CAPRI

worldfashion • 12/08/20, 12:05

foto_aerea_fabrica_capricornio_foto_divulgacao-640x4253-640x4261A empresa Capricornio Têxtil, iniciou na indústria têxtil, nos anos de 1946 em São Paulo com produção de tecidos de lã e na década seguinte iniciaram também a produção de tecidos para camisaria, nos anos 70 a expansão foi com a inauguração da planta de Bragança Paulista/SP e em 1990 ingressaram na produção do Denim e a inauguração da planta em Natal/RN.

Em 2016 a Capricórnio Têxtil comemorou 70 anos e assim iniciaram a meta para o futuro, com a formação de um time de alta performace,  a empresa, atualmente líder no ranking do “Melhores & Maiores” da revista Exame, no segmento denim. E nestes últimos quatro anos, a Capricórnio Têxtil, a terceira maior produtora de denim do Brasil, vem trabalhando intensamente na modernização de seus processos, maquinário, gestão e desenvolvimento de seus colaboradores e nesse cenário, aconteceu no último dia 5 de agosto, o lançamento do Projeto Sinergia.

11O projeto tem como objetivo, aliar inteligência e tecnologia, para o  aperfeiçoamento de todos os processos da empresa, dentro da nova gestão, a Capri tem reestruturado seu posicionamento estratégico. Uma nova marca está sendo consolidada e novas linhas de produtos foram concebidas, para atender as necessidades do mercado.

O lema para os próximos dois anos é MELHORAR PARA CRESCER, e isso significa melhorar ainda mais a integração de todos os sistemas para garantir agilidade e qualidade dos nossos produtos e serviços, mantendo o excelente custo benefício.

Ancorado nos valores Valorização e Bem-Estar do Colaborador, Ética e Transparência, Qualidade e Inovação e Foco no Cliente, o Projeto Sinergia tem duração estimada de três a quatro anos e sua atuação será em três pilares:

• Industrial

• Comercial

• Financeiro

Neste mês de agosto. já começaram o mapeamento dos processos na área industrial, com o objetivo de substituição do ERP Industrial para a solução SGT da Operacional Solution, e no mês de setembro implantarão a plataforma de CRM SalesForce na área comercial, projeto que já vem sendo desenvolvido há mais de 01 ano, e que trará imensas possibilidades de atuação e interação com nossos Consultores, Key Accounts e Representantes. No pilar Financeiro, ainda neste semestre, entregam aos clientes o importante Portal Financeiro.

22“Ouvimos atentamente as necessidades dos nossos clientes e do mercado e nos últimos anos, e a Capricórnio veem implementando uma série de serviços e mudanças de processos e produtos.” – ressalta João Bordignon, Diretor de Marketing e TI.

Remodelaram a Áreas de Assistência Técnica, para ser muito mais proativa e próxima ao cliente, tendo como foco a prestação de assessoria personalizada, auxiliando no dia a dia com melhores técnicas de lavanderia e utilização correta dos produtos. Além disso, reestruturaram toda a área de Qualidade, adotando e adequando às melhores práticas do mercado, garantindo a qualidade dos tecidos Capri, da fiação até o envio dos rolos.

Fizeram uma mudança expressiva de teares, modernizando ainda mais o parque fabril e a partir daí aumentaram a largura útil da maioria dos tecidos, garantindo ainda mais rentabilidade para os clientes. As famílias de produtos estão ainda mais variadas com tecidos e tingimentos novos.

Em outubro de 2020, vão inaugurar o showroom de 100mts na Denim City SP, um espaço planejado com o maior carinho e capricho, onde  disponíbilizarão todos os produtos, além de coleções especiais desenvolvidas por estilistas parceiros exclusivamente para a Capri.

joao1“Queremos crescer de forma sustentável, como estamos fazendo – dando um passo de cada vez – de forma responsável, saudável financeiramente, ancorados pelos nossos valores e com o compromisso de garantir a variedade e qualidade nos produtos e serviços que o mercado precisa e merece. E é neste cenário que o Projeto Sinergia nasceu, trazendo a tecnologia como protagonista na formação da base que sustentará o crescimento da Capricórnio nos próximos anos, com foco total na experiência do cliente na interação com todos os pontos de contato da Capricónio.” – ressalta João Bordignon, Diretor de Marketing e TI.

da redação com informações da Capricórnio Têxtil  imagens:foto divulgação

Semana da Moda e Cultura 2020 - Conexões Convergentes

worldfashion • 10/08/20, 13:23

bannerEsta semana iniciou o evento digital imperdível - Conexões Convergentes criado pelo movimento SCMC que une indústrias, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação, e o evento está dentro dos valores da iniciativa, que tem em seu DNA a tecnologia e a transformação.

Na programação, grandes nomes da moda e profissionais de sucesso de outras áreas falarão sobre tendências, soluções e ações para um mundo que, mais do que nunca, em constante transformação. Assuntos como inclusão, novos modelos de negócio e comportamento do consumidor serão debatidos em webinars, podcasts e entrevistas online.

Confira alguns dos nomes que já estão confirmados: Fabrício Garcia (Magalu), Sônia Hess de Souza (Mulheres do Brasil), Michelle Sander (Perestroika), Fabíola Guimarães (Cia. Hering), Renata Abranchs (Criável), Carlos Ferreirinha (MCF Consultoria), Giuliano Donini (Marisol), Andrea Bisker (Sparkoff), Jorge Grimberg (The Business of Fashion), Renan Serrano (Visto.bio) e Rodrigo Zen (THOMZEN).

copy-of-scmc-pre-stories-ultimos-dias-inscricao-1-tela-2

O evento acontece nos dias 10 a 15 de agosto e as inscrições são gratuitas. O Semana da Moda e Cultura 2020 é aberto a todos é só dazer a inscrição neste link: http://bit.ly/semanamodaecultura

PROGRAMAÇÃO

DIA 10/08 - COMPORTAMENTO E CONSUMO

10:00 horas abertura da semana pelo Carlos Ferreirinha da MCF Consultoria

13:00 horas PODCAST com Renata Abranchs da Criável

19:00 horas WEBINAR com Ivan Murlas da Tok Stok e Carlos Ferreirinha da MCF Consultoria

DIA 11/08 - INOVAÇÃO NOS MODELOS DE NEGÓCIOS

10:00 horas ENTREVISTAS com Andrea Bisker da Sparkoff e Gala Prado da Peclers

13:00 horas PODCAST com Luciano Britto da Rhizom e Lul Larocheski da D Digit, mediador Delton Batista

19:00 horas WEBINAR com Fabrício Garcia da Magalu e Alberto Serrentino da Varese Retail, mediador Carlos Ferreirinha

DIA 12/08 - EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

10:00 horas ENTREVISTAS com logos-associados-e-apoiadores-360x640Eurico Cietta da Diomedea e Ranata Vavollzza da Pepeleta

13:00 horas PODCAST com Evandro Badin da Junir Achievement , mediador Rodrigo Zen da Thomzen

19:00 horas WEBINAR com Michele Sander da Perestroika e Jorge Grimberg da The Business of Fashion, mediadora Amélia Malheiros da Fundação Hering

DIA 13/08 - GESTÃO E IDENTIDADE DE MARCA

10:00 horas ENTREVISTAS com Fernand Simon da Fashion Revolution Brasil e Vania Reis ex-estudante da SCMC (Portugal) e Bianka Frisoni, Simone Brandão e Eliana Gonçalves Professores do SCMC

13:00 horas - PODCAST com Delton Batista da Mauá Ventures   mediador Rodrigo Zen da Thomzen

19:00 horas - WEBINAR com Ricardo Voltollnl da Idéia Sustentável e Renato Thomaz da Água de Coco, mediador Carlos Ferreirinha

DIA 14/08 - IMPULSIONANDO NEGÓCIOS: MERCADOS EM ALTA

10:00 horas ENTREVISTAS com Giuliano Donini da Marisol, Junior Oliveira da Círculo, Alvin Rauh Neto da Karsten, Francis Fachini da Fakini e Fabíola Guimarães da Cia.Hering

13:00 horas PODCAST com Luc Pinheiro do SEBRAE,  medidor Rodrigo Zen

19:00 horas WEBINAR com Renan Serrano da Visto.bio e Isaac Silva da Isaac Silva Brand, mediadora Amélia Malheiros da Fundação Hering

DIA 15/08 - EMPODERAMENTO MULHER

10:00 horas com Luiza Helena Trajano da Magalu  e Sônia Hess Souza da Mulheres do Brasil

Sobre o SCMC - É um movimento, que nasceu do desejo de empresários de criar um estado de competências para além da indústria, hoje tornou-se uma importante plataforma de conexão entre empresas, comunidade, estudantes e instituições de ensino. Uma oportunidade para trocar experiências e conhecimento com aqueles que vêm assumindo o papel de protagonistas no mercado e contribuindo para que Santa Catarina, além de ser conhecida pela sua capacidade de produção, passe a ser reconhecida pela sua força criativa. Impossível falar do futuro da moda catarinense sem falar no SCMC - Santa Catarina Moda e Cultura.

Empresas associadas

Altenburg, Audaces, Brandili, Chantelle, Cia Hering, Círculo, Coratex, Fakini, Fundação Hermann Hering, Grupo Marlan, HI Etiquetas, Karsten, Marisol, Meias LOA, Tecnoblu e Villa Têxtil.

Instituições de ensino parceiras

Católica de Santa Catarina, Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

da redação com imagens: fotos/divulgação

AM-V

worldfashion • 05/08/20, 14:58

A Cedro Têxtil fabricante de denins e sarjas, lança um acabamento antibacteriano, antifúngico e antiviral -  AM-V, com tecnologia totalmente  brasileira, que pode ser aplicado a diversos tecidos da empresa. O acabamento  inativa o Covid-19 a partir de 2 minutos, o antimicrobiano viral e antifúngico,  atende a nova demanda por tecidos com proteção contra o novo Coronavírus.

cedro-amvDermatologicamente testado é hipoalergênico, e foi testado no ICB – Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e segue as normas ISO18184, de avaliação da atividade viral e AATCC 147, de avaliação da atividade microbiana. A eficácia é comprovada: ele inativa a SARS-COV-2 com 99,8% de eficiência, a partir de dois minutos, podendo apresentar uma pequena variação dependendo do tecido.

Além da proteção contra a Covid-19, o lançamento da Cedro Têxtil também age contra bactérias Staphylococcus, Escherichia, Klebsiella e contra o fungo Cândida albicans.

renata-garcia-1-640x360Renata Garcia, gerente comercial da companhia, conta que o acabamento é mais uma prova,  de que o setor têxtil e a tecnologia devem andar juntos. “A vestimenta do futuro é sustentável e aliada a funcionalidades. Por isso, a Cedro pesquisou, testou rigorosamente e, agora, chega ao mercado com um produto com altíssima eficiência, desenvolvido a partir tecnologia nacional”, explica.

O AM-V é constituído por nanotecnologia especial e compostos orgânicos, que são aplicados sem alterar as características originais dos tecidos e agem ativamente por pelo menos 30 lavagens. Sua concepção foi integralmente pesquisada e produzida no Brasil, com o intuito de combater o Coronavírus e ajudar no controle da pandemia, e é mais uma solução tecnológica que a Cedro Têxtil oferece aos seus clientes, inicialmente para a linha Workwear e sob demanda. “Estamos sempre atentos às necessidades do mercado e ficamos felizes em proporcionar ainda mais segurança aos trabalhadores brasileiros com uma solução tão eficaz”, finaliza a gerente.

da redação com informações da 22 Graus Comunicação e Marketing  imagens: fotos/divulgação

DFB Digifest 2020

worldfashion • 04/08/20, 17:26

A edição virtual do maior encontro da moda autoral da América Latina, apresentou na semana passada o DFB Live Moda, de 28 a 31 de Julho, confiram abaixo:

bruno-olly-por-igor-calvante-12bruno-olly-por-igor-calvante-14No primeiro dia: Bruno Olly trouxe o faroeste como inspiração, apresentando em sua coleção materiais como o jeans com aspecto mais desgastado e lavagem ecológica que mostra a união do velho e o novo. O cirrê, o xadrez e o linho reforçam a identidade das vestimentas, com estampas que contam um pouco das histórias do universo, fazendo uma brincadeira com personagens do cangaço. Com coleção intitulada “O Reencontro do Eu perdido!”,

ivanildo-nunes-por-igor-calvante-11Ivanildo Nunes utilizou formas abstratas do tingimento artesanal, trazendo ainda o crochê, o rechilier e o bordado manual. Feita de forma exclusiva, utilizou em algumas peças sobras de materiais picados que virariam lixo.

lindebergue-por-igor-calvante-5lindebergue-por-igor-calvante-3Em uma coleção que apresenta apenas tons crus, beges e terrosos. Lindebergue Fernandes trouxe em sua coleção cápsula uma homenagem a Thina Rodrigues, travesti, negra, transformista, sertaneja e ativista. Com peças em formas arredondadas e volumosas, a seleção foi formada por amplos vestidos balonês, moletons oversized e “mangas-nuvens” – uma das marcas registradas do designer.

bruno-queiroz-por-igor-cavalcante-3gisela-franck-por-igor-cavalcante-3bikiny-society-por-igor-cavalcante-3No segundo dia iniciou com o desfile do Coletivo composto pelos três estilistas. Bruno Queiroz trouxe ao público a coleção “Entrelaço”, que traz silhuetas abstratas, evocando a substância do sentimento amor. Com tecidos como tafetá, sanjan e shantung, as peças apresentam volumes e cores que arrebatam corações. Gisela Franck apresentou uma coleção atemporal, leve, minimalista, comercial e inspirada na natureza. Em tons crus, contou com tecidos em 100% linho puro, que está no DNA da marca. Completando o trio, Bikiny Society apresentou peças na coleção “Pura Vida”, que em uma criação genuína conta a história de caminhos percorridos por entre praias selvagens da Costa Rica, cachoeiras sem fim, trilhas mágicas entre selva, montanha e florestas.

vitor-cunha-por-igor-cavalcante-2O estilista Vitor Cunha apresentou uma coleção que celebra o equilíbrio entre o homem, a natureza e o conhecimento em uma cartela de tons azuis, inspirada na chuva e nos rios, com pesquisa e desenvolvimento na benatêxtil, uma lavanderia industrial especializada em jeans, que surge tanto em peças mais convencionais, como shorts, calças de modelagem comfort e camisas sem manga, quanto em viés de macramês.

almerinda-maria-por-igor-cavalcante-5almerinda-maria-por-igor-cavalcante-7Almerinda Maria apresentou a coleção “Calmaria”, com cores clássicas de suas coleções anteriores como branco, off white e o nude, mesclando com os tons de rosa pó, verde menta e azul oxigênio. Outro destaque do desfile foram as máscaras de proteção, com um mix de rendas - renda renascença, renda francesa, bordado Richelieu, marca registrada da Almerinda Maria.

renda-por-igor-cavalcante-2No terceiro dia a Rendá por Camila Arraes abriu a transmissão. Com a coleção “Recomeços”, apresentou peças com foco no conforto, voltada para eventos mais intimistas e para o dia a dia. Com um grande mix de cores, a marca trouxe peças que transmitem boas vibrações e energias positivas, e como ela é reconhecida, uma marca que enfatiza o trabalho feito à mão,

ronaldo-silvestre-por-andre-solano-e-yan-senna-7-640x427Contou a seguir com o desfile do estilista Ronaldo Silvestre, que apresentou para o público uma coleção atemporal, com peças em tecidos de sarjas da Santanense Têxtil, denim da Capricórnio Têxtil, resíduos têxteis da G. Vallone, que  fortalecem o movimento “Sou de Algodão”, unindo-se ao tule e aos resíduos da indústria de confecção. O desfile do Ronaldo Silvestre foi gravado na sala de modelagem e costura do Instituto ITI, em Belo Horizonte, sendo o único realizado fora de Fortaleza.

kallil-nepomuceno-por-igor-cavalcante-1Fechando o terceiro dia de desfiles, Kallil Nepomuceno apresentou “Aquarelas”. Com tecidos fluidos, a coleção é marcada por traços orientais nas cores e formas. Nas estampas, apresenta traços de pinceladas despretensiosas em aquarelas e contrastes de cores vivas, com max floral vetorizadas e adornos em crochê e macramê, em vestidos despojados, com uma modelagem casulo que sugere uma gueixa contemporânea.

marina-bitu-por-igor-cavalante-5No quarto e último dia, Marina Bitu inspirada nas raízes e na relação afetiva com o Nordeste, a partir de memórias da infância, a designer resgatou para a sua coleção viagens à cidade da família, no interior do Ceará, marcadas por paisagens e experiências no caminho. O plissado, elemento de estilo característico da marca, é apresentado em novas modelagens e cores. Os vestidos, em comprimentos midi e longo, são as maiores apostas da designer.

theresa-montenegro-por-igor-cavalcante-15A coleção Fashion West, da estilista Theresa Montenegro, é uma ressignificação do Faroeste, que remete às raízes do Sertão Nordestino, que através de seu povo perseverante, sempre há forças para o recomeço. A trilha sonora escolhida para o desfile remeteu a uma (justa) homenagem ao grande Ennio Morricone, mestre da música cinematográfica e precursor do Faroeste.

baba-por-igor-cavalcante-2baba-por-igor-cavalcante-3Finalizando os desfiles, Baba resgatou em seu desfile ícones do passado e da memória afetiva dos cearenses, A nova coleção do estilista olha para a frente e procura desenhar cenários possíveis de uma Fortaleza futurista, imaginando o Centro da Cidade como palco de uma ficção científica.

E ainda foram anunciados no último dia os vencedores dos projetos:  MoveModa,  Prêmio DFB Digital  e  Concurso dos Novos

capa-movemoda011Premiados Move Moda:

- Categoria “Feito em Casa” - prêmio: R$ 2.000 + Troféu DFB Festival: “Don’f forget”, de Bruno Sotti e Heloisa Martire, Apucarana/PR.

- Categoria “Pensamento Crítico”, - prêmio: R$ 2.500 + Troféu DFB Festival o prêmio foi para o curta: “Erro 404”, de Iury Ponte, Fortaleza/CE.

- Categoria “Inovação em Linguagem” - prêmio: R$ 2.500 + Troféu DFB Festival: “Conferência”, de Fernando Carvalho, São Paulo/SP.

- Categoria: “Fashion Film Independente do Ano”, - prêmio: R$ 3.000 + Troféu DFB Festival: “Noa, você está sozinha?”, de Lucas Ervedosa e Gabriel Goersh, Fortaleza/CE.

premiodfbdigitalPrêmiados DFB Digital:

- Categoria “Engajamento Social” - premia o perfil do Instagram que, além de promover seu negócio, trata de questões que vão além do mercado, abraçando temáticas como empoderamento, oportunidade e visibilidade.

img-1556

Ganhou nesta categoria o Prêmio DFB Digital + R$ 5.000 foi  para o perfil da Voir Image - instagram.com/voirimage

- Categoria “Negócio Sustentável” - premia o microempreendedor que promove a sustentabilidade e o consumo consciente.

img-1557Nesta categoria o Prêmio DFB Digital + R$ 5.000, foi o Brechó Gato 80 - instagram.com/gato8Os

- Categoria “Feed Criativo” - premia o perfil que utilizam as redes sociais como linguagem para se comunicar e vender de maneira diferenciada.

img-1558E quem ganhou o Prêmio DFB Digital nesta categoria + R$ 5.000, foi o perfil da marca Baba - instagram.com/insta.da.baba

O Prêmio DFB Digital apresentou três nomes indicados pelos sindicatos que compõem a indústria da moda no Ceará e que serão agraciados com o Troféu DFB Digital dos microempreendedores,

O Sindicato das Confecções nomeou a empresa Linhas & Cores.

O SindiRoupas nomeou a empresa Freeboard.

O Sinditêxtil ainda não nomeou uma empresa para receber o Troféu.

Premiados do Concurso dos Novos:

img-15721º lugar: Unifor, Fortaleza/CE (Troféu DFB + R$ 10.000,00)  coordenação Julia Rodrigues

img-15772º lugar: Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó/RN  (Troféu DFB) coordenação Aline Gabriel Freire

img-15813º lugar Senai Cetiqt - Rio de Janeiro/RJ  (Troféu DFB) coordemação Marilene Machado

foto-1-copiaAs ações sociais do evento doou, junto com a Enel, 200 mil máscaras de longa proteção a domicílios em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Fortaleza. Além do projeto Marmita Chic que reúniu, até 31/07, oito restaurantes da culinária autoral do Ceará, para criar pratos comercializados com preços promocionais e com parcerias com o aplicativo de delivery James, a Coca-Cola, a Granja Regina e a Mallory.

Teste_Rápido_Coaph_SaudeO DFB Digifest realizou ainda o Pitstop Contra a Covid-19, que realizou no mês de julho 1.000 exames grátis para a população, em uma espécie de drive-thru instalado no calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata. Com cadastramento e agendamento do horário dos testes realizado somente no dfhouse.com.br, a iniciativa é uma correalização DFB DigiFest/Enel, realização da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (Coaph Saúde), com patrocínio da Qair, apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, e do Instituto Iracema, apoio do Senai, Sistema Fiec e Laboratório Régis Jucá, englobando os sindicatos têxteis do Estado: SindRoupas, SindConfecções e Sinditêxtil.

Sobre o maior encontro da moda autoral da América Latina

dfb_2014-04claudio-silveira_-foto-por-davi-magalhaes_O DFB Festival foi criado, em 1999, para possibilitar o diálogo entre as camadas que compõem o trade da moda no Ceará, facilitando o acesso e a visibilidade tanto para profissionais e marcas estabelecidas no mercado, quanto para novos e promissores talentos. Com o avanço das edições, o Evento abraçou fortemente ações de formação, economia criativa e inovação, sob a direção e coordenação geral do incansável e guerreiro Claudio Silveira (na foto acima de Davi Magalhães)

dfb_festival_2019_credito_davi_magalhaes-4-640x504Na edição 2019, o DFB Festival instalou uma estrutura de 27.000m2 nas areias do Aterro da Praia de Iracema, por onde passaram 36 desfiles, 20 shows, quatro balés, feira de design com 60 expositores, 12 palestras e workshops, além de uma mostra gastronômica reunindo 21 bares e restaurantes.

Celebrando a inclusão de Fortaleza no ranking de Cidades Criativas: Design, outorgado pela Unesco, o DFB Festival 2019 gerou 3.655 postos de trabalho, diretos e indiretos, além da participação voluntária de 132 alunos de 11 instituições de ensino dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, representando as graduações de Design de Moda, Hotelaria, Produção de Eventos e Publicidade & Propaganda.

DFB DigiFest 2020

Festival Online de Moda, Cultura e Empreendedorismo

Os vídeos dos desfiles e premiações estão no canal do YouTube  pesquise por   dfb digifest 2020

da redação com informações da Capuchino Press  imagens: fotos/divulgação

TALK AROUND

worldfashion • 30/07/20, 18:19

CASA LEÃO

aniversarioDesde os primórdios do mundo, pedras e metais preciosos nunca perdem valor. A joia é um bem material sólido, um dinheiro que não desvaloriza e, nesta pandemia, ganha destaque entre os consumidores do mercado de luxo. Esses consumidores, que tiveram suas viagens exclusivas a locais paradisíacos, cercados de um luxo inimaginável, canceladas e adiadas, destinaram seus gastos a investimentos mais sólidos, como as joias, por exemplo.

2018-maio-anel-000131-640x4279d157d66-d6b1-4858-b8b6-2c8b80b096b92“O consumo de joias teve um aumento não esperado na pandemia e isso está diretamente ligado a mudança de hábito do cliente do mercado de luxo”, afirma a joalheira Lydia Leão Sayeg, da 2014-marco-casa-leao-brincos-000094-640x4103centenária Casa Leão. “O consumo fast, de modismo, imediato, perdeu lugar para uma compra mais segura, com solidez, atemporal”, explica a joalheira.

O consumidor tem buscado peças que traduzam significados, que sejam pessoais, como o nome dos filhos ou emoções, palavras de esperança e valores. “Pulseiras com as palavras Força, Saúde, Coragem, Proteção, Respeito, Fé e Coragem, foram as mais pedidas no Dia das Mães e já são as mais pedidas para serem criadas em joias masculinas para o Dia dos Pais”, afirma.

“A compra de produtos de valor agregado nos dias de hoje tem um significado muito mais amplo e compromissado. Vejo as famílias criando patrimônio para que sejam objeto de herança”, afirma Lydia. A joia foi ressignificada nesta pandemia, ela deixou de ser um enfeite e se tornou um investimento sólido, longínquo, seguro e secular”, afirma Lydia.

CONCIERGE DE LUXO

4f46dcac02-b623-4144-83f4-4faccfe632c3Um empreendimento do empresário russo Mark Pugachev , que além de oferecer carros milionários, iates, apartamentos luxuosos e até helicópteros para alugar, também chama atenção por incluir em seus serviços extras papel higiênico banhado a ouro e até máscaras cravadas de diamantes contra coronavírus e outros itens curiosos, faz sucesso nos Estados Unidos.  “As pessoas gostam de ser exclusivas e usar coisas que outros jamais poderiam usar. Gosto de oferecer de tudo que realize o sonho dos meus clientes, eles querem gastar da forma que acham merecer, por isso temos até papel higiênico banhado a ouro”, contou. Mark ressalta “Nossos clientes adoram, é importante estar chique e protegido ao mesmo tempo”.

4e51Os papeis banhados a ouro são produzidos pelos próprios designers da concierge Pugachev, em modelos exclusivos para cada cliente. Além disso, temos máscaras feitas com as mais luxuosas pedras preciosas, entre elas as pedras Swarovski.

Esses serviços extras polêmicos foram anunciados em seu site https://bit.ly/3jWx7TG, onde escreveu: “Para quem quer viver no luxo de verdade, na Mark Pugachev você pode ser tão exclusivo que, ao alugar um carro, apartamento ou iate, pode incluir no banheiro papel higiênico banhado a ouro ou máscara de diamante para se proteger do coronavírus. Se mostre, viva!”, escreve o empresário.

BVLGARI

chiara-2Chiara Ferragni uma empreendedora italiana, blogueira de moda, influenciadora e designer que colaborou com marcas de moda e beleza através de seu blog The Blonde Salad, foi classificada em primeiro lugar na “Top Fashion” da Forbe, participou recentemente no vídeo de Baby K,  uma cantora, compositora, rapper e modelo italiana, conhecida principalmente por seus hits “Killer”, gravados com Tiziano Ferro, e “Roma-Bangkok”, um dueto com Giusy Ferreri, que foi um dos single mais vendido na Itália e o primeiro vídeo a receber a certificação Vevo, usando o colar de alta joalheria da Bvlgari.

O vídeo explorou o tema das viagens, que - assim como a felicidade - é um estado de espírito em primeiro lugar e acima de tudo. Com a proposta de que não precisa visitar destinos estrangeiros exclusivos ou aventureiros para se sentir como se estivesse de férias, nem fugir de todo o estresse e se libertar do peso da vida cotidiana, tudo o que você precisa é de música, o amigo certo ao seu lado e uma boa dose de imaginação e fantasia.

A ação acontece em uma pista de pouso e um hangar no aeroporto de Milão Linate e dentro de um luxuoso jato privado onde as duas estrelas brincam e jogam, parecendo cada vez mais bonitas e improvisando um desfile de moda imperdível, confira https://youtu.be/4Rp6netehE4

SWAROVSKI

Em maio deste ano, a Giovanna Battaglia Engelbert, nascida e criada em Milão, diretora criativa, editora internacional e consultora de moda com mais de 20 anos de experiência, com  trabalhos em marcas de luxo globais, e em contínua transformação criativa e sustentável de produtos, imagens, varejo, organizações e campanhas de marketing, foi nomeada 15diretora criativa global da Swarovski. Já tendo se comprometido com a direção criativa da divisão B2B da Swarovski desde 2016, trazendo seu ponto de vista consistente e convincente, seu papel agora abrange todos os aspectos criativos da Swarovski, agora está como primeira diretora criativa de toda a empresa.

Ela supervisionará toda a direção criativa da Swarovski e será responsável pelo planejamento e elaboração do portfólio de produtos em todas as divisões. Os primeiros produtos projetados por Giovanna Battaglia Engelbert serão exibidos na coleção Primavera / Verão 2021.

getresource“Por décadas, a Swarovski tem iluminado o mundo da moda, design, entretenimento, em geral toda a indústria criativa. Estou emocionada por liderar a visão criativa de uma potência cultural como a Swarovski”, diz Giovanna Battaglia Engelbert.

Atualmente, a Swarovski está realinhando seus negócios com uma nova visão estratégica de crescimento. “Nossa história de 125 anos é testemunha do poder de nossa empresa de se transformar e se reinventar. É com prazer que recebo uma mente criativa e brilhante e uma forte líder feminina como Giovanna em nossa empresa. Com seu histórico notável no setor e um ponto de vista atraente, ela explorará novas fronteiras e se tornará uma parte vital na construção do próximo capítulo da nossa história de sucesso “, diz Robert Buchbauer, CEO Swarovski.

a1d5573e7687ed877f92a0f9bc3f98fb28992982A Swarovski foi fundada em 1895 na Áustria, a empresa projeta, fabrica e vende os cristais da mais alta qualidade do mundo, pedras preciosas, Diamantes Criados pela Swarovski e zircônia, produtos acabados como jóias e acessórios, além de soluções de design de interiores e iluminação. Agora, comemorando seu 125º aniversário, a Swarovski é administrada pela quinta geração de membros da família, com Robert Buchbauer (CEO), Nadja Swarovski e Mathias Margreiter no Conselho Executivo. A empresa atualmente está sendo realinhada segundo uma visão comum, uma estratégia e uma organização. Com um faturamento de 2,7 bilhões de euros e 29.000 funcionários em todo o mundo, a Swarovski é o principal fabricante de jóias e cristais do mundo.

da redação com informações: Casa Leão  Máxima Assessoria de Imprensa; Concierge de Luxo Cacau Oliver Asserssoria de Imprensa;  Bvlgari  Suporte Comunicação;  Swarovski  MktMix Assessoria de Comunicação     imagens: fotos/divulgação

O VAREJO CONTEMPORÂNEO

worldfashion • 28/07/20, 16:03

AREZZO

32Com projeto arquitetônico exclusivo, assinado pela renomada Bel Lobo e baseado no conceito Clean da flagship da marca, a Arezzo inaugurou a sua primeira digital store, localizada no Shopping Morumbi, Zona Sul de São Paulo. a loja apresenta modelo digital inédito com o objetivo de oferecer uma experiência de compra ainda mais tecnológica e diferenciada, integrada à todos os canais da Arezzo.

“Não estamos apenas inaugurando uma loja, estamos inaugurando um novo conceito: Arezzo digital store, com uma pop up store de tênis, pop up de bolsas e toda a estratégia omnichannel, desde a inauguração até a gestão, e a forma de atender, tudo será inovador. É uma nova era!”, diz Luciana Wodzik, diretora da marca Arezzo.

31Com área total de 170m² de loja, a Arezzo Digital Store, contará com o conceito inovador de “Store in store”, com espaços dedicados apenas para bolsas - o Leather Goods - e para o portfólio de tênis da marca - o ZZMOV, além de produtos exclusivos que poderão ser encontrados apenas nesta loja.

O espaço contará com ZZ Station e vendedoras digitais, que poderão fazer as vendas via link, garantindo a segurança das clientes para evitar o contato com a máquina de cartão.

Como um verdadeiro espaço de experimentação e troca de experiências que integram o mundo físico e digital, a loja contará com sistemas de entregue/retire com área exclusiva sinalizada, 34prateleira infinita, que possibilita a compra do produto pelo e-commerce, na loja, caso não tenha a cor ou o tamanho desejado, além de checkout 100% móvel (como funciona?) e pagamentos sem contato. A nova proposta será referência em transformação digital com uma experiência completa para a jornada de compra dos consumidores, conectando todos os canais de compra da marca.

Todas as lojas da marca, contam com ações, ferramentas e comunicações que visam garantir a saúde e a integridade de seus colaboradores e consumidores. Algumas medidas adotadas, e que seguem as orientações da OMS são: utilização obrigatória de máscaras, controle e limitação do número de clientes, pontos de álcool em gel na loja e distanciamento seguro.

da redação com informações da Index  imagens: fotos/divulgação

VANS®

13A empresa é parte da VF Corporation (NYSE: VFC), a marca original dos tênis, vestuário e acessórios para action sports. As coleções autênticas da Vans® estão em 84 países através de uma rede de subsidiárias, distribuidoras e lojas parcerias. A Vans® possui mais de 2.000 lojas ao redor do planeta, incluindo lojas próprias, franquias e portas parceiras. A marca promove a expressão criativa na cultura jovem com os action sports, arte, música e cultura de rua além de entregar plataformas progressistas como o Vans Park Series, Vans Triple Crown of Surfing®, Vans Pool Party, Vans Custom Culture e o hub cultural e espaço para a música internacional House of Vans, inaugurou a sua primeira loja ca capital fluminense.

72a8759b4566b324f84bcaccea8ae7delow1Composta por 121 m² de loja, a Vans Store Barra Shopping conta com o conceito atual de varejo global da Vans, trazendo experiências, campanhas e lançamentos da marca encontradas nas principais Vans Stores ao redor do mundo, como as mais recentes coleções de tênis: o novo membro da versátil e confortável família UltraRange, o UltraRange EXO, os icônicos e renomados Classics em inúmeras variações de cores, materiais e execuções além de coleções de vestuário e acessórios que incorporam o estilo de vida carioca.

ede0d61a63edeeedb5ef9877762f2f10lowA Vans Store Barra Shopping, assim como todas as outras três Vans Stores (todas localizadas na cidade de São Paulo) e as quatro Vans Outlets distribuídos entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás contam com a estrutura Enxoval Covid, composto por ações, comunicações e ferramentas que visam garantir a saúde, a segurança e a integridade tanto das equipes das unidades, quanto dos consumidores. Utilização obrigatória de máscaras, controle e limitação do número de clientes, pontos de álcool em gel na loja e distanciamento seguro de 2 metros são algumas das medidas adotadas pela Vans seguindo todas as orientações das organizações de saúde.

Além da tradicional venda física, as oito Vans Stores têm o compromisso de atender às necessidades de segurança e conforto de seus consumidores através da Venda Online. O processo é simples, prático e seguro, com o método de entrega de acordo com a sua preferência: delivery (frete grátis para compras acima de R$ 299,99 em regiões atendidas) ou retirada drive thru a combinar com os especialistas de cada loja.

da redação com informações da MktMix Assessoria de Comunicação imagens: fotos divulgação de Felipe Diniz

RIACHUELO

Reforçando seu posicionamento de marca inovadora e tecnológica, a empresa agora conta com um podcast com conteúdo exclusivo e informativo sobre inovação e tecnologia para colaboradores, clientes e entusiastas do assunto.

14Apresentado por membros das equipes das áreas, o programa, batizado de RCHLO TECH, comenta semanalmente as principais tendências do mercado e apresenta cases de sucesso de projetos da empresa, desenvolvidos pelos times internos.

Disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Google e Itunes, o programa já conta com quatro episódios que tratam sobre Cybersecurity, Metodologia Ágil, startups e programas internos como o Portal “Sou RCHLOVER” - programa colaborativo interno que propõe comissão de vendas.

O próximo episódio irá abordar ações emergenciais que a empresa tomou para adaptação à quarentena causada pela pandemia do Covid-19. “O podcast é mais uma ferramenta pela qual conseguimos impactar e amplificar a nossa cultura, e queremos falar sobre temas que estão presentes em nossa rotina, como startups, ominicanalidade e muitos outros”, comenta Demetrio Teodorov, Head de Inovação da Riachuelo.

da redação com informações da FSB Comunicação   imagem foto divulgação

RECCO LINGERIE

A empresa fundada em 1979, acaba de contratar a plataforma TOTVS Omni by Moddo, como solução para auxiliar no varejo a integrar todos os canais físicos e online para um estoque totalmente unificado. Com o novo sistema, os clientes terão acesso ao estoque completo de todas as lojas em qualquer canal de atendimento, podendo efetuar uma compra online para retirar na loja física ou comprar na loja física para receber em casa, entre outras diversas possibilidades.

eloi-8724-640x611“O atual cenário de crise econômica causado pelo coronavírus fez com que muitos varejistas tivessem que acelerar seu processo de transformação digital para estarem presentes em novos canais digitais, ao mesmo tempo que precisam capturar novas oportunidades de receita. Nossa solução facilita a integração de canais de vendas, estoques, parceiros logísticos e marketplaces, proporcionando ao nosso cliente a execução de uma estratégia totalmente integrada, em uma plataforma que permite aos varejistas escalarem suas ambições omnichannel muito rapidamente”, comenta Elói Assis, (na foto à esquerda) diretor de varejo da TOTVS

O TOTVS Omni by Moddo é uma solução completamente agnóstica e que pode ser conectada a qualquer sistema utilizado pelo cliente. “No caso da RECCO, o cliente terá também a funcionalidade de compra online e retirada na loja física, compra física e recebimento em casa, além de prateleira infinita, por conta da unificação dos estoques”, destaca Assis. Com a solução, as lojas físicas passam a funcionar como centros de distribuição, podendo reduzir custos - como taxas de entrega - e envio de produtos de forma mais rápida aos clientes.

marcelo-recco“Escolhemos a solução da TOTVS por meio de uma consultoria que contratamos. A parceria permitirá a integração de nossas 26 lojas próprias e 8 lojas franqueadas. A primeira fase, focada nas lojas próprias, já terá seu go-live no segundo semestre deste ano. O principal benefício é garantir que o cliente sempre consiga o produto que procura, independente do canal que faça a compra, evitando perda de oportunidade de receita devido a quebra de estoque”, comenta Marcelo Recco,( na foto à direita)  diretor conselheiro da Recco. “Além disso, vale destacar que, na próxima fase, iremos trazer a integração também das lojas multimarcas, uma oportunidade de levar os produtos Recco para todas as regiões do país, tudo sob uma única plataforma integrada”, complementa.

loja-recco-campinas-2-dest-300x300Sobre a Recco - Produzindo lingerie de qualidade desde 1979, a história da Recco começou a ser escrita com a ajuda de três colaboradores, em uma pequena garagem, localizada na casa do Sr. Antônio Recco. Em 1987, com apenas oito anos de existência, já contava com uma sede própria de 470 m². Três anos depois, uma nova sede é inaugurada na Avenida Colombo, desta vez com 1750 m². Em 2002 passou para 3370 m² e o número de colaboradores para 196. Atualmente conta com dois parques industriais, nos municípios de Maringá e Munhoz de Melo, que somando abriga uma área de 11 mil m² e mais de 700 colaboradores, com geração de empregos e impacto econômico na região.

Sobre a TOTVS - Líder absoluta no mercado SMB do Brasil, a TOTVS cria soluções inovadoras para transformar o dia a dia das empresas e ajudá-las a superar os desafios de seus negócios. É a maior empresa de desenvolvimento de software de gestão do?país, investindo R? 1,7 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 5 anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio da tecnologia.

da redação com Informações da TOTVS Ideal H+K Strategies imagens: fotos/divulgação

RESERVA MINI

11A primeira marca a estrear na plataforma da TROC RAAS - Resale as a Service ou Revenda como Serviço - acaba de ser lançado pela startup curitibana de revenda online de roupas e acessórios premium. A solução de logística reversa para grandes marcas do mercado da moda brasileiro abre a possibilidade das empresas transformarem roupas sem uso de seus consumidores em créditos para novas compras em suas lojas.

Na prática, a novidade permite que as marcas se tornem parte da moda circular, assim o Grupo Reserva, que entende que essa inovação é uma solução viável para as marcas assumirem um papel sustentável e transparente com relação ao pós-consumo. O braço de peças infantis da empresa, a Reserva Mini, encabeçará a iniciativa.

“Iniciar esse projeto com uma grande referência do varejo nacional como nosso primeiro cliente dá uma dose extra de motivação para seguir desbravando o mundo do RESALE. Temos grande sinergia com as marcas do Grupo Reserva no que diz respeito à visão de mercado, empreendedorismo, inovação e, principalmente, impacto social. Propósito é o que define essa parceria antes de tudo!”, conta Luanna Toniolo, CEO da TROC.

luana-tonioloSegundo a executiva, (na foto à direita), esse serviço estava no radar da empresa desde sua fundação, em 2016.  A adesão ao serviço pelo consumidor é o processo usual da plataforma online da TROC, mas os clientes Reserva Mini terão uma vantagem extra. Nomeado pela marca como RSVCIRCULAR, os interessados poderão enviar na mesma remessa peças de qualquer marca - desde que três delas sejam obrigatoriamente da Reserva Mini - e todas gerarão crédito para recompra nas lojas da Mini. Em Curitiba e São Paulo, a plataforma retira as peças na casa do cliente. Em outras praças, é possível enviar via correio com custo zero.

ronnyPara o CEO do Grupo Reserva, Rony Meisler (na foto abaixo de Daniel Mattar), a TROC está liderando um movimento de transformação na indústria da moda. “Que o futuro do varejo é circular, nós já sabíamos, mas a TROC conseguiu fazer com o que processo ficasse simples e fácil para os consumidores e também para as marcas. No Grupo Reserva queremos cada vez mais ser sustentáveis e essa parceria faz parte dessa enorme jornada que temos pela frente”, afirma Meisler.

O Mercado de Resale no Mundo  e a aposta no TROC RASS se dá com base em vários indicativos, principalmente porque as parcerias circulares geram receita, estimulam o reconhecimento das marcas e aumentam a fidelidade do cliente. “Depois de quatro anos atuando na revenda nacional é possível ver similaridades de movimentação com o mercado americano, apesar deles estarem bem à frente dos brasileiros. Porém, com a pandemia, a expectativa é que esse hábito seja acelerado e se antes a previsão era dobrar de tamanho, acredito que teremos boas surpresas pela frente”, comenta Toniolo. Em relatório apresentado pela ThredUP recentemente, o mercado de segunda mão online deve crescer 69% entre 2019 e 2021, enquanto o setor de varejo em geral deverá diminuir 15%. Os brechós online se tornam uma diversão acessível e o acesso à plataforma da líder americana do setor de revenda cresceu 31%.

A TROC é o maior brechó online do Brasil. A plataforma conecta pessoas que querem vender e comprar roupas, bolsas, sapatos e acessórios usados das melhores marcas e em perfeito estado. O grande diferencial da startup é a curadoria feita sobre os produtos e o volume de opções que oferecem - mais de sete mil peças são recebidas por mês e o estoque conta com mais de 40 mil itens. As opções variam para todos os gostos e bolsos, com opções desde fast fashion, premium e luxo. Hoje, a TROC realiza mensalmente mais de dois mil pedidos e tem cerca de quatro mil “lojinhas” ativas no site. Todos os produtos recebidos passam pelo processo de curadoria - 40% dos itens são devolvidos para o dono original ou enviados para doação. A TROC foi fundada por Luanna Toniolo, em 2016, após cursar Gestão em Marketing em Harvard e já vendeu mais de 100 mil peças.

da redação com informações da Fala Criativa  imagens: fotos/divulgação

BIO PROTECT

worldfashion • 27/07/20, 11:34

A Santista, em parceria com a Nanox Tecnologia, acaba de lançar no mercado o Bio Protect, produto destinado ao acabamento de têxteis, criado para combater a ação do novo coronavírus. A apresentação, realizada de forma on-line, contou com a participação dos representantes da Santista Sueli Pereira, gerente de Comunicação e Moda, e Inácio Silva, gerente de Marketing, além do responsável pela área de Desenvolvimento Têxtil da Nanox, Guilherme Tremiliosi.

010-santista_covidDiante do atual panorama crítico e da urgência por buscas de soluções, o lançamento do produto se deu no prazo recorde de quatro meses. “A Santista já estava em contato com a Nanox Tecnologia, mas a chegada da pandemia acelerou as nossas ações”, destaca Inácio Silva, acrescentando que a empresa têxtil tem histórico de pesquisas e desenvolvimento de produtos antimicrobianos. “Lançamentos nesse campo vêm desde o início dos anos 2000, com artigos antimicrobianos, contra odores e antimosquitos”.

A tecnologia Bio Protect torna inativo o novo coronavírus em contato com a superfície têxtil num prazo de até três minutos. Com prata na sua composição, o produto apresenta uma eficácia de 99,8% contra o SARS Cov 2, causador da Covid 19.

O acabamento Bio Protect já está presente em 95% dos tecidos da Santista das linhas Workwear (uniformes e roupas profissionais), devendo ganhar mais espaço também nos segmentos de sarjas e denim.

A tecnologia é 100% brasileira e contou com as equipes da Nanox Tecnologia e da Santista para o desenvolvimento. Todas as etapas da pesquisa estão em artigo disponível na internet (biorxiv.org/content/10.1101/2020.06.26.152520v1).

Segundo Guilherme Tremiliosi da Nanox Tecnologia, o acabamento é dermatologicamente aprovado e tem se mostrado resistente a até 30 lavagens, industriais e domésticas. Inácio Silva, por sua vez, afirma que as pesquisas continuam para poder se chegar à marca de 50 lavagens. “No ano, são 52 semanas. Assim, esperamos fazer com que o acabamento permaneça no tecido por pelo menos um ano”.

O Bio Protect conta com a aprovação da Anvisa e deverá receber “atualizações”, decorrentes da continuidade das pesquisas. Para já, a linha ganhou o reforço com a versão em que vem associada a função Repeller, isso é, capaz de repelir líquidos e fluidos corporais.

A pesquisa para o desenvolvimento do novo produto contou com o apoio da Fapesp e do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, com a colaboração da Universidade Jaume I, da Espanha.

da redação por Eleni Kronka    imagens:foto/divulgação

GIVENCHY

worldfashion • 24/07/20, 15:28

41A marca é a primeira do setor de luxo a criar e oferecer looks de maquiagem em Animal Crossing*, pela primeira vez, a Givenchy se aventura no rico e inovador território dos jogos.

2332A maison une forças à empresa Nook Street Market e desenvolve visuais de maquiagem personalizados para o famoso jogo de simulação de vida Animal Crossing*: New Horizons.  Agora, os jogadores têm a possibilidade de personalizar o visual de maquiagem de seu personagem com produtos de beleza Givenchy.

A parceria foi feita com a Nook Street Market, plataforma criativa conhecida por criar roupas inspiradas nas produções da passarela, e que estão disponíveis para download no Animal Crossing*.5112Os looks de maquiagem foram desenvolvidos exclusivamente para o jogo virtual. Os jogadores podem escolher entre uma série de looks virtuais inspirados nas icônicas linhas de maquiagem de Givenchy, como Prisme Libre e Le Rouge. Tatuagens em forma de beijo, ou em forma de coração, e produtos estelares… Personalizáveis até o último detalhe, todos os looks estão disponíveis em uma variedade de cores para diferentes tons de pele, e que podem ser combinados com looks de coleções desfiladas por Givenchy.

Para acessar, basta baixar os códigos de ID de @givenchybeauty e @nookstreetmarket no Instagram para obter os looks exclusivos. Uma colaboração que combina brincadeira com beleza para trazer aos fãs do Animal Crossing* uma experiência de jogo ainda mais aprimorada.

* Marca registrada pela Nintendo

da redação com informações da Coolab Digital  imagens:fotos/divulgação

Novos caminhos para a indústria têxtil

worldfashion • 24/07/20, 14:37

Por Giordana Madeira*

O cenário atual nos convida a fazer uma retrospectiva. Busco na memória os anos de 1983 e 1992. Na primeira data, ano em que nasci, uma devastadora enchente atingiu o Vale do Itajaí, causando destruição de cidades e empresas, tirando a vida de muitas pessoas, arruinando sonhos e abalando profundamente a moral dos moradores da região.

Alguns anos depois, em 1992, a FCEM I Febratex Group já realizava a sua terceira feira em Blumenau, na antiga Proeb, hoje Vila Germânica, quando uma nova enchente inundou a cidade de Blumenau. Conforme as águas invadiam o local, os estandes do pavilhão C, hoje setor 3, começavam a boiar, sendo que a marca da água chegou a mais de um metro de altura nas paredes do local. Era o terceiro dia de feira quando isso aconteceu. Imediatamente, o evento foi suspenso e a prioridade passou a ser trabalhar pela recuperação de tudo e de todos.

Ambos os desastres naturais trouxeram consequências negativas para toda a região, tanto no nível social como econômico. No entanto, temos um aspecto comum positivo e relevante nesses casos que merece o nosso reconhecimento. Após a enchente de 1983, mesmo abalados, os moradores conseguiram unir-se num propósito de reerguer a cidade e idealizaram a Oktoberfest até hoje realizada e conhecida mundialmente.

No mesmo sentido, as feiras da FCEM I Febratex Group continuaram a ser realizadas, tornando-se a principal referência quando se trata de evento para a indústria têxtil no Brasil e a 3° maior do mundo.

Agora, pensando no que passamos hoje sobre o Covid-19, um vírus que leva vidas e que também traz sofrimento às famílias e desespero aos trabalhadores, isolados e tendo os seus direitos civis tolhidos em favor da preservação da vida, é necessário lembrarmos desses dois casos e refletirmos sobre os caminhos a seguir. Deixando então de lado as questões giordana-madeirapolíticas brasileiras, trazemos essas experiências vividas para comprovar que a única maneira que as pessoas encontraram para reerguerem-se foi a união, a comunhão do esforço comum, a busca pela harmonia de pensamentos e atitudes, com o único objetivo de mudar o cenário de todos para melhor. Mesmo diante de tantos destroços, lama e prejuízos individuais, a postura foi agir pelo coletivo.

Buscar esses exemplos na história nos faz entender que ainda temos solo fértil para produzirmos e que devemos reagir unidos, pois assim seremos mais fortes. Nesses mais de 30 anos, o mundo e nós evoluímos, pois a cada adversidade política ou econômica que o Brasil passou, nos tornamos mais resilientes e conseguimos entender que crises fazem parte da vida e dos negócios e que podemos, com certeza, passar unidos e fortes por elas.

Nós, da Febratex, já assumimos inúmeros desafios por esse Brasil afora, desbravando e investindo em todos os polos têxteis do país. Sempre enxergamos potencial nas pessoas e nas regiões que vivem da indústria têxtil, mesmo sabendo que levaria tempo para desenvolvê-los profissionalmente e tecnologicamente e que pudessem vir a serem valorizados aqui e no exterior. Empresários de todo o território brasileiro sabem quanta resiliência e comprometimento são exigidos diariamente na arte de empreender. Todos se veem nessa rotina e isso chamamos de empatia.

Devemos admitir, e com muita gratidão, que a FCEM I Febratex Group cresceu com a indústria têxtil brasileira. Também temos imenso orgulho de sentir que o nosso esforço promoveu toda a cadeia têxtil de Caruaru, Fortaleza, Goiânia, São Paulo e, especialmente, da cidade de Blumenau e do Estado de Santa Catarina, dando visibilidade internacional à indústria têxtil do Brasil. Mas, acreditamos que a nossa indústria pode ir muito mais longe ainda.

A indústria de eventos mudou muito. Consideramos que o valor de uma feira vai muito além do metro quadrado. Nos tornamos agentes geradores de conexões entre pessoas e empresas e isso só foi possível graças à credibilidade construída ao longo de mais de três décadas de trabalho. O mundo abre as portas para a FCEM I Febratex pois conhece a nossa história e acredita no nosso futuro.

Por fim, queremos deixar uma mensagem que faz muito sentido para quem enxerga o Brasil de fora: sejamos diferentes do que vemos na política, vamos parar de brigar entre nós por ideologias, só estamos a perder agindo assim. Enquanto os brasileiros estiverem focados em problematizar a crise e entrar em disputas por interesses individuais e oportunistas, estaremos divididos, a nossa economia estará em segundo plano e a recuperação mais longe de acontecer. E essa postura nos remete aos exemplos já vividos frente às crises e bem-sucedidos.

febratex-groupx16427Da nossa parte, podem confiar que toda a nossa energia e foco estarão nas novas oportunidades e novos caminhos que sempre surgirão para a indústria têxtil brasileira no Brasil e no mundo.

*Giordana Madeira é Diretora executiva do Febratex Group em Portugal.

da redação com informações da Presse Comunicação   imagem: foto/divulgação

WEBINAR

worldfashion • 24/07/20, 11:38

webinarAs empresas de componentes e calçados brasileiras e da América Latina terão a oportunidade de conhecer o panorama do mercado de calçados da Colômbia, México e Portugal e as oportunidades para os materiais brasileiros. O encontro faz parte das ações do By Brasil, Components, Machinery and Chemicals – projeto de incentivo às exportações dos fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, o encontro virtual será realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que promovem um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. E possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros.

A realização é da  Assintecal -  Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos que está há mais de 35 anos  atuando diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. É reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas, a sede é em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).  E da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que atua para promoção dos produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. E A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

webinar1Neste WEBINAR, as empresas latino-americanas poderão entender mais sobre a situação atual e os seus desdobramentos no mercado. A conversa será com os especialistas Juan Diego Cardona (Colômbia) - Líder do setor com mais de vinte anos de vínculo com a indústria da moda, Juan é Designer Industrial e esteve vinculado por quase 15 anos ao Centro de Tecnologia CEINNOVA de Couro, Calçados e Artigos de Couro, liderando os processos de transformação do setor. Ingressou na Câmara de Comércio de Bogotá em 2013 como diretor do Cluster de Couro, Calçados e Artigos de Couro e, desde 2018, lidera os serviços de fortalecimento de negócios que a Câmara de Comércio possui para a Indústria da Moda de Bogotá - Região. Ele construiu portfólios de fortalecimento de negócios para os setores da moda com sua equipe e participou da construção do Programa de Fábricas de Produtividade para Bogotá - Região.

webinar2Javier Piña (México) - Designer e consultor da Câmara Nacional da Indústria de Roupas (CANAIVE) Guanajuato e da Câmara Nacional Mexicana da Indústria de Calçados (CICEG-CANAICAL) será direto do México, que Javier Piña dará um panorama do setor em seu país.

webinar3Rui Trindade (Portugal) - Licenciado em Economia, e iniciou sua atividade profissional na Agência para o Investimento em Portugal, tendo trabalhado na captação de grande investimento para Portugal e, posteriormente, assumiu funções na área da internacionalização de empresas portuguesas, maioritariamente tecnológicas, na AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Foi igualmente adjunto do Secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional no XIX Governo de Constitucional de Portugal.  Após mais de uma década no setor público, especializou-se na área da consultoria, com um foco no apoio e desenvolvimento de operações de M&A e em processos de internacionalização de empresas. Trabalhou com inúmeras empresas de referência internacionais tendo apoiado centenas de transações internacionais e projetos de internacionalização de empresas de todo o mundo.

Serviço

WEBINAR

Data: 29/07/2020

Horário: 16h

Tema: Panorama mercados de Calçados (Colômbia, México e Portugal) e as oportunidades para os materiais brasileiros

Público-alvo: empresas de componentes brasileiras. (ABERTA A TODOS OS INTERESSADOS, INCLUINDO AMÉRICA LATINA).

Link: https://zoom.us/webinar/register/WN_Dr_RqA7jQ7KDznpXOsWJlw

da redação com informações da C Comunica  imagens: fotos/divulgação