A Lectra apresenta o Optiplan®* V3R4

worldfashion • 05/12/14, 08:50

lectra_optiplan-2-640x478

Optiplan, o cérebro da sala de corte da Lectra, continua evoluindo para que os confeccionistas mantenham a rentabilidade e competitividade com uma sala de corte otimizada. Projetado pensando nos desafios específicos da moda e da fabricação de roupas, o Lectra Optiplan aplica princípios de produção ”lean” nas operações de planejamento de corte transformando a sala de corte em uma vantagem competitiva — poupando tempo, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Para acompanhar o mercado da moda que evolui rápido com coleções sazonais para o varejo e a renovação continua da coleção cada vez mais: “A tendência de pedidos reduzidos em uma ampla variedade de estilos e cores, combinado com prazos de entrega mais curtos, virou regra no setor”, explica Anastasia Charbin, diretora de marketing de moda e confecção da Lectra. A produção tem de ser rápida e flexível para lidar com um maior volume de pedidos menores, mesmo assim mantendo as margens de lucro.

fashion_tcm31-212559Quando se trata de custo de produção de vestuário, o tecido é normalmente o maior componente, portanto otimizar seu processamento e corte é crucial para se manter competitivo. Esta nova versão do Optiplan se baseia numa já poderosa tecnologia de planejamento de corte e evoluiu para racionalizar ainda mais as operações, melhorar a eficiência e minimizar o risco de erro — a base da produção ”lean”. Consolidando pedidos e interligando diferentes sistemas, do ERP até a sala de corte, o Optiplan facilita o fluxo de informações e otimiza os riscos, distribuindo e eliminando operações.

Os fabricantes agora podem aumentar a eficiência a partir de simulações baseadas em diferentes configurações de planejamento e produção, graças às abordagens Design-to-Cost e Manufacturing-to-Cost. Marcas e fabricantes preveem a quantidade de tecido necessária para uma produção determinada, de modo a minimizar os pedidos de tecido e reduzir os estoques de matéria-prima.

“Com o fluxo de trabalho aprimorado entre planejamento e processamento de pedidos, estamos poupando um tempo considerável. Também conseguimos misturar mais estilos e tamanhos para melhor administrar nosso consumo de tecido”, observa Kais Masmoudi, vice-diretor da Société de Lingerie. A empresa produz para a marca de lingerie Lise Charmel.

optiplan-4_tcm32-187059-640x375A velocidade e agilidade para responder rapidamente às mudanças são benefícios imediatos de uma abordagem “lean” para a sala de corte. O estoque pode ser reposto com base nas vendas reais e não simplesmente na demanda prevista — uma aposta muito mais segura quando se trata de garantir a rentabilidade. Com as incertezas afastadas da equação, os fabricantes podem ajudar com eficiência a transformar um palpite em uma estratégia de mercado, minimizando assim o risco de mercadorias não vendidas ou com muitos descontos.

“Decidimos o que fabricar com os dados que coletamos todas as semanas nos pontos de venda. Com eles alimentamos o Optiplan da Lectra e ele nos diz ‘corta desse jeito’. Aí em uma semana abastecemos as lojas”, declara com entusiasmo Delman Lee, presidente e diretor executivo do grupo TAL Apparel, de Hong Kong.

A Lectra desenvolve os mais avançados softwares e sistemas de corte automático e presta serviços associados a uma grande variedade de mercados, incluindo o da moda (confecção, acessórios e calçados), automotivo (airbags, bancos e interiores de automóveis) e de mobiliário, assim como uma ampla variedade de outros setores, tais como aeronáutica, náutica, energia eólica e equipamentos de proteção individual. A Lectra atende 23 mil clientes em mais de cem países, com 1.400 funcionários e um faturamento de US$ 270 milhões em 2013. A empresa está cotada na bolsa Euronext.

*® Optiplan é marca registrada da Lectra.     Assessoria de imprensa ART PRESSE   Fotos: divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.