SP - OFICINA HIBRIDA DE MODA, LITERATURA E FILOSOFIA

admin • 17/01/13, 10:53

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“Até que ponto os criadores de moda, podem forjar da literatura uma ideia de manifesto para um corpo-texto? E o caminho contrário?”. Partindo desta inquietação, o estilista brasileiro Walter Rodrigues, a escritora e socióloga Carla Cristina Garcia (PUC-SP) e o filósofo Brunno Almeida Maia (UNIFESP) criaram o projeto que será ministrado de 28 de março (quinta-feira) a 27 de junho, das 19h às 21h30, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

Gratuita e aberta aos estudantes e profissionais de moda e das artes em geral - a partir de 16 anos de idade – o projeto visa proporcionar uma reflexão sobre a produção literária e de moda no século XX. Ao final da oficina, os participantes terão a oportunidade de exercitar o olhar conceitual com uma coleção, que será apresentada ao público. No dia 28 de março (quinta-feira), a partir das 19h haverá aula aberta gratuita e livre (independente do vínculo como participante) com os ministrantes da oficina. De Virginia Woolf a Aldous Huxley – passado, presente e hipotético futuro.

img_9407_14jan2013-2Serão dois momentos:

O primeiro corresponde ao período de investigação, pesquisa e explosão de imagens. Três obras delimitam o objeto de estudo – do Modernismo até o final da década de 80 do século XX – além da exibição de filmes, documentários e leituras dramáticas que estimulem e catalisem o potencial criativo dos estudantes.

Narrativa de espírito do tempo, a obra ”Orlando – Uma Biografia” de 1928 da escritora inglesa Virginia Woolf, inicia a delimitação do campo de pesquisa da oficina. A Moda aparece não como mero acessório, badulaque ou enfeite narrativo, mas sim como uma personagem central indicadora das mudanças comportamentais, de pensamento e dos modos. Ao narrar a história de 350 anos de vida do jovem inglês que nasce na Inglaterra da Idade Moderna e, durante uma estada na Turquia, simplesmente acorda mulher, o livro não só discorre sobre o tempo político e social, mas coloca a Moda como uma espécie de testemunha e impulsionadora das continuidades e descontinuidades da época.

Na sequência, “Esperando Godot” do irlandês Samuel Beckett introduz uma noção simbólica de estética. Da incerteza, da lacuna, da sugestão na obra - ao não descrever as possibilidades estéticas no texto - a procura por uma arqueologia do silêncio. “O não descrever das circunstancias simbólicas pelo autor territorializa o período como ausência de criatividade? Ou seria o contrário? O silêncio, o não dito, o interdito no discurso é uma náusea, uma

vertigem necessária para tempos de potências criativas? Que estética temosao ler ‘Esperando Godot’?”, questiona o filósofo Brunno Almeida Maia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Na etapa final da série de estudos, encontra-se a obra “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley.  Escrita em 1928, a abordagem de suas temáticas (futuro hipotético, Sociedade da Felicidade, Sociedade Disciplinar, Poder Soberano, Controle) serão analisadas como uma pretensa ideia do que surgiu na Moda durante as décadas de 60 a 90 e um desejo nas criações que vislumbravam um hipotético futuro.

No segundo momento – após a passagem por estas três obras – Walter Rodrigues coordenará a criação coletiva de uma coleção de moda, partindo das imagens e ideias debatidas ao longo do período de investigação, pesquisa e conceitualização. A ideia é que ao transcorrer pelas obras e temáticas, o estudante refaça o percurso da criação de uma coleção, desde a imagem inicial até a apresentação das roupas ao público. “Estou ansioso para poder combinar estas duas paixões, moda e literatura, e juntar estas duas correntes que tão bem descrevem e lapidam a ideia do “Espírito do Tempo”:

este momento mágico congelado que tão fortemente define um espaço de tempo,uma fagulha de vida.”, reflete o estilista Walter Rodrigues.

Para a socióloga Carla Cristina Garcia (PUC-SP), que abordará o contexto histórico-social, não se trata apenas de analisar as nuances das mudanças no guarda-roupa ao longo do século XX, mas sim criar uma narrativa poética de ligação entre a memória das roupas e a memória afetiva de quem as usa.

“Porque mesmo que não sejam transparentes, cada vestido revela o coração de sua dona e, como uma segunda pele, pode ser a exteriorização de seu mundo interior. Bibliografia ou que história você vai vestir hoje?”, sugere a escritora de “Ovelhas na névoa: um estudo sobre as mulheres e a loucura” (Rosa dos Tempos, 1995), entre outros.

Créditos das Fotos: Luciana Zacarias - Galeria LuZ

INSCRIÇÃO:

Pessoalmente: De 06 a 20 de Março de 2013, de Segunda a sexta 9h às 22h e sábado das 10h às 18h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo – SP, Telefone: (11) 3222-2662 /3221-4704  oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br.

Levar no ato da inscrição: resumo de currículo impresso (1 página) e carta de intenção (1 página) impressa respondendo a seguinte reflexão: “Por que você deseja fazer parte desta oficina?”.

Resultado dos pré-selecionados: 26 de Março de 2013 (quarta-feira), por telefone e e-mail.

Fonte: Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

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