Na Capricórnio Têxtil, é hora de investir
admin • 15/08/12, 09:05O momento é de investimento para a Capricórnio Têxtil, empresa que possui capacidade instalada para a produção mensal de 5 milhões de metros de demim e que está totalmente voltada à venda para o mercado interno.
Para o período de 2012 a 2014, a organização investirá R$ 20 milhões, correspondentes à compra de 108 novos teares a jato, produzidos pela Toyota japonesa.
Segundo o responsável pela Divisão Têxtil Ubiratan Furtado, com esta aquisição a Capricórnio estará apta a elevar para 6 milhões de metros ao mês a produção de denim. No momento, a empresa realiza a substituição de 38 máquinas, entre teares e equipamentos do setor de acabamento.
A empresa investe cerca de R$ 15 milhões no setor de acabamentos, na unidade de São Carlos (SP). “A atualização do parque industrial é investimento obrigatório para uma tecelagem a cada 10 anos”, observa o diretor comercial João Seabra Marino, completando que esta é uma das condições para a indústria nacional de denim continuar produzindo a média que vai de 45 milhões e 47 milhões de metros ao mês.
Os fabricantes convivem obviamente com as importações dos artigos asiáticos, que chegam aqui ao preço médio de R$ 6,70 o metro. “No Brasil, os tecidos equivalentes são encontrados por cerca de R$ 7,00, no caso dos mistos de poliéster, ou por R$ 7,20, no caso dos que levam elastano na composição”, comenta Seabra. Segundo ele, o pólo produtor do Brás, na região central de São Paulo, já representou 90% das vendas realizadas pela Capricórnio Têxtil. “Hoje o percentual não passa de 40%”, observa, acrescentando que outros importantes compradores dos artigos da empresa estão em: Pernambuco (Caruaru), Goiás (Goiânia), Paraná (região norte) e São Paulo.
Mix de produtos
O investimento na atualização e expansão do parque fabril vai acompanhada na renovação do produto. “Enquanto o mercado internacional pede o denim azul, o mercado brasileiro vive uma fase de preferência pelo tecido mais escuro, de cor intensa”, assinala Ubiratan Furtado.Para atender à demanda, a Capricórnio Têxtil investiu no lançamento da linha Fix de artigos, composta por pretos e azuis intensos.
“Trabalhamos a fixação do corante para chegarmos a tecidos de tons mais sólidos”, explica Furtado, acrescentando que se trata de um lançamento que oferece ao confeccionista mais opções em matéria de acabamentos.
Eleni Kronka
- publicado em: INDÚSTRIA, LANÇAMENTOS –