SALÃO CASAMODA - EDIÇÃO ÁGUAS

worldfashion • 18/04/24, 17:34

Completando 15 anos, o SALÃO CASAMODA vai às profundezas do significado da moda com seu novo tema: ÁGUAS.

Tanto o planeta Terra, quanto nós seres humanos somos constituídos por 70% de água, além de toda sua simbologia cultural global, água é imprescindível para nossa sobrevivência.

Dessa Hidrosfera mundial, 53% é encontrada na América Latina e 12% fica localizada no Brasil. Isso ao mesmo tempo que nos deixa de forma “confortável” em seu fornecimento, também nos responsabiliza com sua utilização.

De acordo com a fundação Ellen MacArthur, a moda usa 93 milhões de metros cúbicos de água anualmente, na produção de roupas.

Pensando em dados como estes, o SALÃO CASAMODA resolveu fazer sua primeira edição inaugurando o ano 2024 com a edição ÁGUAS, tema escolhido junto com a plataforma norte americana de tendências e comportamento Fashion Snoops, homenageando e apontando sua importância desde sua necessidade ao seu uso inteligente e consciente.

“Não há planeta B e não há como parar de viver de moda, então a maneira é nos respeitarmos e conciliarmos as pontas. Com nossa experiência de anos com nossos fornecedores e compradores, não há como não encontrarmos uma solução para que ambos convivam .Essa edição serve para nos lembrar de cuidar do essencial.” – diz Xavier Neto, Diretor do Salão Casamoda.

O evento contará com desfile (apenas para convidados, da D-GAIA e  CHARTH) no pré evento no dia 22/04 e o SALÃO CASAMODA acontece entre os dias 23 e 26 de Abril. Destacam o almoço do dia 23 de abril assinado pelo chef Emmanuel Bassoleil e animado pelo DJ Jesus Luz com a participação glamurosa da diva Halessia.

TALKS

Com mediação de Ester Morgan e Xavier Neto
Horário: 08:00 às 10:00
Local: Lounge Casamoda - Hotel Unique

23/04 O FUTURO DO VAREJO
Os convidados irão trazer as principais ideias e tendências da NRF e do festival SXFW.
Convidados:
Patrícia Carta Diretora Editorial e Editora da Harper’s Bazaar Brasil e Site RG
Natalie Klein Fundadora da NK Store
Carlos Ferrerinha Fundador e presidente da MCF Consultoria
Simone Sancho Fundadora da Belong Be
Ricardo Tozzi Ator e Fundador da Casa Cascais
Juliemy Machado Fundadora do VMSP
Almoço assinado pelo chef Emmanuel Bassoleil
DJ Jesus Luz
Participação Especial: Halessia


24/04 O PODER DA COMUNICAÇÃO
O desafio de comunicar moda e tendências na era atual.
Convidados:
Carol Ribeiro Modelo, Apresentadora e Sócia da agência de modelos PRIME
Gianne Albertoni Apresentadora, atriz, modelo e podcaster Close Certo
Maitê Faitarone Digital Creator
Kris Tigre Digital Creator
Priscila Monteiro Head de comunicação em marcas globais de luxo e lifestyle
Daniela Falcão Fundadora do Nordestesse


25/04 SER DIGITAL
Como as plataformas digitais mudaram a maneira de consumir e de se comunicar.
Convidados:
Ana Isabel de Carvalho Pinto Co-Founder & Chief Fashion Officer IcommGroup - Shop2Gether, OqVestir e 2collab
Bárbara Diniz Almeida Co-Founder at Dress & Go
Daniela Dornellas Curadora Fashion Meeting, mentora e estrategista de marcas de moda
Mara Ferraz Influeenciadora digital e podcaster Pode Mais por ISTOÉ
Filipe Malczewski Co-Founder at Workar.co
Juliana Martins Influeenciadora digital e Co founder The Lyfe Influence Brasil
Mara Ferraz Influeenciadora digital e podcaster Pode Mais por ISTOÉ
Carol Paiffer - CEO da ATOM/S.A e participante do Shark Tank Brasil


26/04 A DONA DA PRAÇA: A NOVA GERAÇÃO DE BUYERS
Quais os desafios de uma sucessão de manter um prestigio da marca em um processo de sucessor familiar
Convidados:
Julia Duarte Multimarcas: Zeze Duarte (Belo Horizonte)
Rebeca Dantas Multimarcas: Maison A (João Pessoa)
Carol Furtado Multimarcas: Martha Paiva (Salvador)
Pollyana Costa Multimarcas: Club Donna Moça e Vox Concept (São Luís)
Ana Leticia Martin Multimarcas:  Casa 40 (Manaus)
Jacqueline Menezes Multimarcas:  Ivana Menezes (Goiânia)


EVENTO: SALÃO MODACASA
DATAS: 23 A 26 DE ABRIL
LOCAL: HOTEL UNIQUE
ENDEREÇO: AV. BRIGADEIRO LUÍS ANTONIO, 4700
JARDIM PAULISTA / SP
A ilustração da edição, é da talentosa designer de moda e estamparia, Hanna Inaiáh, foi convidada novamente a desenvolver a campanha vigente e trouxe com o seu olhar tecnológico a união de moda e nossas águas paradisíacas brasileiras.
Com a liderança firme de Alexandre Cerqueira e Duda Ferreira, o evento está ainda mais potente e  impecável com a produção executiva de Adriana Ueda.
Parceiros: Abit, Sebrae, Fashion Snoops, Dress All, Vista Brasil, Hanna Inaiáh, Impari Assessoria, Pini Personalizados, The Lyfe Influencer.

CIRCULARIDADE NA INDÚSTRIA TÊXTIL

worldfashion • 11/04/24, 10:17

A indústria têxtil passa por transformação sustentável com lançamento de SENSIL® Flow da multinacional NILIT, que traz abordagem inédita para o conceito de circularidade em sua linha de poliamida 6.6 premium.

É mais do que uma fibra sustentável, é uma abordagem inovadora que envolve toda a cadeia produtiva para alcançar verdadeiramente a circularidade, desde o design de produtos até parcerias.

Hoje, a reciclagem de tecidos e roupas é limitada pela complexidade da triagem e separação dos materiais, com diferentes fibras misturadas nos produtos finais, que dificultam o processo de reciclagem para poderem retornar aos seus componentes originais. As roupas feitas com fibras e tecidos misturados são especialmente difíceis de reciclar.

O SENSIL® Flow é um fio que possibilita que um tecido seja produzido com apenas e exclusivamente um componente, a poliamida 6.6 em um número maior de peças. Desenvolvido para fornecer propriedades de elasticidade, de conforto e recuperação, oferecendo uma alternativa ao elastano em determinadas aplicações e possibilitar o desenvolvimento de tecidos de performance que sejam confortáveis, macios e elásticos para os segmentos de lifestyle e moda casual. Além disso, SENSIL® Flow tem excelente absorção de cor e ainda possibilita efeitos 3D além de sua reciclagem contar com um processo que não requer produtos químicos adicionais e gera emissões mínimas de CO₂.

“Este lançamento marca nosso compromisso com a transformação da indústria têxtil e promove uma mudança de mentalidade em toda a cadeia de valor. SENSIL® Flow representa uma abordagem inovadora que permite diretamente a reciclagem de fios e tecidos, estabelece as bases para a reciclagem de vestuário e faz parte de uma missão de circularidade mais ampla para a NILIT”, afirma Ilan Melamed, CEO da NILIT®. “Estamos criando possibilidades para um futuro mais sustentável por meio de uma transformação tão significativa da indústria que só pode ser alcançada através de fortes parcerias que criem produtos e processos inovadores, designs visionários e uma reconfiguração colaborativa da própria cadeia de valor. Com esta inovação, também vamos além de reduzir resíduos, ao estabelecer um novo padrão de excelência em toda a cadeia produtiva”, continua Ilan.

“De acordo com especialistas do setor, mais de 90 milhões de toneladas de vestuário acabam em aterros todos os anos globalmente, sendo que estudos indicam que 4 milhões de peças de roupa acabam nos lixões todos os anos no Brasil”, afirma Fabianne Pacini, Diretora Global de Marketing da NILIT. “Apenas cerca de um quinto das roupas descartadas são reutilizadas ou recicladas globalmente. A abordagem SENSIL® Flow elimina desperdícios em toda a cadeia de produção e permite que as marcas criem roupas que durem mais e, no final de uma vida útil ampla, possam ser recicladas mais facilmente, com o menor impacto possível no processo.” completa Fabianne

Além disso, a NILIT® atuará também junto a parceiros de reciclagem para facilitar a recuperação eficiente de resíduos de tecidos pós-consumo que, de outra forma, acabariam em aterros ou incineradores. Esses parceiros devem criar chips de poliamida reciclada de alta qualidade que podem ser reintroduzidos no processo produtivo e futuramente na produção de novas peças, ou ainda em plásticos de engenharia. Esse processo será certificado para validar e garantir a circularidade, com transparência e responsabilidade para os parceiros comprometidos em construir uma economia têxtil circular.

Sobre a NILIT®

Celebrando 50 anos de excelência, a NILIT® apresenta um portfólio de poliamida premium projetado para promover uma abordagem mais sustentável no vestuário. A empresa lançou o pioneiro SENSIL® ByNature, produzido a partir de biogás proveniente de resíduos recuperados de aterros sanitários. SENSIL® BioCare é aprimorado com uma tecnologia comprovada, destinada a reduzir a persistência de resíduos têxteis na água do mar e em aterros sanitários. Já SENSIL® EcoCare, produzido com poliamida reciclada, contribui para a circularidade e o LCA (Life Cycle Assessment). Enquanto isso, o SENSIL® WaterCare, com cor já incorporada, possibilita uma economia de até 100% da água utilizada nos processos tradicionais de tingimento a úmido. Além disso, todo o portfólio de produtos de marca SENSIL® é fabricado em conformidade com os rigorosos critérios de Sustentabilidade Total do Produto da NILIT®. Esses fios oferecem aos designers materiais de alta performance e ecologicamente responsáveis, essenciais para a criação de coleções que atendam às exigências dos consumidores.

Sobre SENSIL®

SENSIL® é a marca premium sustentável de poliamida 6.6 da NILIT para a moda. SENSIL® é o novo padrão de qualidade para roupas íntimas, legwear, roupas esportivas, jeans, roupas para atividades ao ar livre e outros produtos. SENSIL® é marca registrada da NILIT.

da redação com informações da XCOM Agência de Comunicação da SENSIL

Vista Brasil

worldfashion • 05/04/24, 14:28

VISTA BRASIL o Programa de Competitividade e Promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção, é resultado da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) um projeto que oferece diversos produtos e serviços que impulsionam os negócios de micro e pequenas empresas do setor no Brasil, além de contribuir para melhorias de processos produtivos e criativos além de estimular olhares para a inovação e a importância da sustentabilidade na prática. Procura incentivar, reunir com aconselhamento a participação das micro e pequenas com vantagens significativas, a buscar novos clientes, também nos circuitos das maiores feiras do País.

“Nossa missão é dar visibilidade às micro e pequenas empresas, para que elas possam acessar mentorias, alcançar seu potencial de desenvolvimento sustentável, tudo isso enquanto integram uma jornada de negócios mais eficaz”, salienta Lilian Kaddissi, superintendente-executiva de projetos especiais da ABIT, ao ponderar sobre o trabalho desenvolvido pelo VISTA BRASIL para fortalecer as marcas no mercado nacional.

A próxima feira que terá empresas, com o apoio da VISTA BRASIL, é a FIT 0/16 Feira Internacional do Setor Infanto Juvenil e Bebê , que integra o calendário dos eventos de vestuário, que contam com benefícios exclusivos, além de oportunidades de interagir com relevantes lojistas e varejistas do mundo. Os participantes obtiveram significativos descontos no valor do estande, com espaços individuais para cada marca em áreas coletivas do programa; programação visual especial dos estandes; criação de material promocional; divulgação da participação do grupo de marcas na base de contatos da ABIT, apoio operacional da associação em todas as etapas; aconselhamento prático e didático para que a marca esteja preparada e tenha êxito durante os eventos; assim como acompanhamento presencial de representante da ABIT durante a realização da FIT 0/16.

A edição é voltada para os negócios e deverá ampliar redes de relacionamentos do segmento, concentrando público qualificado entre profissionais de grandes magazines, boutiques, lojas de departamento, varejistas, lojas de brinquedos e decorações, outlets infantis, lojas de móveis, fabricantes, atacadistas e distribuidores regionais, além de importadores, exportadores, representantes de vendas, e-commerce, associações e profissionais das mídias.

Serviço

FIT 0/16 Feira Internacional do Setor Infanto Juvenil e Bebê

Quando:  23 a 25 de abril de 2024

Onde: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho, na Vila Guilherme, São Paulo.

Para as micro e pequenas empresas interessadas em saber mais sobre os programas da VISTA BRASIL e as próximas feiras de 2024, o contato é através de: contato@vistabrasil.com ou (11) 3823 6089

Sobre a ABIT

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de 25,2 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,5 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 190 bilhões.

Sobre o SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado. As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.

da redação com informações da Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação

PERIFÉRICOS

worldfashion • 28/03/24, 14:15

O tema presente na pesquisa 2025_II, realizada pelo Núcleo de Design e Pesquisa da ASSINTECAL - Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos. E será apresentada em milhares de materiais inovadores para a cadeia produtiva de calçados, confecções, móveis e bijuterias, durante o próximo INSPIRAMAIS.

Na metodologia da Pirâmide, na qual 10% é laboratório/inovação, 30% planejamento/estratégia e 60% mercado/preço, a pesquisa apontou que, no topo (10%), está o conceito de descolonialismo. Segundo o coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Walter Rodrigues, o conceito tem ganho cada vez mais força, subvertendo a lógica do padrão colonial não somente no campo econômico, mas também cultural e político. A moda, como um fenômeno social, não fica imune às mudanças provocadas pelo conceito. “Essa reorganização cultural abre espaços para que países periféricos possam assumir um papel cada vez mais importante nas próximas décadas, no que teóricos chamam de um mundo pós-ocidental”, explica o estilista.
Dentro dos 10% da pesquisa Periféricos, Rodrigues destaca os subtemas:
Malemolência, com tecidos fluídos, formas arredondadas, bordados, solados exagerados e estilizados que dão ideia de movimento; Ginga, com fibras naturais, franjas, tramas e formas 3D;
Cacofonia, que faz referência à multiplicidade de expressões e mistura, harmoniosamente, histórias diversas, o que remete à “gambiarra” e abusa de grafismos e estampas.
Na tendência, o criativo cita expoentes como o arquiteto boliviano Freddy Mamani, que vem aplicando em suas construções elementos culturais do seu povo; o grupo Nordestesse, que coloca em evidência a moda nordestina; o pintor brasileiro Samuel Sabóia, com pinturas diferenciadas que são destaque em Bruxelas; o pintor brasileiro Heitor dos Prazeres, que no início do século passado já representava a periferia em suas pinturas; a artista equatoriana Nina Folk, com uma linha de bordados diferenciados; entre outros personagens.

Nos 30%, Rodrigues detalha o tema Intergeracional, pelo qual ressalta o fato de o mundo ter cinco gerações convivendo simultaneamente e que, por isso, os produtos devem ser desenvolvidos para pessoas e suas experiências e não mais com base somente na faixa etária. Aqui, o estilista lista os subtemas Estimulante, que imprime nos produtos a excentricidade, a nostalgia e a busca por identidade e afirmação, trazendo este muitos volumes, texturas, elementos 3D e metalizados; e Techform, que em contraposição do primeiro traz design mais tecnológico e funcional, com redução das formas e minimalismo em tecidos mais macios, aconchegantes e confortáveis.

Por fim, a pesquisa traz os 60% do Homo Faber, que destaca a manualidade, a originalidade e a sustentabilidade nos subtemas Pragmatismo, que destaca a resistência dos materiais e a retomada da alfaiataria; a Geometria, que traz metais, estampas e modelagens que usam elementos geométricos; e a Manualidade, que destaca materiais tramados, como macramê, rendas e acabamentos perolizados.

O salão
A 30ª edição do INSPIRAMAIS será realizada nos dias 9 e 10 de julho 2024, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS. O salão de lançamentos de materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias na América Latina, é uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel).

da redação com informações da DCR - Assessoria de Imprensa

AGRESTE TEX 2024

worldfashion • 26/03/24, 10:38

Consolidada como a maior feira bienal de máquinas, serviços e tecnologias para a indústria têxtil e de confecção do Norte/Nordeste, a AGRESTE TEX, em sua sétima edição, confirmou por que recebeu esse título. Maior em 2024, ocupando uma área de oito mil metros quadrados de pavilhão e exibindo mais de 300 marcas, o evento bateu recorde de público, chegando ao fim, nesta sexta-feira, totalizando 12.200 visitantes. A movimentação financeira também surpreendeu e ultrapassou os R$ 300 milhões em vendas ao longo dos quatro dias. Opinião unânime entre os expositores é o grande movimento registrado desde o primeiro dia de evento, o que tem surpreendido a todos positivamente.

EXPOSITORES:

Uma delas vem de Santa Catarina e marca a sua estreia no evento. A Rovitex tem 38 anos de existência e possui, dentro do parque fabril, produção do fio, malharia, fiação, tinturaria, corte, costura e até a peça pronta. Embora já atenda diversos clientes em Pernambuco, a malharia busca expandir sua produção.

“A gente vem buscar em Pernambuco essa parceria com diversas confecções, distribuidores para poder colocar nosso produto e atender as melhores marcas do País com entregas boas e rápidas, mostrando a qualidade dos nossos produtos”, afirma Anderson Marcheski, gerente comercial da Rovitex. Ele fala da felicidade de participar pela primeira vez da AGRESTE TEX, evento consagrado como a principal arena de negócios do Polo de Confecções.

“É uma feira que a gente tem uma expectativa muito grande. Estou bem feliz em ver o primeiro dia já com muitas pessoas, bastante movimentado, os corredores cheios. Tivemos atendimento no nosso estande em menos de duas horas de feira, então está sendo bem produtivo. Esperamos que continue assim até a sexta-feira”, completa.

Também de Santa Catarina e mais uma estreante no evento, a Texneo tem como premissa a sustentabilidade. “Essa é uma pauta muito forte dentro da empresa, é algo que nos norteia. Temos relatório de sustentabilidade, que reúne todas as informações sobre as questões ecológicas que a gente está focando, os ganhos e as economias de água, de matéria-prima e a reciclagem que fazemos. Essa feira é muito importante para conseguirmos expandir nosso mercado interno aqui na região. Estamos com expectativas bem altas para a AGRESTE TEX”, ressalta Thaíse de Oliveira, coordenadora de Desenvolvimento da Texneo.

Matéria-prima sustentável é um dos carros-chefe da marca. Diversos tecidos são produzidos a partir de materiais recicláveis. “Nós temos uma malha que é feita totalmente de garrafas pet. Além dela, temos a poliamida reciclada, o elastano reciclado e o fio de bioamida, que é produzido a partir da biomassa do milho. É fantástico”, destaca.

A Andrade Máquinas Ltda, há mais de 60 anos no mercado de máquinas de costura industriais, tem uma gama de produtos para todas as necessidades da indústria de confecção em geral, desde o corte até o acabamento. Com início na década de 60 com uma pequena loja de máquinas de costura domésticas, com apenas 35m², situada no bairro da Penha, onde atualmente encontra-se o Shopping Center Penha, dava início a sua trajetória rumo ao complexo mundo das máquinas de costura industriais para setor confeccionista. São distribuidores oficiais das melhores marcas do mundo: Sansei, Kansai, Brother, Singer, Macpi, Japsew, Suzuki, Durkopp Adler, Orange e Aegis. Em 2016 firmou parceria com o reconhecido estilista Alexandre Herchcovitch para que este testasse e aprovasse as máquinas SANSEI.

Na AGRESTE TEX trouxeram a DFB1412PQ/DM Kansai Elástiqueira 12 agulhas ponto corrente de base plana, preparada orginalmente para aplicação de lastex. Com exclusivo sistema de aplicação independente dos lastex entre as linhas da agulha e do looper, com fácil ajuste da tensão, que proporcionam elasticidade de até 200% na peça. Indicada para moda feminina, adulto e infantil de tecidos médios e leves. Com motor Direct-drive com posicionador de agulha acoplado diretamente no volante da máquina, com economia de energia de até 70% .

A Agabê, empresa com 67 anos no mercado, fabricando produtos para serigrafia, emulsões e tecidos técnicos. A marca que já conhece a região há uma década. “Nós temos parcerias com distribuidores locais de longas datas e sabemos que é um polo têxtil importante nacionalmente. É imprescindível estarmos perto destas empresas e profissionais, pois são eles que fazem nosso produto chegar ao cliente final, que é o fabricante”, explica Ildione Dogado, gerente comercial da marca. “Estamos bem contentes com a feira e é só o segundo dia. Ontem, por exemplo, ficamos com clientes no estande até as 21h30. Estamos bastante otimistas”, revela.

Quem também está satisfeito com a movimentação do evento é Gabriel Rodrigues, head de Marketing da Bonor. “O primeiro dia foi bem surpreendente pelo movimento que teve. Até comentei que, de todas as feiras que fizemos até hoje, foi um dos primeiros dias mais movimentados que a gente teve. Isso foi uma surpresa bem bacana pra gente. São pessoas focadas bem no nosso nicho de mercado, então elas entram aqui e ficam impressionadas com os produtos, querem fechar o negócio ali na hora. Está sendo bem produtivo”, comemora. A Bonor existe há 57 anos e, depois de iniciar as atividades no Recife, migrou para Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Atualmente, sua linha de aviamentos é a maior da América Latina.

Após quase dez anos sem participar de uma feira no Brasil, a Savyon reestreia na AGRESTE TEX. “Depois de alguns anos participando de feiras internacionais em lugares como Paris, Nova Iorque e Califórnia, voltamos ao mercado nacional observando o crescimento de empresas têxteis. O primeiro dia, aqui, já foi bem positivo e nossa expectativa é fechar bons negócios”, conta Wellington Maximiano, gerente da marca. Situada no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, a Savyon comemora 60 anos no ramo de malharia, com clientes em todo o País e, também, no exterior. “Temos clientes aqui na região Agreste, já temos essa relação, mas atuamos em todo o Brasil com grifes como Água de Coco, Animale, PatBO. Hoje, também exportamos 30% da nossa produção”, complementa.

Estreando na AGRESTE TEX, a Avanti comemora a valorização de um setor que é tão rico. “É a nossa primeira vez aqui e estamos satisfeitos, muitas pessoas têm vindo. Mais iniciativas como esta serão bem-vindas”, ressalta Mohamad Nagib, representante da Avanti. A importadora tem 25 anos e sede em São Paulo. “Nossa especialidade são os fios têxteis, de poliéster, de viscose, elastano, poliéster fiado e PV, e agora também borracha, algodão, PA. Ela é voltada para o segmento têxtil e industrial, não só têxtil, mas como todas as aplicações que usem fio”, explana.

Há nove anos investindo no mercado de impressão digital de grande formato, a Wiprime se preparou para estar pela primeira vez na AGRESTE TEX com um objetivo bem definido. “Temos vários clientes aqui na região e nossa pretensão é abrir uma filial aqui em Caruaru, pois é um mercado muito importante pra nós”, revela Walter Tolosa Jr, diretor da Wiprime, que tem sua matriz em São Paulo e uma filial em Santa Catarina. Além da área têxtil, a empresa atua na área de comunicação visual.

Fazendo parte do time de empresas de Santa Catarina que marca presença no evento, a Brasil Botões estreou não só como expositora, mas como patrocinadora do Brasil Fashion Designers, evento paralelo à AGRESTE TEX, que deu oportunidade a jovens estilistas do estado de criarem e desfilarem suas obras para o público.

“É muito importante entrar lá, desde a academia, quando eles estão começando, entendendo como se faz uma coleção, escolhendo aviamento, tecido, enfim, aprendendo a montar uma ficha técnica. Acho que sempre que a gente puder contribuir com isso, é muito importante. Foi bem prazeroso participar do concurso, ver o resultado, ver o olho brilhando no final. Até a gente ficou emocionado e ansioso”, reconhece a diretora da Brasil Botões, Camila Wittkowski. Sobre a feira, ela diz que tem sido uma grata surpresa. “A gente está bem feliz com o resultado, como foi a primeira vez, a gente não tinha noção do que encontraria. Estamos bem contentes com o movimento”, finaliza.

A Blips é estreante não apenas na AGRESTE TEX, mas numa feira no Nordeste, território onde a empresa vem se expandindo. “O Nordeste é uma região que carregamos no coração. A gente foi muito bem recebido e tem sido muito bacana o trabalho desenvolvido aqui. Nossa participação na feira é importante para que a gente se aproxime mais ainda dos nossos clientes, além de conquistar novos”, conta Rafaela De Nadai, live marketing da Blips.

Sediada em Minas Gerais, a empresa está no mercado de sublimação há cinco anos e conta ainda com a  Ideal, uma das suas marcas, há mais de 20 anos em atividade. A companhia faz planos para o futuro ao lado da AGRESTE TEX. “Tem sido uma experiência muito positiva. Acredito que é a primeira de muitas em que estaremos presentes. Tem sido bem representativa e importante para o nosso negócio este evento. A gente vê que é uma feira já consolidada”, avalia Rafaela.

A Golapu aprovou a estreia na AGRESTE TEX. “Para nós, o primeiro dia foi uma experiência nova, pois já tinha bastante gente. E o segundo dia, realmente nos surpreendeu. Tivemos a presença de um público grande e bem direcionado para nosso produto. Está sendo bem bacana a experiência”, afirma o diretor comercial da companhia, Roberto Júnior. Com um trabalho respeitável em Pernambuco, onde atua há mais de 35 anos, a Golapu começou fabricando golas e punhos e, hoje, tem como carro-chefe malha para moda esportiva.

Nem sempre os negócios são fechados durante a feira, mas a prospecção de clientes e possíveis vendas entusiasma os empresários, como relata Erico Freire, gerente comercial da Nacional Têxtil, que tem sede no Recife e atua no ramo de malharia. “Aqui, o importante é fazer negócios e dar abertura a esses negócios para que eles se consolidem depois. Não quero apenas vender uma vez, eu quero vender todos os meses. De fato, queremos criar uma relação com o cliente. A gente cria essa relação aqui para que ela tenha continuidade lá adiante.” Embora o gerente valorize o pós-feira, a movimentação durante esta semana já é admirável. Freire revela que, até a noite desta quinta-feira (21), a marca já registrava R$ 500 mil em vendas. “A feira está muito boa, bastante movimentada, e desde o primeiro dia surpreendeu a gente. Todos os dias oc corredores estão lotados”, completa.

Um deles é a Yguaçu Máquinas, de Londrina (PR), há mais de 30 anos no mercado fabricando equipamentos para sublimação e serigrafia. Pela primeira vez em Caruaru, a companhia ficou tão satisfeita que já bateu o martelo para a presença em 2026, e com um espaço ainda maior. “Saímos da feira extremamente satisfeitos. Vendemos todos os produtos, vamos voltar sem nada. Estamos muito felizes com essa aceitação e com o tamanho do evento. Fomos muito bem atendidos e, com certeza, voltaremos em 2026. Já queremos um espaço com o dobro de tamanho”, afirma, entusiasmado, Leandro Guassu, gerente geral da Yguaçu.

A SVC Laser, distribuidora da Epson, também faz sua estreia e comemora os resultados obtidos na AGRESTE TEX. “Foi uma feira proveitosa, em que tivemos a exposição de novos produtos e a presença de muitas pessoas. Geralmente, as feiras são ambientes de prospecção de futuros negócios, mas já tiramos alguns de imediato aqui mesmo, e temos bastante leads para o pessoal trabalhar nas próximas semanas”, explica o diretor da empresa, Sérgio Amâncio. A SVC, que existe há 34 anos, tem uma matriz em Ribeirão Preto (SP), e duas filiais no Agreste pernambucano, em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

Presente desde a primeira edição da AGRESTE TEX, a Audaces elegeu esta a melhor edição da história da feira. “O movimento foi fantástico em comparação à última feira, que foi muito boa, mas não teve o movimento que a gente obteve de venda como dessa vez. A gente entende que na última feira era um momento de volta da pandemia, tinha muita gente com medo ainda, não tinha voltado à vida 100%, mas esta edição a gente realmente está muito surpreso positivamente porque foi muito boa, conseguimos fechar bons negócios, surpreendeu. Foi a melhor de todas”, opina Lucas Dutra, gerente regional da marca. A Audaces é sediada em Florianópolis e trabalha com software e hardware destinados desde a parte de criação ao desenvolvimento da peça.

“Além dos negócios gerados, há também os investimentos e toda a economia que as redes de hotelaria, restaurantes e demais players do turismo geram. Essa feira veio pra somar na região. São inovações, muitas marcas e quem vier visitar a feira, com certeza, vai levar daqui alguma coisa boa para sua fábrica, para sua empresa”, ressalta Hélvio Pompeo Júnior, diretor de Comunicação do Febratex Group.

Buscando valorizar a indústria têxtil regional, Brena Castelo Branco, diretora-geral de Atração de investimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), esteve na AGRESTE TEX e ressaltou a importância do evento para impulsionar o setor têxtil local. “Estamos participando e reconhecemos a importância do evento, que é considerado a principal feira têxtil e de confecção do Agreste pernambucano. É uma oportunidade valiosa para impulsionar o setor têxtil local, promovendo o intercâmbio de crescimento tecnológico e de negócios. E a presença da Adepe, aqui, em Caruaru, fortalece parcerias estratégicas, estimula o desenvolvimento sustentável do setor e cria oportunidades, gerando impacto positivo para toda a comunidade”, salienta Brena.

A sétima AGRESTE TEX conta com parceiros para ser realizada. Um deles é a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). “A Acic se orgulha de, junto com o Febratex Group, proporcionar para região uma iniciativa do porte da AGRESTE TEX, que impulsiona o Polo de Confecções do Agreste, o segundo maior do País, com inovação, tecnologia, conhecimento e tendências, que são fundamentais para que os nossos negócios superem os desafios impostos pelo mercado global”, frisa Newton Montenegro, presidente do órgão.

AGRESTE TEX 2026

Com um coquetel bastante prestigiado, o Febratex Group lançou a data da oitava edição da AGRESTE TEX. Será de 14 a 17 de abril de 2026, e a feira foi anunciada já com um tamanho ainda maior. “Nós estamos encerrando aqui a sétima edição, esse sucesso grande, já anunciando nosso próximo evento, ampliando a área de exposição, e já com a renovação em torno de 75% dos expositores atuais. Isso nos dá a certeza de que teremos uma feira maior ainda, trazendo mais inovação, tecnologias do primeiro mundo para que, cada vez mais, a região Agreste se desenvolva industrialmente, com competência e qualidade, e não só produzindo para o Brasil, quiçá para o mundo”, ressalta o presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo.

Parceira do grupo, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC) também participou da solenidade. “Nós vemos a AGRESTE TEX como uma feira muito importante e ela chega à sétima edição contribuindo com o desenvolvimento do território Agreste. Para nós, é uma satisfação muito grande continuar contribuindo desde a edição número um até já a próxima prevista”, pontua Newton Montenegro, presidente da ACIC.

Representando a Prefeitura de Caruaru, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa, Pedro Augusto Cavalcanti, falou das possibilidades de abertura de mercado oportunizadas pela AGRESTE TEX. “Estou muito feliz de encontrar tudo isso aqui em Caruaru. A feira mostra a força da região e o potencial que há no segundo maior polo de confecção do Brasil. Durante esta semana, em que o evento trouxe tantas marcas à cidade, recebemos a visita de três empresas interessadas em vir para o Polo do Agreste. Parabéns pelo evento e, em 2026, nós estaremos aqui dentro ajudando a atrair ainda mais empresas, com um estande”, prometeu o secretário Pedro Augusto Cavalcanti.

“Estamos encerrando a sétima edição da AGRESTE TEX com todos os objetivos cumpridos. Isso demonstra a exuberância da feira, o resultado que foi dado a todos os expositores e, o que é mais importante, a qualificação dos visitantes no evento. Um evento como esta feira deixa como legado uma evolução tecnológica muito grande, uma qualificação profissional na região. E os próprios expositores já ficaram impressionados com o público que veio à feira, porque trouxeram debate, tinham interesse, demostraram ser pessoas que sabiam realmente o que buscavam”, avaliou o presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo.

A oitava edição já tem data marcada: de 14 a 17 de abril de 2026 e, devido ao sucesso deste ano, 90% dos expositores atuais já renovaram a participação na próxima feira.

O último dia da AGRESTE TEX foi marcado também pelo anúncio da coleção mais votada pelo público da feira. Os looks exibidos na entrada do pavilhão do evento já haviam sido mostrados na passarela do desfile promovido pelo Brasil Fashion Designers Pernambuco (BFD), concurso que apresentou o trabalho de jovens estilistas de Pernambuco. Nesta sexta-feira, a grande vencedora foi apresentada. Aluna do curso de Técnico em Vestuário do Senai Caruaru, Deisy Silva, com sua coleção Vaqueiro Nordestino, conquistou 28,6% dos votos do público. Premiada com uma máquina de costura profissional da Andrade Máquinas Ltda.

Emocionada, ela agradeceu a todos que votaram. “Eu estou muito feliz com essa coleção que eu entreguei. Por mais que tenha passado por perrengues, não só eu como os meninos, em pouco tempo pra desenvolver tudo, mas estou feliz com tudo o que entreguei, eu dei o melhor de mim. Muito obrigada a todo mundo”, comemorou.

da redação com informações da Mia Comunicação

BRASIL FASHION DESIGNERS

worldfashion • 20/03/24, 12:10

Na noite desta segunda-feira 18 de março de 2024, foi realizado a apresentação dos finalistas do  Brasil Fashion Designers, que ficará registrada na memória dos dez jovens estilistas pernambucanos a primeira edição do Brasil Fashion Designers Pernambuco (BFD), realizada no Baco’s Recepções, em Caruaru. Reeditado como atividade paralela da feira têxtil AGRESTE TEX, promovida pelo Febratex Group, o evento contou com o patrocínio da Andrade Máquinas, Audaces, Silmaq, Capricórnio, Brasil Botões e o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

O concurso criado pelo Febratex Group, com direção artística de Ricardo Gomes,  destacou o trabalho de estudantes de moda e egressos de cursos universitários e técnicos da indústria têxtil e da moda.

Dez finalistas apresentaram as criações utilizando os tecidos da Capricórnio e aviamentos Brasil Botões.Cada candidato exibiu três looks no desfile, tendo como inspiração o Agreste de Pernambuco. Da produção em couro ao jeans (produto que consagrou a região dentro da indústria têxtil nacional), passando por variados pontos da cultura regional, como a religião e as festas populares, muito do que forma a identidade do povo pernambucano foi apresentada com criatividade e talento pelos participantes.

“Esse é um projeto que traz para esses alunos uma escola real, o exercício verdadeiro de criar uma coleção, desenvolver as peças, bordar, costurar, lavar, tingir, sobretingir, enfim, vivenciar todos os processos, além da modelagem, e depois produzir, pensar no cabelo, na maquiagem e na trilha sonora. Tudo o que foi apresentado faz parte do conceito proposto por eles. É um exercício de verdade e a prova final foi a estreia na passarela”, ressaltou o diretor artístico do BFD, Ricardo Gomes.

O concurso coroou Miguel Santos, Deisy Silva e Analu Araújo como os idealizadores dos melhores looks apresentados. Eles foram contemplados com assinaturas do programa para designers da Audaces 360 (com planos Pro Creative e Student, para cada colocação, respectivamente) e treinamento EAD da Academy. Foi destacado também o trabalho desenvolvido pelo estudante Daniel Brito da Silva, que recebeu o Prêmio de Excelência.

Para figurar entre os melhores do BFD, Miguel, Deisy, Analu e Daniel tiveram que enfrentar bem mais que o primeiro teste de exibição de suas criações para o júri e a plateia. Eles deixaram para trás mais de 70 candidatos, que também apresentaram propostas de coleções para a premiação. Como finalistas, encararam o desafio mais difícil: vencer todas as etapas de produção dos looks até a noite de estreia.

Estudante egresso do curso de Design de Moda da UFPE – Câmpus Agreste, Miguel Santos, 32 anos, o primeiro lugar com a coleção Esplendor Agreste, que bebe da fonte da paisagem árida, marcada pela vegetação cactácea, resistente à seca, assim como o povo resiliente da região. O principal produto utilizado foi o jeans. Ele falou da oportunidade única de conceber e apresentar uma coleção em sua cidade, Caruaru: “Estou muito feliz e orgulhoso por ter podido apresentar meu trabalho aqui e dessa forma. Pernambuco tem muitos talentos, que realmente criam, não apenas copiam o que vem de fora. Este espaço do BFD é muito importante para mostrar todo nosso potencial. Quero aproveitar essa oportunidade e os prêmios que recebi para ressaltar ainda mais tudo o que posso fazer”.

As criações dos três primeiros lugares do BFD serão expostas durante a AGRESTE TEX e submetidas a votação popular do público presente ao evento, que abre nesta terça-feira (19) e seguirá até a sexta (22). Os votos serão computados por de totens instalados no pavilhão do Polo Caruaru. A coleção mais votada garantirá ao seu autor uma máquina de costura.

“Gostaria de gradecer a Pernambuco, Estado maravilhoso, que nos recebe tão bem já há 14 anos, que é a trajetória da AGRESTE TEX. Parabenizo cada pessoa e empresa que acreditou neste projeto. Vamos juntos, todos, mostrar ao mundo o que o Brasil é capaz. Mostrar a nossa criatividade, os nossos profissionais e valores humanos. Eu sempre falo: a moda brasileira em primeiro lugar. É isso o que nos move. Vamos aproveitar a AGRESTE TEX para conferir o trabalho desses novos talentos e prestigiá-los votando pelo app”, finalizou o diretor de Comunicação do Febratex Group, Hélvio Pompeo Júnior.

A comissão julgadora do BFD foi composta por júri técnico formado pelos críticos e especialistas de moda Iolanda Wultz e Marlene Fernandes (Guia JeansWear), Jussara Maturo (GBL Jeans), Sílvia Borielo (Costura Perfeita), Vivi Haydu (Revista Têxtil) e Yuko Suzuki (World Fashion Plataforma da Moda).

SOBRE OS ESTILISTAS

Miguel Santos 32 anos Universidade Federal pde Pernambuco – UFPE Caruaru - PE

COLEÇÃO: ESPLENDOR  AGRESTE é uma ode a beleza resiliente do povo do agreste pernambucano e a exuberância dos cactos. Esta coleção nasceu da inspiração encontrada nas paisagens áridas e na rica cultura do sertão, onde a vida é marcada pela luta constante e pela resistência incansável.

Na jornada criativa observamos o contraste das cores do solo seco e a vegetação resistente dos cactos, que florescem mesmo nas condições mais adversas. A paleta de cores da coleção reflete os verdes intensos dos cactos e o rosa forte das suas flores; as peças buscam transmitir a força e a beleza que emergem nos lugares mais inóspitos. As texturas remetem a rusticidade e a resistência, incorporamos detalhes artesanais em nossas peças, homenageando as habilidades manuais do povo agreste.

Em cada peça da coleção “Esplendor Agreste”, buscamos não apenas criar moda, mas contar uma história de resistência, resiliência e beleza encontrada nos lugares menos prováveis.

Deisy Silva 28 anos - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI Caruaru-PE

COLEÇÃO: VAQUEIRO NORDESTINO - Prática que surgiu no Nordeste, onde as festas reuniam vaqueiros para separar as boiadas, as pegas de boi, em que eram capturados animais que fugiam do rebanho. Uma cultura passada de geração em geração, e que ainda hoje movimenta a renda de famílias do interior.

A coleção exalta a beleza, força, união e resistência, onde os trajes utilizados pelos vaqueiros foram as principais inspirações para a criação, calça, gibão, chapéu, as formas dos cavalos e as ferraduras, que funcionam como armadura, tornando-se sua segunda pele. O brilho utilizado faz referência ao sol na caatinga. O excesso de volume nas peças representa o drama e a sensação do caos do vaqueiro quando está em ação. Substituir o couro cru utilizado por ser resistente pelo jeans que possui a mesma característica.

Mesmo sendo um estilo onde a sofisticação não é o essencial, mas sim a proteção no ato da tarefa, trouxe uma visão dos trajes na versão feminina, para exaltar a beleza e força da mulher nordestina.

Analú Araújo 21 anos - Univerisdade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste Caruaru – PE

COLEÇÃO: A RUA - uma coleção cápsula de outono/ inverno de streetwear que propõe a fusão de dois mundos distintos e culturais do agreste pernambucano. Inspirada nas indumentárias extravagantes dos papangus de Bezerros e na estética expressiva e atroz das carrancas de Petrolina. Desaguando em técnicas clássicas de manipulação têxtil do streetwear em silhuetas oversized.

Utilizando lavagens e desbotamentos nos jeans, sua matéria-prima principal, e explorando os tons terrosos das paisagens agrestes, o vermelho das carrancas dará cor e corpo à coleção, enquanto os desfiados adicionam um toque de rusticidade, capturando a rebeldia e a coragem de um povo rico e irreverente. Mais do que tudo, “A Rua” é um convite para arriscar e confrontar a possibilidade de integrar o agreste à urbanização estética. Este é o princípio a ser criado, rompendo estereótipos e reivindicando um agreste urbano!

SOBRE O FEBRATEX GROUP

O Febratex Group é uma empresa 100% brasileira, que está no mercado desde 1981, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de confecção e de impressão digital. Em seu portfólio, estão eventos como a Febratex, Maquintex, Signs Norte-Nordeste, Agreste Tex, Tecnotêxtil Brasil, DECORAEXPO, Beauty & Esthetic Show, Pack&Graph e Febratex Summit. O Febratex Group é uma empresa associada à União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios - UBRAFE.

Serviço

AGRESTE TEX – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil e de Confecção

Data: 19 a 22 de março de 2024

Horário: das 16h às 21h

Local: Polo Comercial de Caruaru/PE (BR-104, km 62)

da redação com informações da Mia Comunicação

“A CASA NA MODA”

worldfashion • 14/03/24, 10:03

Por Regina Galvão - Consultora de comunicação do Museu A CASA

“Parte de duas exposições realizadas pelo Museu A CASA do Objeto Brasileiro estão reunidas em A CASA NA MODA, mostra inaugural da nossa programação de 2024. A primeira delas, A Chita na Moda, estreou em janeiro de 2005, propondo um novo olhar para o tecido símbolo da nossa cultura popular.

Renomados estilistas, como André Lima, Glória Coelho, Karlla Girotto Marcelo Sommer, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Lino Vila Ventura, Walter Rodrigues, entre outros, criaram modelos com o pano rico em cores e estampas – características desse algodão que vestiu de escravos a Tropicalistas e figura até hoje nos festejos de tradição pelo Brasil.

A Chita na Moda resultou da pesquisa para o livro “Que Chita Bacana”, idealizado por Renata Mellão, fundadora do museu, e pelo designer Renato Imbroisi, para resgatar o valor do tecido e contar sua história.

Dez anos depois, em abril de 2015, o A CASA sediou a exposição RENDA-SE, um projeto de 2012, feito entre o museu e o estilista e curador Dudu Bertholini, com o objetivo de promover o encontro entre designers de moda e artesãs rendeiras de várias regiões do país.

As principais comunidades da técnica artesanal mostraram seus preciosos trabalhos em modelos desenhados por estilistas consagrados, reverenciando saberes e fazeres que contribuem para a promoção da identidade brasileira tanto na moda como no artesanato reconhecido como patrimônio cultural. Aliás, é essa a missão do museu desde sua fundação: dar visibilidade à nossa rica diversidade cultural, pois é também por meio da valorização de nossas raízes ancestrais que acreditamos poder construir um futuro melhor.

CHITA

A primeira menção literária sobre a chita e seus padrões coloridos ocorreu no século XII, em um dos livros do filósofo e poeta indiano Hemachandra, conhecido pelas frases impactantes sobre a vida e o amor.

Da Índia, o tecido, estampado por meio de pintura, migrou para a Europa a partir do século XVII, com os tons impressos em blocos de madeira sobre o pano de algodão de trama simples e barata. A produção industrial do tecido, porém, só se iniciaria no final do século XVIII, na Inglaterra, com peças aos milhares.

No Brasil, a chita chegou de navio no século XVII, importada da Índia e da Europa, servindo também de moeda para comprar escravos nas colônias africanas. O pano de algodão estampado, em geral, com motivos florais, era destinado às roupas do povo – os nobres preferiam se vestir à moda inglesa, com modelos pesados e sóbrios.

A Companhia de Fiação e Tecidos Cedro & Cachoeira, inaugurada em 1872, em Curvelo, Minas Gerais, foi a primeira indústria no território nacional a produzir chita em série, permanecendo ativa com essa fabricação até 1973.

Usada na decoração, nas roupas dos trabalhadores e nas das crianças, nos trajes das festas populares, a chita ganhou espaço no dia a dia do brasileiro, sendo hoje considerada um símbolo da identidade nacional.

RENDA

Há, por aqui, rendas de todos os tipos: a de bilro, irlandesa, renascença, filé, chantilly, frivolité. Técnicas e saberes que aportaram no Brasil com os portugueses na época da colonização e também com os imigrantes que povoaram nosso país a partir do século XIX.

Antes restritas aos figurinos dos membros da corte e do clero, as rendas se expandiram para as vestes femininas a partir do século XVII, adornando cabelos, roupas, luvas, lenços, xales, além de peças para a casa.

Feitas de tecido e linhas entrelaçadas, essas formas artesanais conquistaram largo espaço no nosso território ou ficaram limitadas a pequenas áreas. A renda de bilro é um exemplo de técnica difundida em diferentes regiões, tanto nos estados do Nordeste, com relevância no Ceará, como nos do Sul do país, principalmente em Santa Catarina.

Em Sergipe, a delicada renda irlandesa de Divina Pastora é patrimônio cultural registrado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No Cariri paraibano, a renda renascença, originária de Veneza, na Itália, é uma tradição compartilhada por mulheres de diferentes gerações. O filé, que remete às redes de pesca, é característico do litoral alagoano, confeccionado com cores fortes e vibrantes, como são os barcos, as casas e as festas folclóricas dessa região. Em um mundo globalizado, as rendas salvaguardam conhecimentos e memórias da nossa rica diversidade cultural.”

A exposição “A CASA NA MODA” sintetiza duas mostras anteriores realizadas pelo Museu A CASA: “A Chita na Moda”, inaugurada em 2005, e “RENDA-SE”, em 2015.

A exposição “A Chita na Moda”, evolução da pesquisa para o livro “Que Chita Bacana”, idealizado por Renata Mellão e pelo designer Renato Imbroisi, destacou a chita como um tecido emblemático da identidade nacional brasileira. Uma década depois, a exposição “RENDA-SE”, fruto da colaboração entre o museu e o estilista e curador Dudu Bertholini, promoveu o encontro entre designers de moda e artesãs rendeiras de diferentes regiões do país.

Como resultado dessas iniciativas em preservar e promover os saberes tradicionais e contemporâneos que formam o patrimônio cultural das comunidades criativas, a exposição “A CASA NA MODA” celebra a produção manual ao entrelaçar os fios da história e da tradição tanto da chita quanto da renda, manifestações profundamente enraizadas e influenciadas por séculos de história e migração. Ao promover a colaboração entre designers de moda e artesãs rendeiras, a mostra reconhece a significativa contribuição desses elementos para a identidade estética do país refletindo uma herança vibrante e em constante evolução.

TRAMAS DA COLABORAÇÃO

Fruto de colaborações significativas entre os estilistas, as marcas de moda e comunidades artesãs de vários estados brasileiros, a exposição ” A CASA NA MODA ” valoriza a riqueza da cultura local. Entre os destaques estão diversas organizações e grupos de artesãos que contribuem com sua maestria e tradições para enriquecer o cenário da moda brasileira.

O Clube de Mães de Camalaú, situado no estado da Paraíba, é reconhecido por sua habilidade na produção de peças utilizando a renda renascença. Parte do grupo de artesãs do Cariri paraibano, o clube cria uma variedade de produtos, desde itens de cama, mesa e banho até vestuário, tudo com o intricado trabalho da renda renascença.

Já a Associação para o Desenvolvimento de Renda Irlandesa de Divina Pastora (ASDEREN), localizada em Sergipe, foi fundada no ano 2000 e conta com 120 artesãs em seu grupo. Especializadas na renda irlandesa, produzem uma ampla gama de peças, como panos de bandeja, toalhas, colchas, blusas e vestidos, utilizando técnicas tradicionais que foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A ONG Caiçara, com sede em Icapuí, no Ceará, é composta por 25 artesãs que se dedicam à produção de peças em renda labirinto. Fundada na década de 1990, a organização cria desde caminhos de mesa e jogos americanos até blusas e vestidos, predominando nas cores branco e bege, e promovendo assim a cultura local por meio de seu trabalho.

A designer e artesã Perpétua Martins, de Fortaleza, no Ceará, é uma figura proeminente no cenário da renda filé. Com mais de 20 anos de experiência, ela pesquisa e utiliza essa técnica em suas criações, destacando-se como pioneira no desenvolvimento do filé colorido, uma interpretação contemporânea dessa tradição artesanal.

A Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana, localizada na Ilha Grande, Piauí, é um coletivo composto or 120 artesãs que se dedicam à produção de bijuterias, palas para roupas, apliques e entremeios em renda de bilro. Utilizando uma variedade de materiais e cores, elas mantêm viva essa tradição artesanal há décadas.

Por fim, Elita Catarina Ramos, de Florianópolis, em Santa Catarina, representa a tradição da renda de bilro tramoia. Com mais de 55 anos de experiência, ela e suas colegas do Casarão das Rendeiras produzem rendas de alta qualidade, mantendo viva essa forma de expressão artesanal na região.

CURADORIA DA EXPOSIÇÃO

RENATA MELLÃO - Formada em Economia, Renata Mellão é referência quando se trata de artesanato no Brasil. Artista por vocação, fundou, em 1997, o Museu A CASA do Objeto Brasileiro, instituição que tem como objetivo contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento da produção artesanal e do design, incrementando a percepção consciente a respeito do produto brasileiro bem como promovendo sua produção cultural.

SONIA KISS - Atua como consultora de moda e projetos culturais. Foi curadora da sala de moda da exposição “VirandoVinte” na casa das Rosas e da Exposição” Panos” no Sesc Bom Retiro.

O projeto expográfico é da autoria do arquiteto Giancarlo Latorraca e da designer Ana Heloisa Santiago.

SERVIÇO

O MUSEU A CASA DO OBJETO BRASILEIRO REALIZA A EXPOSIÇÃO

A CASA NA MODA

16 DE MARÇO A 19 DE MAIO DE 2024

ABERTURA | 16 DE MARÇO | SÁBADO | 14H ÀS 18H

MUSEU A CASA DO OBJETO BRASILEIRO

contato@acasa.org.br | www.acasa.org.br

Av. Pedroso de Morais 1216, Pinheiros, São Paulo SP

CEP: 05420-001 São Paulo, SP, Brasil +55 11 3814-9711

Horários: de quinta a domingo, das 10h às 18h

Entrada gratuita | Amigável aos animais

O Museu A CASA do Objeto Brasileiro é um espaço de referência do saber artesanal, criado para proteger, difundir e valorizar suas tradições e técnicas, e que busca atualizá-las no contexto da contemporaneidade, fazendo um constante diálogo entre o passado, presente e futuro desses saberes.

A partir de exposições, projetos, programação cultural, conexões e parcerias culturais e institucionais, o Museu A CASA se posiciona no centro de um ecossistema que pensa, reflete e fomenta a produção artesanal.

Ao longo de sua trajetória, que começou em 1997 pelas mãos da economista Renata Mellão, A CASA evidencia a importância do saber feito à mão para a cultura brasileira, criando pontes entre pessoas, abrindo espaços de troca de experiências e aprendizagem mútua, e explorando todas as capacidades de conexão e tradução entre os diferentes mundos desse universo.

O foco principal do trabalho desenvolvido pelo Museu A CASA do Objeto Brasileiro está, justamente, na manutenção do saber artesanal com um viés de impacto socioeconômico, onde contribuímos para que as comunidades artesãs espalhadas pelo país possam também se desenvolver de forma sustentável e autônoma, além do incentivo a produções ambientalmente responsáveis, que respeitam os ciclos na natureza e privilegiam a (re)utilização de materiais próprios a cada território. A CASA reconhece que esse conhecimento permeia todo o processo de criação manual, e essa filosofia orienta cada iniciativa da instituição.

da redação com informações da Comunicação Estratégica Renata Sherman

24ª EDIÇÃO PRÊMIO PRIMUS

worldfashion • 12/03/24, 14:23

A cerimônia de entrega da premiação, ocorreu na noite desta segunda (11 de março) em Novo Hamburgo, em clima de confraternização e reflexões sobre os rumos da cadeia produtiva do calçado, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) reconheceu 11 cases para referência ao desenvolvimento da indústria de base.

1- DESIGN - MPE:  FIBRART (Reflexus futuros)

2- INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COVESTRO

PROJETO NO PLANO - MGE: AMBIENTE VERDE (Transformando resíduos em riqueza)

3- INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COVESTRO

PROJETO EM ANDAMENTO - MPE: FIBRART (Reflexus futuros)

4- INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COVESTRO

PROJETO EM ANDAMENTO - MGE: KILLING (Resultados de desenvolvimento continuado de resinas para impressão 3D)

5- INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COVESTRO

PROJETO EM ANDAMENTO - MGE: GRUPO COFRAG (Eco-byo recycle: tecido reciclado biodegradável)

6- INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COVESTRO

INOVAÇÃO ABERTA - MGE:  CIPATEX (Parcerias estratégicas no desenvolvimento de produtos sustentáveis)

7- ORIGEM SUSTENTÁVEL

SUBCATEGORIA AMBIENTAL - MGE: CIPATEX (Engenharia reversa como estratégia para avançar na sustentabilidade)

8- ORIGEM SUSTENTÁVEL

SUBCATEGORIA AMBIENTAL - MPE RR COMPONENTES (Gerenciamento inteligente de resíduos sólidos)

9- ORIGEM SUSTENTÁVEL

SUBCATEGORIA SOCIAL- MGE: BOXPRINT (Primeiro projeto do Brasil de doação de excedentes de restaurantes)

10- ORIGEM SUSTENTÁVEL

SUBCATEGORIA SOCIAL - MPE PRIMUS TÊXTIL (Quilos de solidariedade)

11- EXPORTAÇÃO

MATRIZARIA POLAKO (Exportação triunfante: desbravando fronteiras e alimentando o crescimento global)

Na oportunidade, o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, destacou a importância do engajamento cada vez maior por parte dos associados da entidade, o que não fortalece somente a premiação, mas a atividade. “O Prêmio Primus, há mais de 20 edições, tem a missão de gerar referências positivas para a nossa atividade. O engajamento dos associados é um indicador de que estamos cada vez mais fortes e prontos para vencer os desafios do setor no mercado nacional e internacional com a integração da cadeia”, disse. Segundo o dirigente, as empresas reconhecidas são “gigantes” e fundamentais para o posicionamento do Brasil como referência na produção de materiais para calçados no mundo.

Berwanger ressaltou, ainda, o papel da Assintecal enquanto fomentadora da cultura criativa na cadeia de moda. “Aqui temos um reconhecimento de todo um trabalho realizado pela entidade em parceria com os seus associados, a nossa espinha dorsal”. E foi visando ouvir justamente esses parceiros que a entidade deu início, no evento, a uma pesquisa para entender como é possível continuar impulsionando o crescimento do setor da melhor forma possível.

O Prêmio Primus acontece há mais de duas décadas como uma iniciativa da Assintecal que tem grandes apoiadoras no mercado. Uma delas é a Braskem, empresa brasileira de atuação global nas indústrias da química e do plástico. O líder comercial de Solventes da empresa, Bruno Bellini, destaca que é uma honra manter a parceria com a premiação. “Para nós, é um prazer participar e patrocinar por mais um ano o Prêmio Primus, sendo este um evento que reconhece as iniciativas sustentáveis e inovadoras do setor calçadista e que impulsiona o desenvolvimento de toda a cadeia”, ressalta o gestor, acrescentando que a Assintecal tem um papel importante de integrar as principais empresas ligadas ao setor, não só no momento do Prêmio, mas de forma contínua, com diversos projetos, pesquisas e na troca de informações relevantes.

Patrocinadora master do Prêmio Primus, a Covestro ressalta a missão do reconhecimento para dar luz às diferentes tendências e avanços tecnológicos em todo o setor. “Para nós, da Covestro, estar presente na premiação reforça nosso compromisso com o desenvolvimento de soluções que atendem às demandas de nossos clientes alinhadas a produtos com alta tecnologia e sustentabilidade”, diz Helga Wysocki, Sales & Market Development LATAM do grupo.

Origem Sustentável

Além da premiação, durante o Prêmio Primus foram certificadas indústrias de componentes no âmbito do Origem Sustentável, único programa de certificação de ESG voltada para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo. No total, mais de 100 empresas, que representam quase 50% da produção nacional de calçados, já estão certificadas.

Na ocasião, a Fibertex foi recertificada e obteve um upgrade, passando do nível Prata (mais de 40% dos indicadores do programa atingidos) para Diamante (mais de 80% dos indicadores atingidos). Já a Bertex foi recertificada como OURO. A empresa Perfil Injetados teve sua recertificação, no nível Prata, enquanto a BM Strass e a Elastosul Filmes receberam a certificação Prata pela primeira vez.

A 24ª edição do Prêmio Primus contou com patrocínios da Covestro e Braskem (masters), Biason Assessoria Ambiental, Eurolatina Turismo, Fenac/Fimec, Grupo Sinos, Faculdades IENH, Montebravo Corretora, Rech Sistemas de Gestão, Traduzca, Transduarte, Triart Estandes e Eventos e Voren.

da redação com informações da DCR - Assessoria de Imprensa

3ª edição do Festival ID:Rio 2024

worldfashion • 08/03/24, 10:24

O evento iniciou em Petrópolis no dia 1º de março,  com as palestras do Enel Summit no Teatro Imperial. Na pauta, temas como a iniciativa “Mulheres do Sul Global”, case apresentado pela empreendedora social Emanuela Pinheiro; a palestra “Visual Merchandising”, com Grazielle Ferreira; e um painel de tendências de design, consumo e comportamento por Angélica Coelho no Inova Moda Digital by Senai Cetiqt.

No sábado (02/03), um desfile coletivo reuniu 26 marcas  da tradicional Rua Teresa e o público ainda contou com uma edição especial da feira gastronômica Deguste.

Com o tema “Multiversos Sustentáveis”, a edição 2024 do Festival propõe levar capacitação, visibilidade e oportunidade para micro e pequenos empresários, tendo moda, economia criativa e sustentabilidade como pontos de partida.

Após o primeiro fim de semana em Petrópolis, o ID:Rio 2024 chega a Niterói, com palestras do Enel Summit, uma série de desfiles no Salão Principal do MAC, feira de microempreendedores de moda e design, e um line-up de shows gratuitos, via Sympla, reunindo grandes nomes como Fernanda Abreu, DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido.

Claudio Silveira, diretor-geral do evento, enfatiza: “O nosso objetivo é provocar a indústria criativa. O evento faz com que as pessoas acreditem nos pequenos empreendedores autorais que têm uma história e um legado que precisam ser mantidos. O mundo inteiro precisa ver e abrir portas para esses talentos. Queremos ter a oportunidade de qualificar os empreendedores, que são esquecidos pelos grandes grupos e empresas e não têm espaço no mercado da moda.”

O evento chega hoje, em Niterói, no dia 08/03 (sexta-feira), comemorando o Dia Internacional da Mulher, com a estreia nas passarelas da marca “Lécia by Letícia Spiller”, com apoio do Istituto Europeo di Design (IED RJ) e curadoria de Claudio Silveira, com insumos em parceria com a ONG Mulheres do Sul Global. Um show de Fernanda Abreu, encerra o primeiro dia, na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Em paralelo, o público pode conferir a mini exposição “Fruto do Conde”, marca autoral fundada por Denise Faertes, Gil Haguenauer e Rebeca Faertes.

No sábado (09/03), o Enel Summit promove uma série de palestras abordando o protagonismo feminino no empreendedorismo de moda, com diálogos sobre desafios de mercado, sustentabilidade na cadeia produtiva e tendências. No fim da tarde, no espaço aberto da Praça do MAC, um desfile coletivo reúne marcas do segmento de beachwear do polo confeccionista de Cabo Frio, protagonizado por representantes da Associação dos Lojistas da Rua dos Biquínis. No Salão Principal do MAC, o ID:Rio apresenta o desfile “Coleção Energia by Almir França”, 100% realizado a partir de técnicas de upcycling. Os shows de DJ Felipe Roale e DJ Tamy Reys encerram o segundo dia.

Em seu último dia em Niterói, no domingo (10/03), o evento contará com o desfile colaborativo “Mulheres do Brasil by Mulheres do Sul Global”, encerrando sua passagem pela cidade com show duplo de DJ Negralha d’O Rappa e Toni Garrido. Na praça do MAC, além do Mercado Criativo de microempreendedores de todo o estado, o público encontra bares e restaurantes.

Já na capital carioca, na segunda-feira, 11/03, a programação abre o leque para inserir um outro importante segmento da economia criativa no estado: a gastronomia, com foco no empreendedorismo feminino, com um dia de workshops e abertura comandada pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros que enfatiza: “ O ID: Rio é um case de sucesso que alia empreendedorismo, geração de negócios e oportunidade através do campo da economia criativa. E a cultura do estado passa justamente por este ativo, por ser o território criativo do país, com um segmento que supera 4% do PIB e onde a cultura é um motor de desenvolvimento de postos de trabalho.”

No mesmo dia, discutindo as potencialidades da sustentabilidade na gastronomia, o ID:Rio promove workshop duplo, reunindo Rodrigo Gomes (Ponto do Ovo) e Luiza Souza (do perfil @musadaspanelas), além de mesa redonda com histórias inspiradoras de empreendedorismo e economia criativa, com participação da subsecretária Claudia Viana , e suas histórias de desafio e superação.

O evento reforça que, há décadas, o estado do Rio de Janeiro mantém-se como um dos principais pólos de moda do Brasil: são cerca de 26.700 empresas, distribuídas em vários polos confeccionistas, gerando mais de 195.000 postos de trabalho em toda a cadeia produtiva.

O Festival ID:Rio 2024 é apresentado por Enel Brasil, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio da Prefeitura de Niterói e da Prefeitura de Petrópolis, com realização da Equipe de Produção.

SERVIÇO

Convites gratuitos via Sympla.

08 a 10/03 – Niterói - Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Endereço: Mirante da Boa Viagem s/n, Boa Viagem

11/03 – Rio de Janeiro - Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Endereço: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

“A Enel aposta na relevância de eventos como o ID Rio, que ajudam a impulsionar os profissionais da cadeia produtiva de moda local, o empreendedorismo feminino e os pequenos produtores. Com ações de formação gratuitas e pautadas na sustentabilidade, investimentos na parceria com este segmento, que consideramos estratégico para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio” , afirma Janaina Vilella, diretora de Comunicação da Enel no Brasil.

da redação com informações da TNT Assessoria

Coleção “NO WASH”

worldfashion • 07/03/24, 09:37

A Santista Jeanswear, protagonista na história do denim nacional, inova com a coleção “No Wash”, uma collab assinada pelo artista Didu Losso.

Trata-se de uma coleção repleta de trabalho manual, onde cada peça é única. O artista personalizou com pinturas, bordados e colagens jaquetas jeans da Santista. Foi responsável, além das intervenções nas jaquetas, pela direção geral da campanha de lançamento.

O local do editorial não poderia ser mais icônico para a história da moda. As fotos foram feitas extinta flagship da Forum que teve projeto arquitetônico de Isay Weinfeld, pré sua demolição, que dará vida a um novo empreendimento imobiliário no Jardins. Com coordenação do próprio Losso, o styling leva assinatura de Marcia Jorge, fotografia de Angelo Pastorello e Beleza de Letícia de Carvalho.

No desenvolvimento da coleção “No Wash” Didu teve liberdade total para criar suas obras originais, pintadas e bordadas, sobre jaquetas desenvolvidas pela Santista Jeanswear, peças que se transformaram em jóias raras inspiradas no lifestyle do rock, punk e skate das ruas da Califórnia, Nova York e São Paulo.

Para além do lançamento, no mês de Abril de 2024 algumas peças dessa coleção farão parte de uma das feiras de arte mais importantes dos Estados Unidos em Nova York, a ArtExpo New York.

“Eu afirmo com certeza que não estaria realizando essa collab se não fosse em parceria com a Santista. Admiro muito a marca e todo seu papel sustentável e de peso na história da moda nacional – trata-se de um projeto lindo e individualizado, cada uma das peças foi muito bem pensada para ser única, bem como o ensaio de fotos exclusivo em um lugar icônico que já foi berço da Forum”, comenta Didu Losso.

As encomendas das jaquetas e obras de arte podem ser feitas via email: didulosso@hotmail܂com

A Santista Jeanswear é marca de origem brasileira criada em 1929, é uma das principais produtoras do autêntico denim no país e tecidos para roupas profissionais. Com um posicionamento que se estende do mercado nacional ao internacional, apoiando seus clientes com equipes especializadas de consultoria de produto, moda e lavanderia. Reconhecida por 23 anos como a marca TOP OF MIND de uniformes no Brasil. A Santista Jeanswear traz em seu DNA inovação, sustentabilidade e tradição em coleções atualizadas com as tendências globais e produtos tradicionais e tecnológicos para uniformização.

da redação com informações da Helena Augusta Assessoria.