PESQUISAS

worldfashion • 08/10/21, 14:24

download1A Geração Z, está crescendo em uma era de transformação/mudança digital, desenvolvendo uma maneira interconectada e fluida de processar o mundo, em vez de digeri-lo por meio de uma estrutura binária. Para entender as peculiaridades destes jovens consumidores, a Bain, em parceria com Depop e Vogue, preparou um relatório com base em um levantamento feito com mais de 2 mil usuários do Depop nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

A Gen Z está desconstruindo as normas de gênero binário, mostrando sensibilidade para pessoas que não se identificam desta forma. Para eles, não se trata disso ou daquilo, mas sim disso E daquilo. Essa mentalidade representa uma mudança de paradigma quando comparada às gerações anteriores e os diferencia como um grupo distinto de pessoas, apesar de suas diferenças de cultura, idioma ou raça.

O relatório explora ainda como essa mentalidade mudou a concepção de empatia, auto expressão, troca e novidade. Ao examinar a interação e consumo em plataformas físicas e digitais, fica claro que tudo está muito misturado e as barreiras que separam comércio, entretenimento e conexão foram rompidas.

A Geração Z está reimaginando novidades na moda para atender às suas necessidades e valores, e valorizando cada vez mais os aspectos sociais e sustentáveis do que consomem.

O relatório aponta quatro principais destaques:

genz11. Empatia e consciência

• Os jovens da Geração Z são empáticos com a complexidade e diversidade de identidade humana. Eles tendem a ter uma noção mais fluida do que a atração sexual significa, e são relutantes em rotular a sexualidade, em comparação com as gerações anteriores.

• 75% dos entrevistados dizem que sua raça, gênero ou sexualidade não podem ser facilmente categorizados

• 60% dizem que sua identidade abrange raça, cultura ou línguas

• Também desafiam os estigmas associados à saúde mental. Estão mais dispostos a reconhecer e discutir saúde mental como algo comum.

• Reconhecem os aspectos positivos e negativos das mídias sociais e estão alertas quanto a privacidade de dados a bem estar social.

genz2 2. Autoexpressão

• Seus perfis de mídias sociais tendem a se destacar mais, em comparação com os millennials. Podem ser mais autênticos e espontâneos, com menor preocupação com filtros e curadoria.

• Em relação à moda, circulam entre colaborações, vintage e streetwear. Procuram marcas para buscar tendências e inspiração enquanto escolhem como se estilizar.

• Eles tendem a definir e refinar sua individualidade através de conversas com outras pessoas. Dentro desta mentalidade, a comunidade não se extingue, mas amplifica a auto-expressão.

• Em questões sociais, como desigualdade racial e mudanças climáticas, adolescentes e jovens adultos demonstram o poder da sua voz em números, não apenas em espaços digitais mas físicos também. Guiado pela crença que os “erros” de hoje se tornam os “fardos” de amanhã, Gen Z está mostrando ao mundo que cada indivíduo tem o poder de falar.

• 70% acreditam que podem fazer parte de um movimento social, mesmo que eles participem apenas por meio das mídias sociais

genz3 3. Troca e interconexão

• A forma como o indivíduo interage com o mundo e a economia, como consumidores e produtores.

• As plataformas digitais se espalharam por todas as indústrias e experiências: moda e varejo, jogos e música, redes sociais e muito mais. Para os consumidores, essas mesmas plataformas oferecem uma infinidade de oportunidades, incluindo conexão, entretenimento, educação, ganhar dinheiro e construir suas marcas pessoais. As plataformas vencedoras foram capazes de centralizar sua experiência na troca e engajamento, comunidade e conteúdo (criado pelo usuário).

• A Gen Z consome simultaneamente e produz: trocar ideias, produtos e serviços em plataformas mais do que em outras gerações. Está usando a mesma plataforma para fazer muitas coisas: criar e buscar inspiração; ganhar acesso e compartilhar informações; gastar e ganhar dinheiro; encontrar comunidade e gerar negócios.

genz4 4. Reimaginando novidades

• A geração Z reage fortemente a como as marcas vão responder aos temas relevantes, avaliando se o ativismo da marca é autêntico ou exibicionista. Entre estes aspectos, o apelo social e sustentável são os mais relevantes.

• Esta geração é a mais disposta a pagar por moda sustentável, sendo que 90% dos entrevistados contaram que fizeram mudanças em suas rotinas para serem mais sustentáveis.

• Dentro deste contexto de auto expressão, trocam autenticidade, itens de segunda mão ou moda reciclada também tem outro significado.

As marcas que ouvirem e aprenderem com a geração Z e incorporarem suas necessidades, estarão muito mais preparadas para os desafios futuros.

genz5

Apontamos também pesquisa da Getty Images que mostram como as imagens de famílias com diversidade são essenciais para contar histórias sobre vida equilibrada. O Visual GPS da Getty Images conduziu uma pesquisa ampla sobre a relação dos brasileiros com a família e o resultado foi surpreendente

Muitos recursos visuais populares se concentram em imagens de trabalho e estilo de vida, mas o equilíbrio pode estar errado para os brasileiros - especialmente para aqueles de níveis de renda mais baixos. Equilibrar trabalho e vida pessoal é um desejo principal dos consumidores brasileiros, mas em vez de priorizar hobbies ou saídas criativas fora do trabalho, os brasileiros tendem a favorecer o tempo com a família.

Entre as imagens testadas, representações da vida fora do local de trabalho criam histórias visuais atraentes, especialmente ao destacar momentos alegres - e realistas - com a família e entes queridos. O equilíbrio entre trabalho/vida pessoal para as mães é especialmente difícil, pois a pandemia afetou consideravelmente o emprego das mulheres. Com isso em mente, a pesquisa Visual GPS da Getty Images realizou uma pesquisa ampla sobre a relação dos brasileiros com a família e o resultado foi surpreendente.

Veja os principais dados obtidos pelo Visual GPS:

• Entre os brasileiros de baixa renda, 43% citam como fonte de preocupação / agravamento a falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; 18% de renda média; 29% de alta renda

• Para pessoas de baixa e alta renda (esses dados podem ser muito pequenos para serem incluídos), ter um melhor equilíbrio entre vida e trabalho é uma meta (42% de baixa renda, 32% de renda média, 39% de renda alta)

• Entre os brasileiros de baixa renda, hobbies criativos têm menos foco do que pessoas de alta renda (9% contra 18%).

• No geral, 94% dos brasileiros procuram maneiras de celebrar as coisas boas de suas vidas. Embora concordem fortemente vs. concordem de forma diferente por faixa de renda, o percentual que concorda é praticamente o mesmo - na verdade, mais alto para pessoas de baixa renda do que para pessoas de renda mais alta

1258756461As imagens de mais alto desempenho, conforme o levantamento do Visual GPS no Brasil, apresentavam a família e os objetivos como fundamentais para uma vida realista e equilibrada. Os melhores desempenhos são de imagens que apresentam um elenco mais diversificado, modelos de pele mais escura e cenários realistas. O fato de essas imagens terem um desempenho melhor do que outras, mostra uma preferência crescente do consumidor por imagens naturalísticas com diversos modelos e paletas de cores mais robustas.

Depois da segurança financeira, ‘a educação dos meus filhos’ é uma prioridade para os brasileiros. Isso pode explicar porque tantas imagens de alto desempenho mostram pais ativamente envolvidos com seus filhos.

Dentre os principais motivos para a seleção dessas imagens, estão:

• Parece natural, como fotos que posso tirar

• Parece realista; não encenado

• A maneira como isso me faz sentir

• As pessoas mostradas na foto

download2As preferências geracionais ditam os desejos de mudança entre os consumidores brasileiros:

• Geração Z sobre índice na seleção de imagens com modelos de pele mais escura

• A geração do milênio sobre o índice na seleção de imagens relacionadas ao trabalho de casa

• Geração X e Boomers são mais propensos a selecionar imagens que incluem representações da vida familiar

da redação com informações da RPMA Comunicação e  Sherlock Communications Imagens: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.