Vicunha na KingPins em Amsterdam

worldfashion • 18/04/19, 17:22

vicunha-kingpins-3Aconteceu em Amsterdam na Holanda, nos dias 10 e 11 de Abril, a primeira edição de 2019 da KingPins Show - um dos eventos mais expressivos do mundo no universo jeanswear .

vicunha-kingpins-2A Vicunha Têxtil, líder mundial na produção de índigos e brins, levou as suas principais novidades em artigos desenvolvidos por meio de processos mais racionais e transparentes, e foi uma das fabricantes, com grande destaque entre as empresas que apresentaram ao mercado práticas de impacto positivo no setor.

A empresa garantiu sucesso entre o público por sua variedade de artigos ecológicos de alto valor agregado, como a linha de denim Absolut Eco, que economiza até 95% de água e até 90% de químicos em sua produção e a linha de brim Color Recycle, que se sobressai pelo uso racional de água e químicos através de aplicação de coating sobre tecido natural e pela utilização do fio de poliéster reciclado derivado de garrafas PET. Outros destaques ficaram por conta dos índigos Zat e Zat Stretch, que também levam o selo Eco Cycle, economizando água e matéria-prima em vicunha-kingpins-1sua produção; e as sarjas da linha Natural Texture, que dispensam processos de tingimento e lavagens, economizando água e diminuindo a liberação de resíduos químicos.

A fabricante também apresentou, pela primeira vez ao mercado europeu, o projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, uma iniciativa pioneira no Brasil e que mapeará, de forma inédita na indústria têxtil brasileira, o consumo de água no ciclo de vida de uma calça jeans.

german-alejandro“O tema desta temporada foi fortemente focado nas práticas sustentáveis do setor, no qual pudemos destacar muitas de nossas iniciativas. Visto com grande interesse pelo público internacional, o projeto Pegada Hídrica foi uma oportunidade para apresentarmos durante a feira práticas positivas da indústria brasileira - como o selo ABR (Algodão Brasileiro Responsável) - além de enfatizar os processos da Vicunha pautados na economia de água, energia e matéria-prima”, comenta German Alejandro, diretor de marketing, vendas e desenvolvimento de produto da Vicunha. (foto: Silvia Zamboni/Valor)

vicunha-kingpins-4Ainda neste semestre, a Vicunha Têxtil estará presente na Denim Expo Bangladesh, nos dias 02 e 03 de maio e na Denim PV Milão, nos 28 e 29 de maio, onde levará também suas iniciativas e artigos em torno da sustentabilidade.

da redação do WORLD FASHION com informações da Presspass   fotos: divulgação

Balanço final 24ª edição do Minas Trend

worldfashion • 17/04/19, 14:46

40620440613_99b5e51ae8_zCom clima de otimismo foi encerrada a 24ª edição do MINAS TREND. Os expositores comemoraram as vendas realizadas no maior salão de negócios da moda na América Latina. A criatividade das marcas mineiras e o clima acolhedor do evento também contribuíram para a boa performance dos negócios. “As marcas se dedicaram muito e o esforço pode ser visto nos produtos expostos, fruto da criatividade mineira”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Ele lembra ainda da força do evento, que abriu as portas para a população, com variada programação cultural, gastronômica e de palestras.

akt-por-weber-padua-1A estreante .AKT chamou a atenção com seu conceito athleisure. A marca,lançada oficialmente em março deste ano, levou uma nova proposta para o evento. O mood esportivo com pegada fashion é ideal para quem busca uma peça prática, confortável e, ao mesmo tempo, elegante, que seja capaz de transitar em todos os compromissos do dia a dia.

065c8462-3d37-4cec-8122-a65ca419a05dA Sá iniciou oficialmente em junho de 2016, confeccionando para uso pessoal e vendendo para amigas e amigas de amigas. quando abriu a conta da marca nas mídias sociais, comecei a captar clientes de fora do ciclo de amizade. “A nossa estreia no Minas Trend é considerado um passo importante da marca, e dentro do tema “Em Dias de Sol” no Minas Trend, escolhi explorar a Brasilidade e alegria de um dos tecidos “chita” da Fabril Mascarenhas que (acredito representar) e nos identifica mundo afora” comentou Isabele Sá.

358644_872260_mw24_104__dsc9803_web_A Libertees Brasil nasceu da vontade de mostrar o que há de belo dentro de uma penitenciária, as sócias Marcella Mafra e Dani Queiroga, conheceram o trabalho das detentas por meio de uma exposição da matéria de Artes da Escola Estadual Estevão Pinto, localizada dentro do presídio. Com isso, teve a iniciativa de criar a marca, que estreou no Minas Trend em 2017. Atualmente a Libertees é formada por nove mulheres de diversas faixas etárias que participaram de um curso de profissionalização oferecido pelo SENAIModatec em qualificação de costura industrial. Nesta edição, a marca mostrou seu trabalho na passarela, no desfile de abertura do projeto Design do Autor, que reuniu 17 estilistas, selecionados pelo diretor-criativo do evento, Ronaldo Fraga, para apresentar trabalhos inspirados no tema “Em Dias de Sol”.

img_7244-600x800img_7241-600x800A Unity Seven trouxe nas suas coleções bordados, aplicações, tingimentos e estamparias que reverenciaram a fauna e flora. Os tingimentos artesanais tem efeitos de tie dye em mandalas e suas degradês. Os bordados manuais são alusões estilizadas das peles de girafas e flores, os paetês, escamados bem como as pétalas são reciclagens originários das garrafas PET.

arte-sacra-por-leca-novo-1A Arte Sacra, desde 2011 no Minas Trend e referência em moda festa, frisa o bom movimento de lojistas no salão de negócios. “Essa edição foi maravilhosa. Tínhamos uma expectativa que foi superada, conquistamos novos clientes e as peças estão fazendo muito sucesso”, afirma Carolina Malloy, uma das sócias da marca. A nova coleção causou burburinho entre os compradores e trouxe novos clientes para a Arte Sacra. “Conseguimos fechar negócio com clientes que já estávamos prospectando”, completou. (foto ao lado Arte Sacra Leca Novo)

A marca de moda festa M. Rodarte, presente desde a primeira edição do evento, manteve o ótimo resultado alcançado na 23ª edição. “Nosso grupo vem conquistando bons resultados já há três edições, angariando novos clientes e crescendo acima da média do mercado”, diz Marina Rodarte, diretora do grupo, que também detém a marca Marrô. “Estamos muito satisfeitos por termos conseguido manter o resultado da última edição”, completou. Na edição de outubro passado, a empresa aumentou em 60% sua carteira de clientes.

A feira de negócios do Minas Trend também atrai marcas que escolhem começar a expandir seus pontos de venda pelo Brasil. Há seis anos no mercado, com sete lojas próprias e participação em feiras internacionais, a paulista Blue Bird está pela primeira vez no Minas Trend com seus sapatos que unem conforto e estilo. “O Minas Trend sempre foi referência na moda brasileira, todas as melhores marcas estão aqui. Vendemos para novas lojas, muitas das que não podem ir a São Paulo comprar”, disse Paula Proushan, sócia da marca de flats de luxo.

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Bolsas da Ryzí

No setor de acessórios, a grife de bolsas e clutches de luxo Isla, também presente desde o primeiro salão de negócios, destaca a estrutura e o conforto da feira. “O Minas Trend sempre foi uma feira de muito potencial, desde que surgiu. A estrutura sempre foi muito boa, os clientes se sentem em casa. A feira tem muitas características mineiras, como saber receber, e é confortável e bonita”, disse Bruno Saldanha, representante da marca. Ele também elogia o posicionamento do evento no calendário de moda do Brasil. “Com a antecipação da data para o início de abril, a feira realmente teve cara de preview. Foi a primeira feira da coleção para a maioria das marcas e isso é muito bom, pois os clientes tem necessidade cada vez maior de ver novidades em primeira mão”, completou.

A indústria calçadista, inclusive, endossa a retomada de crescimento percebida nesta edição do evento. “Tivemos melhores resultados em relação às últimas duas edições”, afirma Jânio Gomes, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Minas Gerais (SINDICALÇADOS-MG). “A energia vibrante do evento, com a participação do público na programação, reverberou também no salão de negócios”, completou.

O clima entre os compradores é de otimismo. Para Celso Afonso, presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos de Minas Gerais (Sindibolsas - MG), a impressão é que o mercado está se desconectando do clima de crise. “As compras estão mais conscientes, os pedidos menores, mas mais acertados. Isso gera mais eficiência para o segmento”, analisou.

No evento há algumas edições, Juliana Moreira, da marca de bolsas Agali, também percebeu uma mudança de ânimo positiva nos compradores. “A feira está movimentada e as clientes estão mais animadas, até porque o cenário geral está melhorando”, disse. Ela também destaca o posicionamento do Minas Trend como evento de moda, indo além do salão de negócios. “É importante que se invista cada vez mais nos desfiles e palestras, pois isso atrai um público qualificado”, finalizou.

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Peça da Simone Oliveira da Arte Sustentável

O segmento de joias e bijuterias também enxerga melhora no mercado, ainda que o cenário econômico esteja indefinido. Manoel Bernardes, presidente do Sindicato das Indústrias de Joalheria, Ourivesaria, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais (SINDIJOIAS-AJOMIG), se diz muito satisfeito com a mudança de perspectiva na economia, e com a ótima organização e conceito estético do evento. “Tivemos também um bom mix de empresas da nossa área, e com certeza a feira vai trazer bons resultados para o setor”, contou.

img_7256-800x600-800x600A consolidação do Minas Trend Preview como referência de geração de negócios e criação de moda também é destacada pelo diretor criativo do evento, Ronaldo Fraga. “Com a 24ª edição, o Minas Trend consolida uma identidade, seu papel e sua importância no mercado de moda não só brasileiro, mas da América Latina”. Ele também frisa o crescimento da influência do evento. “O Minas Trend passa a estabelecer diálogo com o mercado como um todo, e deixou de ser um evento de moda mineira para ser o salão de negócios da moda brasileira. O marco desta estação é o da maioridade, da identidade e de tudo que vem sendo construído ao longo dessa década”, finalizou.

33716122698_1fc19449c2_z24ª EDIÇÃO EM NÚMEROS

Área total: 25.278 m²

Número de estandes: 253

Número de expositores: 187 (Vestuário: 81 / Calçados e Bolsas: 69 / Joias e bijuterias: 37)

Realização: FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais (foto acima da equipe)

Apoio Master: SEBRAE MG

Fomento: CODEMGE

Patrocinadora da Programação Cultural: CEMIG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

da redação do WORLD FASHION   com informações da MktMix Assessoria de Comunicação/ Benedita Comunicação/Salamandra Comunicação  fotos divulgação

24A. EDIÇÃO DO MINAS TREND “EM DIAS DE SOL”

worldfashion • 10/04/19, 10:59

46657284445_66db198722_zCom a presença de Flavio Rosner presidente da FIEMG, Fernando Valente Pimentel presidente da ABIT e Ronaldo Fraga estilista e diretor cirativo do evento, aconteceu a coletiva do evento.

46657285775_98e8af77ee_z-1Flávio Roscoe colocou que as mudanças foram feitas à partir de sua gestão para equilibrar receitas X despesas e tornar o evento auto sustentável financeiramente. O esforço já conseguiu alcançar uma redução de 40% nos custos sem perder a qualidade e ampliou a receita apesar de ter diminuindo os custos em até 20% para os expositores. Os aportes vieram das parcerias e patrocínios proporcionando o ingresso de novos players.

Entendendo que a indústria da beleza também está próximo à moda, iniciou a aproximação deste setor e trouxe para este evento os farmacos, com a presença em um estande institucional do SINDUSFARQSindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Industriais no Estado de Minas. Também fazem parte das mudanças a inclusão do Festival de Gastronomia.

O evento trouxe um recorde de compradores e conseguiu ampliar em mais 19 expositores no Salão de Negócios.

46657285135_bd95964b3f_z2Fernando Pimentel da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Textil e Confecção, declarou ser parceiros de longa data do melhor evento de moda e o estado de Minas Gerais está em terceiro lugar na Economia Criativa do País, sendo que as indústrias brasileiras estão em quinto lugar internacionalmente. Disse ser muito otimista e que a tendência é a evolução do mercado ainda neste segundo trimestre.

Anunciou também a realização do próximo Cogresso Internacional da ABIT 2019, nos dias 22 e 23 de Outubro simultâneo ao próximo Minas Trend. O tema será FIM DAS FRONTEIRAS: DA CRIAÇÃO AO CONSUMO e as inscrições já estão abertas no site do evento: www.congressoabit.com.br para maiores informações e-mail fernanda.tamburus@abit.org.br

47572806571_a4e82e674c_zO diretor criativa e estilista Ronaldo Fraga, concluiu a coletiva dizendo: “Apostar mais uma vez  neste setor, que  como o Flavio bem diz, vende mais do que produto, vende pensamento, gera autoestima, e é neste lugar que esta indústria anda. E chegamos naquele ponto que aquela euforia que a moda viveu nas duas ultimas décadas, onde tinha esmalte em tudo, irreal, europeu, e depois de sucessivas crises, o setor da moda é o mais suscetível e a isso soma-se  o fato de que estamos diante de um  mundo real, de uma historia real , e tentando entender o que da moda tem que mudar. Este setor que muda o tempo inteiro, na forma de pensar, de comercializar e é por isto que ela morre o tempo inteiro. O setor que tem na sua espinha dorsal, o espírito antropofágico, de autonegação, reflete muito na parte conceitual, e principalmente na parte comercial”, completou Fraga

sjj_8662_32628268427_osjj_8724_33693938748_oHoje, o Minas Trend, se faz importante, não só para a indústria mineira, mas como elo ligação com os consumidores. O que parecia uam loucura há 10 anos atrás, hoje se faz necessirio abrir as portas para a cidade vir, ver e participar, seguindo a ordem mundial de democratização para a sobrevivencia da moda. É importante estabelecer diálogos com as frentes, que a moda sempre negou, enxergar e entender os consumidores. Se já era difícil fazer roupa, agora o desafio é maior. Porque roupas os chineses estão fazendo e muito bem, temos que fazer moda com valor agregado. Nos momentos conturbados como a que vivemos, só a arte e a cultura dão sinais: “Solarizar”, “Oxigenar”, “Diversificar”, “Viajar” e “Sensualizar” são as palavras-chaves. Alénm da democratização também de expositores, importante processo para o evento, trazendo mais qualidade em ambito nacional.

Para a abertura do evento foi convidado o violoncelista Jacques Morelenbaum, um dos maiores violoncelista, de todos os tempos, braço direito de figuras como Tom Jobim, que junto com o grande nome da nossa música, a cantora Zélia Duncan ecoou as pérolas do mestre maior Milton Nascimento para o deleite dos convidados.

da redação do WORLD FASHION    fotos: divulgação

24ª EDIÇÃO DO MINAS TREND

worldfashion • 05/04/19, 17:15

A FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – que promove a partir do próximo dia 09 de abril o Minas Trend, maior feira de negócios do setor do Brasil, têm 358111_870467_alceupenna1_web_uma boa expectativa de crescimento do setores têxtil e de vestuário para 2019.

Presente em todas as regiões do estado, o setor é estratégico na geração de empregos (é a segunda cadeia que mais emprega em Minas Gerais), principalmente na contratação de mulheres. Segundo a FIEMG, há em Minas Gerais 9.750 empresas na cadeia produtiva da indústria da moda, que empregam mais de 125 mil pessoas. Todas elas estarão representadas no evento, incluindo vestuário, têxtil, bolsas e calçados, joias e bijuterias. O número de empresas mineiras representa, hoje, 13,5% do segmento em todo o país.

Em 2018, o saldo comercial do setor foi positivo em US$ 88 milhões, sendo os Estados Unidos e a Argentina nossos principais destinos de exportações.

358111_870469_denise_valadares_desfile_web_Para o evento, espera-se a vinda de importantes compradores e jornalistas internacionais de países como Estados Unidos, Reino Unido e Paraguai. A previsão é de 15 mil visitantes para esta edição, incluindo cerca de três mil compradores espontâneos que poderão conferir as novidades de mais de 180 marcas distribuídas em 253 estandes.

Assim como na edição anterior, o Minas Trend abre as portas para o público, com diversas atrações culturais, desfiles, palestras e gastronomia.

Minas Trend – Primavera/Verão 2020

Data: 9 a 12 de abril de 2019

Horários:

Salão de Negócios

3ª a 5ª feira - 10h às 20h

6ª feira – 10h às 17h

Feirinha Aproxima - Gastronomia

3ª a 5ª feira - 11h às 23h

6ª feira – 11h às 18h

Local: Expominas – Av. Amazonas, 6.200 - Belo Horizonte – MG

da redação do WORLD FASHION com informações da MKT MIX  fotos: divulgação Minas Trend

TexPrima

worldfashion • 04/04/19, 11:08

texprima_lojaoficinaA TexPrima é referência no mercado de tecidos e está presente nas principais vitrines e passarelas nacionais de moda de alto padrão, além de contribuir para o segmento por meio de criações e pesquisas, a empresa é fruto de um amplo estudo dos principais materiais, tendências e estilos mundiais, para oferecer coleções de tecidos e cores fundamentadas em informações consistentes, originando linhas de tecidos e estampas exclusivas em perfeita sintonia com a moda global.

Na ação de incentivo à moda brasileira com o lema o “Amor à Moda” em seu principal valor, a empresa quer fortalecer a idéia do conceito de comunidade criativa, conectando pessoas de diferentes universos e criando, assim, um impacto positivo no mercado nacional e internacional, dentro deste objetivo apoiará o próximo LÜME, evento de moda que chega na sua segunda edição.

olivia-e-camila-1200x675O LÜME terá uma programação desenvolvida por Olivia Merquior (foto acima à esquerda) fundadora da agência Dacri Deviati, que trabalha com curadoria especializada no mercado de moda, e desenvolve consultorias práticas e teóricas em diferentes campos criativos relacionados à imagem e ao produto de vestuário, e Camila Yahn (foto acima à direita)  jornalista e editora de moda há 15 anos, atualmente é editora da plataforma FFW.

A próxima edição do LÜME propõe um cronograma repleto de conteúdos essenciais para os participantes se atualizarem e enfrentarem os diversos desafios de uma indústria em constante transformação. “Este é o momento para repensar o papel da criação de moda no mundo atual, perceber novas possibilidades, conhecer pessoas e principalmente energizar a mente para entrar em uma nova frequência”, diz Olivia.

entrevisa-celio-dias-led-led_det_ms_i18_027-7colecao-ana-luisaEntre uma das principais atividades, Camila e Olivia recebem os estilistas Célio Dias, da marca Led, e Ana Luisa Fernandes, da Aluf,  para contarem dos seus processos criativos e as novas formas de pensar produtos de moda, eles desfilam no SPFW, como integrantes do Projeto Estufa.

O LÜME acontece dia 13.04, no Senac Faustolo, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: oi@dacrideviati.com e também pelo (21) 99582-1127.

A programação:

10h – Quem somos e o que fazemos

10h30 – O Tecido Insurgente “Apresentação sobre como o desenvolvimento têxtil revela o futuro das relações sociais. Para saber onde vamos, precisamos saber de onde viemos”

11h30 – Se vestir hoje / Conversa aberta “Nos vestimos para comunicar valores, experiências passadas, presentes e o futuro que sonhamos. Novos processos nos dão esperança de sermos mais singulares, autênticos, conscientes e, portanto, livres.”

12h – Novos criadores do mercado mundial “Quem são, para onde olham e como interpretam emergências atuais em suas criações.”

13h – Almoço

14h30 – O Processo Criativo “Nossos estilistas convidados trazem um olhar singular de design e pesquisa que nos abrem caminhos para outras possibilidades do vestir.”

15h30 – Open crit “Quatro novos portfólios serão selecionados para uma apresentação e crítica aberta que certamente fará você olhar seu trabalho de forma diferente.”

16h30 – Intervalo

17h – Projeções AW 2021 “Apresentação sobre as movimentações estéticas atuais primeiramente exibida durante a reunião internacional do Première Vision Paris com prospecções sobre tecidos, cores, estampas, couro e acessórios.”

18h – Brainstorming coletivo

18h30 – Drinks

Serviço

Data: 13.04 (São Paulo)

Investimento: R$ 480 à vista via deposito bancário ou R$ 513 no cartão em até 6x

Endereço: R. Faustolo, 1347 - Vila Romana, São Paulo – SP

da redação do WORLD FASHION     informações: PressPass   fotos:divulgação

Denim City São Paulo

worldfashion • 03/04/19, 16:14

_mg_5300A Denim City São Paulo é uma iniciativa com origem em Amsterdam, que tem como principal fundador a House of Denim e como parceiros as principais marcas e fabricantes europeus de Denim, e será a primeira filial da Denim City AMS.

Um grupo de empresários Brasileiros está trazendo essa iniciativa para São Paulo, e está à frente do projeto associados ao projeto matriz, com o intuito de auxiliar e fortalecer o setor em termos de, educação, inovação, sustentabilidade e conexões visando tornar o setor melhor preparado para o mundo contemporâneo.

É um projeto apoiado em fortes valores: Educação apoiada em Sustentabilidade, Inovação e Conexão. Juntos seremos sempre mais fortes!

_mg_5311Seus objetivos são:

Impactar o setor Denim Brasil: Aproveitar a vocação natural e a enorme demanda e capacidade de produção no país, introduzir melhores práticas e promover a elevação do nível técnico.

Contagiar a região com seus valores.

Desenvolver um núcleo de conhecimento, sustentabilidade, aprendizado e inovação; irradiando seus valores por meio das pessoas que o frequentam, criando, assim, um círculo virtuoso de transformação no Brasil.

Sustentabilidade e capacitação profissional: Transformar a indústria de denim brasileira, tornando-a melhor preparada e mais sustentável, seja no campo de produto, ambiental e social; gerar oportunidade de aprendizado, aperfeiçoamento, conhecimento e alinhamento com os mercados internacionais.

Relevância: Colocar o Brasil como relevante polo mundial de Denim e seus manufaturados.

Potencializar e aumentar a capacidade competitiva da singularidade e criatividade brasileiras por meio de conhecimento e técnicas avançadas na indústria de denim, valendo-se da grande força de trabalho disponível no país.

Será um espaço de 4.000m² no bairro do Brás, que abrigará Showrooms, a Denim Academy, que contará com corte, confecção e lavanderia piloto, com tecnologia de ponta fornecida pelos patrocinadores, Restaurantes e uma loja conceito, cujas obras de adequação terão início ainda este mês.

Sua inauguração está prevista para o 2º semestre de 2019. O projeto já conta com o patrocínio de 18 relevantes ‘players’ do setor: Audaces, Biotipo, Canatiba, Capricornio, Consciência Jeans, GB customização, Hi Tech, John Clair, Lycra, Mega Polo, MYR, Reserva, Santista Jeanswear, Silmaq, Tecnoblu, Vibemac, Vicunha e Zune.

da redação do WORLD FASHION    fonte: Denim City São Paulo     fotos: divulgação

Essentially Diverse

worldfashion • 02/04/19, 18:07

2-1A Semana de Design de Milão integra a programação paralela ao Salão do Móvel de Milão (ISaloni), maior evento do setor moveleiro do mundo, sendo o ponto de referência em âmbito mundial do setor de casa, mobiliário e equipamentos para a indústria de móveis. Para a edição de 2019 da Semana são previstos mais de 300 mil visitantes, oriundos de mais de 165 países. A presença brasileira na cidade italiana insere-se na estratégia global de reposicionamento internacional da indústria brasileira de mobiliário, iluminação, objetos de decoração, serviços de design e materiais como rochas e revestimentos cerâmicos, com ênfase nos atributos diferenciadores de competitividade, especialmente aqueles relacionados à sustentabilidade, inovação, origem de matérias primas, talento e criatividade nacionais.

3A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Milão, reservou o prestigioso espaço Museo della Permanente, uma área de 2 mil m², para reunir mais de 30 empresas e designers brasileiros, durante a Semana de Design de Milão.

A ação deste ano acontecerá entre os dias 8 e 14 de abril, o Essentially Diverse, uma jornada sensorial, inspirada por um conjunto de design contemporâneo brasileiro e artesanato, será uma experiência imersiva aos visitantes e mostrará o que de mais moderno nosso design, com destaque para o mobiliário que produz.

9Pela primeira vez a Apex-Brasil contou com uma curadoria para a composição do espaço. A ideia foi construir uma narrativa que “amarre” as obras entre si e entre os ambientes expositivos, de forma a contar uma história sobre o panorama atual. “Acredito que o projeto de 2019 vai ser um marco da presença brasileira no evento que é reconhecidamente consagrador de tendências e a grande vitrine mundial quando o assunto é design, mobiliário e decoração”, comenta o Embaixador Mario Vilalva, presidente da Apex-Brasil.

6Composta por uma narrativa unificada que oferece experiências sensoriais entrelaçadas por influências ancestrais indígenas, africanas e europeias, a mostra Brazil: Essentially Diverse é uma expressão da singularidade da cultura material brasileira, que se concentra em suas raízes e em seu poder transformador. As peças assinadas pelos designers brasileiros estarão distribuídas em dois andares do Museo della Permanente, em quatro áreas definidas pelos conceitos: “essencialmente diversa”; “essencialmente inovador”; “essencialmente sustentável” e “essencialmente criativo”.

Em cada área, as raízes múltiplas e a riqueza cultural do Brasil serão comunicadas aos visitantes por meio de uma fusão de estímulos que, criativamente, têm tudo para mobilizar os cinco sentidos, proporcionando uma experiência única. A iluminação surpreendente e o posicionamento inusitado das peças, somados às técnicas especiais de ambientação, permitirão que os visitantes façam um exercício de perspectiva, podendo testemunhar o valor da relação equilibrada entre o homem e a natureza, com direito a um mergulho em uma atmosfera simulada por aromas e temperaturas que recriam a floresta tropical brasileira.

12A narrativa e curadoria de todos os conteúdos ficaram a cargo da especialista em design Joice Joppert Leal, fundadora e diretora-executiva da Objeto Brasil. A seleção final das empresas e dos designers levou em conta a pontuação técnica atribuída pela Apex-Brasil (a partir de análises de diferenciais como website e material em inglês, presença de inovação no produto, valor exportado global e para a Itália, entre outros) e a pontuação específica da curadoria.

O espaço brasileiro na cidade italiana organizado pela Apex-Brasil conta com a parceria do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóveis), da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), da Associação Nacional Fabricantes Cerâmicas Revestimento (Anfacer), além de apoio da Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (ABUP) e da Revista Casa Vogue.

19445510-a760-4f77-8031-3c2ac61f370dEMPRESAS E DESIGNERS PARTICIPANTES

Accord Lighting / Alessandra Delgado Design / Araucari / Aristeu Pires Design / Asadesign / Boulle / Demian Quincke / Estúdiobola / Geop Luz & Ceramica / Ivan Rezende Arquitetura / Jahara Studio / Konsepta / La Lampe / Leandro Garcia / Maqmóveis / Meu Móvel de Madeira / Moble / Munclair Lighting Brasil / Noemi Saga Atelier / Plataforma 4 / Reboh Design / Renata Rubim Design & Cores / Sérgio Fahrer & Jack Fahrer / Sette7 / Slomp Busarello / Sollos / St.James / Studio Fabricio Roncca / Studio Marta Manente Design e Assessoria.

SERVIÇO

Brazil: Essentially Diverse – Mostra Brasileira na Semana de Design de Milão

DATA: 8 a 14 de abril

LOCAL: Museo della Permanente (via Filippo Turati 34, Milão)

FUNCIONAMENTO:

•08/04 – 17h às 22h

•09 a 12/04 – 11h às 22h

•13 e 14/04 – 11h às 19h

da redação do WORLD FASHION  com  informações: André Castro da APEXBRASIL   fotos: divulgação (do evento passado)

DuPont oferece solução inovadora na indústria têxtil

worldfashion • 01/04/19, 11:06

marina_valente_tyvek1Os Produtos Especializados DowDuPont, é uma divisão da DowDuPont (NYSE: DWDP),  líder mundial em inovação com materiais, ingredientes e soluções baseados em tecnologias que ajudam a transformar indústrias e a vida cotidiana das pessoas. Os colaboradores aplicam ciência e experiências diversas para ajudar o mercado a desenvolver suas melhores ideias e oferecerem soluções essenciais em mercados-chave, incluindo eletrônicos, transportes, construção, saúde e bem-estar, segurança alimentar e segurança do trabalho. A DowDuPont pretende separar a divisão de Produtos Especializados em uma empresa independente, de capital aberto.

A HP Inc. cria tecnologia que torna a vida melhor para todos, em todos os lugares. Por meio do portfólio de impressoras, PCs, dispositivos móveis, soluções e serviços, criam experiências que surpreendem.

A Stahl é líder global em químicos para couro e coatings de alta performance. Os produtos conferem funcionalidade, durabilidade e conforto para diferentes materiais utilizados na vida cotidiana. Através do contínuo foco em inovação e reforçando a estratégia ecológica, a Stahl adiciona valor para industrias diferenciadas com um único modelo de serviço para soluções premium. Além da responsabilidade corporativa, Stahl é ativamente direcionada para mudar a indústria com iniciativas em atividades que promovem a transparência e priorizam as soluções que sejam melhores para o meio ambiente através de sua cadeia de suprimentos, envolvendo colaboração próxima com seus parceiros.

A Syntpaper, fundada com o propósito de atender as necessidades do mercado gráfico com insumos de alta qualidade e diferenciados, oferece produtos com cortes personalizados, entrega rápida e desenvolvimento de soluções junto ao cliente. A empresa conta com um departamento de pesquisa e desenvolvimento que está continuamente em busca de novas tecnologias para melhor atender as necessidades do mercado brasileiro. São distribuidores do Tyvek® desde 1990, com a proposta de atender as expectativas dos potenciais usuários deste inovador e apaixonante produto.

twopstrip_355237_0_web1A parceria das empresas DowDuPont. com HP, Stahl e Syntpaper, tem como foco o desenvolvimento da tecnologia que garante maior aderência, durabilidade e resistência para impressões em tecidos. A HP, que possui a tecnologia que é um marco para a indústria têxtil, consiste na aplicação de um primer, desenvolvido pela Stahl, na superfície do Tyvek®. O produto, que assegura a alta aderência das tintas ao material, é específico para impressão nas impressoras HP Látex séries 300 e 500. O material está disponível exclusivamente no Brasil, com o distribuidor Syntpaper, que teve papel fundamental na concretização dessa inovação de mercado.

Por melhorar a fixação, a impressão final é mais durável e resistente à descamação, o que é muito importante para manter a qualidade e integridade de tecidos e laminados sintéticos ao serem lavados.

marina_valenteA tinta é à base de água, tornando a solução digital totalmente ecológica, já que a impressão não tem cheiro e nem emite poluentes de ar nocivos à saúde e ao meio ambiente. Para criativos, estilistas e designers focados em sustentabilidade, vida útil longa e em oferecer soluções livres de matérias-primas de origem animal, é o material ideal. “Antes, por conta da baixa fixação da tinta, havia um desgaste ao submeter o produto final à abrasão e a lavagens. A tecnologia da HP Látex, unida ao primer da Stahl especificamente desenvolvido para o Tyvek®, oferece qualidade ótima de impressão, secagem instantânea e resistência a lavagens”, afirma Marina Valente, gerente de vendas de DuPont™ Tyvek® para Brasil.

O Tyvek® é um material leve, de longa vida útil, que não rasga, é resistente à água, 100% reciclável e pode ser aplicado em substituição a papel ou tecido. Além disso, permite a suas aplicações durabilidade, resistência a condições climáticas extremas e facilidade de utilização.

Mais informações podem ser encontradas www.dow-dupont.com.

da redação do WORLD FASHION     com informações da 2PRÓ Comunicação     fotos: divulgação

Denim Meeting 2019

worldfashion • 30/03/19, 16:10

16Nos dias 26 e 27 de março, na capital paulista aconteceu a quarta edição do Denim Meeting, sob o tema “MÃOS NA MASSA, potencializando a indústria denim nacional” com uma grade de palestras, workshops e os espaços Inspira Denim e Denim Store.

Contou com a participação especial do visionário do denim François Girbaud, estilista francês, que iniciou a sua trajetória, nos anos 60 com a sua esposa Marithé. Nos anos 70 começou a fabricar calças, e na época tinha muito claro em sua mente, uma estética diferenciada dos americanos. Criador do stone washed - método de beneficiamento responsável pela popularização do uso do jeans lavado - e colaborador no desenvolvimento de metodologias de acabamentos sustentáveis, como laser e ozônio, Girbaud influenciou drasticamente a história do denim. O acabamento stone washed agregou o setor de lavanderias à indústria denim e a utilização de técnicas de acabamento com laser e ozônio contribuiu para a associação do conceito de sustentabilidade à ideia de performance e tecnologia, que atualmente caracteriza e define os caminhos futuros do setor.

91Marlene Fernandes, CEO da Style WF, estilista francês François Girbaud e Iolanda Wutzl, Diretora Executiva de Comunicação da Style WF  foto: Guia JeansWear

31Estiveram presente nos dois dias cerca de 1.000 pessoas que conferiram na Ilha do Denim, as novidades que os patrocinadores do evento como a Capricórnio Têxtil, Dinâmica, Focus Têxtil, Haco, Hi Tech, Lycra®, Punch Master, Santana Textiles, Santanense, Silmaq e Tecnoblu, apresentaram suas inovações e lançamentos de produtos.

Para Iolanda Wutzl, Diretora Executiva de Comunicação da Style WF, empresa responsável pela idealização, promoção e organização do evento, “o Denim Meeting  2019 superou nossas expectativas, 61ouvimos ao final do evento depoimentos espontâneos incríveis de conceituados players do setor. Alguns contatos que aconteceram durante o evento já se reverteram em negócios e acreditamos que nos próximos meses surgirão grandes parcerias geradas no Denim Meeting. Maior que a satisfação pessoal é ver a satisfação estampada no rosto dos profissionais que participaram desta edição, que foi inovadora; isso sim é uma realização, ver que nossa missão está se cumprindo”.

122O Inspira Denim, novidade nesta edição era um espaço planejado especialmente para os criadores de moda e amantes do jeanswear, que contou com uma exposição do designer pernambucano Leopoldo Nóbrega e do estilista mineiro Ronaldo Silvestre – que apresentou peças feitas em denim sustentável.132

A mestre Marina Stuginski, realizou workshops para os visitantes, com a customização de bandanas – o Shibori é uma técnica de tingimento manual japonesa que produz padrões no tecido; e da estilista e jornalista Laura Yamani, coordenou a customização de 800 bolsas e outras peças em denim durante o evento.

O espaço contou com o apoio em peças das empresas Britânnia Têxtil, Bonnor, Hacco e Tecnoblu, além da Silmaq que levou para o Inspira Denim duas bordadeiras Tajima SAI.

163171Segundo o estilista Ronaldo Silvestre, na exposição com peças feitas em denim sustentável, “as tecelagens parceiras, Capricórnio Têxtil e Santanense, trabalham o denim como matéria-prima, tanto o natural quanto o colored, e a gente quis trabalhar com o conceito”. O estilista confeccionou as peças dentro do Instituto IT, que no momento qualifica 180 mulheres a aprender o ofício para atender as demandas de outras marcas e empresas. “Trabalhamos pela erradicação da pobreza, o uso dos recursos naturais de maneira correta e, principalmente, o empoderamento de meninas e mulheres dentro da cadeia têxtil”, explica Ronaldo.

Outra novidade do evento foi a Denim Store, que apoiou a ONG Recicla Jeans, com a comercialização de roupas, objetos de decoração e acessórios em denim com as vendas totalmente revertidas para a ONG. O espaço ofereceu também peças de mais três designers parceiros que trabalham com bijuterias feitas com upcycling de retalhos de jeans e roupinhas para pets.

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Opinião

181Marcelo Paulinio, (na foto ao lado com a equipe HACO) gestor comercial e administrativo da Haco: “Este ano o evento superou nossas expectativas, em relação ao ano passado. Estamos bastante motivados, pois tivemos uma visitação muito qualificada, passaram pelo evento pessoas importantes do mercado, como empresários, estilistas e os que tem decisão de compra. O Denim Meeting é um evento fundamental, vem para consolidar o setor azul, é um evento de inovação, novidades e troca de experiências”.

20Luiz Eduardo Borin, diretor da Dinâmica Lavanderia, afirma: “O Denim Meeting foi um evento muito interessante para realizar network, entendermos e trocarmos informações com outras empresas do setor”.

Mariana Goulart, gerente de comunicação da Focus Têxtil, avalia: “O evento atendeu plenamente as nossas expectativas.  Realizamos bons contatos e tivemos uma visitação qualificada, o público é bem direcionado. O Denim Meeting é um evento qualificado, une os players do mercado e apresenta diversas tendências atualizadas no setor”.

Luís Flávio, gerente comercial da Hi Tech destaca que “o Denim Meeting superou as expectativas da Hi Tech pela quantidade de visitantes e profissionais que recebemos, somos parceiros desde a primeira edição. Fizemos novos contatos e, com isso, com certeza, abriremos novos clientes”.

21Leandro Schefler, diretor comercial da Punch Master, “o público do Denim Meeting foi ótimo, o mercado da Punch Master é voltado para o JeansWear, vendemos solução e identidade de marca e aqui é o lugar para nossa empresa estar. Recebemos clientes ativos e clientes de novos mercados. Passaram em nosso stand públicos do interior de SP, Goiânia, Santa Catarina e Pernambuco”.

22Antônio Manzarra, diretor comercial da Santana Textiles sobre o Denim Meeting: “O evento superou totalmente nossas expectativas, notamos que, nesta edição, a quantidade de clientes quase triplicou! A Santana Textiles participará de todas as edições nacionais do Denim Meeting, exatamente porque sabemos o quanto é importante levar para o setor informações técnicas e de sustentabilidade, e é justamente esta a proposta do Denim Meeting: gerar negócios, unir e informar o setor”.

23Eleonora França, gerente de marketing e produto da Santanense afirma: “O Denim Meeting atendeu as expectativas da empresa; foi um evento profissional e organizado com evolução e aprimoramento. Nossa visitação foi bem pulverizada, recebemos clientes do Brasil inteiro e percebemos como o Denim Meeting movimenta o setor como um todo”.

Andréa Benvenutto, analista de produção e marketing da Silmaq: “O Denim Meeting foi uma surpresa para a Silmaq, um evento extremante positivo para a empresa. Fizemos sucesso com os visitantes que bordaram peças em denim na máquina bordadeira semi-industrial Tajima SI. Recebemos novos clientes e estreitamos a relação com os que já temos e vieram para prestigiar a Silmaq no Denim Meeting“.

Leonardo Cruz, coordenador de desenvolvimento de produto da Tecnoblu, afirma: “O Denim Meeting superou as expectativas da Tecnoblu, tivemos uma ótima movimentação, principalmente no dia 26; a presença do François Girbaud foi bem marcante para o evento. Recebemos clientes que já atendemos e prospectamos novos contatos, uma visitação bem qualificada. A importância do Denim Meeting para o setor é o fortalecimento e a união da cadeia”.

24151112141“Nosso objetivo é aprimorar o evento a cada edição, juntamente com nossos patrocinadores e parceiros, sempre com foco no fortalecimento da indústria têxtil do denim”, define Marlene Fernandes, CEO da Style WF.

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10O Denim Meeting SP tem abrangência nacional e marca o início do calendário denim anual, que já tem confirmada a realização das etapas no dia 24.04 (quarta-feira), na Univali -Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú (SC), Goiânia (GO), Maringá (PR), Caruaru (PE) e Fortaleza (CE). O evento conta com o apoio institucional da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; ABTT - Associação Brasileira de Técnicos Têxteis; BITTENCOURT, inteligência em redes de negócios; LINX, software que move o varejo; Mega Polo Moda; Sebrae; e Sinditêxtil SP.

da redação do WORLD FASHION com informações da Persona Consultoria de Comunicação   fotos: divulgação/Guia JeansWear

SANTANDER UNIVERSIDADES

worldfashion • 29/03/19, 11:28

461_463_fa_santander_universidades_ev_pos_rgbO Santander foi reconhecido pelo ranking Global Fortune 500 como a empresa que mais investe em educação no mundo. Criado há mais de 20 anos, o Santander Universidades é pioneiro em desenvolver uma oferta adequada para cada fase de vida do estudante e investe fortemente na educação superior: desde 1996, foram mais de ‎€1,6Bi em todo o mundo. Até hoje, já foram concedidas mais de 290 mil bolsas de estudos em 21 países, nos quais mantém parceria mais de 1,1 mil universidades. No Brasil, são mais de 300 grupos conveniados.

anderson-school-of-management-da-universidade-da-californiaO Santander, em conjunto com a Anderson School of Management da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), abre inscrições para o Programa W50. Dedicado à capacitação do público feminino, a iniciativa dissemina conteúdo focado na liderança em meio acadêmico e empresarial.

O objetivo do Santander ao criar o W50 é dar meios, colaborar e capacitar a próxima geração de líderes mulheres globais para ocupar cargos de liderança, fortalecer o relacionamento institucional com as universidades e reafirmar o compromisso do Banco com a educação. Visa, ainda, desenvolver o autoconhecimento, valorizar a diversidade de estilos de liderança e criar uma rede de relacionamento entre mentores.

O Programa W50, em sua sétima edição, é projetado para mulheres profissionalmente maduras, que já possuam ampla experiência no mercado de trabalho e com alto potencial, caracterizado pela sua motivação e compromisso com os objetivos pessoais e organizacionais. O curso acontecerá entre os dias 23 e 28 de junho de 2019.

gabriela_werner_2Gabriela Werner, 37 anos e sócia fundadora do ImpactHub Floripa, foi uma das selecionadas em 2018. Segundo ela, foi uma oportunidade incrível. “Por uma semana aprendemos sobre governança, negócios e liderança com professores da UCLA, investidores de nível mundial e executivos de empresas como Netflix e Disney. Além dos conteúdos e vivências, saímos de lá com uma rede bem poderosa de mulheres executivas, investidoras e líderes nas suas indústrias, em países como Brasil, México, Espanha, Inglaterra e Quênia. O resultado esperado é termos mais mulheres nos conselhos das empresas e sermos protagonistas”.

As inscrições se estendem até 29 de abril de 2019, pelo endereço https://www.becas-santander.com/program/santander-w50. As 45 mulheres selecionadas receberão uma Bolsa Santander de estudo que inclui deslocamento, hospedagem, curso e materiais a serem utilizados. A proficiência em inglês é requisito indispensável para que as candidatas sejam aprovadas.

da redação do WORLD FASHION com informações da Santander   fotos: divulgação