World Fashion edição 160

4 160 F O C O POR ELENI KRONKA Levi´s 501® celebra 145anos de sucesso Omundo da Levi´s dámil voltas e nesse turbilhão não para de encantar a legião de fãs do jeans que atravessou séculos e continua se renovando WORLDFASHION– Qual o segredo da trajetória de sucesso da Levi´s no com- petitivo mercado global das marcas? Vo- cês têm pesquisa sobre top of mind? MARINA KADOOKA – O segredo está em permitir que nosso con- sumidor participe da constru- ção e posicionamento da mar- ca. O primeiro jeans foi inventado como peça funcional, para vestir mineiros que precisavam de pro- teção para trabalhar. O primeiro jeans feminino foi criado porque as mulheres dos fazendeiros co- meçaram a usar os jeans de seus companheiros. Desde a sua in- venção até os dias de hoje, quere- mos trazer soluções criativas para nossos consumidores. Fomos por três anos consecutivos premia- dos como a marca de jeans mais amada do Brasil pelo Instituto So- phia, e em 2017 Top of Women pela revista Cláudia. Dados do Ibope também apontam como uma das marcas de jeans mais compra- das em 2017, comparativamente às concorrentes diretas. Em cin- co anos dobramos nossas vendas e agora no primeiro trimestre de 2018 já apresentamos um cresci- mento de 52% comparado a 2017. W. F. – O que a Levi´s 501® represen- ta em termos de Marketing e Vendas para a Companhia como um todo? Qual é a posição da 501 no ranking das vendas de Levi´s hoje? M. K. – A calça Levi’s® 501® é íco- ne da marca! Foi o primeiro jeans inventado no mundo. Hippies, hip- sters, rock stars já vestiram este jeans. O crescimento da linha mas- culina acompanha linearmente o crescimento da categoria 501®. Maio, momento em que celebra- mos o aniversário da 501® global- mente, tornou-se o melhor mês de brand awareness e retorno em mí- dia espontânea. É quando conse- guimos celebrar este aniversário especial de forma inclusiva e de- mocrática, além de conseguirmos trazer nossos fãs e consumidores ainda mais próximos da marca. W. F. – A onda vintage na moda contri- buiu para reforçar a presença das 501® na escala dos modelos mais vendidos? Quais as características físicas do produ- to e a tecnologia utilizada na sua produ- ção? O processo de fabricação apresenta características de sustentabilidade? M. K. – A calça 501 ® é um produ- to atemporal, há 145 anos vestindo gerações. Algumas tendências certamente contribuíram para um considerável aumento nas vendas do modelo, principalmente quando as mulheres começaram a usar cal- ças a tendência do tipo boyfriend . Também trouxemos para a família 501 ® modelos mais skinny, com elas- tano e a calça taper (fit cenoura), shorts 501 ® , acessórios 501 ® , o que fez com que ampliássemos a linha e share deste produto. A calça 501 ® é a melhor interpretação do que consi- deramos classic American cool now. A calça original não apresenta elas- tano, tem fit mais reto com botões no bolso, red tab (etiqueta) e o tab de couro com os dois cavalos ( two hor- ses ), são características do produ- to Original. Trabalhamos na produ- ção não somente da calça 501 ® , mas de outros fits com a tecnologia wa- ter<less , que utiliza menos água no acabamento do produto. É possível produzir um jeans comoito copos de água. Assim, já forammais de umbi- lhão de litros de água economizados e milhões de litros de água de reuso. W. F. – Quais as mutações que houve na 501® na trajetória do produto? M. K. – A calça 501® é o único fit que, ao sofrer alguma alteração, deve ser aprovado pelo comitê dos descen- dentes do Levi Strauss. É realmente um produto protegido pela marca. W. F. – Como a Companhia vê a 501 hoje? Como o consumidor vê a 501? M. K. – A calça 501 ® continua sen- do o nosso legado que conta his- tórias de gerações e faz parte do DNA Levi´s. O consumidor entende a importância deste ícone, interage com a história, além de comparti- lhar momentos pessoais com 501 ® . A plataforma Live in Levi's foi criada para que os fãs pudessem expres- sar como viveram ou vivem suas vi- das nos seus jeans. Compartilha- mos muitas dessas histórias todos os em nossas redes sociais. Recen- temente criamos o movimento Ge- ração 501 ® para celebrar causas relacionadas à diversidade, sus- tentabilidade, urbanidade e igual- dade. É assim que vemos a 501 ® . Ela passou por vários momentos so- ciais e políticos dentro da história, e vai continuar representando cau- sas que devem ser respeitadas. W. F. – Quais as ações programadas para comemorar essa data? M. K. – O Brasil foi o país que deu o start do projeto. Começamos com evento especial na Casa Francisca, no Centro de São Paulo, com a pre- sença de embaixadores da marca. Os 80 convidados conheceram as co-criações da 501®, desenvolvidas pelos estilistas Tom Martins, Rafael Nascimento da Another Place e a Lídia Thais, da LOVE, além da apre- sentação da historiadora da Levi’s® Tracey Panek, que fez uma cone- xão entre o antigo e o atual. Houve apresentações, abertas e gratui- tas, com bandas, além de um gran- de vestival de rua, com mais de 3 mil pessoas, para celebrar o ani- versário da 501®. No dia 16 de maio, data escolhida pela Levi´s global para celebrar os 145 anos, a festa contou com a participação de Ka- rol Conká representando o Brasil. À esquerda: A 501® se incorporou ao rock... e vice-versa. Ao alto: Marlon Brando, em 1953, no filme OSelvagem. Embaixo: Marina Kadooka, Marketing da Levi's: “O segredo está empermitir que nosso consumidor participe da construção e posicionamento damarca”. [01] [02] [03] Fotos: Divulgação, Ale Virgillio

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