Nanotecnologia a serviço dos tecidos

admin • 15/07/09, 15:10

Cientistas da Universidade de Zurique, na Suiça, divulgaram os resultados de suas recentes pesquisas sobre tecidos impermeáveis. Com a ajuda da nanotecnologia a equipe do professor Stephan Segger conseguiu desenvolver um novo material que já está sendo visto como o tecido que mais resiste à água e à umidade criado até hoje.
Ao contrário do Gore-tex, realizado graças à uma membrana sobreposta, a experiência suiça consiste em misturar poliéster, lã ou algodão com bilhões de nanofilamentos de silicone. Os pesquisadores constataram que a camada de ar que se forma entre os dois materiais impede o contato da água com o fibra, que permanece seca mesmo após várias lavagens. Além disso, de acordo com o relatório da universidade, a textura e as cores não sofreram nenhuma alteração após os testes.
Mas a informação que deve realmente pesar na balança é a de que a fabricação dessa descoberta custa menos que os demais tecidos tecnológicos aos quais o mercado está habituado. Mesmo se ainda não há previsão para comercialização, o setor das roupas esportivas na Europa já está de antenas ligadas. Silvano Mendes

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.