abaixo o photoshop!
admin • 12/08/09, 10:42O partido democrata liberal britânico quer dar um basta nas derivas do Photoshop. De acordo com a imprensa local, os políticos do Reino Unido querem que todas as campanhas publicitárias destinadas aos menores de 16 anos avisem se as fotografias foram corrigidas pelo programa. Segundos eles, as imagens criam a ilusão de um corpo perfeito que pode influenciar de maneira negativa os jovens.
Não é segredo para ninguém que as fotos publicitárias são melhoradas graças a programas como o Photoshop. Basta lembrar das imagens recentes de Gisele Bündchen que teriam sido retocadas na campanha da marca inglesa London Fog para esconder sua suposta gravidez. Mas a gota d’água nas terras da rainha foram as fotos de Twiggy, modelo icône dos anos 60, utilizadas para os produtos da marca Olay. Na campanha (que tem como alvo um público de mais de 50 anos), praticamente todas as rugas da ex-modelo desapareceram e o aspecto liso de sua pele chocou os políticos. Twiggy, que já foi garota-propaganda da marca de cosméticos no passado, completa 60 anos de idade no mês de setembro.
Já na vizinha França o uso de recursos de correção de imagem não parece incomodar. Pelo menos até agora ninguém criticou a capa da edição da semana passada da revista Paris Match, que trouxe a atriz Sharon Stone com corpete e seios à mostra. Visivelmente retocada, a foto traz como manchete “Eu tenho 50 anos, e daí!”. Silvano Mendes
- publicado em: BELEZA –