Concurso de Moda Sustentável

worldfashion • 28/08/19, 15:11

foto-fabrica-1A Castanhal Companhia Têxtil sediada na cidade de Castanhal (PA) no interior do Pará, com mais de 50 anos de atividades apoiando mais de 15 mil famílias ribeirinhas que vivem nas margens dos rios Solimões e Amazonas, na região Amazônica, conta ainda com uma filial em Manacapuru (AM) e um escritório comercial em São Paulo (SP). A fibra têxtil  de juta foi introduzida no Brasil pelos japoneses e tornou-se uma das principais atividades econômicas das populações ribeirinhas da região amazônica. A juta é 100% sustentável no seu plantio e no seu processamento, contribuindo para a manutenção da Floresta Amazônica enquanto gera renda para milhares de pessoas.

A empresa maior processadora de fibra de juta do país, oferece ao mercado uma matéria-prima de qualidade, versátil e totalmente integrada ao bioma amazônico, sem provocar queimadas ou desmatamentos e sem a utilização de agrotóxicos, herbicidas ou fungicidas, com adubação natural feita pelo húmus deixado pelas cheias dos im-prod-fios-coloridos2rios amazônicos. Tudo isso confere à Castanhal as certificações de preceito orgânico pela BCS Oko  uma certificadora independente de produtos ecológicos com sede na Alemanha, o selo é reconhecido por toda Europa, EUA e Japão e garante que os produtos de juta da Castanhal sejam compatíveis com os preceitos da agricultura orgânica, Fairtrade da Aliança Sustentável para o Comércio Justo (FairTSA, na abreviatura em inglês) e Pesticide Free, que garante que não há a utilização de pesticidas.

Há mais de dez anos produz fios e telas de juta, voltados para o mercado de moda, artesanato, decoração, tecelagem, im-home-seg-calcadistacalçadista, fumageira, construção civil e é maior fornecedora e única fabricante nacional do país de sacaria para produtos agrícolas como café, batata, cacau, entre outros.

Celia Pinho, Coordenadora de Marketing da Castanhal, declara: “Estamos felizes e honrados em poder contribuir com a transformação e inovação possibilitados por um modelo de ensino e aprendizagem hands on, provando que a Juta pode ser uma das principais matérias-primas para a moda contemporânea e futura”. Os alunos do SENAI CETIQT Rio de Janeiro participaram de duas palestras ministradas por Celia Pinho, nos dias 16 e 19 de agosto, onde a executiva da Castanhal forneceu todas as informações sobre a Juta, seus processos de plantio e produtivo, conceitos, manuseio e utilização, além de esclarecer de todas as dúvidas sobre o Concurso.

celia-pinho-coordenadora-de-marketing-da-castanhal-ladeada-pelos-consultores-do-fashion-lab-do-senai-cetiqt-rj-alexandre-bojar-e-charliene-santos-640x427Celia Pinho, Coordenadora de Marketing da Castanhal, ladeada pelos Consultores do Fashion Lab do SENAI CETIQT RJ, Alexandre Bojar e Charliene Santos (na foto acima)

Participam do Concurso alunos do SENAI CETIQT, acima de 18 anos, regularmente matriculados nos cursos da Graduação: Design - Habilitação Moda; Design -Ênfase em Design de Superfície; Artes - Habilitação Figurino; e Tecnologia em Produção de Vestuário. De Pós-Graduação, participam alunos de: Design de Moda e Gestão e Planejamento em Modelagem - Alfaiataria Industrial e de Nível Técnico em Vestuário. As inscrições se encerraram no dia 23 de agosto.

concurso-de-moda-sustentavel-juta-castanhal-e28093-alunos-do-senai-cetiqt-rj-3-640x4271Os participantes Concurso de Moda Sustentável - Juta Castanhal, trabalharão em duplas, compostas obrigatoriamente por um aluno com conhecimentos em Estilismo ou Design de Moda e outro aluno com conhecimentos em Modelagem do Vestuário. Os 12 alunos (6 duplas) do SENAI CETIQT, que deverão criar e desenvolver dois looks comerciais completos concurso-de-moda-sustentavel-juta-castanhal-e28093-alunos-do-senai-cetiqt-rj-2-640x4271de vestuário com acessórios, utizando a juta como matéria-prima principal no desenvolvimento das coleções. As duplas selecionadas passarão por percurso de coaching destinado ao aprimoramento técnico de suas habilidades, com o apoio técnico dos consultores do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção durante o período de desenvolvimento dos produtos.

im-prod-dest-i332Os looks deverão ser desenvolvidos fazendo o uso da matéria-prima juta produzida e cedida pela empresa Castanhal, de aviamentos cedidos pela empresa HAK e da lavanderia CILAVE, que auxiliará no beneficiamento das peças prontas e/ou do tecido antes das peças serem produzidas.

im-prod-dest-f9O período de desenvolvimento das coleções será de 09 de setembro de 2019 até 25 de outubro de 2019 e as coleções selecionadas serão apresentadas em um evento no Fashion Lab do SENAI CETIQT no dia 07 de novembro de 2019. A dupla vencedora será contemplada com uma viagem, oferecida pela Castanhal, para conhecer a Fábrica da empresa na cidade de Castanhal, no Pará.

da redação   com informações da Persona Consultoria de Comunicação   Imagens: fotos/divulgação

sem comentários

Atenção: o sistema de comentários foi concebido para promover debates construtivos sobre os assuntos publicados. A Link Editora reserva-se o direito de excluir conteúdos (textos, fotos, urls ou qualquer outro) que julgar preconceituosos, ofensivos, difamatórios, caluniosos, prejudicial a terceiros ou que infrinjam qualquer legislação atual. Conteúdos de caráter promocional ou comentários anônimos também serão removidos.
Ressaltamos que os conceitos e opiniões emitidos nesse espaço serão de única e exclusiva responsabilidade de quem os formular.

ainda não há comentários.