bons resultados no varejo norte-americano

admin • 01/03/10, 22:22

Macy's - divulgaçãoOs números divulgados nos últimos dias provam que os grandes nomes do varejo norte-americano conseguiram atravessar a crise sem grandes estragos e, para a maioria, até mesmo com resultados positivos. Desde as lojas de departamentos Nordstrom e Macy’s, que dobraram seus lucros no ano passado, até pela Saks, que perdeu bem menos em 2009 que em 2008, passando pelo líder do discount Target, que concluiu seu exercício com uma alta de faturamento inesperada, todos apresentaram balanços positivos em um país que ainda tenta sair da crise econômica.

Mas nem tudo são flores, e muitas dessas empresas só alcançaram tais performances graças à medidas radicais. Um exemplo é o da gigante Gap que, apesar da baixa de 3% em seu faturamento, terminou o ano fiscal com uma alta de 13,5% em seu resultado. Pode até parecer estranho, mas o grupo, que detém também nomes como Banana Republic, Old Navy, e Athleta, não pensou duas vezes e fechou mais de 100 de suas lojas mais antigas e menos rentáveis. Uma estratégia que deu seus frutos pois, com as contas enxutas, o grupo pôde inaugurar 47 novas lojas em 2009, completando assim 3095 boutiques no mundo todo. Sem contar a abertura de um flagship store Gap e um Banana Republic em Milão, em plena Corso Vittorio Emanuele. Silvano Mendes

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