SP - GO TEX SHOW Feira Internacional de Produtos Têxteis

worldfashion • 29/10/14, 21:27

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Com cerca de 200 expositores de diversos países estiveram reunidos nos dias 27 a 29 de outubro de 2014, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na capital paulista, para a realização da segunda edição da “GO TEX SHOW – Feira Internacional de Produtos Têxteis”. Expositores players vindos de Bangladesh, China, Hong Kong, Itália, Paquistão, Peru, Singapura e Taiwan, além de expositores brasileiros, consolidando o evento, cada vez mais, como uma feira internacional de tecidos, aviamentos, home têxtil e vestuário.

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O Comitê Organizador da feira continua trabalhando incansavelmente para trazer expositores de diversos países para atender os compradores/visitantes, com uma amostra global de produtos dos quatro cantos do planeta. Nesta segunda edição, os organizadores trouxeram entidades que congregam setores têxteis de alguns países, incluindo da América do Sul, para conhecerem a feira e iniciar parcerias para aumentar o número de países expositores da mostra.

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O objetivo foi movimentar a “GO TEX SHOW 2014”  para o fortalecimento do intercâmbio entre empresas e profissionais têxteis brasileiros com empresas vindas de outros países, para a troca de informação e tecnologia.

O Presidente da CCCT - China Chamber of Commerce of Import and Export of Textiles,  Jiang Hui abriu a programação do “Fórum Têxtil China-Brasil”  e apresentou o “Panorama Atual da Indústria Têxtil Chinesa e o Caminho para as Empresas Brasileiras atingirem o maior Mercado do Mundo”.

O executivo forneceu dados importantes sobre o maior produtor de têxtil e vestuário do mundo, que atinge um faturamento anual de US$ 300 bilhões. Segundo o executivo, apenas de janeiro a agosto de 2014, o mercado têxtil e de vestuário chinês movimentou mais de US$ 210 bilhões, sendo que foi exportado um total de US$ 193 bilhões em mercadorias e importados US$ 17,6 bilhões.

O maior mercado consumidor dos produtos chineses é a União Europeia, que, de janeiro a agosto deste ano, comprou US$ 40,16 bilhões em produtos da China. Os Estados Unidos ocupam a segunda colocação com US$ 29,16 bilhões. Já os países da Ásia, com exceção do Japão, ocupam a terceira posição com US$ 22,73 bilhões em mercadorias compradas da China, enquanto o Japão sozinho está na quarta colocação com US$ 15,4 bilhões em e comprou nos oito primeiros meses do ano em têxteis e vestuário da China.

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Segundo Hui, o Brasil comprou em 2013 US$ 4,11 bilhões em produtos têxteis e de vestuário dos fabricantes chineses, sendo que 34,5% das importações são de tecidos. Já o principal produto brasileiro adquirido pelas empresas chinesas é o algodão. Para as empresas brasileiras que desejam ingressar no mercado chinês, Hui revela que a CCCT possui um centro de exposições na cidade de Shangai, onde são realizados eventos que contam com a participação de muitas empresas estrangeiras, inclusive com condições diferenciadas para incentivar a participação de empresas brasileiras.

De acordo com o executivo, o Brasil e a China podem se complementar, pois ainda existem mercados onde as empresas chinesas precisam melhorar. Para atingir o mercado chinês, as empresas brasileiras precisam focar na qualidade, na diferenciação do produto agregando valor ao produto brasileiro tão apreciado pelos chineses.

“O futebol brasileiro, por exemplo, é famoso na China; se uma empresa brasileira desenvolve algum produto que esteja relacionado a um grande jogador brasileiro, esse produto com certeza será um sucesso na China”, declara.

Outro mercado que ainda pode ser explorado pelas empresas brasileiras são os tecidos tecnológicos e funcionais. “As empresas brasileiras deveriam investir em tecidos à prova d´água ou tecidos finos, capazes de manter a temperatura corporal”, informa Hui.

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Além da série de palestras aos visitantes, realizou-se também o concurso   “NOVOS DESIGNERS BRASIL”, envolvendo estudantes de moda da cidade de São Paulo,com o objetivo de possibilitar o intercâmbio dos novos criadores com produtores têxteis do cenário global, promovendo uma sinergia criativa. O tema proposto foi  - Ano Novo Chinês à Brasileira – 2015, o ano da Cabra - que contou com 7 finalistas: Anderson França da Faculdade Paulista de Artes, Danilo Ibrahim e Janaina Esvissa da Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine SKAF e Priscila Prado, Rodrigo Rooka e Zack Grabeel da Universidade Anhembi Morumbi e a vencedora Jessica Jin.

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“Estamos investindo em um evento que dá visibilidade a novos talentos da cidade de São Paulo, em um ambiente de inovação e criatividade, onde uma nova geração do setor têxtil brasileiro já inicia seus horizontes profissionais dentro de uma economia global”, disse Pan Faming, do Grupo China Trade Center, diretor executivo do Comitê Organizador da “GO TEX SHOW”.

Nesta primeira edição do NDB, os designers trabalharam com tecidos de expositores taiwaneses e chineses. “Esperamos que no próximo ano consigamos contar mais tecelagens expositoras de diversos países, incluindo do Brasil, para fornecer as matérias-primas e patrocinar os jovens designers brasileiros”, declara Pan Faming, do Grupo China Trade Center, diretor executivo do Comitê Organizador.

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A primeira vencedora do concurso, Jessica Jin, estudante de 25 anos do Curso de moda do Istituto Europeo di Design, agradou o Juri técnico (acima) e a plateia com coleção intitulada “Banquete do Buda” e se consagrou no Concurso “NOVOS DESIGNERS BRASIL (NDB)”. “A minha inspiração  surgiu da Lenda que deu origem ao Horóscopo Chinês onde Buda convida todos os animais para um grande banquete e só 12 comparecem e são presenteados com um ano cada um.

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A Cabra é um desses animais especiais! Fiquei imaginando como ela teria se vestido para se apresentar a Buda se este encontro fosse no Brasil. A licença poética me levou à uma coleção inspirada na apresentação imaginária da mulher de Cabra a Buda. Foi um trabalho e tanto concluir as peças da coleção, mas foi incrível ver o resultado final e principalmente saber que um júri técnico e competente escolheu minha coleção como vencedora”, declarou emocionada a vencedora do certame.

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Jessica Jin foi premiada com uma licença de uso do Software de Criação Audaces Idea Full.

Assessoria de Imprensa: Persona Consultoria de Comunicação  - Crédito das fotos: Dorival Zucatto

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