Rj – Rio à Porter – um salão criativo

admin • 27/05/12, 22:03

A edição de Verão 2013 do Salão de negócios Rio-à-Porter, aconteceu na Casa Firjan da Indústria Criativa que integra a plataforma Fashion Rio Negócios e incluiu marcas do line up do Fashion Rio, e polos criativos de outros estados brasileiros, como Pernambuco, Ceará, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Goiás e Santa Catarina. O evento foi patrociando pelo Sesi/ Senai Moda/ Firjan/ Sebrae/ Sebrae RJ/ Prefeitura do Rio de Janeiro/ Riotur/ Governo do Estado do Rio de Janeiro/ Texbrasil/ ABIT/ Apex

Estiveram presentes buyers da Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Emirados Árabes, Espanha e Uruguai. Entre os destaques internacionais estiveram os representantes da Seaside Luxe e Gone Bananas – duas multimarcas de luxo da Califórnia.


Acessórios, jóias e bijoux

silvia-blumberA designer de jóias Silvia Blumberg lançou uma coleção de anéis, cordões e brincos batizada ‘Fruti Shake Carioca’, feita com a mistura de resíduos de sucos de morango e maracujá - que são misturados a pedras preciosas, prata reciclada e materiais garimpados em canteiros de obras como cimento, pirita e pó tijolo dando lugar. Uma outra coleção, intitulada ‘Bic Chic’, teve a mistura de cimento branco, topázios azuis e restos de caneta Bic.

A designer Elisa Paiva apresentou uma coleção pingentes e colares inusitados feita com micro lâmpadas usadas em lanternas de carros.elisa-paiva

As jóias de Márcia Mór apresentou a peças batizada de anel Escargot, que tem como matéria-prima a concha do escargot, garimpada nos principais bistrôs e restaurantes franceses do Rio. Outros brincos são da tribo indígena Caiapó, do alto do Xingu, feitas a partir do Ulurí, cinto que as mulheres da tribo passam a usar após a primeira menstruação. O material foi cedido pelos índios à designer.

Celeste Heitmann, criou bolsas de mão feita a partir de coadores de café. O material passou por um tratamento especial e ganhou estamparia com acabamento de camurça.

comparoniDa Paraíba, os calçados Comparoni produziu sapatos com algodão ecológico, couro de peixe e técnicas artesanais. Os calçados e acessórios da marca têm como foco desenvolver moda ecologicamente correta e socialmente justa.

A JS, da designer Julieta Sandoval, usa a reciclagem de papel em quatro novas linhas de acessórios nesta edição: ‘Klimt’, com detalhes em dourado; ‘Suminagayi’, técnica japonesa que mescla tons de azul; ‘OP Art’ (anos 80) e seu silk exclusivo e a de jeans tricotado, com bolsas e carteiras customizadas.

Monica Krexa lançou peças na versão dourada do alumínio, ecologicamente tingido. São brincos, anéis, braceletes e adereços de cabeça, além das bolsas e carteiras em lona e em couro sintético e ecológico.

screen-monte-o-seu1Muv Custom Shoes é de Brasília, e o negócio é especializado em tênis customizados. O processo é simples: a pessoa entra no site da marca, escolhe o modelo, a estampa (entre as 60 disponíveis) e a cor do cadarço. Os modelos são entregues em até 10 dias. O diferencial da marca está não só na agilidade da produção, mas também na técnica usada na estamparia. São adesivos especiais aplicados aos tênis.

Atelier Cotton de Fadas de Niterói apresentou sua coleção primavera-verão na arte contemporânea de Inhotim, desenvolvendo, com tecidos naturais como a seda pura, a viscose de bambu ,o algodão e o linho,  estampas digitais com traços geométricos e cores vibrantes, trazendo um pouco da natureza exuberante e das obras de arte.

Azaí Biquinis mostrou uma coleção em lycra sirê, que dá um efeito de couro na peça. Tecidos de fibras de bambu foram as matérias primas das saídas de praia. E o papel reciclado vira detalhes em biquínis (parceria com a JS Design Sustentável).

Natural Cotton Color, da Paraíba, mostrou o algodão naturalmente colorido, desenvolvido pela Embrapa na coleção ‘Eco-nomica’. Com o foco na forte seca que atinge o Nordeste, a marca investiu ainda mais no reaproveitamento de materiais e tentou evitar ao máximo o desperdício. Assim, a coleção trouxe peças mais ‘secas’ e apostou em roupas que não precisam ser passadas.

Do Mato Grosso, a ONNG trouxe uma coleção de camisetas com tecidos desenvolvidos a partir de garrafas PET recicladas, algodão orgânico e fibra de bambu.

A fórmula da UQBAR parece simples: camisetas de malha com vários tipos de aplicações na mesma peça  como devorê, fusão e sublimação. Abuso nos brilhos com paetês, estampas exclusivas, cores fortes e coleções brasileiríssimas como as linhas Caipirinhas e Bonfim.  Com um movimento intenso durante o evento, a  marca bateu a meta para o evento.

Plus size

O público plus size teve algumas empresas no Salão de Negócios:

Na Marri Gatô, marca do Polo de Niterói as peças que variam dos tamanhos 42 a 52, foram vendidas numa coleção, com mais de 25 peças, para o dia-a-dia, trabalho e noite.

A loja, Frilange, do Polo de Friburgo, apresentou criações plus size em lingerie sensual com tamanhos extra G com acabamento de alta qualidade e toque de luxo nas peças.

Quem também vem apostando nesse novo negócio é a LiaLou, com lingeries em siré, em modelos com tamanho extra grandes e acabamento esmerado..

Por Lu Catoira

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