DFB FESTIVAl - Dragão Fashion Brasil

worldfashion • 29/07/24, 19:20

No final do segundo milênio e do século 20, mais precisamente em 1999, no espaço CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA,  iniciava um sonho de Claudio Silveira, incansável emprendedor visionário Claudio Silveira iniciava a sua luta para colocar Fortaleza no calendário de eventos com moda autoral e dos saberes nordestinos, trazendo holofote aos desfiles das marcas regionais reverberando e valorizando a mão de obra secular da região que valoriza e celebra a cultura da ancestralidade, e acredito que o futuro da moda é pesquisa, curadoria e releituras das culturas passadas.

Neste ano o evento deu uma nova roupagem às palestras, nominando de DFB FASHION SUMMIT, o espaço dedicado para reflexão sobre moda dentro de diversas ópticas, iniciado em 2006 como Dragão Pensando Moda, criado por Iorrana Aguiar na época, coordenadora da equipe de estilo da Santana Têxtil,  este ano as palestras focaram no debate de soluções sustentaveis para a cadeia de moda produtiva.

O Concurso dos Novos atingiu a maiorida neste ano com a 18ª edição, através de um edital é lançando aos estudantes universitários de moda e design de todos os estados do Brasil concorrer a esta premiação, neste ano se apresentaram SENAI MODA RN, UDESC -Universidade de Santa Catarina, UFC - Universidade Federal do Ceara, UFCA - Universidade Federal do Cariri, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, IFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte-Campus Caricó, UNIATENEU - Universidade Ateneu, UNIFOR - Universidade de Fortaleza, UNIPE - Universidade da Paraiba, UTFPR - Universidade Federal do Parana.

O Tema para 2024 foi: O Ano do Dragão, no calendário lunar chinês, 2024 corresponde ao ano 4722 do dragão e teve início no dia 10 de fevereiro no ocidente. O animal e símbolo de sorte e portador de prosperidade. Foi transmutado em fvcd ew3s bvelos verdes mares do nosso litoral e vira alcunha para o lider abolicionista Dragão do Mar, o jangadeiro Chico da Matilde, nascido em Canoa Quebrada, em 1839, há 185 anos. Sua luta pela liberdade batizou o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, criado em 1999 e berço das primeiras edições do então Dragão Fashion.

Os alunos inscritos tinham as seguintes abordagens:  • Como se interrelacionam os significados do dragão enquanto mitologia à própria história do Dragão Fashion Brasil? • Como atualizar simbolismos, mitologias e elementos históricos presentes na trajetória do DFB Festival à questão maior da indústria da moda hoje: a busca por alternativas sustentáveis em um mundo cada vez mais ávido por consumo? • Como traduzir o legado desses 25 anos de DFB Festival para a renovação da moda autoral?

A Yuko Suzuki, diretora da WORLD FASHION PLATAFORMA DE MODA , escolhida como nos anos anteriores  foi uma das juradas. E os ganhadores foram 1º lugar com o premio de R$20.000,00 foi para UFC - Universidade Federal do Ceara 2º Lugar para UNIATENEU - Centro Universitário Ateneu e o 3º lugar para UFCA - Universidade Federal do Cariri.

Numa gigantesca sala, como jamais visto, aconteceram os desfiles que atende democraticamente e plural o numeroso público interessado e atento em conhecer as propostas da moda autoral “handmade” e atemporal das marcas.

No primeiro  dia 24/07 desfilaram - 100% CE, ALMIR FRANÇA, ALMERINDA MARIA e MARIA BITU

No segundo dia 25/07 desfilaram - VITOR CUNHA, FRUTO DO CONDE, LINDEBERGUE e DAVID LEE

No terceiro  dia 26/07 desfilaram - BRUNO OLLY, MELK ZDA, BABA e CATARINA MINA

No quarto e último dia fechando o evento desfilou LINO VILLAVENTURA como convidado especial, mas infelizmente por problemas de saúde não estava presente, mas mandou um vídeo parabenizando e expressando o seu profundo agradecimento a todos presentes e à organização do evento pelos 25 anos do evento.

Nos finais de cada dia o Festival apresentou SHOWS gratuitos para o grande público

24/07 -O CANTO DO BODE REI COM SILVERO PEREIRA

25/07 - BLOCO MAMBEMBE

26/07 - DJ XARADA

- BAILE MARROM COM EMOCIOMAR

- WAVZIN

- MA DAME

27/07 - JOHNNY HOOKER

Não podemos deixar de registrar as homenagens feitas a duas grandes figuras que deixaram um legado neste mundo da moda. Vivi Haydu, ex- diretora da FENIT e diretora da Revista Têxtil especializado na indústria têxtil e Cristina Maia renomada crocheteira talentosa e habilidosa que trabalhou junto ao estilista David Lee enriquecendo as criações excepcionais.

O empreendedor guerreiro incansável Claudio Silveira e equipe desbrava outros espaços e assina com o seu DNA, eventos que ocorrem nas cidades de Niteroi e Petropoles no Rio de Janeiro, construindo novos alicerces e conquistando novos territórios.

Quem pensa que ele é inacessivel, engana-se, o poderoso é avesso aos protocolos, Claudio Silveira mantem a forma simples de ser, atencioso, atento sem perder nunca o controle de tudo. Se liguem, vem aí logo logo um livro comemorativo do quarto de século de realizações e contará a saga deste carioca mais nordestino!

O DFB FESTIVAL é reconhecido pelo Governo do Ceara, por meio da Secretaria de Cultura, tem apoio cultural da ENEL e apoio institucional da Ceara Fascinante Mecenas do Ceara.

da redação por Yuko Suzuki,  que fez parte do PRESS TRIP a convite do evento

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.