World Fashion edição 158

Ospensadores do luxo A 4ª edição do Fórumde ConhecimentoMCF , realizado em 8 de agosto em São Paulo, trouxe o olhar de profissionais que pensamo Luxo nomercado brasileiro e internacional. Traduzindo movimentos e características específicas – o extraordinário, o especial, a vanguarda – desta atividade para seremaplicadas nos mais diversos setores, promovendo reflexões e colocando em cheque o que já se acreditava como certo e imutável. REINVENÇÃO E INOVAÇÃO PARA MANTER-SE RELEVANTE As principais marcas de Luxo são insti- tuições centenárias, que sobreviveram ao crash da bolsa de Nova York em 1929, ao período da Grande Depressão, à crise de 2008 e tantos outros períodos conturba- dos que a humanidade enfrentou nos úl- timos séculos, como as guerras. Ao anali- sarmos osmovimentos destasmarcas tão representativas fica evidente o motivo de sua longevidade: a visão de longo alcance que se antecipa, reinventa e inova. Despontando como uma das marcas que mais crescem nesse ano de 2017, a italiana Gucci não tem medo de ousar: desfilou inspirações extraterrestres e divulgou um fashion film cujo tema cen- tral era o Black Power. ADior escolheu a bad girl Rihanna como embaixadora da marca. Já a tradicional Maison francesa Louis Vuitton lançou uma nova linha de produtos em parceria com a prestigiada marca de streetwear Supreme comgran- de sucesso. Estes movimentos demons- tram a habilidade destas companhias em ler o mercado e não mais se limita- rem ao seu público inicial e restrito: o dinheiro tradicional e aristocrata, uma jogada essencial para quem quer conti- nuar atuando, relevante e vendendo. LUXO EMILLENNIALS Pesquisa da Bain & Company/Farfetch indica que os Millennials representa- rão 40% do mercado de luxo global em 2025 e, de olho no comportamen- to desses consumidores, as marcas M O V I M E N T O Por Carlos Ferreirinha Fotos: Divulgação estão intensificando a presença onli- ne. A gigante LVMH lançou em junho deste ano a plataforma multimarca 24 Sèvres e a Chanel passou a vender seus produtos na Amazon. MARCAS À FRENTE DASMUDANÇAS No cenário atual, emque as pessoas não mais confiam nas instituições públicas e governo, as marcas assumem um im- portante papel: o de responsáveis pelas mudanças. O propósito se tornou ativo essencial da marca. Atualmente é vital a importância da marca ser, fazer e comu- nicar, nesta ordem. Ou seja, o ponto de partida é justamente o propósito, uma vez que atualmente “as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz”. Não seria exagero dizer que as pessoas não querem mais ser tratadas pelas marcas como consumidores, mas como cidadãos, e que depositam nestas empresas o dever de promoverem e se- rem catalisadoras de melhorias sociais. AS NOVAS REGRAS DO LUXO A Stylus.com apresentou suas previsões, que chama das Novas Regras do Luxo: 1. Privacidade : umnúmerocrescente desuper-ricos tem investidoem bunkers ecelularesquecriptografamdados; 2. Dê suporte aos milionários secre- tos : há uma ressaca dos rótulos e uma procura por um consumo mais discreto e momentos de silêncio; 4 158

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