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável do mundo, que acelera a decomposição de artigos têxteis para cerca de três anos após o descarte em aterros sanitários controlados. A empresa tem como objetivo avançar, cada vez mais, em termos de sustentabilidade dessa cadeia produtiva. Em Paulínia, onde são produzidas as matérias-primas empregadas na produção de fios e fibras têxteis, a empresa já alcançou 96% de neutralização de suas emissões de CO2, graças a uma série de iniciativas e à instalação de uma unidade de abatimento de gás de efeito estufa, que elimina da atmosfera por ano um total de 5,3 milhões de toneladas de Co2 equivalente, O número correspondente à retirada de circulação de uma frota anual de 1,3 milhão de veículos. A meta da empresa é alcançar 100% de neutralização de CO2 até 2025.

Já em Santo André, base têxtil da empresa, opera suas instalações industriais por meio de sistemas de circuito fechado, em que não há desperdício de água nem emissão de efluentes para fora da fábrica. Os efluentes são tratados e recuperados em unidades especiais para essa operação. A empresa só compra água potável da rede pública para atender às necessidades dos seus empregados e colaboradores e para as atividades do refeitório da unidade.

Ao longo dos últimos anos, a Rhodia também tem adotado outras iniciativas no sentido de ampliar a sustentabilidade em Santo André. Uma delas foi a instalação de uma unidade de reciclagem química dos chamados ‘restos de produção’ de polímeros têxteis, que são recuperados e voltam para as linhas de fabricação e se tornam novos produtos. Um exemplo é Amni Soul Cycle, o primeiro fio têxtil de poliamida funcional reciclada (pré-consumo), que a empresa lançou no final de 2019. Outra iniciativa relacionada à economia circular foi a decisão de retirar logomarcas das embalagens das bobinas e cops de fios enviados aos clientes, permitindo seu uso por mais vezes.

da redação com informações da área Têxtil/Fibras da Rhodia - INDEX  e sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil - Pexpress imagens: fotos/divulgação

THE LYCRA COMPANY

A empresa inova e produz soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais. Sediada em Wilmington, Delaware, a The LYCRA Company é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, conhecimento técnico e suporte inigualável em marketing, e é proprietária de marcas como LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. O legado da empresa iniciou-se em 1958 com a invenção do fio de elastano original, o fio LYCRA®. Hoje, a empresa está focada em agregar valor aos produtos de seus clientes, desenvolvendo sergio-stella-baixa06-1inovações para atender às necessidades do consumidor por conforto e durabilidade.

O executivo brasileiro Sérgio Stella, gerente da fábrica de Paulínia (SP), foi promovido e é o novo diretor de operações para região das Américas. O executivo trabalha na companhia e nas empresas que antecederam a atual, há 22 anos. Ele começou a carreira como engenheiro de Qualidade e Processo na unidade de Paulínia, e coordenou diferentes áreas técnicas e operacionais, em 2013, foi promovido ao cargo de gerente da unidade e Sérgio Stella assumiu o posto que era ocupado por Robert Johnston, há 31 anos, e agora é vice-presidente de operações, posto que era ocupado por Pat Carroll, que se aposentou, após 40 anos na empresa.

Com essa mudança, o atual gerente de produção Sidney Duarte, foi promovido e vai ocupar o posto de gerente de operações da fábrica de Paulínia. Ele atua na empresa e nas suas antecessoras há 20 anos.

da redação com informações da Inova.etc   imagens: fotos/divulgação

comunicado

worldfashion • 15/06/21, 15:40

12Porto Alegre, 11 de junho de 2021

O Febratex Group, empresa organizadora da feira Febratex, tem acompanhado constantemente a evolução dos números relativos à Covid-19 no Brasil, bem como as orientações locais e nacionais para a realização de eventos físicos que sigam todos os protocolos necessários.

Desde o início, o trabalho das empresas do setor de eventos foi o mais impactado com a pandemia, e sempre mantivemos contato direto com expositores, fornecedores e visitantes sobre a realização presencial da Febratex em 2021, com o objetivo de retomar a economia, sempre em equilíbrio com saúde e ciência.

Maior feira das Américas para a indústria têxtil e a terceira maior do mundo, a Febratex, há 30 anos, é o ponto de encontro entre os profissionais do setor, trazendo milhares de visitantes do Brasil e do mundo para Blumenau e movimentando a economia da região e de Santa Catarina.

O Febratex Group, em conjunto com os órgãos competentes, entidades representativas do setor e demais empresas do setor de eventos, desenvolveu um rígido protocolo, com uma estratégia bem definida para garantir a segurança de todos os participantes. Diariamente nossas ações são pautadas seguindo o lema do equilíbrio entre saúde e economia. Enquanto isso, fortalecemos nossa atuação no ambiente digital, criando o Marketplace Febratex, para que os profissionais da indústria têxtil possam voltar a se conectar e realizar negócios, antes mesmo de a Febratex acontecer.

4Mesmo com todo o esforço que diariamente estamos direcionando para realizar uma Febratex em total consonância com a retomada da economia e o rigor que a pandemia exige, e da importância de um evento desse porte, a situação da pandemia, com números ainda elevados de casos ativos e internações hospitalares, aliada ainda ao baixo percentual de vacinação não permitem garantir a realização do evento em consonância com as medidas de segurança sanitárias determinadas pelo Estado.

Em junho, a dois meses da realização do evento, diante desse cenário e respeitando o planejamento das empresas e profissionais que participarão do evento, o Febratex Group se vê obrigado a adiar a Febratex para agosto de 2022, entre os dias 23 e 26, no Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC.

Acreditamos na importância dos eventos para a retomada da economia e estaremos ainda mais preparados para a Febratex 2022, com novidades e atrações inéditas para marcar a retomada da indústria têxtil brasileira na maior edição da história da feira.

Por fim, agradecemos a todos que seguem nos apoiando, apesar do momento delicado para todos. Estamos à disposição para seguir atendendo a todos da melhor forma possível e nos comprometemos a continuar com o nosso propósito de desenvolver indústria têxtil brasileira, firmando-a sempre como protagonista da moda mundial.

Atenciosamente,

Hélvio Pompeo Madeira

Diretor-Presidente do FCEM | Febratex Group

INDÚSTRIA TÊXTIL LANÇA INVERNO 2022

worldfashion • 09/06/21, 11:14

shutterstock_1070369402-640x4271Embora a produção do segmento de confecção ainda esteja aquém do verificado antes da pandemia, números gerais do setor no quadrimestre e dados trimestrais do PIB nacional mostram potencial para retomada No acumulado do primeiro quadrimestre de 2021, em relação a igual período de 2020, a produção têxtil cresceu 30,9% e a de confecção, 27,6%. Nos últimos 12 meses, registrou-se avanço de 7,2% no primeiro segmento e queda de 10,8%, no segundo. Fernando Valente Pimentel, presidente da ABIT -  Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, observa que esses números, assim como os dados do PIB nacional no primeiro trimestre, que surpreenderam positivamente, mostram haver espaço para retomada econômica este ano. Pimentel observa que, já considerando o mês de abril, a produção do segmento têxtil apresenta desempenho muito próximo do patamar de 2019. A confecção, porém, ainda está bem abaixo do desempenho que apresentou no período pré-pandêmico. O presidente da Abit pondera que, apesar dos números positivos do PIB trimestral, a retomada efetiva do crescimento dependerá da continuidade e avanço das reformas estruturantes, principalmente a tributária e a administrativa. “É fundamental criarmos um ambiente de negócios melhor”. Na sua avaliação, ainda há um grau elevado de incertezas, derivado da persistência da pandemia, da necessidade de avanço mais rápido da vacinação, da preocupação com o baixo nível dos reservatórios de água e risco de racionamento de energia elétrica, bem como da agenda de modernização e adequação do arcabouço legal à demanda premente do aumento de competitividade da indústria e da economia. fernando_pimentel-460x300“É preciso considerar, ainda, que quanto mais formos nos aproximando das eleições de 2022, será maior o impacto do quadro político no humor da economia, na confiança dos empreendedores e dos consumidores e nas decisões de investimentos”, frisa o presidente da Abit, alertando: “Não podemos continuar desperdiçando chances, pois o Brasil, na última década, cresceu 0,3% ao ano, ou seja, pouco mais de 3%, enquanto o mundo teve expansão superior a 30%. Desaprendemos de como promover a expansão do PIB de modo continuado e sustentável”.

Para Pimentel, um país como o Brasil, com imenso potencial, não pode almejar nada menos do que crescimento de 4% por ano. “Para isso, exige-se taxa de investimento superior a 20% do PIB, mas ainda estamos bem aquém disso”.

LANÇAMENTOS MATÉRIAS PRIMAS

LYCRA®

6a44a47996f4faaf09c32e57ac443c6b-476x608A The LYCRA Company, indústria especializada no desenvolvimento de soluções em fios e tecnologias para o setor têxtil, participou de mais uma edição da semana de lançamento das tecelagens. O evento híbrido, com cinco dias de duração contou com programação de palestras e lançamentos das principais tecelagens jeanswear. A empresa marcou a sua presença com a participação de uma convidada internacional, Melissa Stewart, Diretora de Tecnologia e Inovação da empresa  que apresentou as novas tecnologias LYCRA® Anti-Slip e COOLMAX® EcoMade, em palestra virtual transmitida pelo canal no YouTube da Denim City SP .

“É um prazer participar mais uma vez da semana de lançamentos do setor, levando soluções tecnológicas que contribuem para a saúde do planeta e para o conforto do consumidor que se beneficiará com as nossas inovações, pensadas em oferecer não só a liberdade para se movimentar como também durabilidade para suas peças, influenciando positivamente a indústria têxtil”, declarou Silvana Eva, Gerente de Marketing do segmento de Jeanswear da The LYCRA Company.

Entre os lançamentos com as principais tecelagens, vale destacar que o fio LYCRA® ADAPTIV™, capaz de esticar, se acomodar e se adaptar a diferentes formatos de corpos, proporcionando o mesmo conforto e incrível elasticidade, graças a um polímero revolucionário.

77a999320e6917ce3fe29bbc48fba532-480x606As empresas do setor como  Canatiba, Cedro, Covolan, Santista e Vicunha, também lançaram coleções com diversas tecnologias do fio LYCRA® durante a semana de lançamentos do setor de denim. A Canatiba ampliou a sua família de produtos com a tecnologia LYCRA® dualFX®, com seus artigos “Lupin Black Duo Core” e “New Adele”.  A Cedro foi a primeira empresa no mundo a lançar um tecido com esse novo fio. O fio LYCRA® ADAPTIV™ deu origem a tecnologia “Cedro Comfy” presente no tecido FITSYOU, artigo de lançamento da linha Comfort Shape da Cedro, que além de não restringir os movimentos, se adapta ao formato do corpo como uma segunda pele. A empresa apresentou as suas novidades em seu showroom localizado no Fashion Brás. A Covolan vai lançou uma linha de produtos com o fio LYCRA® EcoMade, primeiro fio elastano feito com materiais reciclados pré-consumo.  Já a Santista apresentou dois tecidos mais encorpados com fio LYCRA® mais grosso - Push Up e Gummy, e também outros dois artigos com alto power e certificados com a tecnologia LYCRA® BEAUTY - Amy Triblend e Amy Galaxy Triblend, para peças que modelam o corpo com conforto. E a Vicunha apresentou o tecido “Ritz” com tecnologia LYCRA® FREEF!T®, além de novos artigos com a tecnologia LYCRA® dualFX®.

SENSIL®

A SENSIL® - marca da poliamida premium e sustentável da NILIT  e a LYCRA® - marca do fio elastano da The LYCRA Company, apresentaram neste momento em que é exigido a todos nós uma colaboração coletiva e a busca por novas tecnologias, que tragam soluções e maior êxito, se tivermos parcerias que fortaleçam a pesquisa e o desenvolvimento, com o objetivo comum de apresentar ao mercado e ao consumidor final, aquilo que ele busca e necessita.

sensil-lycra-lancam-novidades-em-jeanswear2-640x427Assim, a união das líderes globais no mercado de fios para a moda, SENSIL® e LYCRA®  com os seus potenciais e tecnologias apresentaram ao mercado têxtil uma inovação para o denim, que proporciona novas possibilidades de lavagem, modelagem e conforto para o jeanswear.

Pautadas pelas mudanças de hábito e a nova consciência dos consumidores de moda, que buscam conforto e durabilidade, a parceria de SENSIL® e LYCRA® propõe em um único produto, exclusivo toque sedoso e fresco - que vem oferecer um denim extremamente suave no toque com a pele, leveza e conforto.  A tecnologia permite a aparência de algodão, com performance de fibras inteligentes, elevando o denim para outro patamar de estilo, usabilidade e sustentabilidade. Essa união encontrou um espaço para diálogo com a tecelagem Nicoletti Denim, parceiro estratégico para o desenvolvimento desses tecidos especiais, com tecnologias diferenciadas para o segmento de denim. Lançou uma coleção que combina as tecnologias da poliamida premium SENSIL®, da Nilit, e LYCRA® lastingFIT, que, juntas, proporcionam alta durabilidade, soft stretch, secagem rápida, um toque sedoso e gelado. O produto é extremamente versátil pois permite o uso de diferentes lavanderias com excelente resistência. A coleção “Next Comfort” com duas linhas de tecidos - “Nikola” (mais encorpado) e “Percy” (mais leve), com foco em calças, vestidos e camisas.

banner2-2Para apresentação desses novos desenvolvimentos, a Nicoletti convidou uma nova descoberta do mundo da moda: Dan Tavares, arquiteto carioca apaixonado pela moda e autossuficiente na produção de seus próprios visuais. Com o início da pandemia, Dan viu a oportunidade de colocar em prática seu sonho.  Trabalhando principalmente com sarja e malha, Dan Tavares recebeu um desafio da tecelagem: trabalhar com denim pela primeira vez. Seus looks bem estruturados e minimalistas, trazem um ar streetwear moderno, sem gênero, o casamento perfeito para uma nova tecnologia que traz em sua essência o estilo do jeanswear e a performance de tecidos inteligentes.

“Este projeto tem total alinhamento com o propósito de nossa marca SENSIL®. Trabalhando em colaboração com a LYCRA® e unindo a mais alta tecnologia de ambas as companhias, com a experiência e know-how da Nicoletti Denim, estamos trazendo novas soluções para marcas e varejistas, contribuindo com o desenvolvimento de peças que vêm de encontro às mudanças de comportamento dos consumidores e sua demanda crescente por conforto, qualidade e durabilidade superiores”, afirma Fabianne Pacini, diretora global de marketing e conteúdo na NILIT, detentora da marca de poliamida SENSIL®.

LANÇAMENTOS DAS TECELAGENS

CANATIBA

Em casa nova no Denim City São Paulo, a Canatiba comemorou a conquista de uma importante certificação internacional para os seus processos produtivos e anunciou novas tecnologias e produtos alinhados com as demandas têxteis contemporâneas, que se transformam rápida e definitivamente.

500-4324-img_6765-640x427A empresa recebeu a certificação OEKO-TEX STANDARD 100 (Classe II). É um reconhecimento Internacional que abrange todas as fases industriais, desde a matéria-prima até o acabamento dos produtos, e garante a não toxidade dos tecidos Canatiba em contato direto com a pele. A Certificação da Canatiba abrange tecidos tingidos em 100% Algodão, Liocel ou Viscose; as misturas com Poliéster, Linho, Elastano, Elastomultiéster; e as bases denim com acabamentos, inclusive aqueles com repelência à água e com produtos biologicamente ativos, como os antivirais. Ao lado dos selos BCI (Better Cotton Iniciative), ZDHC (Zero Descarte de Produtos Químicos Perigosos), HIGG INDEX (Avaliação de Desempenho Ambiental) e ÉKO DYE (Tingimentos Ecológicos),  a OEKO-TEX STANDARD 100 é mais uma demonstração do compromisso histórico da empresa em busca da sustentabilidade e das melhores práticas ambientais e sociais.

4-480x640A tecnologia de impressão digital implantada com pioneirismo pela Canatiba, conta agora com um conjunto de estampas alinhadas com tendências de moda internacionais.

São três grupos de desenhos.

1- ‘Direto das séries’, destaque para o xadrez híbrido, com ‘pontos de intersecção’ com listrados em tons de azul vermelho, rosa e amarelo, disponíveis nas bases Delta (100% algodão, 5 onças), Baguta (100% algodão e 7,5 onças) e Forasteiro (98% algodão, 2% elastano, 8 onças).

2- Jardim do Éden é o segundo grupo de estampas com florais híbridos, em dimensões que vão das mais delicada às mais amplas, e predominância de azul, rosa e alaranjados, em três variações da base Delta (100% algodão e 5 onças).

3- Abstratos e Orgânicos, reúne desenhos com apelo vintage que remetem ao psicodelismo dos anos 70 – a década do jeans – em uma paleta de tons de índigo, arabescos e efeitos de contraste. As estampas estão presentes no Forasteiro (98% algodão, 2% elastano, 8 onças), Baguta (100% algodão e 5 onças),  Chambray (100% algodão e 5,5 onças) e Delta (100% algodão e 5 onças).

Os lançamentos Canatiba foram agrupados em plataformas de produtos, cada qual agrupando um conjunto de tecnologias.

-Tecno Comfort plataforma que reúne os produtos com tecnologias que representam inovação e evolução em elasticidade (Maxskin Duo, Duo Core, Trio Core, Bi-Elástico, Demax e Unicore). São tecidos que primam pelo conforto, ajuste perfeito ao corpo, alto poder de recuperação, manutenção da forma e alta performance em elasticidade.

500-4329-img_6762-640x427- UniCore plataforma de destaque da temporada, sinônimo de conforto sobretudo para as bases rígidas. O fio encapado com um componente bicomposto, confere performance de tecido rígido com o stretch mínimo. proporciona durabilidade e resistência e mantém a forma por inúmeras lavagens, com conforto térmico, toque extremamente macio e flexibilidade em shapes mais amplos com baixo encolhimento.Essa tecnologia está presente no Navona UniCore, uma base de 8,5 Oz, com 86% de algodão, 14% de poliéster e largura de 1,50 m. O tecido ganhou tingimento Azul Original Ecológico e tem 20% Stretch.

- Megaflex plataforma que agrupa tecidos elastizados que proporcionam conforto nas mais diversas formas e peças em denim, valorizando sempre a liberdade de movimentos. Os efeitos e texturas marcam os lançamentos. Uma das texturas mais inusitadas está presente na família dos tecidos trincados. O tingimento Bleach Core gera um efeito superficial que mantem o núcleo do fio alvejado. O resultado é um ring dye perfeito, revelando o contraste de cor na lavanderia, com um aspecto craquelado que só o envelhecimento natural do tecido era capaz de alcançar.

- ÉKO® nesta plataforma os tecidos que contribuem com a preservação do meio ambiente, produzidos através de processos ecologicamente responsáveis e que tem na sua composição um mix fibras sustentáveis, recicladas e certificadas, formam a plataforma Éko (Eko Recicle, Maxskin e Premium Denim Duo Core). Aqui os efeitos sensoriais, as cores e o aspecto natural dos tecidos são os destaques desses lançamentos. O Panamá Linho Pt (91% algodão, 25% viscose, 11% linho) é um bom exemplo. É um Premium Denim de 7 onças com construção e toque remetem à leveza e ao acolhimento das fibras naturais. No mesmo conceito, a empresa apresenta o Mandrake Pt (5,5 onças, 80%algodão) e o Trincado White Denim (10,5 onças, 100% algodão) - ambos Premium Denim – além do Novára Pt, Maxskin de 7 onças  com 64% algodão, 25% viscose e 11% linho.

600-2392-img_6777-640x427- Smart Denim® é uma nova geração de denins inteligentes e funcionais, desenvolvidos com tecnologias e acabamentos inovadores, matérias primas especiais, tingimentos e construções diferenciadas. Nesta plataforma (Everclean, Elastopol e Utilitários). Entre os Utilitários, os lançamentos chegam com cores ultras sólidas, com uma paleta que percorre nuances de amarelo, alaranjado, vermelho e vinho, nas bases Utilitários Leve Collor,   Utilitárius Megaflex Collor e Utilitárius Collor, sarjas 100% algodão (de 6,5 a 7,5 onças); além do Utilitárius Rip Stop Collor (98% algodão, 2% elastano), um maquinetado de 7 onças.

São cinco bases com gramatura entre 10,5 e 11 Oz e composição de 99 a 100% algodão: o Trincado Rígido Denim (tingimento Azul Original Ecológico); Trincado Megaflex (tingimento Azul Original Ecológico e 20% Stretch); Trincado Black Rígido (com tingimento Black Ecológico); Trincado White Denim em PT e Trincado Collor, disponível em 6 cores,  presente também na plataforma Éko. O destaque é o Lupin Black, com 98 algodão, 2% elastano e 10 onças, com tecnologia Megaflex. O Denim Malha chega com o Home Office Weft Collor, com 80% algodão, 18% poliéster, 2% elastano e 9 onças.

Nestas bases têm uma receita de lavanderia diferenciada. Para obter o efeito de forma rápida e efetiva, é necessário um choque térmico. Com ele, o denim alcança o encolhimento, revelando as chamadas “trincas”.

Em sintonia com os lançamentos, a consultora Bia Aidar falou sobre as tendências internacionais agrupadas em três eixos temáticos que analisam os comportamentos e os padrões estéticos que orientarão a moda no planeta. A busca pelo conforto, inserida em produtos mais sustentáveis e funcionais. A escolha por bases maleáveis que expõe a valorização do sensorial, em busca do equilíbrio entre liberdade e contenção, criatividade e realidade, paciência e precisão. E sobre a roupa como veículo de memórias afetivas.

Na contrapartida da velocidade das informações digitais, o “feito à mão” ressurge com especial destaque. A qualidade atemporal ganha importância. Misturas de esportes invernais e um toque de rebeldia punk impactam uma vertente jovem e empolgante para derivar novos conceitos de linguagem de moda, sempre intimamente ligada com o comportamento de cada época.

CAPRICORNIO

O foco do lançamento foio a nova linha Eco Denim, que nasceu a partir de pelo menos um atributo sustentável, seja na matéria-prima, seja no processo de produção ou trabalhando a economia circular é um dos resultados práticos do Movimento para Sustentabilidade da Capricórnio. Os cinco primeiros artigos lançados são:

pinus1-480x6401 - Pinus: produzido com tecnologia Repreve, uma fibra ecológica inovadora desenvolvida a partir da reciclagem de garrafas plásticas;

luna2-480x64012 - Luna: que contém Tencel em sua composição, fibra natural regenerada pelo homem a partir de celulose ou de pasta de madeira;

pequi-480x640sucupira-480x640 3 - Pequi e 4 - Sucupira com tecnologia Laser Friendley, que facilita o processo de desgaste a laser, reduzindo a necessidade de processos mais agressivos de alvejamento em lavanderia e consequente redução do consumo de água;

cipo-480x6405 - Cipó: composto por fios produzidos a partir de aparas de algodão recicladas, movendo a roda da circularidade e garantindo um processo mais sustentável.

Além da Linha Eco, a empresa tem mais cinco famílias com produtos já consagrados no mercado. São elas: 1 - Original Denim – Fabricado em 100% algodão, pode ser encontrado em uma grande variedade e tonalidades. Cheia de tradição e estilo, é ideal para peças com visual vintage, garantindo resultados incríveis para calças retas, clochard, pantalonas, jaquetas, pantacourt, wide leg, boyfriend e mom. A regra é abusar de lavagens mais elaboradas, estonagem intensa, lixados e puídos bem detonados. 2 - Light Denim – Jeans mais leve, próprio para climas mais quentes. É ideal para ser usado não só na linha de camisaria, mas, também, na confecção de vestidos, blusas, regatas, shorts, bermudas, calças clochard e jogger. Conta também com opções rígidas e elastizadas. 3 - Comfort Denim – O algodão, quando combinado com o elastano, forma o match perfeito para a tendência da vez: conforto. É o denim preferido dos estilistas e dos apaixonados por movimento. 4 - Flat Comfort Denim – Com toque de cetim, cores intensas e luminosas, que aliado ao conforto do elastano garante um visual nobre e uniforme. Com ajuste perfeito ao corpo, pode ser usado em peças de alfaiataria masculinas e femininas. 5 - Poli Comfort Denim – A dobradinha do elastano com o poliéster garante versatilidade na lavanderia e ótimo rendimento nas confecções.

img-1585-427x640Veja os outros destaques desse lançamento: Mali – Traz o brilho da construção cetin e de um tingimento blue super intenso, aliados a um toque extremamente macio e um super stretch de 67% com alta recuperação, o que o torna um tecido completo para várias aplicações. Malu – Tecido leve com um caimento perfeito e ótima fluidez, seu toque é super macio e sua cor super intensa em tingimento blue, ideal para camisas, vestidos, etc. Kiev – Tipo o Mali com 70% de stretch e alta recuperação e conforto do fio dual core. Luna – Idem malu, com a sustentabilidade resistência do Liocel. Joa – Um 100% algodão com acabamento especial que confere maior brilho e nitidez ao tecido, realçando o efeito dos fios flamês. Salva – 100% algodão com visual rústico proporcionado pelo efeito dos fios flamês que compõem o urdume deste tecido com excepcional largura. Pasquin – Um artigo para se trabalhar com simplicidade, fica ótimo amaciado, proporciona um excelente custo benefício, com um visual clean e cor azul intensa.

Adepta da cocriação e da inovação aberta, a Capricórnio criou, em 2019, a Capri.Lab em parceria com a lavanderia portuguesa Pizzarro, uma das líderes mundiais no segmento e reconhecida por sua inovação e renome entre os melhores estilistas e designers. “Através de uma consultoria exclusiva, ajudamos os nossos clientes a aproveitar ao máximo a versatilidade e rentabilidade dos nossos tecidos, usando técnicas de lavanderia super modernas, sustentáveis, alinhadas com as últimas tendências de moda e adaptadas para a nossa realidade do mercado brasileiro - diz João Bordignon, diretor de Marketing e Novos Negócios.

CEDRO TÊXTIL

cedro-sentidos_cred-marcio-rodrigues-616x640O conforto não é mais o mesmo. Com a pandemia e o aumento do tempo em casa, o que antes era requisito para um jeans confortável, agora não é mais. Atentas a essa demanda, a Cedro Têxtil e a The LYCRA Company se uniram para lançar em primeira mão no mercado jeanswear a tecnologia Comfy: um elastano LYCRA® diferente e robusto, que permite a confecção de peças que equilibram o conforto e a sustentação, sem sacrificar nenhum dos dois atributos. Esta novidade, só terá o lançamento global no segundo semestre, e fará parte da coleção Sentidos, que foi apresentada em fins de maio, no Lounge da Cedro, em São Paulo (SP).

“A grande promessa da coleção é o denim FitsYou, um produto inovador e com grande potencial de aceitação por parte dos consumidores finais, constituído com a tecnologia da Cedro, Comfy. Além do extremo conforto, as peças confeccionadas com o FitsYou garantem um melhor ajuste, dando a impressão de que foram feitas sob medida para o consumidor”, explica Joanna Carrara, estilista da Cedro. Silvana Valente, Gerente de Marketing da LYCRA®, completa: “Conforto é um conceito difícil de ser explicado, é preciso experimentar. Assim que apresentamos o projeto à Cedro, a equipe de estilo imediatamente viu benefício no produto, testou e entendeu a grande oportunidade de mercado”.

cedro-sentidos_cred-marcio-rodrigues-4-640x545A coleção Sentidos foi inspirada na OP Art e na Arte Cinética, que simbolizam um mundo mutável e instável, a coleção Sentidos traz em sua identidade visual e editorial elementos que se confundem o olhar e representam a fusão entre arte e moda urbana. As fotos são, mais uma vez, do renomado fotógrafo de moda Márcio Rodrigues e peças assinadas pela equipe de estilo da Cedro Têxtil, mantendo a linha criativa com um forte apelo de moda a partir da indústria. Assim, toda a cadeia produtiva do setor é beneficiada com produtos concebidos desde a primeira etapa com o olhar no que será tendência nas ruas, nos próximos anos.Ao todo, serão sete novidades, sendo seis denins super elastizados (FitsYou, Calan, Yudi, Nagano, Duo Sparta e Ueda) e um elastizado (Shimane). Elas fazem parte do portfólio de 37 produtos que compõem a coleção, atendendo às mais diversas demandas do exigente mercado brasileiro. “Sobretudo este ano neste ano atípico, em que pudemos desacelerar e olhar com ainda mais cautela para as necessidades de cada região do Brasil, conseguimos montar um book que atende os mais diversos tipos de cortes e corpos”, conta Eduardo Vaz, responsável pelo Marketing da Cedro.

As novidades da coleção Sentidos chegam com a estreia do primeiro Book Digital/Interativo, com fotos reais dos artigos e comandos clicáveis, facilitando a navegação e o acesso às informações técnicas dos denins se sarjas.

Covolan Denim

dsc04586-640x640Toda linha de produtos da Covolan Denim homologado com fio LYCRA®: FREE JEANS e alguns artigos da linha NATURE COTTON vão ser em um futuro breve homologados com fio LYCRA® EcoMade, primeiro fio elastano da The LYCRA Company produzido com 20% material reciclado préconsumo e com certificação GRS (Global Recycled Standard), mantenho o mesmo desempenho, porém com mais sustentabilidade. O fio LYCRA® EcoMade foi desenvolvido de forma sustentável através de processos que reduzem o uso de recursos, com melhor desempenho ambiental e minimizando o desperdício. É ideial para Denim proporcionando melhor ajuste, conforto e liberdade de movimento com

desempenho robusto e brilho otimizado. O objetivo do fio LYCRA® EcoMade é contribuir para a sustentabilidade da indústria de vestuário e do planeta como um todo, fornecendo produtos com tecnologia que agregam valor e conservam recursos em todos os níveis da cadeia produtiva.e para marcar esse início já apresenta três produtos abaixo:

Os produtos são:

ancona-_-5048-_-3b-427x6401 - ANCONA | 5048 Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue Light em construção cetim, com máximo conforto do algodão, aliado à elasticidade LYCRA® EcoMade e excelente para lavagens mais claras com efeitos desgastados. Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo Dye. Composição: 97%CO 3%PUE LYCRA® Eco-Made Largura: 1,46 +/- 2 Ligamento: Cetim Alongamento: 35 / 45% Oz Original: 9,5 +/- 3 Encolhimento Urdume: 4% +/- 2 Oz Acabado: 12 +/- 3 Encolhimento Trama: 20% +/- 3

bergamo-_-4913-_-2b-427x6402- BERGAMO | 4913: Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue intenso com a elasticidade de máximo conforto LYCRA® EcoMade, compõem a construção deste denim em índigo blue e imprime toda a diferenciação com um caimento impecável. Atenção para a largura deste tecido, muito favorável para os encaixes de modelagem. Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo Dye.omposição: 98%CO 2%PUE LYCRA® Eco-Made Largura: 1,62 +/- 2 Ligamento: Sarja 3X1 Alongamento: 40 / 50%

Oz Original: 9,3 +/- 3 Encolhimento Urdume: 4% +/- 2 Oz Acabado: 11,3 +/- 3 Encolhimento Trama: 20% +/- 3. Atenção para a largura deste tecido!

genova-l-427x6403 - GENOVA | 4920: Tecido Denim tingimento Zero Anilina* Blue intenso com o visual de fios flamés sutis no urdume, tingimento índigo blue e o máximo de conforto através da elasticidade LYCRA® EcoMade. Tecido excelente tanto para TOPs como BOTTOMS. Produto certificado: OEKO-TEXSTANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo Dye. Composição: 98%CO 2%PUE LYCRA® Eco-Made Largura: 1,48 +/- 2 Ligamento: Sarja 3×1 Alongamento: 30 / 40% Oz Original: 9,7 +/- 3 Encolhimento Urdume: 4% +/- 2 Oz Acabado: 10,8 +/- 3 Encolhimento Trama: 13% +/- 3.

rutilo-dsc02951-427x6404 - RUTILO | 5087: Tecido Denim com tingimento Zero Anilina* Blue intenso Denim em construção maquinetado com ligamento diferenciado e de excelente largura. Tecido mercerizado homologado LYCRA® e com bons resultados para lavagem com desgaste e rasgos também a laser.  Produto certificado: OEKO-TEX STANDARD 100, BCI, Bann Premium Zero Aniline * Indigo Dye. Composição: 97,5%CO 2,5%PUE LYCRA® Eco-Made Largura: 1,60 +/- 2 Ligamento: MAQ. Dif. Alongamento: 30 / 40% Oz Original: 10 +/- 3 Encolhimento Urdume: 4% +/- 2 Oz Acabado: 8,8 +/- 3 Encolhimento Trama: 14% +/- 3

Das certificações: OEKO-TEX STeP, DETOX-TO-ZERO by OEKO-TEX, ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001; Programas sustentáveis: Contribuidor do ZDHC, Índice do Higg-Index e membro do PACTO GLOBAL; Tecnologias Sustentáveis: BIOMASSA, Estação de Tratamento de Efluentes com MBR e Genius Denim - Green Dye.

O DETOX TO ZERO não é uma certificação e sim todo um sistema para uma melhor gestão focada na remoção de produtos químicos potencialmente perigosos das cadeias de

abastecimento da indústria têxtil, a qual atende a MRSL (Manufacturing Restricted Substance List), uma lista que apresenta os limites internacionais para os componentes químicos

restritivos nos processos produtivos, conforme preconizado pela campanha do Green Peace – e foi integralizado ao processo de certificação do STeP by OEKO-TEX®. Desta

forma em nossa última auditoria de certificação do STeP, fomos auditando e aprovados em relação aos requisitos para o atendimento do DETOX TO ZERO.

Todas as certificações conquistadas pela Covolan como a ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, OEKOTEX STANDARD 100, STeP, além dos outros programas e ações sustentáveis, foram fundamentais para o atendimento dos requisitos do DETOX TO ZERO.

11O Pacto Global da ONU é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações dentro dos princípios de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, desenvolvendo ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Hoje, O Pacto Global é considerado como a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. A Covolan Têxtil,  ao se tornar membros, além de avançar nosso negócio por meio de um modelo sustentável nós nos comprometemos com seu principal propósito, que é contribuir com a agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais são eles:

1. Erradicação da Pobreza. 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável. 3. Saúde e Bem Estar. 4. Educação de Qualidade. 5. Igualdade de Gênero. 6. Água Potável e Saneamento. 7.Energia Acessível e Limpa. 8. Trabalho Descente e Crescimento Econômico. 9. Indústria Inovação e Infraestrutura. 10. Redução das Desigualdades. 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis.

12. Consumo e Produção Responsáveis. 13. Ação contra a mudança Global do Clima. 14. Vida na Água. 15. Vida Terrestre. 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes. 17. Parcerias e meios de implementação.

2Os projetos são desenvolvidos por meio das plataformas de ação, desta forma, as organizações escolhem como irão voluntariamente, através de suas ações, contribuir com os objetivos de acordo com o seu segmento, atividade, cultura e valores. Ao aderir  ao Pacto Global a Covolan, além de se comprometer com as ODS, corrobora o respeito e a prática dos princípios desta iniciativa, os quais são: Apoiar e respeitar os direitos Humanos, apoiar a liberdade de associação, eliminar todas as formas de trabalho forçado, compulsório ou infantil, eliminar a discriminação no emprego, preservar o meio ambiente desenvolvendo iniciativas responsáveis e eliminar a corrupção.

Com esta iniciativa todos os países e todas as partes interessadas, atuam em parceria colaborativa, buscando o cumprimento da Agenda 2030, pactuada pelo Brasil e outros 192

países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Todos nós temos o mesmo trabalho. Estamos unidos no negócio de um mundo melhor” UN Global Compact

Santista Jeanswear

patchesA marca referência em denim na América Latina, apresentou as suas novidades para o outono/inverno 2022 na abertura oficial de seu espaço na Denim City em 24 de maio passado. Para a ocasião trouxe produtos focados na sustentabilidade e denims com alto power de stretch, conforto para vestir todos os formatos de corpos e sem gênero para peças diversificadas.

Santista-Visuais-Website-03Na apresentação das tendências de comportamento e direções de estilo decodificando os sinais que influenciaram o design e consumo a Sueli Pereira, Gerente de Inovação e Design, colocou que os momentos transformadores que estamos vivendo desde o ano passado, fizeram com que a Santista Jeanswear buscasse reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade, algo que já está enraizado no DNA da marca, por meio dos artigos Upcycle Concept que em sua alta composição, utilizam fibras recicladas no urdume e na trama, sem tingimentos, que resulta em aspecto original, criando um enfeito denim rústico e autêntico, além de mínima utilização de água no processo, tornando-o o mais sustentável. Para ilustrar os usos do Upcycle, o designer João Foltran, da House of Blog, apresentou no espaço da marca a coleção que desenvolveu utilizando o mínimo de produtos químicos e sem utilização de água para seu desenvolvimento final. Para completar o ciclo sustentável uma parte da venda das peças será revertida para uma importante ONG de reflorestamento.

Outro artigo que mereceu destaque foi o Stckiker com 70% de stretch resultante do elastano especial Lycra®, que traz versatilidade ao tecido, uso ilimitado se adequando com conforto todos os tipos de peças e corpos e lembrando que o consumidor masculino adere cada vez mais ao fit skinny.

Santista-Visuais-Website-03

Os artigos lançados foram: Upcycle Concept, Now Orion, Black e Mix Black; além dos artigos Push-up e Gummy no conceito denominado STICKER POWER que promete adesivar os corpos, modelando e definindo as curvas. Uma outra novidade que está no showroom é a ilha de shapes & perfil de consumidor, que visa facilitar a aplicação das tendências aos fits mais demandados e ofertados no mercado, a empresa que há mais de sete anos vem monitorando o varejo e em paralelo aprofundando o entendimento dos valores que guiam os comportamentos e hábitos dos consumidores. Com essas duas pesquisas/linhas a área de tendências cruzou os dados para interpretar de forma mais assertiva os principais shapes, ofertados no mundo: são 10 femininos e quatro masculinos, adequando tecidos e acabamentos de acordo com a estética de cada perfil e desta forma oferecer um guia que facilite as escolhas de sua marca.

VICUNHA

1Para a empresa a busca por conforto no trabalho remoto e resgate do otimismo são tendências comportamentais que influenciarão a moda em  2022. Assim a multinacional brasileira Vicunha antecipou as tendências pautadas pelas novas necessidades do consumidor jeanswear e mapeou duas novas megatendências em vestuário que vem crescendo cada vez mais no mercado de moda jeans, sem deixar de lado a pegada sustentável e inovadora.

1.Megatendência ‘Modo Híbrido se baseia no modelo híbrido de vida moderna das pessoas, em que as vidas profissionais e pessoais convivem em um mesmo ambiente e em um mesmo tempo. Esse estilo de vida ascendeu, especialmente, com o início da pandemia, em que as pessoas foram obrigadas a fazer de suas casas, não somente o ambiente de conforto e relaxamento de suas vidas pessoais, mas também seu espaço de trabalho. Tal megatendência se divide em dois cenários:

nayara-640x427helena-640x427-2No estilo Workleisure - junção das palavras work (trabalho) com leisure (lazer), o termo é designado para falar da tendência de levar conforto a momentos profissionais. À medida que entramos em um período de transição, a moda se preocupa em equilibrar o novo desejo do consumidor por conforto com as demandas da vida profissional. O design leva em consideração as rotinas híbridas vividas em ambientes internos e aos poucos externos. Hoje, trabalhar confortavelmente é uma necessidade.

Neste estilo, as modelagens tradicionais são repaginadas nos detalhes e, junto a shapes um pouco mais oversized, compõe os novos clássicos para um guarda-roupa  cápsula inteligente e assertivo. Os materiais são macios ao toque, confortáveis e de boa qualidade. Os elastizados são a chave desta tendência

Do esportivo ao folk, malha e moletom denim aparecem proporcionando uma união de estilo e praticidade, tudo o que esse lifestyle pede. Acentos vintages e temas nostálgicos ainda são presentes, mas se diluem, criando um jeanswear atemporal.

Os principais shapes femininos: Wide Leg, Vintage Pants, Super Skinny, Comfy Denim Shirt, Hug Jackets e Loungewear Denim.

Os principais shapes masculinos: Relaxed Pants, Denim Shirt, Denim com Moletom.

Detalhes: Cós e Barras elastizadas, Detalhes Vintage e Mix de Denim e de outros Tecidos.

Lavagem: Vintage, Degradê e Efeito Patchwork.

Tecidos: Stretch 360º, Extreme Power, Baixos Encolhimentos, Recuperações Perfeitas e Tingimentos Puro Índigo.

squeeze-2-640x427squeeze-3-640x427O mood Athflow funde roupas esportivas e a alfaiataria. Se no Workleisure o objetivo é tornar momentos da vida profissional mais confortáveis, a tendência Athflow combina os mundos do activewear e do loungewear para criar um guarda-roupa extremamente versátil para ser utilizado em diferentes ocasiões e cenários. Afinal, nossos espaços profissionais e pessoais nunca estiveram tão interligados. Aqui, as peças estão mais fluidas: shapes clássicos voltam à cena em volumes oversized, tornando-se os novos coringas. Parkas, overshirts, pantalonas e, até mesmo, volumes matelassados são super bem-vindos, pois transmitem a leveza que as pessoas precisam para encarar os novos tempos.

Tons terrosos se tornam novos básicos, oferecendo uma conexão soft com a natureza, passando uma sensação de segurança e tranquilidade ao mesmo tempo.

Principais shapes femininos: Relaxed Fit, Maxi Camisa, Inteiros, Casual Loungewear (aqueles que lembram pijamas mas são extremamente sofisticados) e Alfaiataria Comfy.

Principais shapes masculinos: Relaxed Fit, Blazer Soft e Look Monocromático.

Detalhes: Cós e Bolsos Alfaiatados, Cós com Amarração ou Elastizado, Pregas, Recortes Vintage e Detalhes Utilitários.

Lavagem: Vintage Wash e Tie-Dye.

Tecidos: Denim Colour Athletic e Construção de Moletom.

2.Megatendência ‘Otimismo Radical’ A segunda macrotendência em comportamento e moda é o Otimismo Radical. Em um cenário em que a vacinação contra a Covid-19 avança ao redor do mundo, surge um sentimento de otimismo renovado, que evidencia estratégias de combate ao esgotamento emocional e valoriza ações de impacto positivo. E a moda pode ajudar os consumidores a construir essa postura mais alegre e confiante, onde o jeanswear está sendo direcionado para um futuro cada vez mais diverso, imaginativo, sem limites e, principalmente, pautado pela necessidade de mudanças positivas, sociais, ambientais e ética. E dentro do Otimismo Radical temos duas histórias:

helena-2-640x427Future Nostalgia - rege o ciclo da moda, mas cada geração é diferente. Enquanto os Millennials seguem as tendências dos anos 90, a Gen-Z encontra conforto nos estilos do início dos anos 2000. Também percebemos que o desejo de comemoração está despertando um interesse do consumidor por peças com brilho - a busca por roupas brilhantes aumentou 43% em relação a 2020, de acordo com a plataforma global de compras de moda Lyst. Esta trend traz um clima de retrospectiva da estética daquela época, então, olhar para as estrelas pop deste período é riquíssimo para construir este mood sexy e bem-humorado. O jeans com stretch aparece em lavagens com visual faded. As micro peças cheias de aviamentos são essenciais para compor o estilo. Além disso, a estética Novo Vintage é muito importante: a popularização do comércio de segunda mão e uma maior conscientização ambiental potencializa o desejo do consumidor por denim com cara de desgastado pelo tempo. Ideais para uma vida pós-pandemia, fits oversized em bases rígidas ganham força, assim como a estética de alvejamento caseiro conquista pela possibilidade de customização e reciclagem de peças já existentes.

Principais shapes femininos: Low Rise Fit, 00’s Flare e Party Denim Look

Principais shapes masculinos: Skater Pants e Print Total Look.

Detalhes: Denim com Aplicações e Over Patches.

Lavagem: Sobretinto, Extreme Bleach e Logo Mania.

Tecidos: Novo Vintage, Tingimentos especiais (mentolado) e Marcação do Tempo

francesca-2-640x427francesca-640x427Feel Good - esta trend é uma manifestação otimista e escapista contra tempos sombrios. Com origem nas áreas do Design e da Beleza, ela é
francesca-3-640x427colorida, lúdica, divertida e acolhedora, além de trazer em seu core a cultura pop, elementos kitsch e muito humor.

À medida que o mundo emerge das restrições da pandemia, a cor se tornará um símbolo de autoexpressão, otimismo e equilíbrio. Neste contexto, ganha força a trend Kidcore, inspirada na infância, com símbolos, cores e formas que trazem à tona a criança dentro de cada um.

Como resposta à masculinidade tóxica, a moda masculina se abre ainda mais a cores doces em formas divertidas, para atender a um perfil contemporâneo que é mais livre de padrões. As roupas se apresentam como telas em branco para receber ‘obras de arte’ autorais, expressando individualidade e alegria.

Principais shapes femininos: Alfaiataria Funny e Kids Fit.

Principais shapes masculinos: Soft Colours (aplicadas em shapes com pegada workwear e bermudas).

Detalhes: Ultra Girl e Painter.

Lavagem: Artistic Mode, Soft Marble e Efeito Óptico.

Tecidos: Fios Penteados com toque, conforto e ótima recuperação.

“A sociedade vem se transformando de forma acelerada nos últimos anos e a pandemia foi um grande vetor para acelerar ainda mais esse desenvolvimento. E nesse novo mundo em que vivemos (e que chegou para ficar), o trabalhar e viver remotamente implica em uma série de atitudes. Geralmente em um único lugar temos que cuidar da família, da casa e do trabalho. A partir disso, surgem  necessidades por conforto e praticidade que se unem à sustentabilidade e à versatilidade tornando-se elementos essenciais para elevar a qualidade de vida. Neste sentido, produtos que unam essas tendências serão mais demandados, pois tornarão a rotina dos consumidores mais leve”, afirma Lorena Botti, cool hunter da Vicunha.

………………………………………………………………………………………………………………………………

da redação com as informações: ABIT - Viveiros & Associados / CANATIBA - Ronald Sclavi / CAPRICORNIO - Ativa Ass.Comunicação / CEDRO - 22 graus Com.Marketing / COVOLAN - Thaisa Peralta / LYCRA - Mkt Mix Ass.Comunicação / SANTISTA - Helena Augusta Ass.de Comunicação / SENSIL - Ag Três / VICUNHA - IN PRESS

Imagens: fotos/divulgação

MOD.IND-SP

worldfashion • 04/06/21, 15:51

imagem-2-640x427Projeto MOD.IND-SP é um convênio firmado com o Governo de São Paulo para atender as necessidades de ações em tecnologia e qualificação às empresas de todos os elos e portes do Estado de São Paulo. O valor total de investimentos será de R$ 835.208,00, sendo que R$ 485.581.09 virão do Governo de São Paulo e R$ 349.626,91 serão de contrapartidas, para atender até 320 empresas em ações de capacitações. A vigência do convenio está estimada em dois anos.

Sobre a METODOLOGIA :

1-ENTREVISTAS DIRETAS - Para o diagnostico geral com entrevistas diretas para pesquisa quantitativa, descritiva e qualitativa.

2-CONSULTAS - Para análise têxteis técnicos com consultas individuais com referências aos objetivos da pesquisa e identificação das empresas parceiras do estudo.

3-FORMULÁRIOS - Para relacionar ambientes de produção dos estruturados e semiestruturados, aplicados por entrevistadores treinados especificamente para o projeto

O trabalho será executado pela empresa IEMI-Inteligência de Mercado, que atua no mercado há mais de 30 anos no desenvolvimento de pesquisas de mercado customizadas, quantitativas e qualitativas.

O resumo será apresentado às autoridades parceiras, às empresas com sugestões de melhorias em produtos e processos.

Entre final do 2º semestre de 2021 e começo de 2022 serão agendados os seminários presenciais e virtuais às empresas associadas à ABIT e Sindicatos parceiros.

shutterstock_1070369402-640x427

CAPACITAÇÕES

A - PFTC Programa de Fortalecimento Têxtil e de Confecção terão

6 módulos com  objetivo de aumentar a produtividade, a garantia de qualidade, sustentabilidade, ambiental e financeira, virtualização da produção, lean design e a indústria 4.0 e assim aumentar a competitividade das indústrias dos setores têxtil e de confecção por meio de soluções educacionais e de consultoria em parceria com a Rede SENAI que possui conectividade dinâmica formada pelas áreas de Educação, Tecnologia e Inovação com diferenciais do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETQT.  As vagas serão limitadas em 225 atendimentos.

Cada participante terá o período de 60 dias para concluir cada módulo a partir da data da matrícula, e receberão certificado após a finalização.

Valor do investimento: Para associado ABIT  R$ 50,00  para não associado R$ 70,00

Valor por módulo, condições especiais na obtenção de três módulos e/ou na inscrição de 3 ou mais participantes por empresa.

clothes-purchasing-concept-female-clothing-set-rack-wardrobe-640x427

B - DESIGN DE MODA – Ferramenta importante para o diferencial das empresas e diretamente ligado à competitividade. A consultoria visa colaborar para a qualificação das empresas no desenvolvimento de produtos e fortalecimento da marca, com coleções de alto valor agregado, com aspectos de pesquisa, desenvolvimento e criação.

Serão 5 etapas: Diagnóstico/ Plano de ação/ Acompanhamento e Finalização

O conteúdo:

. Projeto de coleção, considerando criação de moodboard, tendências, definição de cartela de cores, formas, texturas e montagem de mix de produto.

. Análise de processo criativo e planejamento da coleção, considerando aspectos de design e produção: Composição e forma / Matéria Prima/ Acabamento/ Modelagem/ Etiquetagem/ Ficha Técnica da coleção/ Gestão dos fornecedores/ Aplicação de tecnologias têxteis.

. Orientação da identidade e posicionamento da marca com proposta de valor / comportamento do consumidor / produtos-chave / política de preços

A capacitação contempla 16 horas de trabalho e serão 90 dias do primeiro atendimento à entrega do relatório. Com desenvolvimento de uma mini coleção com um mix de produtos contendo no mínimo 20 modelos/artigos com o objetivo de editar uma coleção/mostruário de ao menos 10 looks completos.  A consultora será Geni Rodio Ribeiro consultora de moda, produto e mercado nacional e internacional, com atuação no setor há mais de 40 anos com passagem por todos os setores dos elos da cadeia produtiva têxtil.

As vagas serão limitadas a 50 empresas.

Valor do investimento:  Para associado ABIT R$ 576,00  para não associado R$ 960,00

imagem-1-640x427

D – MARKETING DIGITAL – Imprescindível nos dias atuais para alcançar consumidores. Um mundo complexo que requer conhecimento e a boa aplicação dos recursos. Nesta consultoria as empresas entenderão o seu cenário no digital e como marcar presença relevante para a sua marca. Construir um fluxo sólido de exposição compatível com os objetivos, através dos principais KPis que irão orientar melhor os investimentos.

A empresa que dará a consultoria é a MT Soluções denominada como um HUB de soluções para o e-commerce, realiza implantações de lojas virtuais, lay outs e sistema ERP, com expertise em Marketing Digital.

Serão 3 etapas:

1 Diagnóstico da presença digital

2 Design de Comunicação – com recomendações e plano estratégico

3 a) implantação do planejamento nas redes sociais e e-mail marketing efetivo.

b) Business Intelligence (BI) – estratégia que faz o processo de coleta de dados e interpretação em informação clara e valiosa.

Serão 14 horas de consultoria nas etapas 1 e 2, realizados em dois meses. Após análise de desempenho serão selecionados 15 empresas para receberem 22 horas adicionais de consultoria na etapa 3, será realizada em 4 meses. Vagas limitadas para 30 empresas sendo 10 empresas a cada ciclo de 6 meses.

Valor do investimento:

Para associado ABIT        para não associado

Etapa 1: R$ 330,00          Etapa 1: R$ 550,00

Etapa 2: R$ 165,00          Etapa 2: R$ 275,00

Etapa 3: R$ 2.844,00       Etapa 3: R$ 5.688,00

Os valores de investimentos, estão bem abaixo do valor de mercado, os interessados deverão entrar em contato para mais informações com: Fernanda Tamburus no e-mail fernanda.tamburus@abit.org.br  ou Lilian Kaddissi  no e-mail lilian@abit.org.br

da redação com informações da ABIT Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção  imagem: foto divulgação

CONCURSOS NOVOS TALENTOS

worldfashion • 19/05/21, 14:42

st-concurso-0091-512x6401A industria têxtil incentiva através de concursos e projetos patrocinados, oportunidades de revelar os talentos, dos estudantes de faculdades e cursos de moda, além de proporcionar a inserção no mercado real e desafiador. Para uma nova temporada estão abertas as inscrições para o “DESIGN VISION” que promete ser o primeiro Reality Show de Moda sustentável promovido pelo Instituto Focus Têxtil, serão 10 episódios exibidos na Fashion TV a partir do mês de novembro.  E a segunda edição do “MODA AMANHÔ que propõe  aos alunos do ensino superior ou técnico em Moda, um aprofundamento do conhecimento acadêmico, interagindo com as indústrias, uma oportunidade para estreitar contatos com as empresas associadas do SCMC - Santa Catarina Moda e Cultura, que promove o projeto, com o objetivo de gerar inovação e solução aos desafios reais das empresas associadas. Na semana passada foi divulgado o resultado do Concurso Inova Denim (foto ao lado) promovido pela Santana Textiles com apoio da Andrade Máquinas e consultoria de Alexandre Herchcovitch, a vencedora Gabriella Rodrigues do Rio de Janeiro, que ganhou uma máquina de costura reta, metros de denim e da oportunidade de participar do desenvolvimento de uma coleção da marca A La Garçonne, de Alexandre Herchcovitch.

DESIGN VISION

96616bb8237d5f08199bf349d010cd6bO Instituto Focus Têxtil, área de responsabilidade social da Focus Têxtil, empresa que desenvolve e comercializa tecidos há 80 anos, abre as inscrições para a primeira edição do Design Vision Reality Show. O projeto é voltado para estudantes de moda da Grande São Paulo, devido ao momento atual da pandemia. O reality terá 10 episódios com exibição pelo canal Fashion TV e conta com Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch e Hanayrá Negreiros como mentores, e Day Molina como apresentadora.

O programa terá como tema principal a moda sustentável que será trabalhada de maneira ambiental e econômica. Os jovens selecionados para o projeto devem trabalhar somente com resíduos de tecido da Focus Têxtil.paulo-castelli “Dentro da cadeia têxtil, trabalhamos diariamente com o resíduo de pequenos cortes de tecido, muitas vezes menores de 20 cm. São retalhos que poucas pessoas, marcas e entidades sabem ou querem utilizar”, enfatiza Paulo Cristelli, do Instituto Focus Têxtil. O desafio no programa será criar peças inovadoras, criativas e comerciais apenas com resíduos pequenos.

Durante o reality, os participantes terão como atividade criar uma peça conceito e mais cinco peças com visão comercial, adaptando a criatividade para opções de uso cotidiano. Para executar a tarefa, o programa contará com a expertise do Instituto Acaia, organização social privada e sem fins lucrativos que trabalha para a redução da desigualdade social. As costureiras formadas na instituição serão responsáveis pela produção de peças e obras criadas pelos participantes selecionados, gerando renda, experiência e portfólio aos seus currículos.

Serão 10 episódios, com capacitações e desafios para os participantes executarem. Cada capacitação ocupará um episódio, junto com um desafio e uma avaliação pelos jurados.

Os nomes para as seis capacitações especiais do Programa de Imersão em Moda Sustentável são Walter Rodrigues, Jackson Araújo, Agustina Comas, Renato Dib e Alexandre Hebert, Day Molina e Angela Brito e Amir Slama.

No sétimo episódio, os participantes passarão por um desafio surpresa.

No oitavo episódio, os participantes deverão apresentar na passarela a peça conceito, criada só com resíduos e com base em todos os pontos vistos no programa de capacitação.

628f7b5ec1c8b89a0126a43e66e5b4b5Os jurados vão avaliar as peças e dar notas, os cinco melhores classificados passam para a fase final do programa, que será um desfile de cinco looks de cada participante.

Um júri técnico, com nomes do mercado de moda sustentável, avaliará as roupas produzidas. Os participantes que tiverem as três melhores notas serão os vencedores e receberão como prêmios:

Primeiro lugar: Curso de extensão IED One Year (com conclusão em Milão - com tudo pago); Um Editorial Especial Revista Harper´s Bazaar; 300 metros de Tecidos Focus Têxtil.E assinará uma coleção cápsula sustentável para a Pernambucanas em 2022.

Segundo lugar: 200 metros de Tecidos Focus Têxtil.

Terceiro Lugar: 100 metros de Tecidos Focus Têxtil.

As inscrições serão entre os dias 17 de maio a 15 de junho pelo site do Instituto Focus Têxtil http://www.institutofocustextil.com.br/designvision.

7adb308288ccf2629dc95e30de7d2e18Na inscrição o candidato deverá enviar um portfólio e um moodboard para avaliação. Os 25 selecionados deverão fazer um vídeo sobre sobre o significado da moda sustentável para ele. Na sequência, os alunos passarão por entrevistas com os mentores que selecionam os 10 estudantes participantes do programa.

O Programa Design Vision Reality Show conta com o patrocínio da Pernambucanas, além de apoio do Sebrae Nacional, Perfeito Botões, Andrade Máquinas e Brother Máquinas.

da redação com informações da MktMix Assessoria de Comunicação para o Instituo Focus Têxtil

MODA AMANHÃ

scmc-2O Santa Catarina Moda e Cultura, entidade localizada na cidade de Blumenau/SC, reúne parte do ecossistema da indústria criativa do estado e tem como propósito conectar empresas e instituições de Ensino técnico e superior para fomentar inovação, capacitar pessoas, estimular ambientes pulsantes e ressignificar. Perpetuidade e sustentabilidade são norteadores destas ações.

Se você cursa ensino superior ou técnico em Moda e tem vontade de aprofundar o conhecimento acadêmico interagindo com indústrias, as inscrições estao abertas para a jornada “MODA AMANHÔ, que propõe aprendizado e troca de experiências, por meio de desafios reais das empresas associadas à plataforma SCMC com temas voltados à sustentabilidade, branding, varejo, omnicanalidade, entre outros.

scmc-1O Moda Amanhã é um evento 100% digital, com encontros e apresentações em plataformas virtuais, tais como Zoom, Google Classroom, Google Meet, entre outros, comunicados pela organização. Os estudantes selecionados solucionarão desafios reais das nossas empresas. As melhores ideias serão premiadas.

Participe do maior programa de inovação da América Latina entre diferentes empresas e instituições de ensino na busca de soluções para a indústria criativa de Santa Catarina.

Ao final, cada aluno da equipe vencedora receberá R$5 mil para investimento em educação. É exclusivo para alunos do ensino superior ou técnico em Moda, Design, Têxtil, Comunicação, TI, e afins. E as inscrições devem ser através da coordenação do seu curso da sua instituição de ensino. Mais informações no site: www. scmc.com.br

da redação com informações do SCMC   imagens:fotos/divulgação

INOVA DENIM

tak0472-512x640A Santana Textiles promoveu a última edição do Concurso Inova Denim, com o apoio da Andrade Máquinas e a consultoria do estilista Alexandre Herchcovitch. O anuncio da vencedora foi na semana passada.

A vencedora Gabriella Rodrigues, nascida e criada no Rio de Janeiro, declarou: “Sou recém-formada em design de moda pela Universidade Veiga de Almeida, sou a vencedora do concurso Inova Denim, promovido pela Santana Textiles, a participação no concurso para mim foi de um grande aprendizado,  eu tive a oportunidade de trabalhar com denim a partir do zero,  eu já tinha trabalhado com jeans antes, mas pelo upcycling, então eu pude entender melhor tipo a textura, processo de lavanderia, processo de acabamento,  e ter ganhado o concurso foi uma validação em âmbito nacional do meu trabalho. Eu fiquei extremamente feliz com o prêmio da Andrade Máquinas porque eu já estava a muito tempo querendo uma máquina nova e como eu estou no processo de desenvolvimento da minha marca própria eu já tinha pensado: nossa, eu preciso de uma máquina e quando eu vi que o prêmio era uma máquina eu fiquei mais feliz ainda. Estou super ansiosa para ela chegar e poder trabalhar muito nela”.

conceicao-ruiz1Ela ganhou uma máquina de costura reta da marca Sansei,  a SA-MQ1 com motor Direct Drive, da Andrade Máquinas. Alexandre Herchcovitch destaca: “Ter como um dos prêmios uma máquina de costura industrial novinha é tudo o que eu queria quando iniciei minha carreira. Construir formas com tecidos foi para mim o início de tudo e máquinas de costura são o início de tudo isso acontecer”. A vencedora Gabriella Rodrigues ganhou além da máquina de costura da Andrade Máquinas,  denim da Santana Textiles, e a participação no desenvolvimento de uma coleção da marca A La Garçonne.

A diretora de marketing da Andrade Máquinas, Conceição Ruiz declarou:”É importante dialogar com os novos talentos da moda trocando experiências e incentivando para que não desistam de seus sonhos, por isso, apoiamos o concurso Inova Denim promovido pela Santana Textiles e com consultoria do Alexandre Herchcovitch,  que é nosso parceiro”.

da redação com informações da assessoria Suzana Comunica  imagens:fotos/divulgação

eventos & convenções

worldfashion • 18/05/21, 17:49

unnamedSão Paulo conta com diversos espaços de eventos e convenções destacamos nesta matéria dois deles. O Denim City São Paulo com uma extensa programação na próxima semana e o Centro de Convenções Frei Caneca que completa 20 anos, com o reconhecimento do mercado como um empreendimento multifuncional, com localização privilegiada na região da Av. Paulista.

DENIM CITY SÃO PAULO

photo-2021-05-17-15-18-03Um espaço com 4,8 mil metros quadrado, onde reúnem showrooms, coworking, 3 restaurantes e uma loja conceito a “Blue&Cool”. Ela é a segunda Denim City do mundo e a primeira fora da Holanda. É fruto da iniciativa de um grupo de empresários que foi buscar em Amsterdam, o modelo de empreendimento para fortalecer o setor no Brasil, preparando-o para os desafios do mundo contemporâneo com o objetivo de colocar sob o mesmo teto os principais agentes da indústria do jeans, formando um hub de inovação para desenvolver iniciativas para setor sustentadas pelos pilares da educação, sustentabilidade e conexão

Afirmando o seu papel de conexão inédita entre todos os atores da indústria do jeans no país, sediará na próxima semana de 24 a 28 de maio, os eventos de lançamentos de coleções de seus parceiros num trabalho colaborativo colocando a força do coletivo a serviço do setor, com o objetivo de facilitar aos convidados a possibilidade de melhores negócios com a praticidade de uma localização única.

photo-2021-05-17-15-18-05Serão quatro dias de programação especial com transmissão por Live Streaming no Youtube (Denimcitysp).

2 4 M A I O : S E G U N D A - F E I R A

1 0 : 0 0 – A b e r t u r a

1 0 : 2 0 – N o r b e r t o Z a i e t - Founder at Picea Value Investors, direto de Nova York: Possíveis cenários futuros

1 1 : 3 0 – H u g o O l i v o – CEO La Moda : Como juntos podemos apoiar as multimarcas

1 5 : 3 0 – T e n c e l ™ : Denim Consciente conectando circularidade e colaborações - Tricia Carey ( L e n z i n g ) e Jordan  Nodarse ( B o y i s h J e a n s )

1 7 : 0 0 – Decodificando o Vale do Silício - Pedro  Englert ( C E O S t a r t S e )

25  M A I O : T E R Ç A - F E I R A

1 1 : 3 0 – P u n c h M a s t e r : Bem  estar e saúde mental - Leo Fraiman

1 4 : 0 0 – C o v o l a n – Tendências do Denim & Jeans - Alexandra Farah, Ana Clara Garmendia e Thaísa Peralta (Covolan)

1 5 : 3 0 – S a n t i s t a : Tendências de Comportamento e Direções J e a n s w e a r - Sueli Pereira ( S a n t i s t a )

1 7 : 0 0 – T e c n o b l u – A Muqueca Brasileira – Cristiano Buerger ( T e c n o b l u )

photo-2021-05-17-15-18-102 6 M A I O : Q U A R T A - F E I R A

1 0 : 0 0 – L Y C R A ® : Conheça  em  primeira mão as inovações da marca LYCRA® para o mercado de Jeanswear - Melissa Stewart e Silvana Eva (The LYCRA Company)

1 1 : 3 0 – I C L A : On Life – Albino Rafael (Icla) - Maurício Lobo

1 4 : 0 0 – C a p r i c ó r n i o – CapriTrends Giuliana Castelo Branco

1 5 : 3 0 – C a n a t i b a : Novos  lançamentos Ivna Barreto ( C a n a t i b a ) e Over view de Inver no - Bia  Aidar

1 7 : 0 0 – O J e a n s d o B r a s i l - Beth Venzon - Gabriela Cirne Lima - Giuliana Castelo Branco - Jussara Romão

2 7 M A I O : Q U I N T A - F E I R A

1 1 : 3 0 – V i c u n h a : Descubra a cara do seu jeans – evento 100% on line

1 4 : 0 0 – P a l e s t r a M Y R + Sei Laser Denim Print - A nova era da customização digital no Mundo Denim – Franco Coin (MYR) e Júnior Soteras (Sei Laser)

A disponibilidade de acesso presencial será responsabilidade de cada empresa palestrante, mas a equipe DCSP estará atenta quanto à preservação das normas de saúde vigentes que o momento nos impõe. O evento terá inscrição prévia no eventbrite para evitarmos aglomeração. Inscrições no link da bio do Instagram @denimcity.sp

O DENIM CITY SP conta com o apoio das empresas de todos os elos da cadeia de produção: fios, tecidos, aviamentos, desenvolvimento, confecção, lavanderia e tecnologia são eles: Alcance Jeans, Audaces, Biotipo, Canatiba, Capricórnio, Checkpoint Systems, Consciência Jeans, CHT, GB Tecnologia e Sustentabilidade, Giassi, La Moda, Lycra®, Mega Polo Moda, Myr, Parizi Jeans, Santista Jeanswear, Tecnoblu, Tencel®, Vale Azul, Vicunha e Zune.

da redação com informações da DCSP  imagens: fotos/divulgação

CENTRO DE CONVENÇÕES FREI CANECA

fachada-logo-centro-de-convencoes-640x382Com localização privilegiada na região da Avenida Paulista, o Centro de Convenções Frei Caneca está instalado no 4º, 5º e 6º pisos do Shopping Frei Caneca. O espaço é totalmente climatizado, tem um teatro no 7 º piso, com auditório para 600 lugares, e faz parte de um empreendimento multifuncional  com um centro de compras com toda a infraestrutura de lojas e serviços, e estacionamento coberto para 1.350 vagas. Oferece quatro restaurantes do Espaço Gourmet que ficam no 3º piso além de boas e múltiplas opções da praça de alimentação do shopping, para promotores, expositores e visitantes, Inaugurada em maio de 2001, o empreendimento acaba de completar 20 anos e realizou com sucesso 2.794 eventos, recebendo cerca de 4,2 milhões de visitantes.

1O Diretor do Centro de Convenções Frei Caneca,  Winston Chagas, que também foi responsável por seu planejamento desde a obra inicial declara: “devemos alcançar um crescimento de cerca de 9%, em 2022,  11% em 2023, e agora, em 2021, teremos que superar as dificuldades e desafios frente à crise sanitária”, e destaca: “Podemos salientar que o reconhecimento do mercado e a realização de vários eventos - nacionais e internacionais - em nosso espaço são o retorno mais importante durante estes 20 anos de atividades. E o resultado desse reconhecimento é o que nos motiva a planejar, implantar e concluir todas as nossas ações com foco”.

dsc07924-640x480“Ao longo destes 20 anos, tivemos que assumir riscos e inovar para nos estabelecermos no mercado de congressos, feiras de negócios e de eventos diversos. Um grande desafio foi profissionalizar a equipe para oferecer aos nossos clientes um serviço altamente qualificado e que contribui efetivamente para o resultado de cada evento, porque sabemos que nossa maior conquista é manter o cliente tradicional no nosso calendário”, destaca Winston Chagas. E completa: “Alguns eventos mudam de espaço simplesmente porque crescem tanto no Centro de sala-2000-lug-640x4802Convenções Frei Caneca que precisam realizar suas novas edições em pavilhões maiores, cujos objetivos comerciais são voltados para este formato de feiras, mas mantemos com todas as organizadoras uma relação de parceria cordial e duradoura”.

A somatória de todos diferenciais, associados a uma administração qualificada e comprometida com os objetivos de cada cliente, resulta numa taxa média de ocupação do espaço de 74,8% e uma alta taxa de fidelização.

da redação com informações da Persona Consultoria de Comunicação  imagens: fotos/divulgação

MÁQUINAS DE COSTURA

worldfashion • 12/05/21, 15:07

As vendas das máquinas de costura foram impulsionadas, principalmente pela pandemia da Covid-19, que criou a necessidade de complemento da renda familiar e segundo a Rede de Mulheres Empreendedoras, houve um crescimento de 40% na abertura atelie-amir-slama-com-maquinas-andradede negócios liderados por mulheres em 2020, e hoje elas são proprietárias de 34% dos empreendimentos do país, de acordo com o Sebrae. A costura foi um dos segmentos que ganhou maior espaço entre as novas empreendedoras  criando a necessidade de investir em maquinas robustas e com precisão no acabamento perfeito e velocidade.

Nas indústrias de confecção as máquinas de costura ganharam novas tecnologias para otimizar ainda mais os processos em todos os segmentos da indústria da moda e ao mesmo tempo contribuir para economia de energia e oferecer um melhor ambiente de trabalho para os profissionais.  Leia nesta matéria as novidades da Singer e da Andrade Máquinas.

SINGER

em-9305A Singer EM9305, é uma máquina de bordar com tecnologia sueca, que proporciona alto desempenho e qualidade, com 150 opções de desenhos e uma fonte de letra inclusa na máquina, além de infinitas possibilidades no Software de Edição Gratuito que a Singer oferece. Ela permite um leque grande e variado de serviços que podem ser oferecidos para a clientela. Além disso, o software possibilita várias edições de matrizes, impressão de desenhos de bordados, alterações de tamanhos, simulações de cores, composições de desenhos e nomes, além de ser muito fácil de manusear garantindo maior agilidade para o consumidor. Com ela, se torna mais fácil o estabelecimento e crescimento das mulheres em um meio que se tornou tendência na moda, no artesanato e em diversos segmentos: a personalização. As peças, que passam por esse processo de bordado, trazem esse diferencial, o que gera um grande valor agregado e torna possível a obtenção de uma renda extra para os consumidores especializadas na área e para as pessoas que começaram a empreender agora. Com a ela é possível fazer personalizações para lares e empresas, com peças para cama, mesa e banho ou logotipos e adornos em uniformes e os mais variados tipos de roupas. Outra forma de atuação é a personalização própria para o concheta-feliciano_diretora-de-marketing-singer-gente-divconsumidor. A máquina de bordar da Singer permite a entrada no mercado de produtos para bebês, por exemplo, com a costura ou aplicação de nomes, frases e imagens em enxovais. Também é possível fazer esses trabalhos em outros materiais diversos, como panos de copa, bolsas, necessaires e jaquetas, tornando essas peças, produtos únicos.

“A máquina de bordar da Singer é uma ótima opção para quem está começando a empreender agora, principalmente pela praticidade, qualidade e agilidade, atrelada a um bom custo-benefício para quem está iniciando essa nova jornada e buscando renda extra”, diz Concheta Feliciano, Diretora de Marketing da Singer do Brasil.

E chega também no mercado os três novos modelos de máquina de costura eletrônica que fazem parte da linha HD (Heavy Duty), maior e principal lançamento do ano. Os produtos contam com um motor potente, alta velocidade e reúnem recursos especiais que vão atender consumidores que necessitam de um produto robusto e veloz, além de proporcionarem maior rendimento e produtividade na costura. As máquinas são as únicas do mercado que reúnem as características eletrônica e HD e contam ainda com uma variedade de pontos decorativos, facilidade no manuseio e permitem a costura de diversas camadas de tecido.

“Tivemos um forte crescimento na venda de máquinas de costura em 2020, um aumento que seu deu devido à mudança de comportamento do consumidor que, com a quarentena, passou a valorizar ainda mais as atividades manuais, a apreciar peças personalizadas e até pela questão da geração de renda, em que muitos optaram por investir na costura como projeto para empreender. Por conta deste cenário, acreditamos que as vendas aumentarão ainda mais em 2021 e decidimos trazer ao Brasil a primeira linha de máquinas eletrônicas e HD do mercado, fortes, com alta potência e que atendem com qualidade e precisão as necessidades dos nossos clientes”, afirma Concheta Feliciano, diretora de Marketing da Singer.

A nova linha da Singer chega ao mercado nas versões HD6605, HD6705 e HD6805 e são destinadas às atividades de alfaiataria, costura criativa, patchwork e quilting, artesanatos e pequenos consertos e reparos. hd-6605Atualmente, são os produtos mais completos da fabricante e que atendem as mais diversas demandas.

HD6605 - O modelo conta com 100 pontos que possibilitam 215 aplicações, 6 casas de botão, 1050 pontos por minuto de velocidade, isolador de dentes, sistema de bobina DROP & SEW ™, e 18 acessórios inclusos. Ideal para mães que investem na costura como hd-6705fonte de renda devido à qualidade de entrega e agilidade.

HD6705 - A máquina possui 200 pontos, 411 aplicações diferentes, 6 casas de botão, memória para salvar 40 caracteres de fontes, tecla start stop que costura sem pedal, 1.050 pontos por minuto de velocidade, sistema de bobina DROP & SEW ™ e 19 acessórios inclusos. O produto de alto desempenho e qualidade.

hd-6805HD6805 - O modelo HD conta oferece 300 opções de pontos, 8 casas de botão, 2 fontes, 568 possibilidades de aplicação de pontos, memória para salvar 40 caracteres de fontes e pontos, tecla start stop que costura sem pedal, além do corte de linha automático, 1.050 pontos por minuto, sistema de bobina DROP & SEW ™ e 19 acessórios inclusos. Ideal para diversificar na costura com praticidade e agilidade.

Os lançamentos reforçam a relevância da marca no mercado de máquinas de costura eletrônicas no Brasil, que movimenta mais de R$73 milhões. Além disso, evidencia o olhar atento da marca para as demandas crescentes dos consumidores por inovação no setor de máquinas de costura de um modo geral, que avançou de forma exponencial no ano passado.

A Singer do Brasil tem mais de 160 anos de atuação no Brasil, e é líder mundial na fabricação de máquinas e acessórios de costura domésticos e industriais. Seus produtos estão presentes nas maiores lojas do varejo, lojas especializadas em máquina de costura, comércio eletrônico e ateliês de costura e artesanato de todo o País. A companhia, por meio de sua forte presença global, desenvolve competências dentro de uma organização de alto desempenho, com o objetivo de gerar o mais elevado nível de valor agregado aos seus clientes, colaboradores, acionistas e sociedade.

da redação com informações da Trama Comunicação    imagens:fotos/divulgação

Andrade Máquinas

Para atender às necessidades dos confeccionistas oferecendo precisão e agilidade em todas as etapas da costura, a Andrade Máquinas apresenta novos modelos de Travete e Botoneira da marca Sansei. São máquinas equipadas com um eficiente motor DIRECT DRIVE (ou motor embutido no cabeçote da máquina), apesar das dimensões reduzidas, possui grande capacidade para fazer a máquina de costura funcionar normalmente dentro da voltagem da rede elétrica da empresa.

sansei-sa-mq1-640x452Com isso o desempenho das costureiras(os) cresce dentro das fábricas ao mesmo tempo que proporciona um ambiente mais confortável para todos os profissionais, pois não existe mais aquele barulho contínuo dos motores com fricção, correias em V e polias, acabou também a vibração nas mesas das máquinas, mesmo quando estavam paradas. Hoje nos intervalos entre as costuras, o que se ouve é o pessoal conversando ou o som da música ambiente.

img-20210429-wa0017-edited-640x427E esse conforto faz uma grande diferença no comportamento dos profissionais, tanto na produção quanto para os demais colaboradores, a calma no ambiente de trabalho provoca um grande efeito de produtividade com qualidade. Outro detalhe muito importante, este tipo de motor traz uma economia de até 70% no consumo diário de energia elétrica, quando comparado aos motores convencionais. Isso se deve ao fato de que o motor Direct Drive só consome energia quando a máquina está em operação.

A precisão e agilidade em todas as etapas da costura é muito importante nas indústrias de confecções, para atender estas necessidades, os novos modelos de Travete e Botoneira da marca Sansei, são máquinas equipadas com um eficiente motor Direct-Drive acoplado diretamente ao cabeçote, o que proporciona desempenho perfeito, dando uma resposta muito mais rápida entre o acionar do pedal e o movimento da agulha, menor vibração do conjunto mesa-cabeçote e com  menor nível de ruído.

sa-1850d-1-2-640x427Travete SA-1850D da Sansei com motor Direct-Drive opera com excelente velocidade de 2.200ppm, emite pouco ruído e baixa vibração, contribvete SA-1850Duindo para uma maior padronização das costuras e tornando o trabalho do operador mais agradável. Possui área de costura padrão de 18mm x 2,5mm e corte de linha automático. Seu painel de controle é amigável e intuitivo, possibilitando o fácil ajuste da velocidade. É indicada para travetes em artigos de tecido médio.

sa-g1377d-640x427Botoneira SA-G1377D com ponto corrente de base cilíndrica, para pregar botões de 2 ou 4 furos, em paralelo ou em X, com troca fácil por alavanca, o que torna o processo ágil, sem a necessidade de trocar o came. Seu motor direct-drive acoplado ao cabeçote proporciona menor vibração e menor ruído no processo, garantindo maior conforto ao operador durante o trabalho. Com painel digital para ajuste da velocidade de costura para até 1500ppm e seleção da quantidade de pontos de costura para pregar botões, sendo 8, 16 ou 32 pontos. Possui corte automático de linha e levantamento de calcador por solenoide.

Além disso, as máquinas SANSEI são as únicas máquinas no mercado com a exclusiva certificação NR-12, que garante segurança ao operador e a todo o ambiente de trabalho.

andrade-maquinas-caruaruPara o conforto e agilidade para atender os clientes do importante polo de confecção do Agreste Pernambucano, os municípios de Caruaru,Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, a empresa presente na região desde 2011, mudou de endereço agora em maio, para um espaço maior onde será o Centro de Distribuição da Andrade Máquinas em Caruaru.

Almir Lima, que gerencia a filial desde sua abertura, destaca que: “Nosso novo espaço é três vezes maior que o anterior o que nos permitirá manter maior estoque e maior variedade de produtos. Sendo o polo de confecções do Agreste o segundo mais importante do Brasil, acreditamos que estamos no lugar certo e, acima de tudo, preparados pra ajudar a região a se desenvolver cada vez mais”. O espaço conta com 1.350m² e está localizado em uma região de fácil acesso, na Rodovia PE 95, 319, Galpão E, no bairro São Luiz Gonzaga.

O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco – NTCPE, estima que existam na região pelo menos 14.000 empreendimentos, entre formais e informais, e mais de 100.000 pessoas envolvidas diretamente na produção de moda na região.

A  Andrade Máquina é uma empresa líder como distribuidora de máquinas de costura, com mais de 60 anos de atuação, distribuindo no Brasil as principais marcas como Sansei, Kansai, Brother, Macpi, Japsew, Durkopp Adler, Orange e Aegis. Empresa voltada para a inovação tecnológica através da busca incessante de produtos e serviços que atendam todas as necessidades da indústria de confecção, do corte ao acabamento, com sede em Guarulhos, SP, a empresa conta com filiais em cidades estratégicas: Maringá (PR), Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Betim (MG) e agora um Centro de Distribuição em Caruaru (PE).

da redação com informações da Suzana Comunica   imagens: fotos/divulgação

FIBRAS&FIOS

worldfashion • 06/05/21, 15:14

LYCRA®

A The LYCRA Company empresa comprometida em inovar e produzir soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais, foi a pioneira com a invenção do elastano original, o fio LYCRA®, em 1958. Sediada em Wilmington, Delaware USA,  é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, conhecimento técnico e suporte inigualável em marketing, e é proprietária de marcas como LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®.

A empresa focada em agregar valor aos produtos, acaba de obter a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA), nível 2 de conformidade, como importador.

industrial port

Ao tornar-se OEA, o operador ganha uma certificação concedida pelo Governo Brasileiro para empresas nas quais os processos de gestão minimizam os riscos existentes em suas operações de comércio exterior e assim, demonstram estarem comprometidas com os critérios de Conformidade Aduaneira e de Segurança da Cadeia Logística.

download“Na prática, esse certificado proporciona muita agilidade nos processos burocráticos de exportação e importação. E em tempos em que mais do que nunca tempo é dinheiro, a máquina da indústria não pode parar”, declara o gerente de logística e comércio internacional da The LYCRA Company, André Luiz Lima.

O OEA é um parceiro estratégico da Receita Federal que, após ter comprovado o cumprimento dos requisitos e critérios do Programa OEA, é certificado como um operador de baixo risco, confiável e, com capacidade de gerir riscos relacionados à segurança física das cargas e à conformidade tributária e aduaneira. Como consequência, goza dos benefícios oferecidos pela aduana brasileira, relacionados à maior agilidade e previsibilidade de suas cargas nos fluxos do comércio internacional.

Atualmente, alguns dos benefícios dos importadores certificados como OEA são a liberação acelerada de cargas, a prioridade de conferência dos processos selecionados para inspeção e o desembaraço sobre águas. Além disso, há a redução do percentual de seleção de declarações do OEA para canais de conferência aduaneira em relação aos demais declarantes. O Programa OEA possui adesão voluntária. A Receita Federal do Brasil estimava que até o final de 2019, 50% das declarações aduaneiras (exportação / importação) fossem registradas por de empresas certificadas OEA. Contudo, segundo dados divulgados pela Receita até outubro de 2020, essa proporção ainda está em 25%.

Sensil® BioCare

É o novo padrão de qualidade em fibras de tecidos e malhas para a moda íntima, esportiva, prêt-a-porter, denim, meias, outdoor entre outros produtos, e a mais recente novidade no amplo portfólio de fibras de poliamida premium produzidas com um processo responsável e ecologicamente correto que beneficia toda a cadeia de valor têxtil: do polímero à peça de roupa.

sensil-biocare-600x640

A empresa desenvolve produtos com objetivo de apoiar, ajudar e transformar a indústria têxtil e de moda, numa indústria com soluções mais sustentáveis, encarando os desafios ambientais, como a redução do consumo de água, o impacto nos ecossistemas, o uso de insumos reciclados; além de responder às demandas dos consumidores por roupas feitas com responsabilidade ambiental e social.

“Desenvolvemos o novo Sensil® BioCare para ajudar a reduzir o potencial impacto de tecidos sintéticos nos ecossistemas na ilanmelamedTerra”, afirma Illan Melamed, CEO Global da NILIT. “Nós oferecemos aos consumidores a mesma performance, conforto e durabilidade já esperadas da poliamida premium Sensil®, acompanhada da possibilidade de fazer uma escolha consciente e positiva para nosso planeta”, completa.

A fibra de Sensil® BioCare possui uma tecnologia especial integrada ao polímero que permite a desintegração acelerada das fibras em comparação com a poliamida convencional, comprovada por laboratório independente. Foram conduzidos testes tanto em ambientes simulados de aterros sanitários, quanto de água do mar, e a análise do potencial impacto de Sensil® BioCare em ambos os ecossistemas, apresentou uma notável desintegração nas simulações de ambientes naturais durante o período de testes, em comparação às fibras que não possuem a tecnologia.

Especificamente, o teste inicial – de acordo com a norma internacional  ASTM D6691 (Standard Test Method For Determining Aerobic Biodegradation Of Plastic Materials In The Marine Environment) e a ASTM D5511 (Standard Test Method For Determining Anaerobic Biodegradation Of Plastic Materials Under High-Solids Anaerobic-Digestion Conditions) indica que as fibras de Sensil®  BioCare se desintegram mais rapidamente do que a poliamida convencional. Essas conclusões promissoras do estudo indicam a redução do acúmulo de resíduos nos oceanos e nos aterros sanitários.

A Sensil® BioCare é produzida com  tecnologia especial e de forma responsável de acordo com os critérios de Sustentabilidade Total de Produto (TPS) da NILIT. E os tecidos ou malhas com esta fibra, não se perdem as propriedades com o uso ou lavagens, nem sofre quaisquer alterações de performance mesmo em combinação com aditivos, acabamentos, ou tingimento.  As peças confeccionadas são duráveis, ao mesmo tempo que possuem um toque muito suave e uma estética diferenciada, garantindo ainda mais valor agregado para os consumidores conscientes que farão parte de uma solução sustentável.

Nota: A linguagem permitida sobre biodegradabilidade está evoluindo. As empresas são aconselhadas a consultar seu advogado para confirmar se os materiais de marketing estão em conformidade com os regulamentos locais. A NILIT não assume nenhuma responsabilidade por quaisquer reclamações feitas em comunicações de marketing de clientes e consumidores.

TENCEL ™ Lyocell

A indústria da moda é a segunda indústria mais poluente do mundo, e na Espanha, o setor têxtil gera mais de 900.000 toneladas de resíduos e apenas 10% desses resíduos são valorizados. O restante é queimado levando à emissão de gases poluentes.

ad_015Diante dessa situação, a marca de moda premium ADOLFO DOMÍNGUEZ, lançou sua nova campanha a campanha “DRESS LIKE A TREE” que reivindica um retorno às origens e propõe uma reconciliação com a natureza e aposta no design de peças de vestuário elaboradas com TENCEL ™ Lyocell, uma fibra derivada da matéria-prima renovável, a madeira, que respeita o planeta. “Usar é um manifesto”, é o lema da campanha, e destaca o valor de uma fibra de origem natural que não requer cultivo intensivo, como o algodão. O cultivo de algodão ocupa apenas 2,4% das terras aráveis do mundo, mas consome 16% de todos os inseticidas.

A marca espanhola de moda premium aposta num consumo mais amigo do ambiente e convida a sociedade a refletir sobre como usamos nossas roupas.

Em 2010, desenvolveu e lançou um Manifesto pelo Bem-Estar Animal e há uma década não inclui peles em suas roupas. Desde 2012, possui uma linha de bolsas veganas, que estão entre as mais vendidas da marca. ad_001ad_014Agora, com esta campanha, a Aldolfo Domínguez, está dando mais um passo para satisfazer o consumidor de hoje, que está cada vez mais consciente e exige das marcas o real compromisso com a sustentabilidade. Nesse sentido, a rastreabilidade da fibra TENCEL ™ garante ao consumidor final, que a origem do material utilizado nas roupas é verdadeiramente ecológica.

lenzingag-20170518181-640x427As fibras TENCEL ™ - a marca carro-chefe da multinacional austríaca LENZING Group - são extraídas da madeira de florestas geridas de forma sustentável. As fibras são produzidas em um sistema de circuito fechado exclusivo que recupera e reutiliza os solventes usados, minimizando assim o impacto ambiental da produção. Além da certificação FSC® - que garante o manejo florestal sustentável - as fibras TENCEL ™ também foram certificadas como biodegradáveis e compostáveis em condições industriais, domésticas, de solo e marinhas, para que possam ser totalmente devolvidas à natureza sem agredir o meio ambiente.

Com sede na Áustria e com vários sites ao redor do mundo, LENZING colabora com as marcas de moda mais prestigiadas. Ajuda a criar valor para os seus negócios e produtos, tendo em conta as necessidades e perspetivas dos consumidores, alargando assim a área de atuação de B2B para B2C. Desempenhando um papel fundamental a todos os seus clientes empresariais - fiações, tecelagens, malharias, tinturaria e 1517626993188acabamentos, e também para as marcas de moda e varejistas - que encontram um parceiro confiável e comprometido, que entende suas necessidades, compartilha conhecimento e participa no planejamento para o futuro.

A Diretora de Desenvolvimento de Negócios da LENZING na Espanha, Susanna Pérez, está satisfeita com a campanha DRESS LIKE A TREE e explica que, “neste momento de incertezas, é uma honra e um prazer compartilhar o caminho com uma equipe com sensibilidade -como de ADOLFO DOMINGUEZ “. Ela também destaca sua “excelência em conforto, elegância e inovação técnica e seu cuidado no tratamento de materiais sustentáveis como o TENCEL ™”.

da redação com  imagens: fotos/divulgação

FEIRAS & EVENTOS

worldfashion • 30/04/21, 16:28

talk-show-640x356Diante do cenário de limitação do número de participantes em ações presenciais e com protocolos de segurança e normas sanitárias, as empresas necessitam inovar nas estratégias no universo digital, investindo em novas soluções para seus modelos de negócios, por meio de inteligências geradas fora do seu contexto tradicional. E o meio digital passou a ser o caminho dessa reinvenção, mas como ir além das tradicionais “lives” e unir esses dois universos para gerar maior engajamento do público?

Para muitos setores o objetivo é manter o público “perto mesmo à distância”, as ações priorizam o engajamento emocional e a sensação de proximidade das demais pessoas, além de oferecer conectividade e conteúdo relevante. Para materializar a idéia e realizar agências como a  Accuracy (*) - agência de live marketing e produtora de conteúdo e vídeo – foi além das famosas “janelas” de conversa, que já fazem parte do cotidiano nas reuniões virtuais, desenvolveu recentemente duas importantes estratégias para a multinacional Unilever: A  6ª edição do Unilever Talks - principal evento de relacionamento da companhia com o varejo nacional, pela primeira vez online, e o ICE OOh Summit 2021, convenção global da divisão de sorvetes da companhia.

O setor de feiras e eventos foi impactado diretamente e pelas informações da ABRAPE - Associação Brasileira dos Promotores de Eventos  são: 52 setores de negócios, que envolvem aproximadamente 640 mil empresas e 2,2 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs). O setor gera empregos para mais de seis milhões de brasileiros, por meio dos mais variados ramos, desde artistas, empresas de segurança privada, agências de viagens, até donos de barraquinhas de comida, eletricistas, técnicos de som e luz etc. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), cerca de 97% das empresas do segmento estão com as atividades totalmente paralisadas desde março do ano passado. Dessas, só entre as promotoras de eventos, mais de um terço encerraram as atividades desde o início da pandemia, o que representa cerca de 24 mil em um universo de 72 mil empreendimentos.

summit-kibon-2-640x400Para  manter a feira ou o evento no universo online, devemos considerar três estratégias imprescindíveis:

1) Formato: com foco no público-alvo do evento e no perfil das mensagens a serem transmitidas, é necessário encontrar o fio condutor para que a história seja contada até o final, sem “perder” a audiência. “Acredito que a primeira barreira do evento online deve ser quebrada através da imersão, precisamos levar a audiência ao padrão de concentração dos programas de TV ou séries via canais de streaming e, para isso, todo esforço para utilização destes recursos ou linguagem é pouco nesse momento.”, explica Marcos Pirozzelli, CEO da Accuracy

2) Interface: com a evolução da tecnologia, chegamos ao momento da pandemia com diversos recostos tecnológicos. Cabe ao mentor de um evento online a escolha das ferramentas adequadas para pré-evento, evento e pós-evento. “Engajar o público provocando o real interesse na participação, com um rigoroso trabalho de pré-evento, talvez, seja o maior desafio nessa marcos-pirozzelli_2019disciplina, mas é fundamental, afinal, assim como na cultura televisiva, nossa tarefa é convidar, lembrar e, “prender” a audiência. Para isso, devemos encontrar os melhores meios de comunicação e argumentos específicos para cada público.”, completa Pirozzelli.

3) Relacionamento: torna-se cada vais mais valioso estreitar o relacionamento com o público do evento. Seja com a interface que propicia interatividade / canal de dúvidas ou em oferecer conteúdo adicional para manter esse público conectado. Para o TALKS, por exemplo, a agência criou um site imersivo e interativo que oferece todo o conteúdo do evento segmentado, como os talks shows. A estratégia reforça a importância de engajar os participantes antes, durante e após os eventos.

O modo de contar histórias no universo corporativo mudou e, naturalmente, é preciso observar o modo com que as pessoas consomem conteúdo de um modo geral. Se no início da pandemia o consenso era “beber na fonte” da linguagem televisiva, a última milha está no processo on demand, afinal, seria esse também o reflexo do que acontece no mercado da comunicação. Como um exemplo claro, está a maior emissora de TV do Brasil apostando em uma parceria com o Google.

(*) A  Accuracy está no mercado de Produção de Conteúdo em vídeo desde 2008 e de Live Marketing desde 2011, atuando nas áreas de promoção, incentivo, eventos e shopper marketing. Na agência, estratégia, criatividade, inovação e operação andam juntas em direção a um único alvo: resultados com eficiência e excelência. Atualmente, conta com 65 profissionais especializados em planejar, criar, produzir, executar e coordenar ações para importantes marcas do mercado, como Unilever, Vigor, Heliar, Bic, Alpargatas, Philips, Drogarias São Paulo e Pacheco, Bayer, Mars, Avon, Itaú, Heineken, Braskem, Telhanorte e Herbalife, entre outras. Precisão e assertividade estão no DNA da agência.

MINAS TREND BUSINESS HOTEL

EM|11 JUNHO 2021 - COMUNICADO DA FIEMG: O Minas Trend Business Hotel, que seria realizado no período de 15 a 17/06, no Hotel Tryp by Wyndham Belo Horizonte Savassi, está suspenso. A decisão da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) foi tomada em conjunto com representantes da cadeia produtiva do setor da moda mineira. Juntos, os empresários debatem, agora, um novo calendário, avaliando o momento mais adequado para a realização do evento e considerando as medidas protetivas necessárias para o período de pandemia.  A FIEMG, realizadora do Minas Trend, trabalha com a indústria da moda mineira para aliar a promoção de negócios à segurança e ao bem-estar dos participantes do evento - expositores, compradores e visitantes.

17Para o primeiro semestre de 2021, a FIEMG, realizadora da feira, prepara um formato diferente, reforçando a vocação do evento para os negócios e focado na saúde e segurança de expositores e compradores, como o momento requer. Diferente das edições anteriores, que eram realizadas em um amplo salão o Minas Trend Business Hotel acontecerá de 15 a 17 de junho, no TRYP by Wyndham Belo Horizonte Savassi, em Belo Horizonte.

gustavo-macena“Fizemos vários estudos e pesquisas para entender a realidade e as necessidades do setor. Concluímos que, antes de realizar qualquer ação, era necessário desenvolver uma solução aderente a essas necessidades”, conta Gustavo Macena, gestor do projeto, comentando a suspensão em 2020, das duas edições  presenciais do evento,

O hotel estará totalmente reservado para a feira. As marcas serão hospedadas nos apartamentos, uma para cada empresa participante, para ampliar a segurança do distanciamento, evitando qualquer tipo de aglomeração. O agendamento será feito com hora marcada, por meio de um aplicativo que será enviado aos compradores cadastrados. O número de expositores também será reduzido, ficando em torno de 100 marcas participantes, sendo 60 marcas de vestuário, 25 marcas de bolsas e calçados e 20 marcas de joias e bijuterias.

Para esta edição especial, não serão realizados desfiles, palestras ou qualquer outra atração que possa prejudicar o distanciamento social e provocar aglomerações.

Será um espaço totalmente dedicado aos negócios. As marcas terão a liberdade de escolher e apresentar coleções atemporais, não ficando restritas apenas aos lançamentos do verão 2022.

A possibilidade da realização de um evento em formato virtual não foi descartada. Está dependendo da evolução dos índices da pandemia. “É algo que podemos conceber em comum acordo com o setor e com os compradores”, explica Macena. “Estamos passando por um momento delicado e é preciso apresentar soluções eficientes para o setor. Não temos a fórmula certa, estamos buscando, testando e nos adaptando, de acordo com o momento”, finaliza.

Minas Trend Business Hotel

Quando: 15 a 17 de junho 2021

Onde: TRYP by Wyndham Belo Horizonte Savassi -

Rua Gonçalves Dias, 30 - Funcionários, BH/MG

FEBRATEX 2021

18A 17ª edição da Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção (FEBRATEX),  maior feira de máquinas e tecnologias têxteis das Américas,  acontecerá de 10 a 13 de agosto de 2021,  em Blumenau, Santa Catarina, e apresentará novas atrações, em espaços diferenciados com diversas empresas expositoras.

“Nos três primeiros meses do ano tivemos crescimento considerável no número de expositores confirmados. Nestes meses, 21 giordana-madeiranovas empresas adquiriram espaços na feira. Além disso, o interesse de novos expositores e o número de inscrições crescem diariamente. Com isso, já são 327 estandes confirmados no evento, que será o marco da retomada da indústria têxtil brasileira”, informa Giordana Madeira, diretora executiva do Febratex Group.

As novas empresas expositoras confirmadas no evento são: Kornit, Uster Tecnologies, Brazzoli, Durst, Bürkert, Haco Etiquetas, Wiprime, Kerajet, Taihe Changda Industry, Easypro Tecnologia, Multisteel, Abba Química, MaSo Studio, O Moda Online Marketplace, Gráfica NF, Plasmark, Siderquímica, Trender Fashion Network, Blucor, Ezok e Hook Bordados.  “Estamos confiantes na realização de uma feira com toda a segurança necessária, com muito networking, grandes negócios e com a promoção do conhecimento”, afirma Giordana.

Startup Corner será um  espaço exclusivo para startups, com objetivo e intenção de buscar a inovação contínua, o espaço exclusivo para startups se conectarem e apresentarem suas soluções para a indústria têxtil. Giordana conta que até o momento já estão garantidas 13 startups. Além da portuguesa MaSo Studio, primeira startup internacional confirmada, também estarão: Prints Connection, Etiqueta Certa, Coleção.Moda, Vende Moda, Molde.Me, Híbrido, Osmaq Têxtil, Qualità, Confecção Conectada, Trender Fashion Network, Ezok e O Moda Online Marketplace. O Startup Corner tem o apoio e a curadoria do Blusoft que, juntamente com a organização da Febratex, valida a participação da startup.

O empresa Febratex Group mantém online o Marketplace Febratex (marketplace.febratex.com.br) uma extensão digital da feira, para que os expositores da feira possam divulgar seus produtos e negociar com os profissionais da indústria têxtil, antes mesmo de a feira acontecer. O expositor coloca digitalmente a sua loja, com os produtos e inovações que serão destaques no evento presencial.

A feira conta com o patrocínio do Banco Santander e apoio do Sintex, ABTT, ABIT e ABIMAQ

Febratex

Data: 10 a 13 de agosto de 2021

Local: Parque Vila Germânica, Blumenau/SC

MAQUINTEX e SIGNS

maquintex-03O setor de confeccionados é um polo forte e de destaque na Região Nordeste, conforme dados do IEMI/Base 2019, a produção anual na região é de 850 milhões de peças de vestuário, 381 milhões de peças de artigos técnicos, 327 milhões de peças de linha lar e 198 milhões de peças em meias e acessórios.

A 8ª MAQUINTEX  - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para Indústria Têxtil e de Confecção e a 7ª SIGNS - Feira de Wquipamentos e Serviços para Impressão digital, sinalização e serigrafia norte/nordeste, acontecerão presencialmente de 14 a 16 de Setembro 2020 no Centro de Eventos do Ceará em Fortaleza

Os profissionais da indústria têxtil e de confecções e da indústria de impressão, poderão conferir os últimos lançamentos do segmento, como máquinas que permitem corte automático de tecido, estampa imediata, secagem instantânea, e diversas outras tecnologias.

Na edição realizada em 2019, a Maquintex e a Signs receberam 8,5 mil visitantes e registraram uma grande quantidade em vendas de máquinas, aquecendo a economia da região. O Banco do Nordeste foi uma das empresas expositoras que colheram grandes resultados.

A próxima edição da feira será uma grande oportunidade para as empresas participantes, ampliarem sua atuação no grande mercado do Norte e Nordeste. É um espaço para network com empresarios locais do setor que reunem as principais marcas nacionais e internacionais, com inovação, tecnologia e conhecimento.

img_2647-800x600-640x480Terá também a Conferência Maquintex, com diversas palestras e painéis que vão contemplar temas relevantes para profissionais da indústria têxtil, do marketing e da indústria, com empreendedores de destaque compartilhando suas experiências e pesquisas sobre inovações tecnológicas no mercado da moda, além de estudos sobre sustentabilidade, design, gestão, branding, planejamento e consumo.

As inscrições são gratuitas para visitar o evento e estarão abertos à partir de junho no site  www.maquintex.com.br  de junho, e a credencial deverá ser impressa,  para evitar filas e aglomerações no local.

MAQUINTEX - SIGNS

Data: de 14 a 16 de setembro de 2021, das 13h às 21h

Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza/CE

Informações: www.maquintex.com.br

SICC E ZERO GRAU

sicc-2019_credito-dinarci-borges-1Devido a situação sanitária do país, com o aumento de novos casos de infecção por Coronavírus nos últimos meses, a Merkator Feiras e Eventos, sindicatos parceiros, lideranças representando os polos calçadistas brasileiros e executivos empresariais decidiram transferir para maio de 2022, a realização da edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, que se realizará nos dias  23, 24 e 25 de maio de 2022. A decisão foi tomada pelo setor reconhecer seu papel social e ter como principal finalidade a contenção da transmissão comunitária da Covid 19. “Em consenso com as lideranças do setor de calçados decidimos frederico-pletsch_diretor-da-merkator-feiras-e-eventos_credito-dinarci-borges_09-441x640transferir a feira para o próximo ano por dois motivos: primeiro a fim de tentar conter qualquer impacto negativo que um evento presencial possa causar nos diversos segmentos de uma cadeia industrial neste momento e, depois, pela atual situação econômica que ainda está travada em nosso segmento”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.

No entanto, ele assegura que  a edição da Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios, em Gramado (RS). a mais significativa feira de calçados, será presencial e se realizará de 16 a 18 de novembro 2021. “Este agora é o nosso grande foco”, sublinha Frederico

Com esta medida, o próximo SICC vai ocorrer de 23, 24 e 25 de maio de 2022, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). Assim, os lançamentos das coleções primavera/verão de 2022 e 2023 retornam em um novo cenário, em novo ambiente econômico para brilhar e assegurar o abastecimento do varejo nacional e de toda a América Latina. “Nós somos uma promotora que tem o propósito de gerar negócios e tentar entregar resultados positivos para os nossos públicos. Sempre nos empenhamos para oferecer o melhor, montar um palco profissional, confortável e aconchegante, a fim de possibilitar a integração das pessoas que estão dentro das nossas feiras, onde possam realizar negócios e, consequentemente, movimentar economicamente suas empresas. Esta é a nossa missão e lutamos para alcançar isto. Por isto, entendemos que a edição deste ano tinha que ser transferida, pois, nesta hora, temos que ser empáticos, parceiros e estar ao lado do setor, ouvindo suas dores e atendendo suas necessidades”, finaliza o diretor da Merkator.

A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

ZERO GRAU Feira de Calçados e Acessórios

de 16 a 18 de novenbro de 2021

Centro de Eventos do Serra Park

Gramado - RS

SICC Salão Internacional do Couro e do Calçado

de 23 a 25 de maio de 2022

Centro de Eventos do Serra Park

Gramado - RS

FIT 0/16 e PUERI EXPO

2319Em decisão conjunta entre entidades parceiras, indústria e profissionais do setor, a feira foi postergada para 2022.

A nova data será: de 25 a 28 de maio de 2022


O organizador Koelnmesse, comunica com transparência e priorizando a integridade dos parceiros, clientes e visitantes, que o mais prudente será realizar as feiras FIT 0/16 e Pueri Expo no ano que vem, trazendo oportunidades de negócios de forma efetiva, com segurança, como sempre fizeram.

whatsapp-image-2020-09-14-at-134558Reforçam aqui todos os protocolos já estabelecidos de distanciamento e segurança, junto com as melhores práticas definidas pelos órgãos reguladores no tocante à realização de feiras e eventos. E assim focados em seguir os padrões de segurança e conforto, estabelecendo assim a confiança dos expositores e visitantes, continuarão investindo esforços para apresentar diferentes soluções que se encaixem em na nova realidade, pois apesar das incertezas estão juntos para fortalecer cada vez mais o setor e descobrir novas possibilidades, informa, Jonathan Tadayuki Gerente de Projeto da Koelnmesse no Brasil e a equipe da FIT 0/16 e Pueri Expo estarão à disposição para esclarecer todas as dúvidas.

da redação com imagens: fotos/divulgação

DENIM SUSTENTAVEL

worldfashion • 24/04/21, 16:19

transformersfoundationlogonewA Transformers Foundation foi criada no início de 2020, para ser a voz unificada que representa a indústria do denim e suas ideias para mudanças positivas e fazer melhor e planejavam focar no primeiro relatório anual as recomendações sobre questões ambientais. Ser uma plataforma que faltava até então para a cadeia de suprimentos de jeans e um ponto central de contato para consumidores, marcas, ONGs e mídia que desejam aprender mais sobre ética e inovação sustentável na indústria.

Então aconteceu a crise do COVID-19, e as questões ambientais ficaram mais cruciais e a crise expôs a profundidade das rachaduras na cadeia de abastecimento.

Surgiu então uma rara janela de oportunidade que permitiu e possibilitou que marcas, varejistas e importadores priorizassem os contratos com empresas fornecedoras, que estejam focadas em ética e cuidado responsável das consequências ao meio ambiente e fazer a diferença !  A transformação da indústria do denim deve compartilhar lucros e riscos de forma justa em toda a cadeia de abastecimento. Em suma, o desrespeito e a exploração dos fornecedores significam desrespeito, exploração e demissões em massa de trabalhadores do setor de confecções.

A indústria do jeanswear é uma comunidade enérgica, tenaz e conectada que não apenas concorda que a sustentabilidade é vital, mas também vem trabalhando e investindo em soluções há anos. Nós sabemos o que é um verdadeiro recurso sustentável da indústria, seja uma declaração B2B ou B2C. A cadeia de suprimentos é aquela que investe em novas tecnologias, máquinas e sistemas sem os quais nada poderia mudar. Conhecemos as melhores práticas e sabemos quem as está implementando e quem não está. Vamos celebrar o que há de melhor na prática e “sugerir” aos consumidores, ONGs e Marcas e Varejistas que aceitem aqueles que se levantam.

A fundação representa a cadeia de fornecimento de jeans: de fazendeiros e fornecedores de produtos químico às fábricas de jeans. E tem como missão mover a agulha no desempenho sustentável por meio de compartilhamento aberto das melhores práticas:

- Incentivar, dar visibilidade e apoiar o progresso sustentável

- Desafiar o marketing ou alegações pouco claras e não sólidas

- Comemorar com transparência o melhor da classe e inovação

As áreas de foco são EDUCAÇÂO, COMUNICAÇÂO, REPORTAGEM  e CELEBRAÇÃO. Os eventos destinam-se a todos os interessados em diversos assuntos da indústria de denim, jeans e moda, desde energia e água até responsabilidade social, tecnologia e resíduos.

A Transformers ED é uma série de seminários educacionais voltados para estudantes e consumidores que desejam aprender sobre a cadeia de suprimentos do denim e entender o impacto ambiental em cada etapa da produção.

A Transformers Catalysts é um evento focado em abordar ativamente e facilitar a mudança em áreas-chave da cadeia de fornecimento de jeans para aumentar a sustentabilidade, onde destacamos os membros da cadeia de fornecimento de jeans com foco na redefinição das regras para o futuro.

As empresas que endossam a fundação

ALPARGATAS TEXTIL - ARVIND LIMITED - BOSSA - CALIK DENIM - CANDIANI SPA - CI JEANS - CONE DENIM - COVOLAN - CRESCENT BAHUMAN LTD - DDI DENIMDEL’ILE - DENIM EXPERT LIMITED - DIAMANTE AZUL - DIAMOND DENIM BY SAPPHIRE - DNM DENIM - ENVOY TEXTILES - EREKS-ERA-BLUE MATTERS - FABRICATO - FOSHAN FOISON TEXTILE LIMITED - GLOBAL DENIM - GRUPO BITOPI - HW / KURABO - KAIHARA DENIM - KALTEX - KILIM DENIM - KIPAS DENIM - KURABO INDUSTRIES LTD - MOU FUNG LIMITED - NAVEENA DENIM - NEELA BY SAPPHIRE FIBERS LTD - ORTA ANADOLU - PIZARRO - PROSPERITY TEXTILE (HK) LTD. - RUDOLF - SAITEX - SARTEX - TAVEX - EVLOX - TECIDOS ARTÍSTICOS E INDÚSTRIAS DE VESTUÁRIO (AFGI) - TECIDOS TÉCNICOS DE DNA - TEJIDOS ROYO - TONELLO - UCO RAYMOND - VICUNHA BRASIL - VICUNHA HOLANDA

transformerd-ed-brasil-logo-w-sponsorsNo último dia 21 de abril de 2021 em Nova York, a Transformers Foundation anunciou a Transformers ED Brasil com a colaboração da COVOLAN Denim e patrocínio da THE LYCRA Company. A edição do Transformers Education marca a continuação da expansão global da Transformers Foundation com todos os painéis e apresentações ocorrendo em Língua Portuguesa para um dos maiores centros de Denim do mundo, o Brasil.

Em sua quinta edição, aTransformers ED trará ensino a alunos e consumidores em torno das melhores práticas e inovação por meio de veteranos da indústria e palestrantes especializados. A Transformers Foundation acredita que a responsabilidade e a transparência começam a transformar os novos designers e profissionais de jeans com as ferramentas e o conhecimento de que precisam antes de entrar no local de trabalho.

Serão dois dias de conteúdo em português, focado no ensino em sustentabilidade e na cadeia de fornecimento do Denim, a Transformers ED Brasil oferecerá uma lista diversificada de palestrantes para apoiar nosso público brasileiro, abordando as inovações que estão sendo criadas pelos principais membros da comunidade Denim, mini “cursos intensivos” sobre tópicos que vão desde a fibra à produção de denim, e ajudará alunos e consumidores no Brasil a compreender as oportunidades e áreas de melhoria.

amo_denim_lead_test2“A resposta à nossa expansão global tem sido esmagadora com alunos de universidades e programas de moda na Europa, América Latina e Estados Unidos, participando de um curso intensivo completo e transparente sobre o estado da cadeia de fornecimento do Denim”, disse Andrew Olah, que está desde 1979 na indústria do jeans, e criou a Kingpins Show -  a primeira feira comercial da cadeia de suprimentos de denim em 2004 e foi fundador da Transformers Foundation. “Nesta 5ª edição, nos programamos para atender os alunos brasileiros, o que não poderia ser mais empolgante, já que o Brasil é um dos maiores polos de Denim do mundo. Nossa missão é preparar alunos de todo o mundo para entrar na indústria de jeans com uma compreensão completa das oportunidades e desafios enfrentados pela indústria de jeans.” completou

O Transformers Foundation convida você para o Transformers Education Brasil, com a colaboração da Covolan Denim(*) e com o patrocínio da The LYCRA Company (**)

Será apresentado em português, virtualmente, através do Zoom, nos dias 01 e 02 de junho com conteúdos focados no ensino sobre a Sustentabilidade e a cadeia de fornecimento do Jeans para o público brasileiro. É uma  oportunidade para os estudantes e consumidores brasileiros que poderão acessar os seminários liderados por especialistas.

O objetivo é prepará-los com conhecimento necessário sobre a indústria do Jeans de forma transparente e responsável.

6_transformers-ed-brasil-social-opt-b-640x640

PROGRAMAÇÃO:

Terça-feira, dia 01/06 e Quarta-feira, dia 02/06 das 10h00 às 12h30 - horário BRT

1º de Junho: Painéis e apresentações que levarão alunos e consumidores pela cadeia de fornecimento do Denim com foco na produção de tecidos. Os tópicos vão desde fibras como algodão, fio de elastano, fio de tencel e fibras diferentes até métodos de tingimento inovadores dos maiores especialistas da indústria no Mundo.

2º de Junho: Os painéis e apresentações que se concentrarão em peças de vestuário acabadas, incluindo tópicos que vão desde o papel dos produtos químicos sustentáveis, métodos de lavagem sustentáveis, certificações e o futuro do Denim responsável no Brasil.

Os palestrantes incluem: Júlio Cesar Busato, Abrapa; Andrew Olah, Transformers Foundation; Carlos Cazella, Bann Quimica; Murilo Oliveira, Rudolf-Soft Industria Quimica; Silvana Eva, Lycra Company; Fernando Valente Pimentel, Abit; Juliana Jabour, Lenzing; Maurizio Morosini, Tonello; Miguel Sanchez, Transformers Foundation; Mariana Santiloni, WGSN; Rodolfo Morais, Neotex; Thaísa Peralta, Hallan Davi, Gileade Guimarães, José Luiz, Covolan Denim; Jaqueline Devegili, Malwee Jeans; Julia Stolfo, Weslayne Scavacini, Lavanderia John Cler; Mariana Noto, ZDHC;

O programa completo estará disponível em breve.

Para se inscrever no evento GRATUITO, acessar o site: https://zoom.us/webinar/register/WN_u-3pJeIjQHuk2HVtXZbKfA

(*) sobre a Covolan - Fundada em 1966, a Covolan Denim® transformou-se de fiação e tecelagem em referência nacional e internacional em Sustentabilidade. Indústria Têxtil 100% Brasileira; a partir do ano 2000, dedicou-se à produção exclusiva de Denim, com finalidades que vão além do que extraímos do planeta como consumidores, mas também como podemos criar melhores mudanças com nossos produtos. A sustentabilidade está no DNA da empresa. Seu objetivo é criar um ecossistema Denim mais robusto, ético e responsável. A Covolan Denim atua fortemente nos três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, sendo a única fabricante têxtil Denim do Brasil, membro associado do programa ZDHC, preocupada em atender aos requisitos e critérios em níveis mundiais para obter os certificados OEKO-TEX®STeP, OEKO-TEX® STANDARD 100, OEKO-TEX® DETOX-TO-ZERO, ISO 45001, ISO 14001 e ISO 9001. A Covolan Denim® cuida para o descarte ZERO de produtos químicos tóxicos, toda a água utilizada no processo produtivo é tratada através do moderno e novo tratamento de efluentes além disso, é utilizado nas coleções 100% o Corante índigo Bann Premium Zero Anilina. Sua responsabilidade é um processo eficiente, com fornecedores qualificados, time de pessoas capacitadas, órgãos certificadores que auferem os três pilares para entregar o melhor produto ao cliente.

(**) sobre a The LYCRA Company empresa que inova e produz soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais. Sediada em Wilmington, Delaware, a The LYCRA Company é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, conhecimento técnico e suporte inigualável em marketing, e é proprietária de marcas como LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. O legado da The LYCRA Company iniciou-se em 1958 com a invenção do fio de elastano original, o fio LYCRA®. Hoje, a empresa está focada em agregar valor aos produtos de seus clientes, desenvolvendo inovações para atender às necessidades do consumidor por conforto e durabilidade.

da redação com imagens: fotos/divulgação