ABIT e SINDITÊXTIL-SP tem novos presidentes

worldfashion • 01/11/16, 15:34

da925314-4eb8-48d6-bfbb-3d9c9ddd5d76-640x480

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) escolheu nesta quinta-feira (27/10) seu novo presidente para o triênio 2017- 2019. O economista e administrador Fernando Valente Pimentel foi o eleito juntamente com os 52 membros do Conselho de Administração que fizeram parte da chapa única. O mandato começará em janeiro de 2017.

fernando-pimentel-abit-427x640Fernando Pimentel é carioca e dedicou quarenta dos seus 62  anos ao setor têxtil. Há 11 anos como Diretor Superintendente da Abit, Pimentel tem representado o setor em vários fóruns nacionais e internacionais como o International Textiles e Manufacters Federation (ITMF), International Apparel Federation (IAF), Federación de Industrias Textiles Argentinas (FITA) e American Apparel and Footwear Association (AFAA), além de organismos como diversas câmaras de comércio, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização Mundial do Comércio (OMC). Pimentel também é membro de vários comitês da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Comecei no setor em 1977. Conheço razoavelmente bem as dificuldades dos empresários, do mercado, mas também sei o quanto é empolgante, criativa e pujante a cadeia têxtil e de confecção. Gosto muito do meu trabalho na Abit, da equipe de colaboradores e dos amigos e companheiros com os quais convivo ,  ou estão sempre em contato, em todo o Brasil. Pessoas que, como eu, lutam e acreditam neste setor e no Brasil”, disse Pimentel após resultado das urnas.

13439146_1161210883966266_671327248333609856_n-480x360Para o atual presidente, Rafael Cervone, o novo líder do setor dará continuidade ao trabalho que a Abit já vinha desempenhando. “A escolha do Fernando Pimentel  para presidente foi natural, justa e merecida. Ele tem sido incansável na defesa e na promoção do setor, conhece profundamente os desafios e as oportunidades que temos à frente. Além disso, tem conduzido a equipe da Abit nesses  últimos anos e possui ótimo trânsito em Brasília. Tenho certeza que esta foi a melhor escolha neste momento de tantos desafios”, declarou Rafael Cervone na reunião de Conselho realizada também no mesmo dia da eleição.

Fernando Pimentel assumirá a Abit no mesmo ano em que a entidade completará 60 anos e que a indústria buscará recuperar a produção depois de  dois anos em queda. “No último mês, já percebemos que a situação parou de piorar, mas ainda está longe das condições necessárias para o setor voltar a crescer  e recuperar os empregos que perdeu. Só nos últimos 12 meses foram 60 mil postos fechados apesar das contratações positivas em agosto e setembro últimos. Certamente, começaremos 2017 mais esperançosos, porém não será um ano fácil dado o estrago porque passou e passa a economia do país,  diz Pimentel.

A balança comercial do setor fechou o acumulado de jan/set com déficit de US$ 2,4 bilhões o que representou uma queda  de 39% em relação a jan/set de 2015. Isso se deve à queda de 34% das importações durante o ano e ligeiro crescimento no quantum exportado .

Já a produção física de jan/ago deste ano permaneceu pior em relação ao mesmo período de 2015, com queda de 8,5% no têxteis e de 9,4% na confecção. “O varejo não está demandando como esperado. O consumidor ainda está segurando os gastos e isso afeta toda a cadeia. Com a proximidade das festas de final de ano deveremos ter uma pequena melhora. Não teremos, porém, um Natal com consumo forte “, conclui Pimentel.

As empresas associadas do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo elegeram nesta quinta-feira (27/10), através de chapa única,  o executivo Luiz Arthur Pacheco o novo presidente do Sinditêxtil-SP, bem como a diretoria para o triênio 2017-2019. O Sindicato é um dos mais antigos do Brasil, com 84 anos de fundação, e representa as empresas responsáveis por 30% do faturamento do setor têxtil nacional.  A nova diretoria tomará posse em janeiro de 2017.

luiz-arthur-pacheco-sinditextil-sp-544x6401Luiz Arthur Pacheco de Castro tem 52 anos, é formado em Direito e Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Iniciou carreira em escritórios de médio e grande portes, mas foi na Paramount Têxteis que  construiu sua carreira profissional ao longo dos últimos 27 anos, sendo atualmente o Diretor Corporativo e de Relações com Investidores, além de membro do Conselho Consultivo da empresa. Hoje,  é Diretor Tesoureiro do Sinditêxtil-SP, participa do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), é vice-diretor do Centro das Indústrias de São Paulo (CIESP)- Distrital Sul, e Diretor Adjunto do Departamento de Ação Regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) – DEPAR Zona Sul.  Devido sua presença constante no Rio Grande do Sul, onde a Paramount tem atividades, Luiz Pacheco também é diretor do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Sul (SITERGS), membro do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e Conselheiro Fiscal do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

aldredo-bonduki-322x370Para o atual presidente do Sinditêxtil-SP, Alfredo Bonduki, a escolha foi merecida. “É com muita tranquilidade e confiança que irei transmitir a presidência do  Sinditêxtil-SP ao companheiro Pacheco, que há tantos anos contribui voluntariamente com o Sindicato, tendo atuado na nossa área tributária, na trabalhista e também na tesouraria da entidade, sempre de forma ética e dedicada. Destaco também que Pacheco se tornou um profundo conhecedor de todos os segmentos do setor têxtil paulista”, afirmou Bonduki durante reunião de diretoria do Sindicato também realizada nesta quinta-feira.

Não faltarão desafios para o novo presidente Pacheco à frente do setor têxtil paulista. Uma das principais agendas será a competitividade das empresas de São Paulo que vem perdendo posições para outros estados em função de incentivos fiscais e tributários que os vizinhos concedem para atrair empresas. “ Iremos intensificar as reuniões com a Secretaria da Fazenda e com o próprio Governador Alckmin, uma vez que São Paulo já perdeu cerca de 20% na arrecadação que vinha das indústrias têxteis. Precisamos apoiar as empresas para que permaneçam no Estado gerando renda e emprego” comenta Pacheco.

programa-mais-voce-ensina-colcha-em-patchwork-e28093-03-09-2012-e28093-passo-a-passo-620x5001Outra pauta na agenda do Sinditêxtil-SP será a implantação do Projeto Retalho Fashion que, desde seu lançamento, em 2012, está parado por conta da administração municipal que não dá prosseguimento na parte que compete ao governo. “Este é um projeto criado na gestão do presidente Bonduki e que nós vamos dar continuidade pela importância social e ambiental do Retalho Fashion. Precisamos dar um destino correto às 20 toneladas de retalhos que são produzidos diariamente no Brás e Bom Retiro”. Pacheco ainda destaca na agenda a questão trabalhista que foi foco de sua atuação em anos anteriores no Sindicato. “ A questão trabalhista é muito séria e complexa, não somente em São Paulo e não somente no nosso setor. Contudo, nosso estado tem sido protagonista em temas como o combate ao trabalho análogo à escravidão e o Sinditêxtil-SP foi a primeira entidade industrial a participar de reuniões sobre o tema. Atuaremos também no âmbito nacional, junto com a Abit, na complexa questão da NR 12 e na atualização das leis trabalhistas, visando aumentar a segurança jurídica das empresas”.

Da redação do World Fashion   - Informação para imprensa  Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.