Projeto Customizart

worldfashion • 04/02/14, 10:53

cid_ii_143f952891ad9ccd

No espaço confortável e espaçoso do show room da Vicunha em São Paulo, na ultima edição do VIpreview Verão 15, que aconteceu entre 20 e 23 de janeiro, foi mostrado num painel  os resultados do Projeto Customizart - propostas de moda, arte e originalidade - com o jeans. Estilistas e artistas customizaram por meio de diferentes estilos e técnicas, peças confeccionadas em índigos e brins.

Três artistas customizaram calças, shorts e camisas durante o evento e criaram modelos exclusivos e inusitados em tempo real, em meio a centenas de expectadores que passaram pelo showroom da Vicunha, em São Paulo.

cid_ii_143f9534d1509096A argentina Marina Zumi transporta para o jeans técnicas de grafitagem e referências da street art

Grafiteira, artista plástica e estilista, a argentina tem um ateliê de arte em São Paulo, onde se aprofunda nos estudos de comportamento e energia dos seres humanos. Na rua, prefere imagens que reflitam o prazer de estar em contato com a natureza. Além de muros pintados na Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra e outros países, Marina concluiu em junho deste ano seu primeiro prédio. Com cerca de 25 metros de altura, o edifício Pozman, na Polônia, levou sete dias para ficar pronto.

Pela primeira vez no projeto Customizart, Zumi procura transportar para as calças, jaquetas e camisas as técnicas aplicadas na rua. “A proposta é criar peças únicas, inspiradas na tendência urbana do jeanswear e na mistura de cores do grafite. A arte é uma ferramenta de customização, que transforma a moda em algo figurativo e artesanal”, afirma a artista.

cid_ii_143f9540cfe7057cAndré Brunharo

Trabalho com linhas e formas ganha destaque nas criações do artista plástico André Brunharo

Formado em Desenho Industrial pela FAAP, na área de Design de Produto, Brunharo trabalhou como artista plástico em diversos projetos e empresas, destacando-se no trabalho com recorte em MDF, ilustração e projetista de displays.

Um verdadeiro sucesso no Vipreview Verão 2015, o designer chamou a atenção com seus desenhos em motivos urbanos e formas orgânicas, que ganham profundidade e parecem saltar da superfície do tecido. Camisas com ilustrações coloridas a tinta e caneta trazem imagens inusitadas do corpo humano distorcido em suas extremidades. Calças com desenhos de formas geométricas e de prédios vertiginosos garantem o tom de street art às peças, fazendo referência ao universo da cidade e do concreto. “A minha inspiração é baseada na assimetria, no fato de imprimir agressividade a uma linha fina e delicada. Em minhas criações, a linha reta ganha sempre uma curva”, revela.

cid_ii_143f955b3844349fBira Nogueira

Figura do homem e elementos ligados a ele são marcas registradas do trabalho de Bira Nogueira

Cenógrafo há 13 anos no Grupo de Teatro Folias da Arte, o artista plástico é especialista na técnica de pintura com estêncil. Na rua, como forma de intervenção urbana, ele também trabalha com pintura, grafite e artes visuais. Como elemento principal de suas criações, Nogueira usa a figura do homem, inspirado no universo da própria cidade. “Não tem cidade sem gente e não tem gente sem cidade”, explica.

Em sua primeira experiência com o Customizart, ele aproveita a superfície do tecido para mesclar o estêncil com a tinta do pincel. Além da figura humana, as peças do artista recebem motivos de corações, bicicletas e flores, conferindo um ar criativo e original às criações. “É divertido trabalhar com a customização do jeans. Pela textura do tecido, o branco da tinta ganha uma nova luz e um aspecto diferente do que quando aplicado em outros materiais. É uma técnica simples, que atrai a atenção das pessoas e transforma o artigo.”

supernova

Além deles, Alexandria Brechó, Vanessa Diskin, Juliana Kenski, Carla Rodrigues e Maria Gabrielle também produziram peças para o projeto, que podem ser vistas na 10ª edição da revista VTrends.

vtrends_10_v10_capa-1

bringmehomeDivulgação: CDI Comunicação Corporativa

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.