VAREJO

worldfashion • 07/02/23, 13:45

caA indústria da moda ainda é uma das mais lembradas quando o assunto é geração de resíduos e os desafios para a sua destinação. Há alguns anos, a C&A está comprometida com a missão de oferecer uma moda com impacto positivo. Nesse sentido, em 2017, foi implementado pela empresa o programa  Movimento ReCiclo com o objetivo de colher e encaminhar peças usadas para destinação correta. Desde então, mais de 210 mil peças foram coletadas, o que representa cerca de 52 toneladas. Só em 2022, foram mais de 17 toneladas, com 74 mil unidades arrecadadas nas mais de 200 urnas do programa, espalhadas em lojas C&A pelo Brasil.

cyntia-kasai_gerente-de-esg-da-ca-brasilDe acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), todos os anos, cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas de forma incorreta no lixo comum. “É importante ter a consciência de que nós, como empresa do ramo, cumprimos a missão social de democratizar o acesso à moda, mas, por outro lado, também produzimos grande quantidade de têxteis, com volumes proporcionais de matéria-prima e geração de descarte. Por essa razão, buscamos implementar iniciativas mais sustentáveis, seja na utilização de matérias-primas com menor impacto, ou em ações voltadas à Economia Circular. A existência do Movimento ReCiclo nos ajuda a cumprir com nossa missão de oferecer uma moda mais positiva no país”, explica Cyntia Kasai, gerente-executiva de ESG da C&A.

Ao depositar uma peça nas famosas urnas verdes do programa, abrem-se três possíveis caminhos para destinação: o da doação, da reciclagem e da confecção de novas peças.

2Com a evolução do movimento e com o objetivo de fechar o ciclo, em 2021, foi lançada uma coleção de “jeans circular”, proveniente do reaproveitamento de peças coletadas das urnas e sobras da produção, projeto reconhecido pelo Prêmio Eco AMCHAM no ano passado.

Hoje, o programa Movimento ReCiclo já está consolidada na empresa e todas as novas lojas inauguradas, já nascem com ele.

A C&A foi fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a empresa entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia e propõe experiências que vão além do vestir. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera mais de 300 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e off line dos seus clientes. Com cerca de 15 mil colaboradores em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças, além da sua linha de fashiontronics, que conta com uma ampla variedade de celulares, smartphones e relógios e o Galeria C&A, marketplace que comercializa itens de decoração, pet, joias, entre outros segmentos. Ainda, a empresa tem iniciativas consolidadas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), sendo uma das empresas mais premiadas e reconhecidas internacionalmente por boas práticas de sustentabilidade em prol de uma moda com impacto positivo. Já no aspecto social, por meio do seu braço filantrópico, o Instituto C&A, a varejista atua no fortalecimento de comunidades por intermédio da moda, no voluntariado corporativo, no fomento ao empreendedorismo de grupos em maior vulnerabilidade social e ajudas humanitárias.

da redação com informação da Máquina CW     imagens: fotos/divulgação

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