Assintecal no Congresso Mundial de Couro e Calçados, no Rio de Janeiro

admin • 16/11/11, 13:58

Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal
Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal

O Brasil recebeu de 7 a 9 de novembro, dois eventos mundiais de extrema importância para a produção nacional e mercado interno: os congressos de couro e de calçados. A Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos -  esteve presente como uma das associações co-anfitriões, visto seu destaque no segmento pela quantidade de empresas e materiais que representa.

 

Durante as palestras foram apresentados dados numéricos e expectativas da cadeia a fim de aprimorar as decisões empresariais. O destaque foi para as inovações da União Européia, para o design e para a sustentabilidade. O presidente da Manas SPA, Cleto Sacripanti, reforçou a importância do design para a industria de calçados:  “A moda, pelo seu dinamismo e mudanças frequentes, é uma das grandes impulsionadoras das inovações tecnológicas. Se pensarmos isso de forma ampla descobriremos um novo caminho que deve ser traçado”

 

No congresso do couro a sustentabilidade foi pautada de variadas maneiras, principalmente, por agregar valor ao produto. A China foi outro forte tema de discussão, pois o país é encarado como grande concorrente e, ao mesmo tempo, impulsionador do couro e dos calçados. Medidas protecionistas, bem como a prática do comércio justo também foram abordados. Quanto ao Brasil, ficou claro a insatisfação de muitos países pela exportação, além da matéria-prima, de componentes e produtos finais.

 

As mudanças relacionadas à  moda são fortes impulsionadoras das inovações tecnológicas, mas as iniciativas de defesa comercial ainda precisam ser fortalecidas. Para Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, “Sabemos que o desempenho dos produtos finais depende diretamente dos componentes. Somos afetados e co-responsáveis pelos rendimentos das cadeias produtivas e comerciais e por isso fazemos questão de participar de congressos e dialogar com os representantes dos segmentos que representamos, já que visamos a solidificação e o crescimento.”

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.