Alfaiataria requintada marca segundo dia de SPFW

admin • 19/01/10, 22:10

Abrindo o segundo dia de desfiles do SPFW, a Maria Bonita levou o povo da moda para o belo espaço do Sesc Pompéia, em São Paulo. Na verdade, a grife buscou inspiração na arquitetura de Lina Bo Bardi, que criou no Sesc locais de jogos e brincadeiras de formas. Assim, as peças da estação ganham shapes rígidos, construídos em blocos que carregam fendas e emendas, em destaque nos casaquetos e paletós impregnados de um discreto perfume esportivo. Já os vestidos, ganham recortes e desenhos geométricos em cores cosmopolitas como cinza-chumbo, verde-escuro, azul e areia, tudo em clima urbano aliado à tecnologia das matérias-primas.

Mais uma vez apresentando sua coleção na FAAP, o designer Reinaldo Lourenço deu um show aliando militarismo e delicadeza numa coleção sofisticada, inspirada nos uniforme da guerra. Numa requintada parada militar perfumada pelos shapes dos anos 30 e 40, surgem ombros marcados por leves volumes em cascos alexandre-herchcovitch-inverno-2010-divulgacao-fotosite1de lã e couro, acompanhados de rendas e babados de vestidos ultra femininos com cristais e fitas de medalhas de condecoração aplicadas estrategicamente sobre as peças. Simplesmente lindo!

De volta ao prédio da Bienal foi a vez da jovem Maria Garcia mostrar seus looks para o inverno 2010. Na passarela, uma coleção desprenteciosa, embalada pelos estilos street e hip-hop mesclada a formas inspiradas nos anos 90, com direito a parkas com uma estampa vibrante e colorida de new camuflagem, jardineiras de seda, jaquetas e calças com detalhes de brocados, rendas e punhos em malharia, além de jaquetinhas e coletes com ar masculino e tecidos adamascados.

Alexandre Herchcovitch realizou o desfile mais espetacular do dia, e quem sabe o do evento, olhando para o folclore de culturas orientais e do leste Europeu, mais precisamente a Geórgia, para criar uma coleção feminina e extremamente requintada, recheada de detalhes cuidadosos. Os principais tecidos são as sedas, os algodões e as lãs em peças de alfaiataria ou com formas amplas carregando texturas obtidas de diferentes formas com cristais, âmbar e tachas de metal com banho niquelado imitando madeira. A série em crochê de fio angorá com cristais é simplesmente de tirar o fôlego, trazendo ainda delicados sinos presos a vestidos, casacos e calças.

Andrea Ribeiro e Giselle Nasser reafirmam o DNA da Cori com uma coleção elegante e inovaram ao apostar em casacos e capas com tramas de tear mixadas a tecidos planos por técnicas de serigrafia manual. Impecável a alfaiataria, além dos vestidos de gazar de seda com estampas de pele de animais recobertas por bordados, revelando texturas inesperadas.

Sensualidade e fetiche são as palavras de ordem do inverno da Forum. O designer Eduardo Pombal afiou suas tesouras e investiu pesado no couro acompanhado de brilho, transparências e muitos tecidos nobres. Nesse universo noir e chique a top holandesa Lara Stone é a musa maior e a peça must have é o vestido, ora tomara-que-caia e evazê em musseline de seda, ora em gaze de lã com aplicações em couro, com leves volumes que dão ao quadril um aspecto rígido. Detalhe, a marca trouxe a americana Patti Wilson para assinar o styling da temporada.

Fechando a noite, Samuel Cirnansck desfilou uma alfaiataria excelentemente executada em vestidos de tweed de lã combinados a organza metálica e silicone, além de outros em materiais nobres, trazendo ombros volumosos, saias preguiadas e recortes assimétricos inspirados também no trabalho do moveleiro inglês Thomas Chippendale. Algumas peças passeiam ainda perfumadas pelo estilo vitoriano e trazem detalhes precisos de rendas e cristais, tudo com um forte ar gótico fetichista, uma das marcas registradas do designer.  Henriete Mirrione

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.