TENCEL™ Modal com Tecnologia Índigo

worldfashion • 26/02/21, 11:54

tencel_indigo_infographic_op_20210223O Grupo Lenzing, aprimorando as ofertas sustentáveis para a indústria de denim com fibras modais da marca TENCEL™, acaba de lançar uma tecnologia pioneira para o mercado, onde o pigmento índigo incorpora diretamente nas fibras modais da marca TENCEL ™, usando um processo de tingimento de uma etapa. Isso proporciona estabilidade de cor superior em relação ao tingimento índigo convencional, usando substancialmente menos recursos. Esta oferta inovadora é premiada com o EU Ecolabel, um rótulo de excelência ambiental concedido a produtos que atendem a elevados padrões ambientais ao longo de seu ciclo de vida.

tencel-modal-with-indigo-technology-fiber-2A demanda da indústria de denim por alternativas ecologicamente responsáveis está crescendo rapidamente, à medida que marcas e parceiros da cadeia de suprimentos buscam maior sustentabilidade. A empresa tem trabalhado em estreita colaboração com os parceiros para neutralizar os processos de produção de denim prejudiciais ao meio ambiente por meio da origem botânica de suas matérias-primas e processos de produção responsáveis.

O jeans continua sendo um mercado importante para a Lenzing, e a introdução do TENCEL ™ Modal com a tecnologia Indigo foi projetada para ajudar a reduzir a pegada ecológica dos tecidos e roupas jeans.

Produzido na Áustria, predominantemente de madeira de faia derivada de fontes de madeira geridas de forma sustentável, esta nova oferta foi designada BioPreferred® pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

florian1“A inovação está no centro do que fazemos, desde o fornecimento de fibras sustentáveis até recursos e processos de produção líderes da indústria, com o objetivo sempre presente de proteger nosso meio ambiente”, disse Florian Heubrandner, vice-presidente de negócios têxteis globais da Lenzing AG. “Ao modificar os processos de fabricação tradicionais e implementar nossa tecnologia pioneira junto com materiais renováveis e ecologicamente responsáveis, o TENCEL ™ Modal com tecnologia Indigo estabelece uma nova referência para aplicação de índigo e sustentabilidade na indústria de denim.”

adrianogoldschmiedEntre os primeiros colaboradores no lançamento do TENCEL ™ Modal com tecnologia Indigo está Adriano Goldschmied, fundador da House of Gold, que é amplamente considerado o “Padrinho do Denim” por sua visão progressiva no desenvolvimento de denim. “A marca TENCEL ™ está liderando uma mudança revolucionária para a indústria do denim e sempre foi uma das minhas ecofibras para minhas coleções”, afirma Goldschmied. “Estamos entusiasmados em colaborar e lançar a cápsula conceito ‘Seed of Joy’ com tecidos de malha, circular e suéter usando TENCEL ™ Modal com tecnologia Indigo, em parceria com fábricas como Blue Diamond e In The Loop, bem como fabricante de máquinas Shima Seiki. ”

A tecnologia Indigo se baseia nas fortes credenciais das fibras modais TENCEL ™ com novos benefícios. Comparado com o tingimento índigo convencional, a retenção de cor de TENCEL ™ Modal com tecnologia Indigo é superior por meio de crocking e fricção a seco e úmido. Apesar da resistência ao desbotamento da lavanderia doméstica, os efeitos da lavagem para produtos denim podem ser alcançados usando técnicas comerciais de lavanderia. As fibras modais TENCEL ™ com tecnologia Indigo são inerentemente versáteis e permitem a implementação em uma variedade de combinações multifibras.

tencel-modal-with-indigo-technology-fiber-1Em comparação com o tingimento índigo convencional com uso intensivo de água e energia, esta tecnologia fornece coloração índigo com economia substancial de água, produtos químicos e eletricidade, junto com menos água residual produzida e sem energia térmica usada. Além disso, um pigmento índigo especialmente encomendado do fabricante de corantes DyStar®, garante que o TENCEL ™ Modal com tecnologia Indigo pode ser certificado com o STANDARD 100 pela OEKO-TEX®, garantindo níveis ultrabaixos de anilina. Günther Widler, Chefe de Tecnologia, Denim da DyStar® afirma, “Este pigmento índigo especialmente encomendado é baseado em mais de uma década de nossas experiências de trabalho em Síntese de Índigo na Alemanha. Vinte e cinco anos atrás, nós inventamos o DyStar® Indigo Vat 40% mais ecologicamente premiado para atender à demanda por manufatura e produção sustentáveis. ”

Para possibilitar o lançamento comercial do TENCEL ™ Modal com a tecnologia Indigo, a Lenzing fez parceria com parceiros líderes da cadeia de suprimentos, incluindo fábricas de denim - Candiani e Cone Denim.

cone-denim-jeans“Com o direcionamento da sustentabilidade em nosso núcleo, esperamos uma colaboração frutífera com a produção desse tipo de fibra ecologicamente responsável”, disse Alberto Candiani, gerente global da Candiani. “TENCEL ™ Modal com Tecnologia Indigo também representa um ótimo produto para expandir o desempenho e a estética do denim em torno da própria sustentabilidade.”

steven1Steve Maggard, presidente da Cone Denim, acrescenta: “A Lenzing é há muito tempo líder da indústria de fibras sustentáveis. Com os consumidores sendo mais ecologicamente corretos, a indústria de denim precisa evoluir e inovar em materiais mais inteligentes para se manter eficiente e competitiva. Estamos orgulhosos da parceria com a marca TENCEL ™ para lançar a tecnologia Indigo para fibras modais e promover maior sustentabilidade para denim. ”

da redação com informações do Departamento de Marketing da Lenzing   imagens: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.